O riso dos cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Este tópico é do fórum dos labs mas aplica-se a todos os canitos.
Como achei interessante, convido-os a lerem e comentarem
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=23904
Como achei interessante, convido-os a lerem e comentarem
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=23904
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro
- Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
- Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar
Olá!
Por acaso também já tinha lido este artigo e achei deveras interessante!
Acredito mesmo que os cães riem (não da mesma forma que nós) mas de facto dá para perceber quando estão muito contentes e consegue-se ver mesmo esse tal sorriso.....
Algumas pessoas poderão achar uma estupidez mas eu não acho!
Por acaso também já tinha lido este artigo e achei deveras interessante!
Acredito mesmo que os cães riem (não da mesma forma que nós) mas de facto dá para perceber quando estão muito contentes e consegue-se ver mesmo esse tal sorriso.....
Algumas pessoas poderão achar uma estupidez mas eu não acho!

<strong>Rosita</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Também acho que os cães podem demonstrar certos sentimentos. Li certa vez, que quando os cães riem eles soltam ar pelo nariz, com se estivessem esvaziando os pulmões.Vá lá saber?! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Bom, a minha cadela suspira de satisfação, ri-se - eu hei-de tirar uma foto do sorriso de felcidade dela - etc.
Eu achei interessante estes 2 artigos porque há muitos "peritos" caninos que acham que os cães (e outros animais) não têm sentimentos um pouquinho mais complexos como depressão, saudade, etc.
Ié, se bem entendo, os animais só seriam capazes de emoções muito básicas como prazer em comer, tristeza ao serem punidos,etc.
Eu sempre achei que esta distância toda entre humanos e animais era mais um resultado da vaidade humana - que se crê muito especial - do que um facto científico.
Até pode ser que eu esteja errada e que, de facto, os animais só consigam ter algumas emoções primárias.
Mas, pelo menos, há estudiosos e cientistas que se preocupam em estudar estas coisas em vez de, à partida, já saberem as respostas.
E as conclusões talvez sejam surpreendentes para muita gente...
Eu achei interessante estes 2 artigos porque há muitos "peritos" caninos que acham que os cães (e outros animais) não têm sentimentos um pouquinho mais complexos como depressão, saudade, etc.
Ié, se bem entendo, os animais só seriam capazes de emoções muito básicas como prazer em comer, tristeza ao serem punidos,etc.
Eu sempre achei que esta distância toda entre humanos e animais era mais um resultado da vaidade humana - que se crê muito especial - do que um facto científico.
Até pode ser que eu esteja errada e que, de facto, os animais só consigam ter algumas emoções primárias.
Mas, pelo menos, há estudiosos e cientistas que se preocupam em estudar estas coisas em vez de, à partida, já saberem as respostas.
E as conclusões talvez sejam surpreendentes para muita gente...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro
- Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Eu concordo em absoluto com o artigo. Riem sim!
Depois há uns malucos que trocam as maneiras de se manifestar aparentemente... o meu Xangô, quando está mesmo satisfeito, qd recebe miminhos, começa a "rosnar" com voz de trovão! Eu acho que é o seu modo de ronronar, como fazem os gatos. Não faz mal a uma mosca!
Agora coloco outra questão. Acreditam que os cães chorem?
Depois há uns malucos que trocam as maneiras de se manifestar aparentemente... o meu Xangô, quando está mesmo satisfeito, qd recebe miminhos, começa a "rosnar" com voz de trovão! Eu acho que é o seu modo de ronronar, como fazem os gatos. Não faz mal a uma mosca!
Agora coloco outra questão. Acreditam que os cães chorem?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
- Contacto:
Acredito, não quer dizer é que chorem como nós, com tantas lágrimas.
É como eu disse, acredito que os cães são muito expressivos. Lembro-me de um cão do meu pai que se divertia a raspar com as patas numa folha de chapa do galinheiro. Um dia ralhei com ele e nunca mais me hei-de esquecer do olhar que me deitou, como quem diz: “óh dona, eu sei que tou a fazer mal, mas tá-me a saber tão bem....“
É como eu disse, acredito que os cães são muito expressivos. Lembro-me de um cão do meu pai que se divertia a raspar com as patas numa folha de chapa do galinheiro. Um dia ralhei com ele e nunca mais me hei-de esquecer do olhar que me deitou, como quem diz: “óh dona, eu sei que tou a fazer mal, mas tá-me a saber tão bem....“
O Samoiedo com quem o meu Snoopy brinca desde bebé também rosna de prazer, é uma espécie de ronrom. Quando estão os dois a brincar ele farta-se de rosnar (ronronar)
E acho que é um habito que eles prendem uns com os outros, porque o Snoopy quando está de patas para o ar a receber festinhas na barriga por vezes faz ronrom de prazer. E depois é só olhar para a cara dele, até chega a fechar os olhos de prazer... e quando paramos abre logo os olhos como que a perguntar: - Porque é que pararam? Estava tão bom!

E acho que é um habito que eles prendem uns com os outros, porque o Snoopy quando está de patas para o ar a receber festinhas na barriga por vezes faz ronrom de prazer. E depois é só olhar para a cara dele, até chega a fechar os olhos de prazer... e quando paramos abre logo os olhos como que a perguntar: - Porque é que pararam? Estava tão bom!

-
- Membro
- Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Pois então fico satisfeita de saber que o Xangô não é o único! Sério que às vezes pensava que ele tinha pancada! Bem se eles são o espelho dos donos, aí não sei não
Sinceramente tb acho que os cães choram! Acho que eles são capazes de sentimentos, que por vezes nem imaginamos... e ainda vamos descobrir cientificamente. Pois eles não detectam o cancro? Quem à alguns anos acharia tal coisa possível?

Sinceramente tb acho que os cães choram! Acho que eles são capazes de sentimentos, que por vezes nem imaginamos... e ainda vamos descobrir cientificamente. Pois eles não detectam o cancro? Quem à alguns anos acharia tal coisa possível?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Riem pois!
Tive um cão que se via perfeitamente que estava feliz, porque ronronava, enquanto lhe tirávamos carraças. (até adormecia).
O Infeliz está sempre a rir, mas deve ser porque ele é destravado da caixa dos pirulitos...
O Fluffy também se percebe quando está contente...
E a falecida mãe dele, a Peggy... Essa é que era a alegria em pessoa-canina!
Tive um cão que se via perfeitamente que estava feliz, porque ronronava, enquanto lhe tirávamos carraças. (até adormecia).
O Infeliz está sempre a rir, mas deve ser porque ele é destravado da caixa dos pirulitos...
O Fluffy também se percebe quando está contente...
E a falecida mãe dele, a Peggy... Essa é que era a alegria em pessoa-canina!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
quem se ri deles sou eu. o *** do max deita aquele "corpinho" de barriga para o ar, rebola-se de um lado para o outro e faz uns ruídos de satisfação. farto-me de rir com aquilo. tb. costuma bocejar muiito alto para se fazer engraçado. quando está para ir à rua, fica doido de contente. como sabe que eu não gosto de loucuras, senta-se, de orelhas muito arrebitadas e com uma expressão... de morrer a rir.
com a carlota, é o abanar a cauda. este bicho é o cúmulo da boa disposição. não sei como não gasta a cauda de tanto abanar. como tem barbinhas e aquelas manchas à volta dos olhos, parece que está sempre com olheiras. às vezes parece tristinha por causa disso. eu fico muito comovida com aquele arzinho
com a carlota, é o abanar a cauda. este bicho é o cúmulo da boa disposição. não sei como não gasta a cauda de tanto abanar. como tem barbinhas e aquelas manchas à volta dos olhos, parece que está sempre com olheiras. às vezes parece tristinha por causa disso. eu fico muito comovida com aquele arzinho
anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Ainda hoje de manhã fomos acordados pelo Rugas a abanar a cauda...
Estaria ele feliz? A rir-se? Foi exactamente a questão que nos pusemos...
Acho sinceramente que sim, e eles manifestam a alegria, tal como nós.

Estaria ele feliz? A rir-se? Foi exactamente a questão que nos pusemos...

Acho sinceramente que sim, e eles manifestam a alegria, tal como nós.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>