Josman Escreveu:
Olá!
Tenho um terranova com 2 meses e meio e tem revelado alguma agressividade, ou seja, tenta sempre morder nas mão, quando vamos a andar agarra-se às calças e se dizemos não e para largar enfrenta-nos com um latir de quem quer atacar.
Será este comportamento brincadeira e passará ou devo-me preocupar?
A quem tem cães desta raça agradecia que deixassem os vossos testemunhos de como eram os vossos cachorros, e conselhos para moderar este comportamento.
Obrigado
É perfeitamente normal num cachorro que é seguro de si e que tem "algum sangue na guelra" como se costuma dizer, seja Terranova ou não.
Com dois meses e meio vai perfeitamente a tempo de o pôr no lugar.
O morder as mãos tem de ser repreendido com um "Não" firme seguido de desprezo total por parte dos donos. Se o cão voltar a insistir é normal; está a desafiar os líderes para a brincadeira, no entanto não pode ser ele a impôr a vontade de brincar. Perante a persistência e a teimosia de cachorro o "Não" seguido de uma "chapada" no focinho tem de fazer algum efeito. Nada de atenções a seguir. Há muito tempo para festas passados uns largos minutos depois. Como também já deu para perceber, o canito reage quando é contrariado e não pode ser! Ainda é muito pequeno e como tal ainda vão a tempo de lhe fazer frente sem "medos"! Se fôr preciso ralhem mesmo a sério num tom de voz firme, mas sem gritar e se possível ponham-no de castigo num sítio limitado durante uns bons 10/15 minutos. Habituem-no desde já a tudo o que possa vir a causar problemas futuros, tais como tirar-lhe o prato da comida quando ele está a ver, voltar a dar-lhe quando ele espera pacientemente por isso, o mesmo para os brinquedos, para a cama, etc, etc, etc. Nunca esquecer a importância do tom de voz de recompensa acompanhado de festas quando o animal se comporta como o desejado. Só assim ele assimilará mais depressa a diferença entre o que pode e não pode fazer.
Boa sorte com o cachorro.