Os nossos amiguinhos são terapeutas??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

quinta mar 28, 2002 11:24 am

;) Olá amigos
Hoje venho aqui comentar, um artigo que tive oportunidade de ler na revista mensal das Selecções do Reader`s Digest, sobre o poder terapeutico que um animal de estimação pode ter, para com o seu dono.
E depois de ler tudo aquilo só vos posso dizer ( e por experiência própria ) que concordo plenamente com as ideias que foram lá deixadas, pois para quem não tem acesso á revista o que lá dizia básicamente é que a melhor terapia, o melhor remédio para a solidão, para o isolamento ou para curar o sentimento de perda e até alguma falta de confiança, é adoptar um bichinho, seja ele qual for o importante é escolher um que para nós seja especial.
Quero-vos dizer, que sei bem o que isso é e que também eu decidi comprar a Sasha ( uma Huski Siberiana e a minha melhor amiga ) num momento dificil da minha vida e na tentativa de preencher um vazio que existia no meu coração, pois estava a recuperar de um grave acidente de viação que transformou completamente a minha vida e apesar de todo o apoio por parte dos familiares, namorada e amigos devo confessar que foi a minha lobita que me tirou da depressão e me devolveu a felicidade.
Não quero parecer lamechas, nem ser aborrecido mas acho que estas coisas devem ser ditas pois se para nós donos de animais isto já não é novidade, para muitos jovens e adultos que vivem na solidão, mas que utilizam a net e que visitam este forum por curiosidade, estes testemunhos podem ser muito uteis e quem sabe com isso o nº de animais abandonados nos tão falados canis, começa a diminuir.
Para terminar quero apenas vos dizer, que aquela frase com que a Sandra R.A. se despede " Enquanto não amar-mos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida " não é só uma frase bonita, é a mais profunda das realidades.
Um abraço a todos e tratem bem os nossos amigos porque eles merecem.
:)
P.S. Sandra em nome dos animais obrigado por tudo!
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 28, 2002 12:20 pm

Olá Ricardo

O seu testemunho é a mais pura das verdades. Muitas vezes choro em casa , e em minha casa à cães por todo lado, e é muito dificil faze-lo sozinha e sabe o que os meus cães fazem?? deitam-se bem perto de mim e alguns metem o focinho na minha cara e vão-me lambendo o desespero e a angustia. Acredite quando eu digo que estava melhor sem eles, tinha uma vida mais facilitada , pois não sei o que é ter férias, não sei o que é ter dinheiro para gastar em futilidades, mas se me dessem a escolher eu nunca escolheria ficar sem eles. Muitas vezes penso : " bolas!!! ando sempre nos canis e os meus??? não lhes dou a devida atenção". Mas eu penso que eles sabem que eu tenho uma missão (é assim que eu encaro esta minha luta), e vou-lhes dando os carinhos sempre que posso. A minha sorte é que a minha mãe, devido a esta minha loucura por animais, também dedica a sua vida a tratar dos nossos animais, e posso dizer-lhe Ricardo que muitas vezes quero comprar uma coisa que me faz muita falta e não gasto o dinheiro e se precisar de comprar alguma coisa para eles nem penso duas vezes.

É dificil abdicar de ter vida própria em prol dos animais mas é o que eu faço e só quem se dá ao trabalho de me conhecer sabe que o que aqui digo é a mais pura das verdades.

Um dia quem sabe não fazemos uma reunião com sua sasha e com os meus animais. O mundo dá muita volta e basta querer.

Um beijinho para si e uma BOA PÁSCOA
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mar 28, 2002 9:11 pm

Há estudos feitos que demonstram que afagar um gato é benéfico em etrmos de tensão arterial e nos Estados Unidos os cães são utilizados para apoiar as crianças internadas em unidades de Oncologia
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

quinta mar 28, 2002 10:16 pm

Ola a todos!
Os cães tem um poderoso "poder" terapeutico.
Sendo o cão um animal muito leal ao seu dono pode quebrar varios problemas como por exemplo a solidão(e é por estas razões que o cão é o melhor amigo do homem ;) ).
Tal como muitas pessoas, testemunho da cura terapeutica que os cães tem: quando me sinto triste por qualquer coisa o meu cao vem logo e começa a lamber-me a cara por reconforto, está sempre comigo e muito importante, é leal e bom companheiro!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado mar 30, 2002 3:26 pm

Qual é a depressão que resiste àquele olhar doce e carinhoso que nos acompanha e segue permanentemente? Quem consegue ficar 'mal disposto' ou 'stressado' depois de ver um efusivo abanar de cauda ou de levar com uma lambibela desajeitada?

Um abraço a todos
Paulo C.

ONDE ESTÁ O PELUCHE?
Imagem
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda nov 05, 2007 2:47 pm

Encontrei este tópico no ''Bau''!!! :wink:

Como é actual e representa um contributo importante para o bem-estar social e psicológico das pessoas, penso que cada um de nós de uma forma ou de outra já experimentou mais que uma vez, uma destas formas de terapia... Será que não? :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

segunda nov 05, 2007 3:15 pm

Quem salvou quem?

Quando fui buscar a Gucci estava à beira de uma depressão monumental.
A verdade é desde que a tenho deixei de ter ou acordar com "neuras" ou com a "mosca".

Os meus cães mudaram a minha vida em termos de hábitos, mas mudaram também os valores da minha ansiedade perante as coisas e perante os outros. A minha percepção sobre a urgência de determinadas coisas ... e muitas outras coisas mais que não merece aqui expôr.

No meu caso ... foi a Gucci que me salvou a mim.
Tanto ela e o Calvin, todos os dias me fazem sorrir e é para mim um prazer inaudito poder porprocionar-lhes bons momentos, ora de correria por um mato a dentro, ora de ócio no sofá!

Um abraço
Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda nov 05, 2007 4:19 pm

Até mesmo as crianças/ jovens têm a ganhar com esse contacto/ proximidade, vejam:
ajudar a desenvolver a capacidade da criança e do jovem de se relacionarem afectivamente com outras pessoas; desenvolver o sentido de responsabilidade na criança ou jovem, que possui um animal que depende dos seus cuidados; favorecer a aprendizagem de factos fundamentais da vida, como o nascimento, a procriação e a morte de uma criatura viva; desenvolver a capacidade para lidar com os aspectos não verbais presentes no relacionamento social, ou seja, aprender a observar e interpretar a linguagem dos gestos, das posturas e dos movimentos, essencial no relacionamento criança ou jovem-animal; ajudar a desenvolver atitudes humanitárias na criança/jovem, em relação ao animal como um ser vivo;despertar a consciência ecológica e a responsabilidade ética da criança/jovem diante da natureza e dos seres vivos.

Autoria: Alberto Paiva (Terapeuta Animal)

<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

segunda nov 05, 2007 4:40 pm

No sábado à noite sentia-me em baixo, sem vontade para nada, só com vontade para desaparecer (sem razão mas pronto).......... o meu remédio caseiro foi: meter os cães dentro de casa e quando vi os olhares deles, os mimos........ lá foram as tristezas para o galheiro :D

Em relação às crianças sempre fui da opinião que o contacto com animais é saudavel. A minha tia teve de adoptar uma cadelita por recomendação do pediatra do meu primo, e isto já à 14 anos e ela ainda registe :)

O meu sobrinho sempre o habituei a lidar com animais.

Faz-me muita confusão ver as crianças aos berros com medo dos cães :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 05, 2007 5:22 pm

Ó se são, amigos... são a melhor terapia para a solidão e a depressão e o amor desinteressado e incondicional que nos dão são uma dádiva que infelizmente nem a todas as pessoas é dado alcançar ou compreender.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda nov 05, 2007 5:31 pm

ailsa Escreveu:Em relação às crianças sempre fui da opinião que o contacto com animais é saudavel. A minha tia teve de adoptar uma cadelita por recomendação do pediatra do meu primo, e isto já à 14 anos e ela ainda registe :)
Para além de todas as compensações possíveis que um animal nos pode proporcionar, eles têm de facto funções terapêuticas, senão basta verificar os vários tratamentos existentes onde cavalos, golfinhos, cães, etc., são a própria terapia junto de crianças com determinados tipos de deficiência...

Fantástico este tipo de trabalho, já para não falar que, ao contrário do que se pensa, muitos tipos de alergias, como por exemplo: alergia ao pêlo de animal, são "curáveis"/tratáveis, exactamente com a permanência a longo prazo junto de animais, estando em contacto com o mesmo, com o pêlo, pois a criança acaba por ganhar imunidade ao estar constantemente e a longo prazo perto de um dos factores originários da alergia :wink:

De facto, não há nenhuma razão para não se ter um animal, eles conseguem fazer por nós muito mais do que alguma vez conseguiremos fazer por eles...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
aofi
Membro
Registado: domingo ago 19, 2007 4:21 pm

segunda nov 05, 2007 6:01 pm

Sou um exemplo da terapia dos animais...
Tenho depressões (devido a outros problemas de saúde) graves e só o meu canito Raf me alegra.
A terapia com animais é muito usada na Europa...
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda nov 05, 2007 6:12 pm

aofi Escreveu:A terapia com animais é muito usada na Europa...
É usada e com muitos resultados positivos, aliás dependendo do problema, o resultado é mais positivo que com tratamentos efectuados mediante a medicina tradicional... :wink:

Os animais são únicos e insubstituíveis :D
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda nov 05, 2007 6:26 pm

Sandrara Escreveu:Olá Ricardo

O seu testemunho é a mais pura das verdades. Muitas vezes choro em casa , e em minha casa à cães por todo lado, e é muito dificil faze-lo sozinha e sabe o que os meus cães fazem?? deitam-se bem perto de mim e alguns metem o focinho na minha cara e vão-me lambendo o desespero e a angustia. Acredite quando eu digo que estava melhor sem eles, tinha uma vida mais facilitada , pois não sei o que é ter férias, não sei o que é ter dinheiro para gastar em futilidades, mas se me dessem a escolher eu nunca escolheria ficar sem eles. Muitas vezes penso : " bolas!!! ando sempre nos canis e os meus??? não lhes dou a devida atenção". Mas eu penso que eles sabem que eu tenho uma missão (é assim que eu encaro esta minha luta), e vou-lhes dando os carinhos sempre que posso. A minha sorte é que a minha mãe, devido a esta minha loucura por animais, também dedica a sua vida a tratar dos nossos animais, e posso dizer-lhe Ricardo que muitas vezes quero comprar uma coisa que me faz muita falta e não gasto o dinheiro e se precisar de comprar alguma coisa para eles nem penso duas vezes.

É dificil abdicar de ter vida própria em prol dos animais mas é o que eu faço e só quem se dá ao trabalho de me conhecer sabe que o que aqui digo é a mais pura das verdades.

Um dia quem sabe não fazemos uma reunião com sua sasha e com os meus animais. O mundo dá muita volta e basta querer.

Um beijinho para si e uma BOA PÁSCOA
Quando começei era esta o meu nick (sandrara).....já lá vão uma porrada de anos mas pouca coisa mudou. Continuo a achar que apesar de estar fartinha dos meus cães :P ainda são a unica coisa que me vai fazendo rir com as parvoices. Tornei-me mais amarga talvez mas isso é mais devido´à estupidez humana. Pq de resto a minha vida tá igual. São opções, nem sempre as mais correctas mas estão tomadas e nada a fazer.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

segunda nov 05, 2007 8:38 pm

Autenticos milagres fazem estes peludos.Na primeira semana que cheguei ao Mx,encontrei uma miuda perdida no predio, perguntei ao porteiro se conhecia a miuda e nada, a pequena devia estar assustada e nao falava nada (as perguntas normais que se fazem aos miudos perdidos).Resultado, como a criança não me largava levei-a para casa, enquanto o porteiro resolvia a situação ,quando ela viu a Tuga parecia outra, o rosto da criança sorriu, a primeira coisa que disse foi (pélo )=(perro) .A tótó da mãe estava de visita á irmã que morava no predio e foram passear e deixaram a criança a dormir ,por isso ninguem a conhecia.Divertiu-se com a Tuguinha, enquanto estava perdida . :D
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Responder

Voltar para “Cães”