tosquia de cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Martasa
Membro
Registado: quarta abr 07, 2004 2:04 pm

quarta mai 04, 2005 2:50 pm

boa tarde a todos!

acabei de ler numa revista de animais, um criador de cocker's que referia que a tosquia desta raça deveria ser feita á mão, sob pena de alterar as características do seu pelo se realizada á máquina.
gostaria de saber a vossa opinião sobre esta particularidade e se sabem onde se faz na zona do porto/gaia.

desde já obrigada!

marta
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 04, 2005 9:27 pm

é verdade..

a tosquia à mão, chamada de hand stripping, o que fazz é retirar o pelo morto do cão - não alterando por isso qq caracteristica do pelo. Ao passar a máquina, o pelo morto não é retirado. O pelo tende a ficar ondulado e mais grosso.

Em qualquer cabeleireiro canino, se pedir uma tosquia de raça, e se alertar para a particularidade de não querer o cao tosquiado com maquina, o farão....

Há sitios, onde "pode" (embora os puristas defendam que não deve ser feita) ser utilizada a maquina, nomeadamente no terço da orelha mais perto da cabeça e no peito.

ah! O hand stripping não doi ao cão (e por mim falo) até pode ser viciante.....

se tiver mais dúvidas, por favor não hesite.

Sandra Barroso
Martasa
Membro

quinta mai 05, 2005 10:24 am

obrigada linda 76 pelo esclarecimento, foi muito útil.
como é a primeira vez que tenho um cão que necessita de ser tosquiado não percebo nada do assunto, sabia que o cocker spaniel tinha uma tosquia específica e mais nada.
no entanto contactei com alguns tosquiadores na zona de gaia e braga que não sabiam que se fazia hand stripping em portugal, embora ja o tivessem visto e cocker's em espanha. segundo me disseram também esta técnica é feita em fox terrier, salvo erro, por ter o pelo muito duro.

por isso penso que não será assim tão facil fazer um hand stripping no norte, pelo menos. :)
ainda para mais, eles arrepiam-se só de saber que é um cocker spaniel dourado :D ;)

agradeço mais uma vez!

com os melhores cumprimentos,

marta sá carneiro
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 05, 2005 3:54 pm

Olá outra vez....

Digamos que não tem necessáriamente de fazer hand striping mesmo. há outros utensilios que fazem esse efeito, não dão o trabalhão que dá o hand stripping - um king coat, ou uma faca de stripping (exactamente para os cães de pelo duro) ou mm uma pedra pomes (menos agressiva que a faca).

O facto de ser dourado, é porque se nota tudo o que se faz num pelo dourado - cortado à maquina tem tendencia a ficar mais claro.

Eu sei que há um criador de cockers aí de cima... perto de braga.... será que ela não a pode ajudar???
Deixe ver se lhe consigo o contacto.....

não encontro.... mas sei que tem pag na internet
Martasa
Membro

quinta mai 05, 2005 4:48 pm

boa tarde!

linda 76, mais uma vez obrigada pela ajuda!
por acaso marquei a tosquia em braga numa loja especializada em beleza canina, tive a falar imenso tempo com a senhora que tosquia e transmitiu-me alguma confiança. o meu medo era que o efeito imediato á tosquia fosse igual ás aberrações que se veem por aí e que de alguma forma afectasse o "futuro" do pelo!

quanto ao dourado, não era só por se notar mais as imperfeições, mas também pelo facto de terem tendência a ser mais agressivos e o meu por acaso não é muito social! mas pode ser que a sós com ela se intimide.........
:D
vamos ver como corre! ;)

cumprimentos
linda76
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 06, 2005 9:40 am

então boa sorte. Se precisar de mais alguma dica, diga qualquer coisa!
Responder

Voltar para “Cães”