Acidente ..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

sábado mai 14, 2005 4:46 pm

Ontem foi 6ª feira 13 e para mim foi mesmo um dia horrivel. A minha cachorrinha Java (Dogo Argentino de 3,5 meses e 17,8 Kg) caiu de uma altura equivalente a dois andares quando estava em cima de um canteiro e outro cão a empurrou, isto num parque que é suposto servir para cães e crianças brincarem ...

Foi um pesadelo ao vê-la caida no chão e com a cabeça cheia de sangue sem se levantar.
Acalmei um pouco mais quando vi que o sangue era apenas um pequeno corte no labio e que apenas a pata dianteira esquerda tinha sido afectada.

Na altura não tinha tlm e foi socorrida mesmo pela Vet da urbanização que lhe imobilizou a pata e fez um RX em que se via dupla fratura do braço e "pequenas fracturas na rotula do cotovelo" (segunda a vet).
Disse que cirurgia so passados 3 dias pelo menos devido ao facto de ter estar bastante inchado e marcou a cirurgia para um amigo dela ortopedista para 2ª feira à tarde mandando-nos para casa.

Eu, embora estivesse completamente desfeita, fui para casa mas não fiquei sossegada e lembrei-me de ligar a um vet que conheço dese infancia e que é excelente, para pedir referencias de um bom ortopedista para a cirurgia. Este, depois de lhe explicar a situação, disse logo que nesta situação não há tempo a perder e que as primeiras 8 horas são de ouro para uma cirurgia do tipo e indicou-me logo a pessoa que segundo ele seria a melhor para esta situação.

Logo que pode (mais à tarde) levei-a ao vet recomendado que lhe fez logo mais RX e aí descobrimos que não era apenas o que a outra tinha dito tinha, que não eram apenas "pequenas fracturas" mas sim vária e graves fraturas na rotula com a agravante de deslocamento do umero para alem de um dedo partido e os metacarpos.

Ficou logo na clinica para ser operada e correu bem.
Agora será imobilização total 1,5 / 2 meses e esperar que fique tudo bem.

Gostaria de saber se já passaram por uma experiencia deste tipo de fracturas em cachorros de raça grande e qual foi a sua recuperação.
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

sábado mai 14, 2005 5:15 pm

Sinto muito pelo que aconteceu à Java. Fez bem em procurar referências e um veterinário capaz para tratar a sua dogo.
Há uns anos aconteceu-me coisa parecida com um são bernardo. Estava no cimo de uma escadaria, ele soltou-se da trela e não sei como atirou-se para a parte lateral, um tombo da altura de um 1º andar. Teve várias fracturas nas patas traseiras e descobriu-se um problema de coração. Foi sujeito a uma cirúrgia, a recuperação foi penosa e sempre achei que a partir dali ele o crescimento dele em altura - comparado com a média da raça - ficou afectado. Mas, penso que o melhor é mesmo falares de todas as tuas dúvidas com o veterinário que está a acompanhar a Java.
Faço votos para que tudo corra bem. E força.
noapersa
Membro Veterano

sábado mai 14, 2005 5:29 pm

Coloquei todas as questões ao veterinario que a está a acompanhar e à partida diz que irá provavelmente sofrer de artroses e agora é esperar.

Ao colocar este tópico gostaria de ouvir quem já passou por experiencias parecidas e saber qual foi a recuperação... Sei que cada caso é um caso ... mas de qualquer forma gostari a de vos ouvir ...
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sábado mai 14, 2005 6:12 pm

Esqueça esse ortopedista,porque não há nenhum em Portugal,o que há é 2/3 vets com muita experiência em ortopedia.
Aconselho o Dr.António Ferreira da faculdade de medicina Veterinária de Lisboa.Vá lá na segunda de manhã,pois é um dos dias em que ele dá consulta.O meu Xangô foi lá operado a uma rotura de ligamentos no joelho e está a recuperar muito bem.
noapersa
Membro Veterano

sábado mai 14, 2005 6:26 pm

Obrigada xabita

A Java já foi operada .. tambem poderei a Fac.med.vet. mas disseram que para operar é preciso esperar muito ... mas vou ver se consigo uma consulta
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 14, 2005 7:11 pm

Sabe uma coisa, com essa do ortopedista e de uma cirurgia ortopédica " de urgência" espero que tudo corra bem...porque esse veterinário a operar logo..sem comentários...só para ganhar mais...

Mais uma vez tudo de bom e que recupere bem...de qualquer forma faça como diz o Xabita...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noapersa
Membro Veterano

sábado mai 14, 2005 8:18 pm

CasadeAnaval
porque esse veterinário a operar logo..sem comentários...só para ganhar mais...
Não é da opinião de se operar logo? que consequencias tem operar logo?

Segui o conselho de que se deve operar logo uma vez que foi o que mais sentido fez nesta situação, o veterinário pareceu-me muito bom ...
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sábado mai 14, 2005 8:30 pm

Sinto muito o que aconteceu à sua cadelinha e espero que tudo corra pelo melhor.

O Snoopy também foi operado de imergência à alguns meses, mas não se tratou de uma fractura (engoliu um enzol de pesca), e também foi uma aflição, mas depois acabou tudo bem.

Penso que, no que diz respeito a acidentes, os tratamentos devem ser imediatos e portanto acho que agiu bem.

As melhoras para a sua cadelinha e esperança que tudo vai acabar bem ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 14, 2005 11:10 pm

Ora bem, se me permite a sugestão, faça uma consulta de acompanhamento com o Prof. Antonio Ferreira.

É que um veterinário autointitular-se ortopedista em portugal é um topete de primeira... e quem faz uma faz duas...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sábado mai 14, 2005 11:16 pm

CasadeAnaval Escreveu: Ora bem, se me permite a sugestão, faça uma consulta de acompanhamento com o Prof. Antonio Ferreira.

É que um veterinário autointitular-se ortopedista em portugal é um topete de primeira... e quem faz uma faz duas...
Talvez por não conhecer o Prof. António Ferreira ... eu aconselho o Vet Dr. Luis Morais da Alameda... ele é optimo... não tenho dúvidas. De qualquer forma parece-me ter alguma lógica o cachorro ser acompanhado pelo Vet que o operou, se ele está estável e parece bem... qual a dúvida?

Quanto à recuperação, tedo em vista ser um cachorro acredito que fique bem e rapidamente... depois do Royce (lembram-se? topico situação critica) e do entalanço da cabeça no elevador acredito em recuperações excepcionais.

Boa sorte para si também.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 14, 2005 11:18 pm

Também é bom, mas não sendo da faculdade, a opinião pode ser desvalorizada pelos colegas deles visados, por isso a sugestão da Faculdade ;)

Tem piada que estes dois são os que trabalham mais tempo com ortopedia e não se intitulam tal... será do guaraná ? ;)
noapersa
Membro Veterano

domingo mai 15, 2005 10:27 am

Desculpem mas parece que não me expliquei bem e há aqui um mal entendido..

O médico veterinário que acompanha a Java não se intitula de "ortopedista", é médico veterinário.

Eu é que ao ligar para o vet meu conhecido pedi um bom ortopedista e ele deu o contacto deste médico veterinário - que não é apenas ortopedista, é médico veterinário.

Isso de médicos ortopedista parece-me ser agora da "nova vaga" de vet´s.

E desculpem-me se estiver errada mas a (pouca) experiencia que tenho tido leva-me a desacreditar desses médicozinhos acabados de sair da fac e que montam logo clinica propria.

Acredito que o melhor mesmo seja a fac.med.vet, aliás quando fui buscar a cadela ao criador disse-me logo: "para casos mais complicados - Fac.Med.Vet". Eu é que dada a situação não tive a possibilidade de lá ir.
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

domingo mai 15, 2005 11:41 am

como está o cachorro?
noapersa
Membro Veterano

domingo mai 15, 2005 12:09 pm

mcbb:

A Java está em recuperação, foram 3 horas de cirurgia para uma cachorrinha de 3,5 meses ...

Come bem, bebe bastante água, faz os seus "xixis" nas horas normais... Tem é de estar em repouso total e mexer o menos possivel a pata... o que por vezes se torna complicado principalmente nas horas em que estava habituada em ir á rua ...

Mas agora é esperar, este 1 mês e meio é que será mais critico ..
kittygirl
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm

domingo mai 15, 2005 1:07 pm

Só espero k korra tudo bem :?
Bjinhos, e as melhoras :!: ;)
Responder

Voltar para “Cães”