sábado mai 21, 2005 10:00 pm
Ola a todos.Tenho dois shibas inu e um SRD,e tenho tido alguns problemas com a shiba,que é a mais nova,tem quase sete meses,pois a cadela tem uma personalidade muito dominante(aliás,a raça é mesmo dominante),pois ela,quando chega a hora da alimentação,rosna aos outros dois,chegando mesmo a querer morder neles.O outro Shiba é um macho de 3 anos,e o SRD tem já 10
E apesar de serem Shibas,que são cães relativamente pequenos,tem uma personalidade mesmo muito marcante.Tem que se ter realmente uma mão forte,saber aplicar castigos,entender a psicologia do animal,e DEDICAR LHE tempo,que penso que seja muito importante também,senão o mais importante,a par com a educação.Com paciência,aos poucos,ela esta a deixar de rosnar e de querer morder(pois até na rua era um problema com as pessoas,pois são cães que têm de ser sociabilizados cedo).Ainda recuperei o Shiba macho,que estava n um canil para venda,mas ninguem levava o pobre do animal e lá estava até aos seis meses,até que eu soube e me ofereci para ficar com ele.Rosnava me e afastava se de mim na primeira semana,até que se aproximou e começou a ganhar mais confiança.Não foi facil,mas tambem nem me passou sequer pela cabeça abater o animal.´
Basta ter algum tempo disponível,dar lhe muito carinho e atenção,e se possível acompanhá lo com um bom treinador.Não estou a dizer que é fácil,mas também nao creio que seja impossível.Porque um cão não é um OBJECTO,como uma televisão,que quando se estraga e não é recuperável,deita se fora.E claro,dá lo a outros donos,pois esses deixam muito a desejar...
Boa sorte para esse SB que bem merece!
Cumprimentos,Tekninlaik.