Comportamento!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vanwilder
Membro Júnior
Registado: quarta out 06, 2004 12:59 pm

terça mai 31, 2005 3:52 pm

Ola a todos!!

Venho aqui pôr este tópico pq tou com uma dúvida respeitante ao comportamento do meu labrador de 8 meses. Gostaria q alguem me dissesse se é normal nestes cães, saltarem para as pessoas e até chegar mesmo a morder? O pessoal lá em casa já só tem nodoas negras e arranhões, será q ele faz isso na brincadeira, ou para chamar a atenção ou o cão terá algum problema? Se calhar mimamo-lo demais e depois é assim, n sei!! sempre ouvi dizer q esta raça de era mt conhecida devido à fácil socialização q têm, e este tá demasiado "traquina"!
Agradecia a quem soubesse se estes comportamentos são normais neste animal e com esta idade!

Com os melhores cumprimentos
Overstaticx
Membro
Registado: quarta abr 06, 2005 10:31 am
Contacto:

terça mai 31, 2005 4:06 pm

A situação de ele saltar para cima, poderá resolver de uma forma que muitas pessoas não gostam mas para min é a melhor :P, quando o cachorro tenta saltar para cima da pessoa o melhor é essa mesma pessoa levantar o joelho de forma que cão não consiga ter o contacto que queria, o cão vai cair de costas, vai ver passado 3 ou 4 tentativas ele deixa de fazer isso, quando a mordidelas :P isso tem de ser rapidamente corrigido, terá de mostrar com autoridade que não é do seu agrado essa situação.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quarta jun 01, 2005 9:06 am

É normal. É a alegria da chegada dos donos e...amigos. Os Labradores gostam, de toda a gente, mesmo de quem não conhecem, basta que falem com eles ou entrem em casa dos donos e ... lá vai mais um salto.
Felizmente a minha cadela que já tem 4 anos, já se comporta um pouco melhor, pelo menos já não salta. Acho que o melhor é ignorar, logo lhes passa. E tenha sempre de reserva um pequeno fundo para pagamento de vestuário estragado ou sujo, das visitas :)
Quando receber alguém que não goste de cães, o melhor é fechar o "bicho" num local em que não tenha acesso à visita. Mas não se preocupe porque a maioria das pessoas até acha graça. Eu vendi a minha casa há um ano atrás, e das muitas pessoas que lá foram ver a casa, todas gostaram da minha cadela e não se importaram que ela lhes saltasse "um pouco" para cima :)
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta jun 01, 2005 9:53 am

A técnica da joelhada resulta muito bem, passado poucas tentativas ele deixará de saltar. Qd treinei a minha cadela vi vários cães a deixarem de saltar devido às joelhadas que os donos lhes davam :), claro que não deve ser deforça, tem de ser com a força suficiênte para o afastar.
Abraço e boa sorte ;)
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta jun 01, 2005 9:54 am

O meu Miki, também de 8 meses, tem esse mesmo comportamento. De acordo com diversos conselhos que obtive no fórum dos labradores e através da leitura de um livro sobre cães, “A encantadora de Cães” de Jan Fennell, sugerido por uma forista e criadora de retrievers, o Miki já se comporta muito melhor, pelo menos já não morde com tanta frequência. ;) ;)

O que tenho andado a fazer é simplesmente ignorar o cão, durante 5 minutos, sempre que chego a casa depois de uma ausência, quer seja de 10 minutos, quer seja de 3 horas ou 3 dias. Para isso não falo nem olho para ele e afasto-o de mim, com autoridade, mas sem brutalidade. Assim, o Miki está a aprender que ele não é o “elemento” mais importante da casa .
Esse comportamento de saltar e morder, para além de estar a mostrar a alegria que sente pela chegada do dono, é também uma forma de mostrar a sua liderança. O cão considera-se o líder da matilha e as pessoas que habitam com ele são os membros da matilha :p :o .

Cheguei à conclusão de que, além de dar comida, carinhos e brincar com os nossos canitos, temos, e isto é muito importante, de saber educá-los. Temos de estudar um pouco sobre o comportamento dos cães para lhes podermos ensinar regras básicas de comportamento, a fim de não sermos surpreendidos com situações bastante desagradáveis :( .

É claro, que eu sou uma principiante nesta matéria :oops: , mas já aprendi muitas coisas no fórum dos labradores e principalmente com a leitura do livro acima referido.

Beijinhos e lambidelas ;) ;) ;)
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quarta jun 01, 2005 10:05 am

vanwilder Escreveu:Gostaria q alguem me dissesse se é normal nestes cães, saltarem para as pessoas e até chegar mesmo a morder?
Saltar é normalissimo. São cães donodependentes e reagem assim sempre que vêm os donos. Morder já não me parece tão normal, pelo menos as minhas não o fazem... ;)

Agora pode é tentar controlar estes impulsos, ensinando-o! A técnica de levantar o joelho é a melhor, conforme aconselhou PJFS.

Boa sorte!!
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta jun 01, 2005 10:52 am

O meu cão salta e lambe-me a cara... e eu adoro ;)

Por volta dos 4 meses e tal, depois de muitos nãos, resolveu por si mesmo substituir as dentadas por lambedelas :D e como viu que nós até gostávamos :D nunca mais mordeu e tornou-se um beijoqueiro nato ;)

Mas também não sei como que é que ele faz aquilo mas, apesar de ter 18 kilos, não pesa nada quando salta :o .

Mas foi decisão dele... se ele aos 8 meses continuasse a morder nós tinhamos dado em malucos ;)

Se calhar tem a haver com a raça :roll: não sei :roll:
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

quarta jun 01, 2005 1:28 pm

A técnica da joelhada resulta muito bem, passado poucas tentativas ele deixará de saltar

Isso!! assim é que se faz, criar um distanciamento nitido com o cão, dps dizem:"o meu cao nao me liga nenhuma" ,claro s eu fosse alegre e contete ter com alguem e por ser mais bruto levava um empurrao, deixava d la ir.
Isto é tao simples como se ele estiver no chao sem morder, comprimenta-o, agr se ele começa a disparatar vire as costas e n diga nada.Tambem pode tentar aproveitar a energia dele e canaliza-la para brincar, nao o faça é por sistema sempre que chega a casa.
o importante é conseguir ignorar-lo se ele nao a comprimentar em condiçoes e só afaga-lo quando ele estiver com as quatro patas no chao ;) ;)

Espero ter ajudado
comprimentos
Tiago Patel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 02, 2005 8:38 am

Não leve tão à letra Tipastel, a tal técnica da joelhada é levantar a perna, pondo o joelho à frente do cão. Penso que ninguém anda à joelhada com os seus cães até porque seria uma maneira quase impossivel de se bater no cão. Já imaginou, andar à joelhada com um cão? O mais certo seria cair para a frente e dar um enorme trambolhão. Até rimou...Hoje tou poeta ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

sexta jun 03, 2005 11:56 am

Penso que o principal e nunca fazer festas quando ele salta...

Assim que ele saltar para si, automaticamente ir embora e ignora-lo durante 2 minutos...

Eduquei um gato que tinha muita mania de morder, simplesmente dizendo NAO bem firme assim que tentava order e indo-me embora, nao havia mais festas... comecei a ver melhorias na propria semana...

Acho que nao e preciso joelhadas nenhumas...

Sempre "Amor Firme" como se costuma dizer... fazer muitas festas, examina-lo, mexer em todo o corpo... dar confianca mas manter a autoridade... tirar a tigela quyando ele esta a comer... mexer na comida enquanto come, bem como no corpo...

Nao gosto la muito dewsa coisa da joelhada... se o cao cai para tras... bom nao ha-de ser e estupido... ha metodos mais simples e humanos
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

sexta jun 03, 2005 11:58 am

Claro que todos na familia devem fazer o mesmo, deixar automaticamente de fazer festas qd ele salta, fazendo muitas festas noutras circunstancias... e usarem a mesma palavra de ordem...

mas tambem, todos os cachorrinhos saltam-... por amor de deus...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jun 03, 2005 1:05 pm

Explicaram-se mal, acho eu...
Não é joelhada é levantar a perna impedindo que ela se apoie em si.
Naturalmente, é o joelho que faz parede...
Eu, por exemplo, fazia parecido - segurava as patas da frente da Zorra.
Também perdeu o hábito.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 03, 2005 1:07 pm

aisd Escreveu: Explicaram-se mal, acho eu...
Não é joelhada é levantar a perna impedindo que ela se apoie em si.
Naturalmente, é o joelho que faz parede...
Eu, por exemplo, fazia parecido - segurava as patas da frente da Zorra.
Também perdeu o hábito.
Já tentei explicar isso mas o pessoal não entende :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta jun 03, 2005 2:27 pm

Eu percebi, e não acho crueldade nenhuma. Também agarro as patas das minhas cadelas quando saltam mas é só para não me sujarem pois acho piada. A minha PA faz cada uma quando chego do trabalho. Para além de saltar, corre que nem uma doida de uma ponta à outra do quintal, anda aos círculos à minha frente, atira-se para o chão e põe-se de barriga para cima, etc. O saltar faz parte da rotina e, apesar de ser incómodo às vezes, não tenho coragem para ralhar com ela. Já com o meu marido, elas não saltam porque ele ralhou sempre com elas, apenas abanam o rabo a uma velocidade furiosa. Como vêem, é tudo uma questão de educação.

Quanto ao morder, a nossa Braco também mordia quando era mais nova - na brincadeira, claro, nada de rosnar. Não tomámos nenhuma medida em particular para além de um "Não" ocasional e de uma palmadinha no rabo. Ela deixou de o fazer por si própria. Com 8 meses, o seu labrador ainda é cachorro. Provavelmente ele deixará de morder com o tempo.
vanwilder
Membro Júnior
Registado: quarta out 06, 2004 12:59 pm

segunda jun 06, 2005 2:19 pm

Bem realmente tenho q agradecer a todos visto q tem sido util os vossos conselhos! Tá visto q não há 2 animais iguais, é tal e qual como as pessoas! Não tou mt preocupado com as mordidelas cmg só me preocupa pq ele n tem respeito à minha mãe! tento fazer o melhor!

Abraços
Responder

Voltar para “Cães”