ter um cão... fica caro?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lip_da_bass
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm

quinta jun 02, 2005 5:56 pm

aos experientes nisto de ter animais de estimação, gostava de perguntar qt fica mensalmente ter um cão pequeno em casa... alimentação/ veterinario/ etc... moro num apartamento com um terraço enorme atrás e gostava de ter um animalzinho! ja tive gatos e sao de longe os meus animais preferidos (adoro mm gatos :D ) mas acontece que sou alergico ao pelo destes adoraveis bichanos!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 02, 2005 6:41 pm

Mais importante que o dinheiro - mas deve contar com o preço da ração, o veternário, os brinquedos, os biscoitinhos, a licença, a trela, etc. - é ter condições psicológicas para ter um cão.

O cão é muito mais dependente que o gato.
Ele precisa do seu dono para brincar, para mimos, para ser passeado.
Um cão precisa do seu dono presente e disponível para ser feliz.

Você precisa de ter tempo e paciência (então enquanto são cachorros....) para ele.

Se não se achar em condições quer psicológicas, quer financeiras para ter um cão, não tenha.
Pense antes noutros animais de estimação como pássaros, coelhos, chinchilas, porquinhos da india que também são bons companheiros e sempre são menos exigentes...

Lembre-se que um cão é para toda a vida, que vai de 10 a 20 anos.
Pense bem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta jun 02, 2005 7:04 pm

aisd Escreveu: Se não se achar em condições quer psicológicas, quer financeiras para ter um cão, não tenha.
Pense antes noutros animais de estimação como pássaros, coelhos, chinchilas, porquinhos da india que também são bons companheiros e sempre são menos exigentes...
Olá aids

Desculpe mas não concordo com essa sua opinião acerca dos animais de estimação.

Compreendo onde quis chegar, mas não acho que quem não possa ter um cão/gato possa ter um qualquer outro animal de estimação.

Independentemente da questão monetária, que obviamente é mais "pesada" na questão do Cão/Gato, ter um animal de estimação, seja ele qual for, implica uma responsabilidade acrescida.

Neste sentido, quem não reunir as condições para ter um Cão/Gato no que respeita à parte "psicológica" como a aids lhe chamou, também não terá condições para ter outro qualquer animal.

Não leve a mal esta minha opinião, mas é a minha forma de ver as coisa no que aos animais diz respeito.

Conheço algumas pessoas com algum poder financeiro que têm animais mas que não têm responsabilidade e eu pessoalmente, prefiro ver um cão alimentado a ração do supermercado, mas vivendo num ambiente digno do seu estatuto como Cão e como animal digno de respeito.

E finalmente há que não esquecer que no caso dos "passarinhos" uma gaiola custa dinheiro. a alimentação custa dinheiro, deve ter á disposição água limpa e fresca diáriamente, a gaiola limpa com regularidade.... e também adoece..... e uma consulta no Vet para uma ave, por vezes é muito ingrata.

Um abraço

Paulo Santos
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta jun 02, 2005 7:14 pm

Eu compreendo o que a aisd quis dizer, e da experiência que tenho (não estou a dizer que é muita), concordo com ela, tenho cães, gata e canários, e de longe os meus cães é exigem uma maior disponibilidade e atenção da minha minha parte do que qualquer um dos meus outros animais.
Não quero dizer com isto que não tenho de dispender parte do meu tempo com eles, mas que os meus cães carecem de maior atenção, isso é verdade.
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quinta jun 02, 2005 7:56 pm

Sim, também concordo. Os cães carecem um pouco de mais de atenção, embora todos os outros animais também precisem.
Mas acho que já estão a fugir á pergunta do tópico...e para responder ao tópico, eu penso que cada pessoa gasta com os seus bichos aquilo que quer.
Isto porque existem rações caras e rações baratas, vet que levam X e vet que levam Y, brinquedos baratos e brinquedos caros, etc.
Se eu quisesse em vez de gastar 70 ou 80€ por mês com o Tubias, podia muito bem gastar só 50€, ou então vice-versa.
Isso agora depende de cada um.
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quinta jun 02, 2005 11:15 pm

lip_da_bass Escreveu: aos experientes nisto de ter animais de estimação, gostava de perguntar qt fica mensalmente ter um cão pequeno em casa... alimentação/ veterinario/ etc... moro num apartamento com um terraço enorme atrás e gostava de ter um animalzinho! ja tive gatos e sao de longe os meus animais preferidos (adoro mm gatos D ) mas acontece que sou alergico ao pelo destes adoraveis bichanos!
Um cão pequeno come pouco. Exemplo 250g de ração Premium por dia dá cerca de 30 euros de ração por mês em sacas de 15kg - 60 euros.

Vet 15 a 25 euros por consulta + vacinas + desparazitações + chip - 1º ano 125 euros no minimo. Após isso 25-50 euros ano para vacinas.

coleiras, trelas, brinquedos 50-75 euros ano

Se tiver algum problema de saude é que a coisa poderá complicar, mas isso não é facil de prever.. exemplo a minha cadela teve um problema de pêlo, só em medicamentos já vai em 50 euros.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

sexta jun 03, 2005 8:12 am

olá,

Sem quere estar a ser pessimista, mas são coisas que podem acontecer, tem que pensar que pode ter que gastar muito dinheiro em vet, se o cão precisar de ser operado, ou fazer um raio x, geralmente as pessoas falam em vet e só se pensa no normal, nas vacinas, desparatisações e pouco mais, o pior é quando vem alguma coisa mais grave.
Falo assim ,porque aconteceu comigo mas são coisas que podem acontecer a todos, e nessas alturas não se pode dizer: oh, não tenho dinheiro para mandar operar vou deixar o cão ali na esquina.
Para mim o mais caro é mesmo o que se gasta no vet,a ração apesar de ter tambem algum peso no orçamento, é muito menor.
Mas mesmo assim não largo o meu cão por nada deste mundo.

Boa Sorte

Susana
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jun 03, 2005 9:32 am

PauloSantos,

não me referia ao que o forista quer dizer (acho eu...).
Penso que o forista já sabe o que é ter um animal visto que diz que teve gatos.
Tempo, paciência - em resumo - são necessários com qualquer animal de estimação.

Referia-me a estar preparado para as maçadas que um cão dá.
Um cão exige mais que um gato, um pássaro ou um coelho (nem toda a gente tem a pachorra de ir passear o cão quando está cansado ou está a chover).

É preciso estar preparado para isto.
E, sobretudo, não o abandonar se vier a constatar que não tem tempo...ou que prefere namorar a passear o cão.

Temos de pensar nestas coisas antes de assumirmos a responsabilidade.

Se achar que sim, se quiser mesmo, vai encontrar um amigo sincero, leal e dedicado como não há outro.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 03, 2005 9:59 am

Pela minha experiência e não levando em consideração problemas de saúde, gasto tanto dinheiro com cada uma das minhas cadelas como gasto com os 3 gatos juntos. Ou seja, o orçamento mensal dos meus 3 gatos anda ela por ela com o orçamento para uma só cadela.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

sexta jun 03, 2005 10:08 am

Olá, em resposta à sua pergunta, sinceramente, tudo depende daquilo que você pretende gastar e do tipo de tratamento que está disposto a oferecer ao seu animal.

E, claro, depende daquilo que considera caro, não sei qual é o seu 'orçamento'. O que é para mim caro, para si pode ser barato, ou vice-versa.

Mas se pretende dar ao cão um tratamento de qualidade, é caro sim, mesmo quando falamos numa boa relação qualidade/preço, mas isso é como tudo na vida.

A questão é: ou se está disposto a pagar ou não, e é nisso que deve pensar antes de adquirir o animal, depois não vale voltar atrás, porque os impresvistos acontecem.

Nesse aspecto é quase como com as crianças (é apenas uma comparação, que ninguém se sinta ofendido). Se as queremos, somos responsáveis por tratar de que nada lhes falte, educá-las, amá-las e proporcionar-lhes os melhores cuidados possíveis, independentemente de ser caro ou não.
Se não estamos disponíveis para isso, não vale a pena.
Com os animais passa-se o mesmo, embora tenhamos mais facilidade em controlar os gastos, é verdade.

A meu ver, é possível equilibrar o orçamento e o melhor é começar já a sondar os preços nas lojas e vets
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

sexta jun 03, 2005 10:18 am

Boas
Tenho uma cadela Golden Retriever que pesa 30kg.
De ração por mês é quase 1 saco de 15kg de Royal Canin, 56€.
Por ano vacina e consulta, que sejam 30€.
No verão desparasitação externa todos os meses, 7,5€/mês, advantix.
Desparasitação interna de 3 em 3 meses, +/- 5€ (não me lembro bem).
Como vê ainda fica um bocadinho carote ter um cãozito, óbvio que qt mais pequeno ele for menos dinheiro terá de gastar em ração, o resto é práticamente =.
Só no tempo em q é cachorro se gasta mais um pouco pq tem de se dar o plano de vacinação que se gaste 50€ +/-, de resto é só ração e desparasitações isto se não surgirem mais problemas.
Cada consulta no vet são 20€ (onde eu vou), cada raio-x são 20€ e medicamentos variam muito de preço.
Óbvio que gasta isto mas se colocar ainda, os brinquedos, casota, registo, licença e mais qq coisa ainda se gasta mais...
Pense bem e se decidir ter um bom amigo, boa sorte ;)
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta jun 03, 2005 10:27 am

Fica caro. Mesmo que seja um cão mais pequeno e coma menos ração. Mas vai ter de ir com ele ao vet periodicamente... para já não falar nas parvoíces extras que eles fazem, do género cortar uma pata; cortar a língua; levar uma dentada de outro; comer uma porcaria do chão, passarem a noite a vomitar e terem de ir de urgência para o vet; constiparem-se e terem tosse; uma conjutivitezita; enfim...

E depois, além das despesas com o próprio cão (brinquedos, coleiras que se partem, desparasitantes), há as despesas com possíveis estragos em casa que ele faça...
E o pêlo que eles largam, e a baba na roupa...

Mas digo-lhe sinceramente: se já tiver estes preçalços mais ou menos previstos no orçamento vale muito a pena. Não há rodapé intacto ou chinelos impecáveis que valham a companhia de um amigo desta estirpe - o cão! ;)
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sexta jun 03, 2005 12:41 pm

Tenho um cocker que fez um ano no dia 14 de Maio. Em termos de vet gastou-se mais quando era cachorro (plano de vacinação, desparasitantes, etc...). Fora as caminhas todas, brinquedos, trelas, coleiras, mantas... ;)
Quanto a ração, dou-lhe uma super-premium que, quando era de cachorro, custava cerca de 60€ ou 65€ e durava para uns dois meses (saco de 15kg). Agora como já come ração de adulto que fica mais barata (cerca de 50€) e dura para uns dois meses e meio (200g/dia para ele que tem 15kg).
Desparatização interna cada 6 meses (7€) e externa todos os meses (4€). Fora os ossinhos de roer, brinquedos que compro volta e meia :p e edredões para fazer colchões para ele :oops:

Mas claro, tudo isto compensa com o carinho que ele nos dá! :D

Ah! Só para referir... Eu moro com o meu namorado, por isso quando um não pode ir com o cão à rua, vai o outro (apesar de normalmente ser sempre eu :p ). Só que o meu namorado está fora do país por 6 meses, por isso tenho que ser eu. À duas semanas atrás estava com uma gripe enorme e o meu corpo só pedia cama... mas com o cão aqui e eu sozinha, tinha que levá-lo à rua. Resultado: em vez de curar a gripe em poucos dias, curei em MUITOS!!! Custa muito uma pessoa estar doente, querer ir para a cama e saber que não pode.

Por isso, quando se decide comprar/adoptar um cão deve-se pensar em tudo e mais alguma coisa, para mais tarde não se arrepender...
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta jun 03, 2005 1:35 pm

Ter um cão custa sempre dinheiro e conte com o inesperado

Veja o exemplo do Snoopy:

Preço de aquisição: 0 euros (adoptado numa protectora com 2,5 meses)

Veterinário:
- Despesas regulares - Vacinas, chip, desparisitação, pipetas, coleiras insecticidas.
- Despesas extra - corte de unhas, corte de presunhos (crescem à velocidade da luz), teve alergias por duas vezes, diarreia por duas vezes (devido à sua gravidade a segunda poderá ter sido envenenamento), almofada da pata rasgada.
- Internamento - engoliu um enzol de pesca e teve de ser operado de emergência ( o enzol estava escondido por de trás da traqueia).

Champô para bebé (para a primeira lavagem) - 3 euros
Champô para cão (para a segunda lavagem) - Embalagem de 400 mg - 11 euros
(como ele tem muito pêlo cada banho tem duas lavagens e ele toma banho de 15 em 15 dias no mínimo)

Comida
Já Feita - ração super premium, biscoitos e outros snaks.
Caseira - frangos para cozer ou grelhar, arroz, legumes, massa.

Depois temos ainda: coleiras, trelas, peitorais, escovas, pentes e brinquedos ( cada brinquedo varia entre os 5 e os 15 euros e geralmente tinha um novo por mês... agora já tem tantos que já não sei o que ei de comprar), ossos de couro.

Em termos de estragos na casa... bem ele deve ser um anjo porque nunca estragou nada... mas deve ser a excepção à regra ;)

Caminhas de esponja - já vai em 3.

E isto é só o aspecto monetário... depois temos ainda o tempo que gastamos em idas à rua etc.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 03, 2005 1:46 pm

Guida__F Escreveu: Champô para cão (para a segunda lavagem) - Embalagem de 400 mg - 11 euros
(como ele tem muito pêlo cada banho tem duas lavagens e ele toma banho de 15 em 15 dias no mínimo)
Cuidado com banhos excessivos Guida. Sei que mora ao pé da praia e provavelmente tem que lhe tirar o sal do pelo, mas para isso não é necessário usar champoo. Excesso de banhos causa graves problemas a longo prazo. Se o passar só por água, não lhe retira a gordura da pele, tão necessária para o bom estado do pelo e da própria pele. As minhas tomam banho 2 vezes por ano e acho que uma chegava. Quando vão à praia limito-me a passá-las muito bem por água tépida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”