O Baruk agora está com a mania de ladrar às visitas q não conhece. Não rosna nem mostra sinais de agressividade, excepto o potente ladrar tipico dos Dogos Argentinos q mete qqr um em sentido.
Quem ele conhece faz o q quer dele mas uma visita nova ou alguum tecnico q vá instalar alguma coisa a casa é logo uma sinfonia desgraçada.
Se a pessoa se manter lá em casa ele vai se aproximando e aos poucos volta ao normal e quer brincar.
Não sei qual será a melhor forma de abordar esta questão. Refilar com ele? Dizer "pronto, lindo menino, agora o dono toma conta"? Não ligar?
Ladrar às visitas
Moderador: mcerqueira
De todos os métodos que experimentei com as minhas, só um resultou: Ignorar totalmente o cão. E quando digo ignorar é mesmo ignorar, não olhar para ele, não o acariciar, não lhe dirigir a palavra, ignorar saltos se o houver, como se ele não existisse. O mesmo deve ser feito pelas visitas. Depois de aplicar este método os efeitos foram fantásticos.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
- Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)
Ora nem mais Guida!
Daí eu até o incentivar a dar o alerta
Assim sabemos quando alguém chega e se for alguém estranho não tenho coragem de entrar!!! 
Daí eu até o incentivar a dar o alerta

O que significa que se uma visita vier depois das 22 H, os vizinhos têm que levar com a ladroagem. O facto do cão aprender que não pode ladrar às visitas não vai fazer com que não dê aviso quando por exemplo a campainha toque. Ele tem é que associar, que não ladra às pessoas quando o dono abre a porta.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
- Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)
Estou-me a referir quando estamso na casa dos meus pais, que é uma moradia com um jardim enorme e um quintal ainda maior. O portal de entrada é de uma distância considerável da casa, por isso quando o ouvimos o cão a ladrar, já sabemos que está alguém lá fora!
É que não temos campainha...
Aqui no apartamento ele sabe que não pode ladrar, por isso quando ouve a campainha vai a correr para a porta e só faz um "baf" abafado

Aqui no apartamento ele sabe que não pode ladrar, por isso quando ouve a campainha vai a correr para a porta e só faz um "baf" abafado

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Concordo com Guida e Diphy. Na minha opinião, não devia repreendê-lo por ladrar quando aparecem estranhos mas sim elogiá-lo. Então não gostaria que ele avisasse se entrasse um ladrão em casa? É que ele não consegue distinguir entre os estranhos que são benvindos e os que não são. Isto, se ele não mostrar qualquer tipo de agressividade para além de ladrar, pois aí deve agir logo.
Por outro lado, sei que às vezes o ladrar pode prolongar-se durante bastante tempo, mesmo depois da pessoa se retirar. Aí, penso o melhor será a segunda hipótese que o Baruk apresentou, chamá-lo para perto de si e acalmá-lo. Se refilar com ele, ele deixará de o avisar da presença dos estranhos e não é isso que quer, pois não?
Por outro lado, sei que às vezes o ladrar pode prolongar-se durante bastante tempo, mesmo depois da pessoa se retirar. Aí, penso o melhor será a segunda hipótese que o Baruk apresentou, chamá-lo para perto de si e acalmá-lo. Se refilar com ele, ele deixará de o avisar da presença dos estranhos e não é isso que quer, pois não?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Às vezes faz-me alguma confusão as coisas que leio por aqui.... sinceramente e não me levem a mal, afinal de contas cada qual tem a sua opinião e agora dou a minha também.
Um cão não é mais ou menos "guarda" por ladrar às visitas e incentivá-lo a fazer isso pode ter efeitos indesejados noutras circunstâncias.
Eu pessoalmente não gosto de ser abordado por um cão que me recebe com ar pouco amistoso em casa dos seus donos e que nunca mais de cala, e por ironia do destino, o meu cão tem algum deste feitio com estranhos. Nunca o incentivei, antes pelo contrário. Fiquei mal habituado com o meu primeiro cão que recebia toda a gente bem com um simples abanar de cauda e se a pessoa não lhe ligasse ele fazia o mesmo. No entanto numa ou noutra circunstância defendeu o território dele, sem dar grandes estrilhos; depende de cão para cão.
Tendo como exemplo o meu actual cão, já tenho reparado que o melhor método é um que já aqui foi referido. Ignorar completamente o cão. Quando ele percebe que ninguém ficou melindrado com a sua atitude deixa de ladrar, no entanto não gosto e não permito que ele fique a ladrar o tempo que lhe apetecer.
Um cão não é mais ou menos "guarda" por ladrar às visitas e incentivá-lo a fazer isso pode ter efeitos indesejados noutras circunstâncias.
Eu pessoalmente não gosto de ser abordado por um cão que me recebe com ar pouco amistoso em casa dos seus donos e que nunca mais de cala, e por ironia do destino, o meu cão tem algum deste feitio com estranhos. Nunca o incentivei, antes pelo contrário. Fiquei mal habituado com o meu primeiro cão que recebia toda a gente bem com um simples abanar de cauda e se a pessoa não lhe ligasse ele fazia o mesmo. No entanto numa ou noutra circunstância defendeu o território dele, sem dar grandes estrilhos; depende de cão para cão.
Tendo como exemplo o meu actual cão, já tenho reparado que o melhor método é um que já aqui foi referido. Ignorar completamente o cão. Quando ele percebe que ninguém ficou melindrado com a sua atitude deixa de ladrar, no entanto não gosto e não permito que ele fique a ladrar o tempo que lhe apetecer.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
Nunca lidei com um Dogo Aegentino, mas a minha intuicao diz-me que se o elogiarmos pelo facto de ele ladrar e mostrar uma atitude defensiva-agressiva, ele podera ir interpretando isso como um apoio a agressividade, podendo conduzir a agressao de facto, mais tarde... ou seja, acho que e quase o mesmo que estar a incitar o cao a ter uma atitude agressiva para com estranhos...
Em suma, penso que se devera ignorar e apertar a mao as visitas a frente dele, falar muito logo a chegada das visitas a casa...
ele ate parece ir percebendo, tanto assim que depois de perceber que a pessoa e da casa ate se vai aproximando para brincar...
Penso que o ideal era criarem um sinal qualquer que mostrasse ao cao o mais rapidamente possivel e inequivocamente que a pessoa e da casa... talvez uma atitude qualquer, a do aperto de mao e capaz de funcionar...
Nao sei... voces e que conhecem o cao.
Em suma, penso que se devera ignorar e apertar a mao as visitas a frente dele, falar muito logo a chegada das visitas a casa...
ele ate parece ir percebendo, tanto assim que depois de perceber que a pessoa e da casa ate se vai aproximando para brincar...
Penso que o ideal era criarem um sinal qualquer que mostrasse ao cao o mais rapidamente possivel e inequivocamente que a pessoa e da casa... talvez uma atitude qualquer, a do aperto de mao e capaz de funcionar...
Nao sei... voces e que conhecem o cao.
O meu cachorro actual recebe com alegria todas as visitas, mas o meu primeiro cão também ladrava e se não fosse controlado o mais provável é que mordesse. Nessa altura tinha de ser agarrado pela coleira ao mesmo tempo que lhe diziamos:
" É amigo Bobi, é amigo"
Ao ouvir isto ele deixava de querer morder e ficava a vigiar as visitas de longe com um ar desconfiado, do género: " Se quiserem que eu lhes morda é só dizer".
Por isso suponho que o melhor é arranjar uma palavra ou expressão de comando de forma a que o cão lhe obedeça.
" É amigo Bobi, é amigo"
Ao ouvir isto ele deixava de querer morder e ficava a vigiar as visitas de longe com um ar desconfiado, do género: " Se quiserem que eu lhes morda é só dizer".
Por isso suponho que o melhor é arranjar uma palavra ou expressão de comando de forma a que o cão lhe obedeça.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Eu só queria reforçar esta frase porque já vi que expliquei mal. Há que distinguir entre ladrar para avisar os donos e ladrar virado para as visitas. Ficou a parecer que eu achava que os cães deviam ser elogiados por receberem mal as visitas. Não era nada disso que queria dizer. Acho é que é positivo o cão dar sinal quando sente pessoas ou barulhos estranhos na rua. Se calhar tenho fixada a imagem da cadela da minha mãe que dá sinal/ladra quando tem gente na rua (apenas os estranhos) e pára quando são recebidas por nós, não mostrando qualquer tipo de agressividade. Considero isto um bom hábito, apesar de nem sempre agradar os ouvidos dos donos. As minhas cadelas são umas toleironas que só ladram quando os cães todos da vizinhança se unem numa sinfoniassequeira Escreveu: Isto, se ele não mostrar qualquer tipo de agressividade para além de ladrar, pois aí deve agir logo.