ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gucho
Membro Júnior
Registado: quarta abr 06, 2005 11:22 am

domingo jun 05, 2005 5:36 pm

Olá!
Tenho uma grande duvida e gostava gostava de esclarcer :
Alem da diferença entre as embalagens, havera alguma grande diferença entre a ração "Purina One", á venda nos hipermercados, e a "Purina Proplan" á venda nas lojas de animais. Se alguem me puder esclarcer agradeço. Muito obrigada. :)
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

domingo jun 05, 2005 9:13 pm

Pelo que percebi, a Purina One e de gama baixa, qualidade de supermercado, enquanto a Purina Proplan e Premium, qualidade de vet.

Mas leia varios topicos que ha ai de raçoes...
Ha um topico da aisd muito recente...
e um outro sobre raçoes Premium.

Pelos meus calculos ja vi que a diferença de preço nao e assim tao grande como parece a primeira vista, pois os animais tb comem menos quantidade de Premium para obter os mesmos nutrientes...
Dado o controle de qualidade, e preferivel Premium... acho...
embora ja comece a nao confiar em ninguem... enfim...

Mas estou a falar um pouco no ar, confirme o que lhe estou a dizer...
Foi so uma achega.
spiral222
Membro Veterano

domingo jun 05, 2005 9:44 pm

RETIRO O SEGUINTE DE OUTRO TOPICO... esta algures no topico da aisd que lhe disse anteriormente, tx o ajude...
================================

"(...)
No entanto a análise, enquanto critério de avaliação da qualidade do alimento, não é por si só um garante, na verdade podemos ter dois alimentos com uma descrição analítica semelhante e com um inscrição semelhante na embalagem mas, um ser um excelente alimento (Super-Premium) e outro ser um granulado de pobre valor nutritivo. Porquê? O factor que origina esta diferença é a digestibilidade. Quanto maior é a qualidade e a nobreza das matérias primas, mais assimilável é o alimento, logo menor quantidade de alimento terá que ser ingerido. Ambos poderão indicar que têm, 25% de proteína, mas o Super-Premium deverá apresentar uma digestibilidade de, pelo menos 85% enquanto o outro terá certamente muito menos. Uma das formas mais evidentes de avaliar estas diferenças é o volume e a consistência das fezes que o animal faz enquanto ingerir esse alimento.

Esta é uma das razões pelas quais se diz com frequência que alimentos mais baratos resultam numa falsa economia, pois para absorver os nutrientes de que necessita o animal terá que ingerir uma maior quantidade chegando provavelmente muitas das vezes a ingerir o dobro do alimento. É conveniente referir ainda que o uso continuado destes alimentos ao longo dos anos contribuirá, ou será ele mesmo a causa, para o surgimento de problemas irreversíveis de saúde, e em muitos dos casos o falecimento precoce do animal após longos e dispendiosos cuidados veterinários e sofrimento. "
spiral222
Membro Veterano

domingo jun 05, 2005 9:47 pm

outra dica, retirada de texto escrito por MBarroso no topico da aisd:

"(...)
Um alimento de gama baixa terá uma composição semelhante a esta:
- Cereais, Carne e Subprodutos animais. Subprodutos de origem vegetal. Extracto de proteínas vegetais. Óleos e gorduras. Minerais.

Enquanto que um de gama alta terá a seguinte:
- Farinha de Frango, milho moído, arroz moído, trigo moído, gordura de frango, polpa de beterraba, ovo inteiro desidratado, linhaça, saborizante natural, sal, carbonato de cálcio, vitaminas, minerais quelatados, fosfato ascórbico, extracto de yucca, rosmaninho, ácidos gordos ómega 3 e 6.

Repare-se nas duas diferenças fundamentais, no primeiro, de gama baixa, o principal ingrediente são cereais, isto significa que tem mais cereais que qualquer outro ingrediente, ou seja, os cereais são a sua principal fonte de proteína.
Analisando agora o de gama alta o principal ingrediente é a farinha de frango, que é uma das melhores fontes de proteína, muito mais digestível e naturalmente mais cara.
A outra grande diferença é que no primeiro fala-se em cereais, carne e subprodutos animais, ou seja, não existe uma descrição específica, não é identificado que espécie de carne contém e de que partes do animal, quais os cereais que contém, e que subprodutos são. "
spiral222
Membro Veterano

domingo jun 05, 2005 9:49 pm

idem aspas

"Deve dar a sua preferência aos alimentos conservados com substâncias naturais, como a vitamina C e o rosmaninho desidratado, em detrimento dos conservantes químicos. Hoje em dia está provado cientificamente que conservantes químicos (como o BHA, BHT, etc.), apesar de estarem aprovados pela CEE nos petfoods, podem ser danosos para a saúde, de facto foi demonstrado que promovem entre outras complicações, doenças de fígado. "
gucho
Membro Júnior
Registado: quarta abr 06, 2005 11:22 am

segunda jun 06, 2005 6:54 am

Olá a todos e obrigada pela atenção.

Tenho cá em casa os dois tipos de ração a One e a Proplan eas composições são as seguintes:

ONE
Ingredientes:
Frango (18%), arroz (15%), extractos de proteinas de milho, milho, farinha de aves, trigo, gordura animal (preservada com vitamina E), digestivo animal, fosfato de cálcio, cloreto de potássio, sal, cloreto de sódio, suplemento de minerais, suplemento vitamínico, L-lisina e Dl-metiononina.

PROPLAN
salmão(21%),arroz(15%),glúten de milho,Proteinas de atum
desidratadas,gorduranimal,hidrolsado,polpa d betrraba,levedura,
fosfato de calio,cloreto de potassio,cloreto de sodio,carbonato de
clco,substancias minerais.Sulfato cuprico,vitaminas A,D3,E e C, antioxidante:extactos de tocoferol de origem natural.

Obrigada a todos. :D
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

segunda jun 06, 2005 7:29 am

Se bem que a Nestlé as poem na mesma gama parece-me que a diferença entre as duas (comparando Frango apenas) está na % de frango das rações.
18 % na ONE e 20 ou 22% na PROPLAN (do que me lembro quando as comparei.
Responder

Voltar para “Cães”