Lindo Pit Bull!!

Moderador: mcerqueira
Avalia, segundo o estalão, a capacidade funcional... o princípio é: quando mais perto do estalão maior a capacidade funcional...aisd Escreveu:Para que serve a beleza num cão de caça ?
Alguém avalia, olhando para o cão, a performance em campo ?
Ou as capacidades de guarda de um pastor ?
Lamento aisd, mas discordo completamente.aisd Escreveu: A questão é que existe um afastamento entre a funcionalidade e a beleza.
Na prática quem dita os critérios de beleza é o público.
Afinal é o público que compra.
O público prefere cães mais pequenos - os cockers de exposição estão mais pequenos - o público gosta mais de cães brancos - os labs de exposição são quase todos louros e por aí fora.
Penso que a maioria sabe o que se passou com os pastores alemães e o dogue alemão.
Os PA foram reduzidos a animais de estimação, totalmente incapazes de guardar o que quer que fosse, aliás, o que se está a passar com o boxer.
O dogue alemão já não caça de todo e, na prática, é um cão grande sem qualquer funcionalidade.
Resumindo todas estas raças desvirtuadas na sua função tiveram prémios de beleza para os desvirtuados...
Daí a minha desconfiança relativamente ás expo de beleza, quanto à sua capacidade de manterem e perpétuarem uma raça canina.
Note-se que eu quis uma cadela para companhia.
Não sou, de forma alguma, uma purista da conservação das raças.
Mas também não sou criadora, nem sequer uma apaixonada da funcionalidade na caça do labrador retriever.
Limito-me a levantar estas questões pelo puro prazer da argumentação.
Boas,Por isso diverte-me, em parte, quem se gaba dos resultados nas expo de beleza.
Até que ponto esses resultados têm verdadeiro valor em termos de preservação da raça ?
Talvez nenhum.
E os donos?Bullie Escreveu: Estamo-nos a esquecer que muitas raças não possuem prova de trabalho. Será que na mesma só se avalia afinal a morfologia? não me parece...
É verdade que muitas raças não têm prova de trabalho oficial (homologada pela FCI), no entanto, a meu ver, isto não é desculpa nenhuma para não se testar o caracter/capacidade de trabalho dos cães.Bullie Escreveu: Não percebi...
Compare um Pastor Alemão de linha de trabalho com um de linha de beleza e venha dizer-me que são a mesma raça...tipastel Escreveu: Boas
primeiro um cao de uma linha de trabalho não foge muito ao estalao morfologico da raça
sim Gonçalo mas isso ñ se passa só no pastor alemãocasadiscaes Escreveu:Compare um Pastor Alemão de linha de trabalho com um de linha de beleza e venha dizer-me que são a mesma raça...tipastel Escreveu: Boas
primeiro um cao de uma linha de trabalho não foge muito ao estalao morfologico da raça![]()