Capa de Revista

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

sexta jun 17, 2005 9:37 am

neblosa
Lindo Pit Bull!!
:?: :!:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jun 17, 2005 9:47 am

Mas o problema, parece-me, é que ninguèm avalia o carácter numa exposição de beleza.
Só de uma forma hiper-superficial.(quer-se dizer...se o cão morde o juiz está fora do estalão...)

Para que serve a beleza num cão de caça ?
Alguém avalia, olhando para o cão, a performance em campo ?
Ou as capacidades de guarda de um pastor ?

Na minha opinião é tudo uma grande treta.
Os cães avaliados nas expo de beleza são avaliados como cães de companhia e nada mais.
Não há qualquer análise do carácter do bicho.

É indispensável separar as linhas de trabalho das linhas de beleza.
Se realmente admiram a raça pelo seu carácter o que querem é a linha de trabalho.

Senão têm um bibelôt bonito e simpático, como eu, que gosto mesmo para companhia.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta jun 17, 2005 9:56 am

aisd Escreveu:Para que serve a beleza num cão de caça ?
Alguém avalia, olhando para o cão, a performance em campo ?
Ou as capacidades de guarda de um pastor ?
Avalia, segundo o estalão, a capacidade funcional... o princípio é: quando mais perto do estalão maior a capacidade funcional...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta jun 17, 2005 1:50 pm

A questão é que existe um afastamento entre a funcionalidade e a beleza.
Na prática quem dita os critérios de beleza é o público.
Afinal é o público que compra.

O público prefere cães mais pequenos - os cockers de exposição estão mais pequenos - o público gosta mais de cães brancos - os labs de exposição são quase todos louros e por aí fora.

Penso que a maioria sabe o que se passou com os pastores alemães e o dogue alemão.

Os PA foram reduzidos a animais de estimação, totalmente incapazes de guardar o que quer que fosse, aliás, o que se está a passar com o boxer.

O dogue alemão já não caça de todo e, na prática, é um cão grande sem qualquer funcionalidade.

Resumindo todas estas raças desvirtuadas na sua função tiveram prémios de beleza para os desvirtuados...

Daí a minha desconfiança relativamente ás expo de beleza, quanto à sua capacidade de manterem e perpétuarem uma raça canina.

Note-se que eu quis uma cadela para companhia.
Não sou, de forma alguma, uma purista da conservação das raças.
Mas também não sou criadora, nem sequer uma apaixonada da funcionalidade na caça do labrador retriever.

Limito-me a levantar estas questões pelo puro prazer da argumentação.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 17, 2005 2:43 pm

repetida
Última edição por CindelP em sexta jun 17, 2005 2:48 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 17, 2005 2:45 pm

aisd Escreveu: A questão é que existe um afastamento entre a funcionalidade e a beleza.
Na prática quem dita os critérios de beleza é o público.
Afinal é o público que compra.

O público prefere cães mais pequenos - os cockers de exposição estão mais pequenos - o público gosta mais de cães brancos - os labs de exposição são quase todos louros e por aí fora.

Penso que a maioria sabe o que se passou com os pastores alemães e o dogue alemão.

Os PA foram reduzidos a animais de estimação, totalmente incapazes de guardar o que quer que fosse, aliás, o que se está a passar com o boxer.

O dogue alemão já não caça de todo e, na prática, é um cão grande sem qualquer funcionalidade.

Resumindo todas estas raças desvirtuadas na sua função tiveram prémios de beleza para os desvirtuados...

Daí a minha desconfiança relativamente ás expo de beleza, quanto à sua capacidade de manterem e perpétuarem uma raça canina.

Note-se que eu quis uma cadela para companhia.
Não sou, de forma alguma, uma purista da conservação das raças.
Mas também não sou criadora, nem sequer uma apaixonada da funcionalidade na caça do labrador retriever.

Limito-me a levantar estas questões pelo puro prazer da argumentação.
Lamento aisd, mas discordo completamente.

Uma raça é caracterizada tanto pela sua morfologia como pela sua capacidade de trabalho.

Qualquer pessoa que apenas se dedique a uma vertente, está a fazer apenas um "meio" trabalho.
Estará a criar cães muito bonitos, mas que não passam disso. Ou então cães mt funcionais que daqui a dias mais parecem não sei o quê.

Se querem criar com essa permissa, estejam à vontade ... agora não venham é afirmar que estão a fazer um trabalho digno.

Não sou contra a especialização - alguém que se dedique mais há vertente do trabalho ou da beleza, desde que se mantenha os caes tipicos.

É claro que isto tudo era evitavel se para um cão ser campeão tivesse que passar num TAN.
Por exemplo, não sei se sabe, mas há certas raças que para terem o titulo de Ch Int (de beleza) têm que superar uma prova de trabalho.

Esta para mim - morfologia e caracter - a unica maneira de se desenvolver um trabalho sério, seja qual for a raça.

E outra fenomeno engraçado ... sabem qual o grande mal das displasia? É os cães não trabalharem, meus amigos.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta jun 17, 2005 3:16 pm

Concordo plenamente consigo, Cindelp.

Limitei-me a apontar casos em que a expo de beleza, longe de garantir a unidade funcionalidade/morfologia, desvirtuou essa unidade favorecendo o gosto do público.
E ninguém lhes foi à perna...

O que será (talvez - que sei eu ?) o motivo pelo qual alguns criadores menosprezam as expo de beleza...

Lembro-me de uma expo a que fui já há uns anos e estava lá um criador de cockers que insistia que os seus cockers eram óptimos para a caça.

Repetiu isto três ou quatro vezes no decorrer da conversa, o que muito me surpreendeu.
Na altura eu não sabia das diferenças entre os cockers de beleza e os de caça, então não percebia a insistência.

Depois veio o comentário de uma conhecida dizendo que o cocker dela era bem maior que os que via na Holanda e em Inglaterra e, finalmente, aquele comentário do meu cunhado acerca dos verdadeiros criadores de cães de caça que não vão a expos.

Aqui e ali tenho visto confirmada esta separação.
Que só anunciam nas revistas de caça, que não querem os seus cães nas mãos de "maninhas",etc, etc...

Por isso diverte-me, em parte, quem se gaba dos resultados nas expo de beleza.
Até que ponto esses resultados têm verdadeiro valor em termos de preservação da raça ?
Talvez nenhum.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 17, 2005 3:47 pm

Por isso diverte-me, em parte, quem se gaba dos resultados nas expo de beleza.
Até que ponto esses resultados têm verdadeiro valor em termos de preservação da raça ?
Talvez nenhum.
Boas,

Lembro-me de ter visto, há alguns anos atras, numa revista qualquer a foto de um Fox Terrier a ganhar uma expo e uma legenda, que passo a citar:
"Um titulo de campeão de morfologia "dá a volta à cabeça" do dono muito mais do que à do cão"~

Esta afirmação, para mim, não deixa de ser deveres pertinente.

Especialmente, se por oposto compararmos com os titulos de trabalho - onde os cães pelo menos mostram-se muito mais adeptos (afinal, é a unica forma de os fazer passar)

Mas mantenho-me na mesma. Qualquer criador que se preze, e que goste realmente da raça, tem que ter bem presente os dois aspectos fundamentais : morfologia - caracter tipico.
Tendo sempre como objectivo criar cães tipicos e funcionais.
Apartir desta permissa - criar cães tipicos e funcionais, cada um pode se especializar na sua devida area.

Também é claro, podem perfeitamente apenas criar para trabalho ou para exposição, mas serão essas pessoas dignas da raça que têm?

....

nanci
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta jun 17, 2005 4:51 pm

Estamo-nos a esquecer que muitas raças não possuem prova de trabalho. Será que na mesma só se avalia afinal a morfologia? não me parece...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 17, 2005 5:16 pm

Bullie Escreveu: Estamo-nos a esquecer que muitas raças não possuem prova de trabalho. Será que na mesma só se avalia afinal a morfologia? não me parece...
E os donos?

Não têm imaginação nenhuma?

Ou será que apenas têm imaginação quando lhes apetece (convêm)??

nanci
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta jun 17, 2005 5:40 pm

[quote=CindelP]
[quote=Bullie]
Estamo-nos a esquecer que muitas raças não possuem prova de trabalho. Será que na mesma só se avalia afinal a morfologia? não me parece...
[/quote]

E os donos?

Não têm imaginação nenhuma?

Ou será que apenas têm imaginação quando lhes apetece (convêm)??

nanci
[/quote]

Não percebi...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 17, 2005 7:11 pm

Bullie Escreveu: Não percebi...
É verdade que muitas raças não têm prova de trabalho oficial (homologada pela FCI), no entanto, a meu ver, isto não é desculpa nenhuma para não se testar o caracter/capacidade de trabalho dos cães.

Não serão os criadores, supostos conhecedores da raça, capazes de testar os cães por meios proprios?

E aqui fica um elogio ao 1º grupo, que finalmente têm TAN homologados.

Nanci
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

sexta jun 17, 2005 9:06 pm

Boas
primeiro um cao de uma linha de trabalho não foge muito ao estalao morfologico da raça apenas não se retira um cão da funçao de reprodutor por ter um nariz pigmentado ou despigmentado se este, na sua funçao principal ( e para a qual ele foi criado) é excelente.
Segundo a criaçao de animais e sua selecçao artifiçial é um trabalho que se baseia em mutaçoes, logo no acaso, nós apenas poderemos tentar "calcular" os resultados mas é quase impossivel, logo se nos baseamos no acaso é muito dificil, para nao dizer quase impossivel, termos um cao prefeito a nivel morfologico e de caracter.
Era optimo conseguir tal feito e todos ficariamos contentes mas se nao se consegue tal feito entao que se crie duas linhas reprodutivas.é que assim continuamos todos contentes.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta jun 17, 2005 10:52 pm

tipastel Escreveu: Boas
primeiro um cao de uma linha de trabalho não foge muito ao estalao morfologico da raça
Compare um Pastor Alemão de linha de trabalho com um de linha de beleza e venha dizer-me que são a mesma raça... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta jun 17, 2005 11:02 pm

casadiscaes Escreveu:
tipastel Escreveu: Boas
primeiro um cao de uma linha de trabalho não foge muito ao estalao morfologico da raça
Compare um Pastor Alemão de linha de trabalho com um de linha de beleza e venha dizer-me que são a mesma raça... :roll:
sim Gonçalo mas isso ñ se passa só no pastor alemão ;) !

basta ver a maioria dos LGDs para vermos que o que está no standard ñ tem nada a ver com aqueles que ainda fazem o seu trabalho de origem.

eu pessoalmente prefiro ter um cão que ñ tenha medo de um intruso do que um maricas de expo !!! mas gostos são gostos :?

Nelson

P.S. como disse a Nanci eu prefiro ter um cão a fazer o que lhe trás alegria do que como biblôt pk se os meus cães estiverem felizes em tb o estou
Responder

Voltar para “Cães”