Cio. Como separá-las dos cães?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 13, 2002 9:55 pm

Olá

Este tópico é sugerido pelo dicas. Mas como estou de serviço aos tópicos e acarreto a grande responsabilidade de ser o membro da semana :D cá vai:

Dicas escreveu:
“Como é que vocês fazem quando têm as cadelas com cio e os cães por perto??
Da minha pouca experiência, quase que tinha de andar atrás do cão com uma vassoura para o conseguir afastar da desgraçada... Ela de vez em quando rosnava-lhe (quatro kilos de cão a rosnar é assustador!!!) mas ele não ficava muito impressionado. Quando ela se começava a interessar tinha de os separar, e estavam uns tempinhos em casas diferentes!”
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 13, 2002 10:01 pm

vai a pílula e está a andar... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta nov 13, 2002 10:08 pm

hahahah, eu não tenho cão...
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 13, 2002 10:29 pm

Olá

Isto faz-me lembrar uma anedota que não conto aqui e que por outras palavras termina assim: "O tópico que este senhor escreveu, não foi ele fui eu".
Eu só tenho cães e por isso este assunto nunca me preocupou. E este foi um dos motivos por que preferi ter cães em vez de cadelas. Por puro comodismo.
Mas é como se tivesse três cães e três cadelas. Eu explico. Os meus vizinhos (pais do criador dos meus cães) ficaram com duas cadelas da primeira ninhada mais uma da segunda. É uma situação igual à minha com a diferença de eu ter ficado com cães em vez de cadelas.
Ora acontece que existe familiaridade entre as pessoas e também entre os animais. Visitamo-nos constantemente. As manas (como lhes chamamos) vêm cá a casa visitar os manos e vice-versa. E às vezes também vêm os pais (dos animais, mas que grande confusão).
Tudo muito cordial.
O pior é quando chega o cio a uma delas. Não há hipótese de os manter juntos. É que eles não há meio de compreenderem para que servem aquelas coisas que giram e a que chamamos portas, principalmente quando teimamos em fechar as do patamar que dão acesso a cada uma das habitações. Os meus ficam ali colados à porta delas com uma tristeza tão profunda que é uma desolação. Quando as apanham é uma vergonha. Tentam logo... Eu bem lhes digo: então isso faz-se à mana? Mas eles não percebem...
A solução é o degredo. Vão para outra casa onde estão os pais (dos animais). Mas como o Fausto (o pai das crianças) também não é esquisito (esquece-se que elas são filhas, sabem?... é uma tristeza...) tem que vir degredado também cá para baixo.
Só me chateia uma coisa com estas trocas baldrocas. O Fausto até é simpático, lá isso é. Mas a primeira coisa que ele faz quando chega cá a casa é alçar a perna a marcar território...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 13, 2002 11:41 pm

Não há nada que uma boa barreira nao resolva !!

Quando uma das minhas cadela fica com o cio, das duas uma : ou faz turnos com o resto dos caninos para ficar no canil/quintal, ou fica sozinha dentro de casa.
É claro que os machos latinos da zona la ficam a fazer barulho (a uivar especialmente) e a arranhar portas, mas passado pouco tempo habituam-se à ideia de ver e nao tocar. Pessoalmente só retiro as cadelas do pé dos machos quando estas estao a ficar receptivas. Antes deste periodo (em geral +- 1 semana) os machos vão aprendendo que só as montam quando ela querem (senao lá apanham no focinho) e sempre ajuda a os acalmar quando finalmente as separo.

De salientar, que as femeas Às vezes com o cio ficam mais irritadiças com as outras femeas da casa (pelo menos as minhas ....)

Os cães da vizinhança nem se aproximam do portão. Já sabem que a casa tem dono, e que se chegam mt das duas uma ou levam um banho de agua ou a cachorrada da casa começa a fazer barulho.

Durante os passeios, felizmente nunca tive encontros com nenhum galante desesperado, pelo menos nada que um "´xoo" nao resolvesse.

Mas piada piada é tentar passar me ringue um macho com uma femea À frente. Aqui sim vemos quem é o melhor handler :D , das duas uma, ou sabemos dar a volta ao cão e mostramos o cão no seu melhor - de peito erguido, decidido e orgulhoso, de andar altivo e determinado, pois encontra-se a "perseguir uma femea, ou entao nem conseguimos por o cão a jeito ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta nov 14, 2002 9:10 am

Com uma vedação ao meio do jardim.
A cadela fica de um lado e o cão do outro.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 14, 2002 10:04 am

Coitadinhos... :( :( :(
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quinta nov 14, 2002 11:04 am

Bons dias.
à semalhança do que faz a CindelP os meus saem por turnos. Quando o macho entra pela porta da frente, as (ou a conforme têm o cio separadas ou juntas) ficam fechadas entre a porta que dá acesso ao canil e a porta das traseiras), e depois de fechada a porta da frente, abro a de trás para elas sairem. Nem se cruzam no caminho.
Só os separo quando as cadelas estão realmente receptivas, quando põem a cauda de lado e fazem "olhinhos". Nessa altura, o cão não come, não bebe e não dorme, é um drama. Isto dura +/- 3 semanas (são três cadelas).
Quando estão todos dentro de casa, a gorda (mais velha) não se importa nada de estar fechada, fica numa sala, devidamente deitada no seu colchão, está como quer, só sai para vir fazer os xixis. A pequena, quando a coisa é séria fica fechada na box das exposições, devidamente acondicionada, também só sai para o essencial (esgueira-se por todo o lado e sai pelas janelas, por isso tenho que tomar medidads drásticas).
A outra, como não aceita o cão nem por mais um, fica junto dele.
Tem resultado sempre, no entanto, quando acaba é um alivio.
Em exposições...., se o cão vai atrás de cadela em cio tudo muito certo, se a cadela vai atrás do cão, passa de marcha a trás e o resultado não é famoso, se o cão está no ringue e a cadela está fora, cada vez que passamos a porta do ringue, ele sai (ou pelo menos faz por isso), se é a cadela que está no ringue, ningúem o cala.
Quando foi no campeonato do mundo, estava uma fêmea em cio na assistência, assim que o meu cão saiu do ringue e chegado cá fora, levantou a pata em direcção à minha perna, e o resto adivinha-se.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 14, 2002 12:49 pm

Olá,
Quando a Mara está com o cio, durante a primeira semana permanece tudo normal. O Furst e ela ficam juntos e nada acontece. Ele nem sequer tenta montá-la e limita-se a 'ajudar na higiene'.
A partir da segunda semana o Furst emigra para casa dos meus pais e só regressa no fim do cio, ou seja, fica lá duas semanas.
Mesmo assim à distância, ele acaba por sofrer um pouco. Como eu vou lá todos os dias vê-lo, passear e brincar um pouco com ele, deve sentir o cheiro da cadela em mim ou então saber, por algo de instintivo, que lá em casa está uma garota toda receptiva.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta nov 15, 2002 10:33 am

Antes da minha Nala (Rotti) ser castrada nas alturas do cio , tinha que a manter isolada dos outros dois ( na altura o Dog ( Pastor) e o Bolinhas ( Caniche)) não tanto por causa dela mas sim deles já que no período antes da receptividade a Nala dava-lhes cada coça que fazia impressão ( felizmente também ainda não tinha o meu Simba (Boerboel) porque senão duvido que alguma porta aguentasse).Actualmente já não tenho esse problema até porque além da Nala também o Dog está castrado e o Simba irá a caminho.
Dificilmente se controla um cão quando lhe cheira a cadela com cio .

Saudações
Responder

Voltar para “Cães”