Há pessoas tão tristes...
É incrível como a "dor de cotovelo" consegue transformar alguns seres humanos em pessoas reles e de mau carácter.
Retirado do site em questão:
É recomendável manter cães e gatos nas nossas casas, privados da liberdade?
É seguramente mais recomendável do que deixá-los na rua.
Os cães e gatos, por terem sido domesticados há milhares de anos, podem ter condições excelentes de bem-estar físico e psíquico ao viver nas nossas casas, algo que muito dificilmente encontrarão na rua. Aquilo que não se deve fazer é mantê-los fechados em espaços muito pequenos ou sozinhos.
A experimentação animal com fins comerciais é justificável?
Não. No nosso entender, a experimentação animal com fins comerciais (por exemplo, cosméticos ou produtos de limpeza) não tem qualquer justificação. Já existem inúmeros ingredientes com segurança comprovada que podem ser utilizados e já existem várias metodologias alternativas de teste que não recorrem a testes em animais. São também muitas as empresas que fabricam toda a sua gama de produtos sem recorrer a testes em animais, pelo que dificilmente se justifica que outras continuem a matar e causar sofrimento em animais apenas para obterem maior lucro.
Por este tipo de testes ser absolutamente injustificável, a União Europeia irá proibir os testes de produtos cosméticos em animais a partir de 2009.
A experimentação animal com fins científicos ou médicos é justificável?
A experimentação científica e médica em animais poderá ser considerada justificável se se acreditar que os fins da experimentação possam justificar o sofrimento que é infligido aos animais (ao resultar no bem maior a nível global do que o sofrimento que é causado).
Na nossa opinião, na maioria dos casos, estas experiências são pouco mais do que inúteis e, como tal, injustificadas. Por exemplo, em muitas experiências científicas sujeitam-se os animais a elevados níveis de stresse para avaliar diversos parâmetros da sua reacção, causando com isto danos irreparáveis aos animais apenas para concluir aquilo que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso já sabe: os animais também sofrem em situações de stresse.
Convém referir que muitos cientistas de renome defendem que as experiências em animais são enganadoras (já que os resultados não podem ser directamente extrapolados para os humanos) e como tal são menos produtivas do que os métodos alternativos de teste. Os métodos alternativos de teste incluem o recurso a programas informáticos de simulação, testes em culturas de células e testes controlados em voluntários humanos.
Se o sr. Casadeanaval não concorda com estas posições, está no seu direito. Mas actue como a pessoa crescidinha e madura que deveria ser e deixe de mentir e destilar veneno. Fica-lhe muito mal, sabe?
Quanto aos restantes, tenham vergonha na cara e respeitem os animais que são ajudados por iniciativas como esta. Em vez de criticarem quem algo faz, comecem vocês mesmo a fazer alguma coisa pelos animais sem dono. Criticar o que os outros fazem é muito fácil. Afinal de contas, para quê avançar com iniciativas? Criticar é mais cómodo, não é? E, melhor ainda, sempre serve como desculpa para a nossa própria preguiça e apatia.
