O que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

terça jul 05, 2005 9:38 am

O que fazer quando temos diante dos olhos uma perfeita besta e não sabemos como agir? Faz-me lembrar um tópico de há uns tempos, "Quero ser vadio"...

Como alguns sabem, na minha zona os donos de cães costumam reunir-se num jardim ali perto e soltamos os bichos para brincarem uns com os outros. Muitos dos cães já se conhecem desde pequenos, outros vão aparecendo e sendo incluídos no grupo. Um dos mais recentes é um Dobermann chamado Yuri, um jovem macho muito calmo.

Geralmente vem com a dona, que a princípio tinha uma certa relutância em soltá-lo para brincar com os outros, mas já o solta e o cão dá-se lindamente com todos.

Sempre achei que ele era muito desconfiado com as pessoas e que parecia ter medo de receber festas, mas pensei que fosse feitio. Ontem fiquei a saber porquê... Em vez de vir com a dona, vinha com o dono. Vinha solto. Assim que viu os outros cães, correu para eles para brincar.
Qual não é o nosso espanto quando o dono começa aos berros a chamar o cão, mandou-o sentar (coisa que ele fez) e lhe bateu com a trela! Mas bateu violentamente, não foi uma palmada inofensiva!

Claro que todos nós desatámos aos gritos para que não batesse no cão e ainda tentámos dizer-lhe que assim a ordem tinha o efeito contrário: se o chamasse e lhe batesse, ele não vinha!

Mas o homem não quis saber de conversa. Entretanto já o Yuri tinha fugido do próprio dono pelo jardim fora e eu ainda me fui oferecer para o ir buscar (com medo do que o homem lhe pudesse fazer), mas o dono ignorou-me. Deviam ter-lhe visto os olhos como eu vi - parecia um louco!

Foi a correr atrás do cão e, passado um bocado, ouvimos um ganido de cortar o coração. Depois lá vinha ele com o pobre Yuri à trela, a tremer como varas verdes.

Eu disse-lhe que um dia aquele cão ia fugir-lhe e que nunca mais lhe punha a vista em cima, mas ele deve ter percebido outra coisa e respondeu: "Este cão? Voltar-se a mim? Nunca! Quando ele era pequeno dei-lhe uma tareia tão grande que fiquei sem saber se o tinha morto".

Só me deu vontade de me atirar àquele anormal e estrangulá-lo com a trela. Um dos outros donos ali presentes ainda esteve a falar com ele; não sei o que lhe disse. Depois foi-se embora, todo orgulhoso da besta que é. Disse uma das raparigas que ali estavam que ele deve ser um frustrado, que só se sente homem se bater em alguém - neste caso, no cão. E a dona da esplanada do dito jardim acrescentou que aqueles cães (os Dobermann) ficam doidos com o passar dos anos e atacam os próprios donos. Nunca desejei tanto que esse mito fosse verdadeiro e que o Yuri saltasse sobre aquele "homem" - mas ao pescoço, logo para o matar!

O que se faz num caso destes? Vamos à polícia? A uma associação? Fazemos-lhe uma espera numa esquina escura e partimos-lhe todos os ossos das mãos?

Desculpem o testamento, mas isto já se passou ontem à tarde e ainda estou em choque. O cão é lindo e meigo. Nem quero pensar o que o desgraçado passa lá em casa... :cry:
pirucas
Membro Júnior
Registado: domingo abr 17, 2005 12:01 pm

terça jul 05, 2005 9:51 am

Nem sei o que dizer! Isto há cada BESTA.
Aqui no bairro temos também uma situação deplorável. Temos uma dessas bestas (versão fêmea) que prende o cão numa varanda aberta e pobre bicho passa ali os dias e as noites faça vento, sol, frio ou chuva é ver o pobre animal a berrar todo o santo dia e noite, até parece que está a pedir socorro, para que alguém o tire dali.
Já falei com a dita "Dona" que aquilo não era condição para ter o bicho. Inclusive já lhe perguntei se ela gostava de estar presa numa varanda toda a sua vida, e a bestinha respondeu que era uma pessoa e não um cão e que era assim que os bichos deviam ser tratados. Claro que quase me passei mas como acho que não é com agressão que se resolvem as coisas, calei-me. Agora ando a fazer-lhe lavagem cerebral para ver se ela me dá o bicho, pois percebi que o animal era da mãe que entretanto faleceu. Vamos ver se consigo dar alguma dignidade ao bichito.
marta_vasques
Membro Veterano

terça jul 05, 2005 9:55 am

Duvido que este homem queira dar o cão. O animal deve ser o saco de pancada onde ele descarrega as frustações. Ninguém lhe viu os olhos como eu vi - parecia um lunático, um alucinado...

Não percebo para que querem estas pessoas um cão... :cry: :cry:
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

terça jul 05, 2005 9:57 am

Olá bom dia, Marta

è realmente caso para ficar chocada, eu tenho uma dobermann, faz hoje nove meses, castanha, é muito linda.
Quando fiz o parto á mãe dela, também tinha receio, não digo medo porque não tenho medo de nenhum cão, daquilo que ouvia dizer desta raça, mas tanto a Frida (a mãe) que era super meiga, e fiquei com mais uma amiga. E agora a minha Anika, é muito meiga e carinhosa, agora como pondo as patas já chega aos meus ombros, encosta a cebeça, e dá-me muitas lambidelas, anda sempre atrás de mim, percebo tudo o que ela quer, mando ir acordar os meninos, tenho 3 filhos, e ela vai á cama de cada um, tira o lençol e começa a dar lambidelas e fica á espera que eles se levantem. Adora brincar com eles.
Mas como tudo não é mal tratada, pelo contrário, tem todo o amor e carinho. è um perigo uma besta dessas ter um cão deste porte, mas não sei se adianta fazer queixa dele á polícia.

Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
marta_vasques
Membro Veterano

terça jul 05, 2005 10:04 am

O cão é um anjo, Ludovina... É muito calmo. Quando vem com a dona e brinca com os outros, parece um cachorro normal. Corre, vai buscar as bolas e os paus... Mas se esticamos a mão para lhe fazer uma festa, rejeita. Tem de ser com muita cautela e lentamente. Meu Deus, nunca deve ter sabido o que é mimo... :cry: :cry: Só de me lembrar da cena dá-me vontade de chorar. Uma coisa é ouvirmos falar destas coisas; outra é vê-las e vivê-las...
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça jul 05, 2005 10:14 am

Que besta de homem..... besta, besta, besta.... :evil: :evil: :evil: :evil:
Dan_Grr
Membro
Registado: quarta jun 29, 2005 11:21 pm

terça jul 05, 2005 10:28 am

E que tal o seguinte: esperamos pela noite, quando ele vá passear o cão, especialmente se tiver num sítio recôndito, aparecemos lá todos mascarados e damos-lhe uma sova do caneco. No fim, perguntamos-lhe se "compreende agora o que atura o seu cão".
HelderMachado
Membro
Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am

terça jul 05, 2005 10:31 am

marta_vasques Escreveu:
O que se faz num caso destes? Vamos à polícia? A uma associação? Fazemos-lhe uma espera numa esquina escura e partimos-lhe todos os ossos das mãos?
Na minha opinião deviam fazer-lhe uma espera e partir-lhe os ossos todos(não só os das mãos) :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
marta_vasques
Membro Veterano

terça jul 05, 2005 10:39 am

Dan_Grr Escreveu: E que tal o seguinte esperamos pela noite, quando ele vá passear o cão, especialmente se tiver num sítio recôndito, aparecemos lá todos mascarados e damos-lhe uma sova do caneco. No fim, perguntamos-lhe se "compreende agora o que atura o seu cão".
Na minha opinião deviam fazer-lhe uma espera e partir-lhe os ossos todos(não só os das mãos)

É a vontade que dá, juro... Mas não é bom irmos por aí... Seríamos tão bestas como ele. Se bem que com os dois bracinhos partidos não podia bater no bicho... O que eu queria mesmo saber era se a nossa lei prevê estes casos. Sei que há países civilizados em que as pessoas vão realmente a tribunal por maus tratos a animais. No nosso também é assim? Vamos à polícia? Ou vamos a uma instituição para a protecção dos animais? O que se pode fazer para ajudar aquele cão?

Também não o posso pura e simplesmente arrancar das mãos daquele imbecil. Mesmo que tivesse uma casa suficientemente grande para o acolher, eu é que ainda era acusada de "roubar"... Quando, na verdade, é mais um resgate ou um salvamento...
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jul 05, 2005 10:53 am

marta_vasques Escreveu:
Dan_Grr Escreveu: E que tal o seguinte esperamos pela noite, quando ele vá passear o cão, especialmente se tiver num sítio recôndito, aparecemos lá todos mascarados e damos-lhe uma sova do caneco. No fim, perguntamos-lhe se "compreende agora o que atura o seu cão".
Na minha opinião deviam fazer-lhe uma espera e partir-lhe os ossos todos(não só os das mãos)

É a vontade que dá, juro... Mas não é bom irmos por aí... Seríamos tão bestas como ele. Se bem que com os dois bracinhos partidos não podia bater no bicho... O que eu queria mesmo saber era se a nossa lei prevê estes casos. Sei que há países civilizados em que as pessoas vão realmente a tribunal por maus tratos a animais. No nosso também é assim? Vamos à polícia? Ou vamos a uma instituição para a protecção dos animais? O que se pode fazer para ajudar aquele cão?

Também não o posso pura e simplesmente arrancar das mãos daquele imbecil. Mesmo que tivesse uma casa suficientemente grande para o acolher, eu é que ainda era acusada de "roubar"... Quando, na verdade, é mais um resgate ou um salvamento...
Pois, uma besta dessas não merecia melhor tratamento, mas realmente não é por aí...

Estes casos são muito complicados, porque o homem certamente não quer dar o pobre animal, a conversar com ele as coisas não se devem resolver... :roll:

Eu aconselháva-a a chamar a polícia Municipal, e relatar os maus tratos.
Há pouco tempo passei por uma situação parecida, telefonei para a LPDA, e foi isso que me disseram.

Apresenta-se queixa à Polícia Municipal, eles falam com o dono, e fazem uma chamada de atenção. Podem até levar o Vet Municipal, para comprovar se o cão está em condições.
Pode ser que resulte e o brutamontes se controle mais um pouco... No meu caso resultou. ;)

O máximo que poderá acontecer é o cão ir parar ao canil, se for apresentada queixa várias vezes podem retirar o animal ao dono...
Mas isso já é mais difícil acontecer, porque tinham que provar muitas coisas, mas se isso realmente acontecesse alguém poderia retirar o cão do canil e acolhê-lo temporariamente até uma possível adopção.

Normalmente a chamada de atenção resulta. Tem é de ser paciente e telefonar para lá várias vezes... E pode apresentar queixa em anonimato, se preferir.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 05, 2005 11:16 am

Exactamente o que diz a Rainbow.
É o que se pode fazer...

Não é grande coisa, mas é o que se pode fazer.

Eu também fico com vontade de matar nessas situações.
Não se perdia nada - menos uma besta.

O problema, nestes casos, é que pode ser pior para o cão.
O atrasado mental pode vingar-se nele...

Fale com a dona a ver se ele quer dar o cão.
Talvez depois da polícia lá ir, ele queira...
Depois, púnhamos para adopção.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
marta_vasques
Membro Veterano

terça jul 05, 2005 11:17 am

Rainbow Escreveu: Apresenta-se queixa à Polícia Municipal, eles falam com o dono, e fazem uma chamada de atenção. Podem até levar o Vet Municipal, para comprovar se o cão está em condições.
Pode ser que resulte e o brutamontes se controle mais um pouco... No meu caso resultou. ;)

O máximo que poderá acontecer é o cão ir parar ao canil, se for apresentada queixa várias vezes podem retirar o animal ao dono...
Mas isso já é mais difícil acontecer, porque tinham que provar muitas coisas, mas se isso realmente acontecesse alguém poderia retirar o cão do canil e acolhê-lo temporariamente até uma possível adopção.

Normalmente a chamada de atenção resulta. Tem é de ser paciente e telefonar para lá várias vezes... E pode apresentar queixa em anonimato, se preferir.
Eu nunca me vi numa situação destas e é por isso que, provavelmente, estou a fazer disto um bicho de sete cabeças. Tenho medo de tomar uma atitude por vários motivos:

- Se apresento queixa e a polícia vai realmente falar com o homem, o que me garante que ele não vai espancar ainda mais o cão? Há tantos casos assim, mesmo entre humanos, quanto mais com um animal "invisível"...

- Se lhe retiram o cão e o colocam num canil para adopção, o que será daquele cão? É um Dobermann, não é um Cocker. E adulto. Quem o iria adoptar? Com aquele célebre mito de que estes cães ficam loucos e atacam os donos... Ou então algum tipo que ache o máximo ter um cão "que mete respeito" e o use para outros fins...

Tenho muito medo de ainda ir fazer pior... :(
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça jul 05, 2005 11:33 am

Eu nunca me vi numa situação destas e é por isso que, provavelmente, estou a fazer disto um bicho de sete cabeças. Tenho medo de tomar uma atitude por vários motivos:
Não se preocupe que ainda vai encontrar muitos pela sua vida fora... acredite que não se torna mais fácil, possivelmente ainda piora relativamente ao que sentimos em relação a estas pessoas ou mesmo perante a nossa impotência em atender a todos os casos... e este ao menos ainda tem casa....

Código: Selecionar todos

- Se apresento queixa e a polícia vai realmente falar com o homem, o que me garante que ele não vai espancar ainda mais o cão? Há tantos casos assim, mesmo entre humanos, quanto mais com um animal "invisível"...
Duvido que espanque o cão neste caso, pode é continuar a fazê-lo no resto da vida do animal... pode é muito bem querer espancá-la a si... ou a quem fizer queixa...

Código: Selecionar todos

- Se lhe retiram o cão e o colocam num canil para adopção, o que será daquele cão? É um Dobermann, não é um Cocker. E adulto. Quem o iria adoptar? Com aquele célebre mito de que estes cães ficam loucos e atacam os donos... Ou então algum tipo que ache o máximo ter um cão "que mete respeito" e o use para outros fins...
O que vai acontecer ao CÃO se o retirarem dos donos (o que duvido, pq isso só acontece em paises desenvolvidos e não neste 3º mundismo em que vivemos) é o que tem de pensar... e se há pouco a marta dizia que até gostava que o mito fosse verdadeiro, agora repensado... não era bem isso que queria dizer pois não ? ;)

Ps. Não se resolve violência com violência... nem com conversas... só mesmo com terapia e medicação (da forte)... ;)
marta_vasques
Membro Veterano

terça jul 05, 2005 11:40 am

amus Escreveu:
O que vai acontecer ao CÃO se o retirarem dos donos (o que duvido, pq isso só acontece em paises desenvolvidos e não neste 3º mundismo em que vivemos) é o que tem de pensar... e se há pouco a marta dizia que até gostava que o mito fosse verdadeiro, agora repensado... não era bem isso que queria dizer pois não ? ;)
Sinceramente, nem sei. Seria uma espécie de justiça poética. Mas não, os Dobermann não ficam loucos aos cinco anos, ou lá o que é, nem comem os donos! Só que essa ideia pode comprometer seriamente uma possível adopção... É como querer convencer alguém a adoptar um pitt, ou um rott... é complicado. Já pensei nisso: o que será dele?

Terapia? De preferência terapia de choque... uma banheira cheia de água e um secador de cabelo lá para dentro...
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça jul 05, 2005 11:49 am

É lógico que aquele mito acerca do Dobermann não passa disso mesmo,de um mito. O homem é um idiota...coitado do cão!!
No jardim ao pe da casa dos meus pais também havia um rapaz que maltratava o seu pitt bull. O cão era super meigo, mas ele queria que fosse agressivo!! O cão adorava festas, mas a uma certa altura deixou de se mostrar receptivo...sempre que se mostrava meigo com alguém o dono batia-lhe ou gritava-lhe! Nunca mais vi esse cão, mas aposto que deve estar com um comportamento bem diferente....
Também não acredito que tirem o cão ao homem...neste país só se faz o que não se deve e vice versa!
Joana Andersen
Última edição por JoanaElectra em terça jul 05, 2005 11:57 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”