O choque!!!O horror!!!A crueldade!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SDPMG
Membro
Registado: sexta jun 24, 2005 10:31 am

sexta jul 08, 2005 10:18 pm

Dogo:
Tenho vários Dogos (inclusive dos Makuas) e não são o meu tipo de cão (Dogo). Não quero com isto dizer que os Makuas não tem bons cães...ou pelo menos já houve tempos que sim, que me lembre.

Não sei se é por estar habituado a caçar com matilhas de cães de trabalho, mas parece-me que anda por aí muita gente que cria Dogos que pensa que anda a criar porcos.
Sempre gostei das suas intervenções, por serem talvez dos poucos equilibrados que por aqui se vai encontrando ... quando soube que tinha 3 dogos de 3 afixos diferentes perguntei-lhe por mp que diferenças encontrava entre eles ... sem ter qualquer resposta ...

O que lhe iria pedir é se poderia responder aqui mesmo uma vez já que começou por dar a opinião acerca de um dos afixos ??

Estaria a contribuir para um melhor conhecimento da raça e a evitar que se comprem "porcos" por cães ...
SDPMG
Membro

sexta jul 08, 2005 10:52 pm

Dogo
...mas parece-me que anda por aí muita gente que cria Dogos que pensa que anda a criar porcos.
não me parece ;) e a prova disso:

Java (5 mesitos)

Imagem

Imagem

.... mas quem sou eu :roll:

apenas uma dona babada :p no meio de tanto expert :lol:
Última edição por SDPMG em sexta jul 08, 2005 10:54 pm, editado 1 vez no total.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sexta jul 08, 2005 10:53 pm

Dogo Escreveu:Tenho vários Dogos (inclusive dos Makuas) e não são o meu tipo de cão (Dogo). Não quero com isto dizer que os Makuas não tem bons cães...ou pelo menos já houve tempos que sim, que me lembre.
Tem toda a razao entao! gostos sao gostos...E existem outras linhas tb mt interessantes, mas confesso q em portugal nao consigo comparar nada a qualidade dos makuas!
Já alguma vez teve a oportunidade de estar perto do baron(jeronimo del baron dos makuas) ou do chacal de la herencia? só um exemplo...

Cmp.
DR
Dogo
Membro
Registado: domingo out 24, 2004 2:08 am

sexta jul 08, 2005 10:58 pm

Viva

Não me parece correcto estar a a fazer comparações entre criadores em forum aberto.

Apenas dei a minha opinião pessoal.

Vou enviar-lhe uma pm.

Quando falo em "porcos" refiro-me ao excesso de peso (que quase sempre ultrapassa o estalão da raça em questão) e consequentemente à falta de funcionalidade para com o fim com que foram criados - a Caça .

Como os mais atentos já devem ter reparado, a raça Dogo Argentino está a tomar dois rumos diferentes: Um, o que mais adeptos conquista, o cão de exposição que de funcional não tem nada pois é dificil imaginar um cão com mais de 50 Kg correr muitos quilometros e ainda guardar um pouco de folego para agarrar um porco. O outro, um animal com um peso na ordem dos 43, 45Kg que geralmente passa despercebido e que muitas vezes é substimado por levar as costelas à mostra mas que no fundo é terrivelmente agil e eficaz.
SDPMG
Membro

sexta jul 08, 2005 11:03 pm

Dogo: fico à espera :D

e faça uma cópia da que me vai mandar porque, se o interesse dos que por aqui têm passado for real, vai ter muitas mp para enviar ;)
Dogo
Membro

sexta jul 08, 2005 11:13 pm

noInfo Escreveu:
Tem toda a razao entao! gostos sao gostos...E existem outras linhas tb mt interessantes, mas confesso q em portugal nao consigo comparar nada a qualidade dos makuas!
Já alguma vez teve a oportunidade de estar perto do baron(jeronimo del baron dos makuas) ou do chacal de la herencia? só um exemplo...

Cmp.
DR
Já que fala nisso... Sabe que Guimarães tambem é Portugal apesar de ser norte. ;) :D Se puder dê lá um salto e visite o canil Del Tucuman Bucar.

Já agora diga-me, concretamente o que entende por qualidade?
Beleza? Para mim é secundário...Apesar de ter ficado muito bem impressionado com o cão da Patricia.
noInfo
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 11:18 pm

Alem fronteiras, dos melhores dogos q alguma vez vi!
esta cadela tem uma uma estectica e uma postura fora do comum.
A Tala do canil ACKON CAHUAK(Wch. 2001) filha do famoso Indio DEL LITORAL.

Imagem
SDPMG
Membro

sexta jul 08, 2005 11:21 pm

Dogo
Já que fala nisso... Sabe que Guimarães tambem é Portugal apesar de ser norte. Se puder dê lá um salto e visite o canil Del Tucuman Bucar.
pois perdoem-me a minha ignorancia mas quando procurei um DA tb visitei o canil Del Tucuman Bucar e aí só vi beleza mesmo ....

inclusive ouvi as seguintes palavras: estamos a apostar muito numa linha de beleza, para alem de que o 1º cão deste canil ser extremamente agressivo "Paco Del Huaico "

http://tucumanbucar.no.sapo.pt/galeria-fotos.html
Dogo
Membro

sexta jul 08, 2005 11:38 pm

SDPMG Escreveu:
pois perdoem-me a minha ignorancia mas quando procurei um DA tb visitei o canil Del Tucuman Bucar e aí só vi beleza mesmo ....

http://tucumanbucar.no.sapo.pt/galeria-fotos.html
Já viu muito então...estava à espera de ver o quê? Uma montaria dentro do quintal ? ;) :lol:
noInfo
Membro Veterano

sábado jul 09, 2005 1:00 am

Dogo Escreveu: Já que fala nisso... Sabe que Guimarães tambem é Portugal apesar de ser norte. ;) :D Se puder dê lá um salto e visite o canil Del Tucuman Bucar.

Já agora diga-me, concretamente o que entende por qualidade?
Beleza? Para mim é secundário...Apesar de ter ficado muito bem impressionado com o cão da Patricia.
Dogo, quando eu digo "mas confesso q em portugal nao consigo comparar nada a qualidade dos makuas!" é pq tenho o pleno conhecimento das restantes linhagens criadas no nosso país para poder comparar nao é? logo, minha opiniao nao vem ao acaso! ;)

Quanto a qualidade ao contrario de si, para mim é o equilibrio entre a morfologia e a funcionalidade, e no caso dos caes de Del Tucuman Bucar a sua morfologia nao me diz grande coisa (por exemplo a cadela q apresenta no avatar...acho a Canka mt comprida e com a cabeça algo desproporcional em relaçao ao corpo). Quanto ao seu factor funcional devo dizer q o desconheço, logo nao me posso pronunciar..(mas imagino q supere o morfologico pelo q entendi..)
mas isto é apenas a minha opiniao!
Dogo Escreveu:Como os mais atentos já devem ter reparado, a raça Dogo Argentino está a tomar dois rumos diferentes: Um, o que mais adeptos conquista, o cão de exposição que de funcional não tem nada pois é dificil imaginar um cão com mais de 50 Kg correr muitos quilometros e ainda guardar um pouco de folego para agarrar um porco. O outro, um animal com um peso na ordem dos 43, 45Kg que geralmente passa despercebido e que muitas vezes é substimado por levar as costelas à mostra mas que no fundo é terrivelmente agil e eficaz.
Tem toda a razao! mas ainda vai acontecendo o q eu referi atras, o equilibrio entre ambos os factores ;) q dá origem ao "modesto" titulo de campeao mundial.
o Talisman de LA VIEJA DIANA (2000 Wch. ARG.) tb caçador! :roll: "curiosamente" do canil autor do polemico video q aqui coloquei..(onde parece q a funcionalidade é testada até de mais..)
alias este cao é bisneto do proprio dogo protagonista do video(CG Don Torcuato de LA VIEJA DIANA)
Imagem

e por sua vez...Talisman de LA VIEJA DIANA q deu fruto juntamente com a Tala ACKON CAHUAK(a fabulosa cadela q mostrei no meu post anterior) ao campeao do mundo junior.
Pampero ACKON CAHUAK
Imagem

Cmp.
DR
Dogo
Membro

sábado jul 09, 2005 1:48 am

Viva

noInfo, embora concorde consigo em alguns aspectos nomeadamente no capitulo dos campeôes que ilustra demonstrando muito bom gosto, penso que este "serrar de presunto" não nos levará a nada....Pelo menos a mim porque ou serei eu um mero obtuso ou então só dou realmente valor aos cães depois de os ver no desempenho das suas funções.

Em relação à Canka, de facto não é uma cadela estéticamente equilibrada, mas a foto da sua cabeça preenche na totalidade os requisitos para o meu avatar...E como diz o povo, quem vê caras não vê o resto. :lol: ;)

Repare neste cão

Imagem

Se calhar não é esteticamente muito equilibrado, talvez um pouco "cabeçudo" até mas tem um corpo leve e musculado e uma cabeça forte. Este cão tem um grande potencial para o trabalho de corrida e agarre...e o resto?

Sabe que actualmente em Espanha só cerca de 3 em cada 10 cães (Dogos) preenchem os requisitos para cão de agarre? Porquê?
Porque há por aí muito "papo-seco" que descobriu nisto um negocio para ganhar umas coroas e quando damos por ela o trabalho do Dr. nos anos 20 foi todo pelo cano abaixo.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 09, 2005 2:18 am

Dogo Escreveu:
Se calhar não é esteticamente muito equilibrado, talvez um pouco "cabeçudo" até mas tem um corpo leve e musculado e uma cabeça forte. Este cão tem um grande potencial para o trabalho de corrida e agarre...e o resto?
Boas,

Só não convem esquecer que muitos dos cães que aparecem aí em exposições estão acima do seu peso ideal. Se a ração dos bichos fosse reduzido às tantas não tinham tanto aspecto de porco.

Isto sem querer defender qualquer tipo de canil/criador porque a esse nivel, conheço muito pouco a realidade portuguesa.
Mas, e só por curiosidade, há alguem a caçar (entenda-se a caçar ... nao a fingir que caça) com cães dos Makuas ou de Tucuman ?

Regards
Nanci

Ps - aproveito o momento e partilho umas fotos dos meus DA preferidos

Imagem

Imagem
Elumpa Del Aruen, a.k.a. “Toro”,

Imagem
Torito De Calfucura

Imagem
EC Lola Del Gualilán,

Imagem

CGIL Bombon De Los Medanos

(e sinceramente nem sei pq estou a dispender tanto tempo neste topico ...)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
noInfo
Membro Veterano

sábado jul 09, 2005 2:43 am

Dogo Escreveu:...ou então só dou realmente valor aos cães depois de os ver no desempenho das suas funções.
Deve ser isso.. ;)
mas q é algo d valioso, visto o factor funcional estar se a perder e nao nos devamos esquecer q foi esse msm factor q "deu vida ao dogo".
Mas eu tenho um ponto d vista um pouco mais "recente" onde coloco a morfologia lado a lado com a funcionalidade ou mesmo um pouco a cima até, visto eu nao partilhar tao efusivamente do seu gosto pela caça, gosto esse q reflete bem o seu ponto de vista! q segundo Martinez até é o mais correcto! e nao faz sentido algum este ser esquecido.

Cmp.
DR
noInfo
Membro Veterano

sábado jul 09, 2005 2:53 am

cindelP Escreveu:Mas, e só por curiosidade, há alguem a caçar (entenda-se a caçar ... nao a fingir que caça) com cães dos Makuas ou de Tucuman ?
Sei d um makuas q dá uns toques, ;) e da maneira q ambos sabemos! ;) old style way!
cindelP Escreveu:(e sinceramente nem sei pq estou a dispender tanto tempo neste topico ...)
É a paixao pelos dogos a despertar em ti Nanci! :D

Cmp.
DR
Dogo
Membro

sábado jul 09, 2005 3:45 am

CindelP Escreveu: Mas, e só por curiosidade, há alguem a caçar (entenda-se a caçar ... nao a fingir que caça) com cães dos Makuas ou de Tucuman ?
Do Tucuman conheço vários, dos Makuas desconheço...Embora não seja este factor determinante para a minha preferência.
Responder

Voltar para “Cães”