Sim é verdade ... é mais fácil gostar-se quando se tem um em casa ...Se gosta mais dos Makuas, que bom para si pois já tem um exemplar deste canil.
Já agora, e enquanto espero pela sua mp

Moderador: mcerqueira
Sim é verdade ... é mais fácil gostar-se quando se tem um em casa ...Se gosta mais dos Makuas, que bom para si pois já tem um exemplar deste canil.
É possivel que o objectivo do canil Tucuman seja fazer aquilo que o Makuas já tem vindo a fazer há varios anos...SDPMG Escreveu:
as minhas desculpas se o interpretei mal ... no entanto intervenções como esta:dão a ideia de que se trata de um afixo preocupado em manter uma linha "original" vocacionada para a caça enquanto o objectivo é exactamente o contrario: criar uma linha de beleza (dito pelo próprio criador)Já que fala nisso... Sabe que Guimarães tambem é Portugal apesar de ser norte. Se puder dê lá um salto e visite o canil Del Tucuman Bucar.
noInfo Escreveu: Só uma coisa...Fazer criaçao nao é fazer clonagem.
Um bom criador apesar de possuir exemplares de alta qualidade com uma optima herança genectica, nao pode garantir "frutos" da mesma qualidade a 100%...uma ninhada nao é só um cao, existem smp uns melhores q outros...Se assim não fosse nao existiriam os enventos para distingir essa mesma qualidade!
E dps tb existe o caso da incompatibilidade, 2 excelentes linhagens de caes podem dar origem a pessimos exemplares quando misturadas...
Isto nao tao simples como... comprar o filho do ch X...e cruzar com a filha do ch Y! Tem q haver uma escolha consciente e bem analisada no cruzamento entre exemplares de diferentes "bloodlines" para q resulte num aprefeiçoamento possitivo para a raça...
(Este ultimo comentario foi meramente instructivo, nao é destinada a nenhum dos canis falados aqui, como é obvio...)
Cmp.
DR
E estamos a falar da funcionalidade, da morfologia ou das 2?Dogo Escreveu: Repare que não falo pelo que tenho em casa mas sim pela maioria dos que conheço oriundos do mesmo canil. Não quer dizer que já não tenha visto bons exemplares.
Não pense que se trata de mais um caso de alguem que teve azar ou não soube escolher...a velha classica desculpa de muitos criadores!
Repare que um cão que não seja morfologicamente equilibrado não é tão funcional...Portanto estamos a falar de ambas.noInfo Escreveu:E estamos a falar da funcionalidade, da morfologia ou das 2?Dogo Escreveu: Repare que não falo pelo que tenho em casa mas sim pela maioria dos que conheço oriundos do mesmo canil. Não quer dizer que já não tenha visto bons exemplares.
Não pense que se trata de mais um caso de alguem que teve azar ou não soube escolher...a velha classica desculpa de muitos criadores!
Cmp.
DR
Boas,Dogo Escreveu: Repare que um cão que não seja morfologicamente equilibrado não é tão funcional...Portanto estamos a falar de ambas.
A minha pergunta deve-se ao facto de vc anteriormente ter dito q a funcionalidade deve prevalecer a morfologia, o q na minha opiniao, esses 2 factores devem possuir o mesmo nivel de importancia, logo, nao posso considerar uma analise sua valida segundo o meu ponto de vista.Dogo Escreveu:noInfo escreveu:
Dogo escreveu:
Repare que não falo pelo que tenho em casa mas sim pela maioria dos que conheço oriundos do mesmo canil. Não quer dizer que já não tenha visto bons exemplares.
E estamos a falar da funcionalidade, da morfologia ou das 2?
Cmp.
DR
Repare que um cão que não seja morfologicamente equilibrado não é tão funcional...Portanto estamos a falar de ambas.
Para completar...os makuas em termos morfologicos nao vale a pena comentar...tem os titulos q o comprovam..em relaçao a funcionalidade da linha, tem uma excelente ascendencia genetica q lhes dá uma optima predisposiçao funcional...mas isto é só a minha opiniao...nao o estou a tentar convencer d nada.noinfo Escreveu: Os cães do proprio criador de Tucuman sao utilizados para a caça?
Ambos os criadores tem caes do seu afixo a caçar.
Se vamos falar do factor genectico, quanto a funcionalidade de ambas as linhagens estao em pé d igualdade.
Tucuman desenvolveu-se em grande parte atravez da linhagem DEL TUMI
e nos Makuas temos a linhagem DEL HERENCIA.
Ambos (Del tumi e Del Herencia) mantem na pratica a funcionalidade dos seus proprios exemplares, nao sendo apenas campeões de beleza, mas sim tb optimos caçadores.
O exemplo do Baron del Herencia, considerado dos melhores dogos do mundo (dogo q mostrei no post anterior) apesar de ser
Ch. Argentino, Gran Ch. Argentino
Sub-Ch. Mundial 2000
Ch. Int: Latino Am, Urg, Ita.
Ch reprodutor Italiano 2002
Ch reprodutor Italiano 2003
Melhor reprodutor Argentino 2002
Melhor reprodctor Argentino 2003
etc....
É tb utilizado na caça sendo optimo um caçador.