Treino básico para Collie com 9 meses
Moderador: mcerqueira
Olá Bom dia !
Precisava da vossa ajuda ! A nossa nova menina (veio para nossa casa com 3 meses e meio), eque já tem 9 meses, é muito medrosa e assustadiça ! Sabemos que a Mãe também é assim. Mas como temos alguma experiência com esta magnifica raça, penso que um treino não seria mau, mas sou completamente leiga nesta matéria ! O que queria é um treino perfeitamente básico, para ela ter mais confiança nela própria ! Deram-me a indicação da ACAP mas fica muito longe ! Será que têm dicas sobre este assunto, pode fazer-se o treino em casa ?
e sobretudo pessoas de confiança ??
Obrigada desde já pela vossa ajuda !
Nuska
Precisava da vossa ajuda ! A nossa nova menina (veio para nossa casa com 3 meses e meio), eque já tem 9 meses, é muito medrosa e assustadiça ! Sabemos que a Mãe também é assim. Mas como temos alguma experiência com esta magnifica raça, penso que um treino não seria mau, mas sou completamente leiga nesta matéria ! O que queria é um treino perfeitamente básico, para ela ter mais confiança nela própria ! Deram-me a indicação da ACAP mas fica muito longe ! Será que têm dicas sobre este assunto, pode fazer-se o treino em casa ?
e sobretudo pessoas de confiança ??
Obrigada desde já pela vossa ajuda !
Nuska
Aqui deixo algumas dicas de como iniciar o “treino” e também como escolher o “treinador” .
O principal objectivo de treinar um cão deverá ser o de lhe proporcionar bem-estar físico e mental.
O treino bem implementado proporciona actividade física e mental sobre a forma de estímulos que desenvolvem a sua inteligência.
Deve ter início dos 3 aos 6 meses (período variável em casos específicos), nesta fase os objectivos principais deverão ser;
- Sociabilização com outros cachorros e pessoas estranhas (objectivo principal e fundamental).
- Estimular a criação de uma boa relação contacto condutor/cão.
- Iniciar os andamentos com trela e as posições junto ao condutor.
- Iniciar a busca de um objecto (bola, boneco etc.) na forma de um jogo.
- Habituação a barulhos e situações estranhas ou “anormais”
- Nesta fase os cães devem passar a maior parte do tempo sem trela a sociabilizar com os outros.
Metodologia
- O treinador deve ensinar o condutor a treinar o seu cão.
- O treinador deve usar métodos (não apenas um) fáceis de aprender pelo condutor.
- O condicionamento do cão deve ser feito com reforço positivo (recompensar o comportamento desejado)
- Os cães devem gostar do treino e não mostrar medo.
- Não há violência sobre o cão.
- O treinador deve recomendar “trabalho para casa” pois o treino não é feito só na escola.
- O treinador é gentil com os condutores e com os cães.
- Deve haver comunicação fácil entre o treinador e o condutor.
- A coleira estranguladora não deve ser usada exclusivamente.
- O treino deve ser progressivo começar do simples para o complicado.
- O treino deverá ser feito em função do carácter do cão, para perceber como deve ser tratado (com firmeza ou calma).
- Evitar o uso de punições (podem desencorajar tornar o cão imune á punição).
E agora algumas regras para treino canino
- Cães normais aprendem em qualquer idade embora a aprendizagem seja mais intensa no período juvenil.
- Paciência e recompensas imediatas
- Recompensas Intermitentes
- Recompensas apropriadas ao comportamento desejado.
- Diversão
- Cães cansados não aprendem, a actividade mental é mais cansativa que a física.
- Ambiente calmo.
. Devem ser usadas ordens básicas que todo o cão deve saber.
- O nome do cão só deve servir para chamar a atenção.
- Todas as pessoas da família devem treinar o cão.
Muito mais havia a dizer sobre o assunto mas espero que com estas dicas ter ajudado.
O principal objectivo de treinar um cão deverá ser o de lhe proporcionar bem-estar físico e mental.
O treino bem implementado proporciona actividade física e mental sobre a forma de estímulos que desenvolvem a sua inteligência.
Deve ter início dos 3 aos 6 meses (período variável em casos específicos), nesta fase os objectivos principais deverão ser;
- Sociabilização com outros cachorros e pessoas estranhas (objectivo principal e fundamental).
- Estimular a criação de uma boa relação contacto condutor/cão.
- Iniciar os andamentos com trela e as posições junto ao condutor.
- Iniciar a busca de um objecto (bola, boneco etc.) na forma de um jogo.
- Habituação a barulhos e situações estranhas ou “anormais”
- Nesta fase os cães devem passar a maior parte do tempo sem trela a sociabilizar com os outros.
Metodologia
- O treinador deve ensinar o condutor a treinar o seu cão.
- O treinador deve usar métodos (não apenas um) fáceis de aprender pelo condutor.
- O condicionamento do cão deve ser feito com reforço positivo (recompensar o comportamento desejado)
- Os cães devem gostar do treino e não mostrar medo.
- Não há violência sobre o cão.
- O treinador deve recomendar “trabalho para casa” pois o treino não é feito só na escola.
- O treinador é gentil com os condutores e com os cães.
- Deve haver comunicação fácil entre o treinador e o condutor.
- A coleira estranguladora não deve ser usada exclusivamente.
- O treino deve ser progressivo começar do simples para o complicado.
- O treino deverá ser feito em função do carácter do cão, para perceber como deve ser tratado (com firmeza ou calma).
- Evitar o uso de punições (podem desencorajar tornar o cão imune á punição).
E agora algumas regras para treino canino
- Cães normais aprendem em qualquer idade embora a aprendizagem seja mais intensa no período juvenil.
- Paciência e recompensas imediatas
- Recompensas Intermitentes
- Recompensas apropriadas ao comportamento desejado.
- Diversão
- Cães cansados não aprendem, a actividade mental é mais cansativa que a física.
- Ambiente calmo.
. Devem ser usadas ordens básicas que todo o cão deve saber.
- O nome do cão só deve servir para chamar a atenção.
- Todas as pessoas da família devem treinar o cão.
Muito mais havia a dizer sobre o assunto mas espero que com estas dicas ter ajudado.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Támbém tenho uma collie, o treino foi bastante simples, contacto com a cadela do quintal (tanta brincadeira, é só loucura), muitos mimos, e muitos doces, cada vez que um objectivo era cumprido (no caso dos doces claro). Isto foi o suficiente pois ela quando veio para casa era medricas e não ligava muito a pessoas, agora atira-se a toda a gente para dar uma boa lambidela 

A minha collie também é super medricas até com o barulho das motas se encolhe toda e fica toda a tremer parece que tá a ter um ataque, sempre li muito sobre os collie's e diz-se que a maioria são assim assustadiços mas penso que existem algumas formas de eles ultrapassarem isso, mas até hoje nunca consegui encontrar nada para que ele conseguisse ultrapassar os medos que tem, ás vezes até me dá impressão que tem medo da propria sombra. Porque será que ela reage assim???
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Será que a sociabilização da sua cadela foi bem feita?secretss Escreveu: A minha collie também é super medricas até com o barulho das motas se encolhe toda e fica toda a tremer parece que tá a ter um ataque, sempre li muito sobre os collie's e diz-se que a maioria são assim assustadiços mas penso que existem algumas formas de eles ultrapassarem isso, mas até hoje nunca consegui encontrar nada para que ele conseguisse ultrapassar os medos que tem, ás vezes até me dá impressão que tem medo da propria sombra. Porque será que ela reage assim???
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Deve-se ter enganado e enviou-me uma mensagem privada em vez de responder no forum
, mas eu coloco aki:
Boa sorte

Uma sociabilização correcta, é habituar a cadela à trela e depois ir para sitios onde haja barulho, muitas pessoas, muitos cães, etc como por exemplo o centro de uma cidade. Com o tempo ela vai-se habituar a esses ruidos de fundo e já não se assustará com tanta facilidade.ronnie Escreveu: Nós achamos que sim !
Ela veio para nossa casa com 3 meses, conhecemos os pais caninos e não só, e desde que está connosco graças a Deus nunca lhe aconteceu nada ! Será que podemos chamar a isso de socialibilização correcta ??
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Nestes casos tem de ser você a dar-lhe confiança.
Leve-a consigo para sítios com muita gente, outros animais, barulho, confusão.
Ela há-de se amedrontrar e, nessa altura, há-de procurar refúgio junto a si.
Não lhe faça festas, nem lhe pegue, mas fale com ela num tom de voz sereno como se comentasse o tempo com uma amiga.
Dê-lhe confiança como se ela fosse um bébé - sentindo a dona calma, ela também se vai acalmar.
Com a repetição vai considerar a confusão como normal e perder o medo.
Leve-a consigo para sítios com muita gente, outros animais, barulho, confusão.
Ela há-de se amedrontrar e, nessa altura, há-de procurar refúgio junto a si.
Não lhe faça festas, nem lhe pegue, mas fale com ela num tom de voz sereno como se comentasse o tempo com uma amiga.
Dê-lhe confiança como se ela fosse um bébé - sentindo a dona calma, ela também se vai acalmar.
Com a repetição vai considerar a confusão como normal e perder o medo.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Ana
Muito obrigada pela sua dica !!!!
Por acaso pensei que fosse o inverso !!! Vou fazer a experiência a ver se "pega" ! Porque quando ela está solta nos fins de semana no jardim, porta-se lindamente, não tem medo nem do vento nem das folhas a cair antes pelo contrário, até salta o muro e vai ter com os amigos que estão nas casa por perto ! Vá-se lá perceber o que vai na cabeça desta princesa !
Muito obrigada pela sua dica !!!!
Por acaso pensei que fosse o inverso !!! Vou fazer a experiência a ver se "pega" ! Porque quando ela está solta nos fins de semana no jardim, porta-se lindamente, não tem medo nem do vento nem das folhas a cair antes pelo contrário, até salta o muro e vai ter com os amigos que estão nas casa por perto ! Vá-se lá perceber o que vai na cabeça desta princesa !

Olá!
Pois a minha cadela talvez seja bastante assustadiça porque quando ela veio para minha casa com oito meses estava horrivel, magra, o pelo todo porco, enfim só eu sei como a encontrei, ela foi abandonada pelos donos e penso que lhe deviam bater muito, porque antes bastava eu dar uma gargalhada mais alto ou falar um pouco alto que ela ficava logo a tremer, hoje já não é assim mas penso que deve ter alguns traumas dos carros e motas quando andou abandonada, mas agora tento dar-lhe o maximo de atenção e carinho, ás vezes levo-a ao café mas ela fica o tempo todo a tremer debaixo da mesa e fico com pena e por isso deixei de a levar.
Pois a minha cadela talvez seja bastante assustadiça porque quando ela veio para minha casa com oito meses estava horrivel, magra, o pelo todo porco, enfim só eu sei como a encontrei, ela foi abandonada pelos donos e penso que lhe deviam bater muito, porque antes bastava eu dar uma gargalhada mais alto ou falar um pouco alto que ela ficava logo a tremer, hoje já não é assim mas penso que deve ter alguns traumas dos carros e motas quando andou abandonada, mas agora tento dar-lhe o maximo de atenção e carinho, ás vezes levo-a ao café mas ela fica o tempo todo a tremer debaixo da mesa e fico com pena e por isso deixei de a levar.
Olá!
Olá!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
O contacto com outros cães também afugenta o medo, e é um grande passo para a sociabilização do cão, no caso da minha cadela já tinha uns bons meses, e nada impediu de começar de novo.
Os collies são cães muito inteligentes, a minha até já aprendeu a fazer olhinhos de carneiro mal morto quando estou a ralhar, ou não, basta ela querer algo para começar a dar a pata e a meter-se no nosso colo, e basta nós dizermos o que ela quer que ela olha logo para o local, por exemplo, se ela quer rua olha para nós e para a rua, se quer biscoitos lambe os beiços e olha para a taça das guloseimas dela, é só lábia
Os collies são cães muito inteligentes, a minha até já aprendeu a fazer olhinhos de carneiro mal morto quando estou a ralhar, ou não, basta ela querer algo para começar a dar a pata e a meter-se no nosso colo, e basta nós dizermos o que ela quer que ela olha logo para o local, por exemplo, se ela quer rua olha para nós e para a rua, se quer biscoitos lambe os beiços e olha para a taça das guloseimas dela, é só lábia

Olá Leoa !
Pois nós também achámos que a sociabilização com outros cães ia dar resultado ! Ela esteve no w.e. passado com a Mãe e o irmão, em nossa casa portanto em território familiar ! Começou tudo muito bem, mas às tantas a Mãe deu-lhe "um raspanete" e ela encolheu-se toda e escondeu-se o resto da tarde !
Talvez ela esteja na "idade do armário" ??
Mas não vamos deistir não até porque conhecemos bastante bem a raça e a menina há-de aprender a comportar-se !
Muito obrigada pela sua ajuda !
S.
Pois nós também achámos que a sociabilização com outros cães ia dar resultado ! Ela esteve no w.e. passado com a Mãe e o irmão, em nossa casa portanto em território familiar ! Começou tudo muito bem, mas às tantas a Mãe deu-lhe "um raspanete" e ela encolheu-se toda e escondeu-se o resto da tarde !
Talvez ela esteja na "idade do armário" ??

Mas não vamos deistir não até porque conhecemos bastante bem a raça e a menina há-de aprender a comportar-se !
Muito obrigada pela sua ajuda !
S.