Abandonado na varanda?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta jul 14, 2005 2:24 pm

Num prédio à frente da minha casa, numa varanda, aberta, com grades mora um cão de porte pequeno, desde o verão passado, que foi positivamente abandonado na varanda.

Dão-lhe comida, dão-lhe água, entreabem a janela para o fazerem e voltam a fechá-la.
Não vai à rua, não brinca, nada, é aflitivo.

Os primeiros meses fartava-se de ganir e chorar, depois coitadinho lá se foi habituando :evil:

No entanto, eles também têm depressões e angustias como nós....

Eu pergunto a quem denunciar esta situação?

:(
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 14, 2005 2:28 pm

À policia. À policia. À policia. Frisar que o cãozinho chora de desespero e incomoda devido a essa situação. Eles são sempre mais céleres quando a razão é incómodo de pessoas. Se todos nós denunciassemos estas situações à policia, talvez alguma coisa começasse a mudar no nosso tacanho pais. POLICIA!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jul 14, 2005 2:39 pm

Meu Deus... :cry: :cry: :cry:
Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

quinta jul 14, 2005 2:39 pm

Boas,
Assisti a uma situação parecida...só que o cãozinho para além de estar negligenciado ainda era agredido...para além disso o sitio onde ele "vivia" nem se podia chamar varanda...

O que eu fiz foi contactar a GNR (vieram cá uns agentes mas como não se encontrava ninguém em casa, também não voltaram a insistir)...Tirei umas fotos que enviei para a LPDA, assim como a descrição da situação mas disseram-me que seria necessário ir lá pessoalmente e levar testemunhas. Entretanto a família de seres (que nem humanos deviam ser considerados) mudou de casa. Um dia quando eu cheguei a casa já não vi o carro deles e no sitio onde se encontrava o cãozinho já só estava os restos de imundice onde ele tinha que estar permanentemente. Não sei o que lhe terá acontecido, pobre bichinho.

Também pus papeis a denunciar a situação e a pedir aos moradores para fazerem igualmente queixa, à porta do prédio dos donos do cão.

Estas são as alternativas que eu sugiro que siga...pode sempre tentar falar com os donos do canito e chamá-los à atenção (se bem que esta opção dá sempre para o torto).

Muito boa sorte!
Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
imarcelo
Membro Veterano

quinta jul 14, 2005 3:15 pm

Falar com eles, impensável,já me apercebi que fervem em pouca água :roll:
Julgo que agora é tarde de mais, quando me apercebi da situação já ele coitadinho não fazia barulho.
Quando chovia levantava-me de noite para ir ver se o punham dentro de casa, mas lamentavelmente nunca aconteceu, e não há vez nenhuma que eu não vá a varanda e o veja eh muito triste.

Sofro imenso por ver animais abandonados, mas esta situação tambem não é melhor, enfim...... :evil: :evil:
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jul 14, 2005 3:18 pm

Experimente fazer queixa à polícia. Mesmo que o pobre do cão não faça barulho nenhum, diga-lhes que faz uma barulheira infernal...
Pode ser que eles vão lá...

Mundo mais patético... :cry: :cry:
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta jul 14, 2005 4:47 pm

Não sei se uma exposição do caso à LPDA pode ajudar mas pelo menos pode ser uma alternativa.

São impressionantes os níveis de egoísmo e de falta de sensibilidade que vejo cada vez mais nas pessoas. As coisas que não mudem não, que daqui a uns anos voltamos todos à Selva!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 14, 2005 4:51 pm

pois....aqui estes cães continuam na mesma. acorrentados, sozinhos, sem comida e água decentes. agora, já apareceu outro. mais do que a alimentação, é a falta de carinho que eles se ressentem. a polícia, ao que parece, só multou o homem por ele não ter registado os cães. quanto ao resto...estava quase tudo bem :evil: até as carraças :evil:
anjjazul
pauline
Membro
Registado: terça nov 02, 2004 12:02 pm

quinta jul 14, 2005 5:05 pm

Há pouco tempo na região onde moro surgiu uma situação parecida, nos primeiros 2 dias ainda deixei a situação andar, mas depois desloquei-me à GNR e fiz uma participação por escrito, denunciando a situação e afirmando que o animal estava a sofrer e fazia muito barulho. Estas situações têm de ser exageradas, porque se não ninguém faz nada :( Mas também me desloquei á proteção civil e fiz queixa, assim como à camara municipal, em quantos mais lados voçê fizer a participação, mais resultados positivos poderá obter ;) no meu caso resultou exagerei imenso :lol: mas eles cá vieram ,a proteção civil mais a gnr buscar a cadela, não sei se os donos pagaram alguma multa ou não devido às condições incriveis em que a cadela se encontrava, falta de água, comida enfim :( , mas a verdade é que a levaram para um jardim de um cunhado e a cadela já lá não se encontra fechada. Sinceramente só espero que ela se encontre bem , feliz e bem tratada, espero! Mas tenho a consciencia tranquila que tudo fiz para que pudesse viver numas condições mais dignas. Faça o mesmo ;) não é fácil, mas os nossos amigos de 4 patas bem merecem o nosso esforço e dedicação, quem cala consente, e não fazer nada é ser cumplice de uma situação triste e condenável. Pense nisso!
<p><u>Pauline</u></p>
Martasa
Membro
Registado: quarta abr 07, 2004 2:04 pm

quinta jul 14, 2005 5:08 pm

também já expus aqui no forum um situação dessas, mas era um husky numa pequena varanda, mas entretanto os donos mudaram de casa e espero que também tenham levado o animal. resta saber: se o levaram para uma situação identica, para uma situação melhor, ou se o abandonaram na primeira esquina.....................
imarcelo
Membro Veterano

sexta jul 15, 2005 8:26 am

Obrigada Guida :lol: eh uma ideia...

A policia só actua com uma abixo assinado dos moradores do prédio, e eles dado o mau feitio dos donos do canito não querem problemas...

Lembrei-me entretanto de mandar um e-mail para a sociedade protectora dos animais, lugava eu ''ingénua'' que fariam alguma coisa, engano :evil: nem me responderam....

Por isso obrigada pelas dicas vou tentar arranjar uma solução.

obrigado a todos
imarcelo
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

sábado jul 16, 2005 9:42 pm

não é necessário k o animal faça barulho para alertar a policia!! Atenção!! Estamos a falar de um animal k sofre privações e maus tratos constantes!
Vai a este site e informa-te!!
http://gaia.org.pt/pipermail/gaia-geral ... 04361.html
Eles deixam muito claro k a legislação em vigor responsabiliza as autoridades (GNR;PSP) pela fiscalização e aplicação dos diplomas e das normas que estabelecem. Contacta a ANIMAL (através do 222 038 640) sempre que precisar de alguma informação sobre como proceder nestes casos.
x2569455
Membro
Registado: sexta mai 13, 2005 4:19 pm

terça jul 26, 2005 8:34 pm

Aqui na minha zona tambem se passou algo semelhante
perto do prédio onde moro vivia um casal que deixava um cão de raça grande branco na varanda todo o dia,o bicho passou-se e atirou-se da varanda abaixo,resultado,o chão era cimento e o bicho morreu
quem não tem possibilidades ou tempo para ter um animal num apartamento mais vale da-lo para adoção e não os fazer sofrer ou abandonar que ainda é pior,porque um animal seja ele qual for é como uma criança precisa de quem tome conta e pricipalmente muito carinho :cry:
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jul 26, 2005 11:13 pm

Faça queixa à Polícia Municipal, à LPDA, à SPA aí da zona, pressione-os como puder.

Tem é que ser muito insistente... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
pauladoro
Membro
Registado: quarta abr 13, 2005 7:14 pm

quarta jul 27, 2005 9:17 am

Essa situação é de todo igual à que tive na minha rua. O cãozinho encontrava-se à meses na varanda e nunca o levavam à rua.
Fui à PSP e disseram-me que não podiam fazer nada, só com o avalo da câmara Municipal blá blá blá. No entanto soube de uma entidade dentro da GNR que é o SEPNA que actua justamente nestes casos.
Se fores ao site da GNR www.gnr.pt tem lá uma parte dirigida ao SEPNA. O que se tem de fazer é dar queixa formal da GNR indicando que a queixa deve ser dirigida ao SEPNA. E eles actuam. Na minha zona eles são bastante eficazes, casos há em que eles actuam no mesmo dia (casos em que abateram um cão com tiros, casos de ovelhas mortas, etc.)
No meu caso entretanto a PSP acabou por ir lá buscar o cãozinho antes mesmo de eu dar a queixa na GNR (eu não sabia que já lá tinham ido, apenas já não via o caozinho lá na varanda mas resolvi fazer a queixa na mesma), pois houve alguém que deve ter dado a denúncia antes e deve ter lá uma cunha na PSP pois foram vários agentes inclusive a comandante da PSP. No entanto o SEPNA apareceu na minha casa dias depois e pelos vistos trabalham ao fim-de-semana, pois foram lá ao Sábado. ;)
<p>Paula</p>
<p>Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um c&atilde;o...</p>
Responder

Voltar para “Cães”