Qual o limite da bondade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jul 24, 2005 11:13 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estas são algumas fotos recentes tiradas na Associação de Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira.

Eu e o meu marido viemos de lá impressionadíssimos... com as condições miseráveis em que estes animais sobrevivem. Apesar do enorme empenho das pessoas a situação é degradante: um cheiro nauseabundo, carraças aos montes, cães doentes por todo o lado,...
Simplesmente indiscritível!!!!!!

É um terreno grande, provisório (a câmara deu-lhes outro mas não permite construções :roll: ), em terra batida e com algumas ervas, bastantes canis mas sem locais de abrigo adequados e com áreas grandes não subdivididas (os cães acabam por se amontoar...). Umas barracas (a cair...) servem de cozinha, de armazém; Os medicamentos estão ao sol, ...

Peço perdão por dizer tal coisa mas... até que ponto a bondade justifica a falta de qualidade de vida destes animais? Qual o limite permitido para a dignidade?
msrmarisa
Membro
Registado: quarta fev 12, 2003 1:31 am

domingo jul 24, 2005 11:54 pm

Tem toda a razao, o pior é que em muitas associaçoes passa-se o mesmo, os socios muitas vezes, pagam as suas cotas ao inicio, mas depois acabam por se esquecerem de ajudar, nunca mais querem saber e nao é facil manter um canil com muitos animais sem a ajuda necessaria, claro que nunca pode ser um grupo de 2/3/4 pessoas que por mais vontade que tenham possivelmente nao terao dinheiro suficiente para alimentar todos aqueles animais, e tratar da suas saude, é necessario apoio de veterinarios e voluntarios, padrinhos, a camara tambem podia promover campanhas, até com a alimentaçao, existem muitas marcas de raçao que disponibilizam raçao para os canis sem qualquer tipo de reembolso,etc, etc...tudo isso é importante, para que haja qualidade de vida para esses animais, caso contrario é o que se vê!!!

Por acaso nao sabia que em Vila Franca de Xira o canil está nessas condiçoes tao horriveis, acho que nunca tinha visto nada como isto! Até faz confusao...

Cumprimentos
Marisa
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 25, 2005 12:02 am

Pois, por um lado é verdade, mas por outro o que fazer com estes pobres coitados? Deixá-los à sua sorte? Permitir que andem pelas ruas da agonia a passar fome e a morrerem aos poucos??
É muito difícil opinar nesta matéria... :(

Apliquem os fundos não só na 'doação' de terrenos sem permissão para construção, mas na conscencialização das pessoas, na obrigatoriedade da aplicação de microship (não a 35€ cada um claro, mas apoiado pelo estado), na esterlização de todos os animais que não tenham objectivos concretos de procriação controlada e autorizada, na penalização dos que abandonam os animais, etc... Isso sim, isso eram medidas à maneira! Mas não, 'eles' perdem o tempo e o dinheiro a inventar leis abortóides para penalizar não sei quem, sim porque nunca vi essa lei aplicada à prática, e a fingir que não sabem das lutas de cães, dos maus tratos inflingidos a animais tal como ficarem fechados dias a fio nas varandas, etc...

Enfim, ainda há muito a fazer para que estas misérias acabem...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
msrmarisa
Membro
Registado: quarta fev 12, 2003 1:31 am

segunda jul 25, 2005 12:43 am

Concordo plenamente!!!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda jul 25, 2005 8:00 am

topdown Escreveu:Peço perdão por dizer tal coisa mas... até que ponto a bondade justifica a falta de qualidade de vida destes animais? Qual o limite permitido para a dignidade?
Já viu a multiplicação de associações a que temos assistido? muitas vezes são redundantes e numa área de actuação onde poderia haver uma ou duas fortes... agora aparecem associações como cogumelos e depois, por muito bem intencionadas que sejam... não conseguem ajudar e retiram meios às que ainda tinham capacidade de fazer algo...

Como diz o adágio... de boas intenções está o inferno cheio... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda jul 25, 2005 8:55 am

casadiscaes Escreveu: Já viu a multiplicação de associações a que temos assistido? muitas vezes são redundantes e numa área de actuação onde poderia haver uma ou duas fortes... agora aparecem associações como cogumelos e depois, por muito bem intencionadas que sejam... não conseguem ajudar e retiram meios às que ainda tinham capacidade de fazer algo...

Como diz o adágio... de boas intenções está o inferno cheio... :roll:
Pois.... e o problema é que em alguns desses locais as pessoas acham que é preferivel manter um animal em condições degradantes do que eutanasiá-lo.

Ainda há dias atrás me disseram que "nós" não temos o direito de decidir sobre a vida deles.

Ao que parece não "podemos" decidir sobres a vida deles, mas podemos decidir sobre o sofrimento.
Última edição por PauloSantos em segunda jul 25, 2005 8:57 am, editado 1 vez no total.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

segunda jul 25, 2005 8:55 am

este problema é uma faca de dois gumes.
Não se podemos ficar á espera que o governo invente leis como a do micro-chip (que na minha opinião não vai resolver nada, temo que a partir dai quem quiser abandonar o cão, vai abandona-lo no meio de uma serra onde certamente não vai ser encontrado por ninguem), leis para evitar o abando não vão dar resultado abslutamente nenhum, tb existe uma lei que obriga os donos a passear os cães com a trela e no entanto é o que se vê, tambem existe uma lei que proibe que se maltratem os animais e é que se se vê, por isso não vamos pensar que estas leis do chip e outras do genero vão mudar alguma coisa.

O que deveria ser feito sim, na minha opinião, era aplicar algum dinheiro nas grandes assoçiações, criar boas condições para os animais e arranjar uma forma da associação se tornar independente monetáriamente, tipo abrir uma loja de ração e coisas para animais que trabalhe para a loja,e sócios(que pagem as cotas,claro), e mais coisas que não vou tar aqui a dizer todas.
Se pegassem no dinheiro que gastam no medicamento que usam para abater os animais (que é bem caro, abater um cão de grande porte pode custar até 50€, se tudo correr bem), e o usam para trata-los e criar boas condições, acredito que este problema não seria assim tão grave.

Mas enfim, para eles é muito mais fácil abate-los, atenção que não digo que não deveria ser abatido nenhum cão, sou a favor de sacrificar os doentes em prole dos de boa saude que têm boas hipoteses, mas não sou a favor do abate da maneira que é praticado hoje em dia em grandes parte dos canis.

Mas para os Socrates deste pais, isso não é nada com eles e os cães que se lixem, ora afinal são só cães, não é???

Susana
galaxi
Membro Veterano
Registado: domingo mai 02, 2004 10:45 pm

segunda jul 25, 2005 9:02 am

topdown Escreveu: Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estas são algumas fotos recentes tiradas na Associação de Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira.

Eu e o meu marido viemos de lá impressionadíssimos... com as condições miseráveis em que estes animais sobrevivem. Apesar do enorme empenho das pessoas a situação é degradante: um cheiro nauseabundo, carraças aos montes, cães doentes por todo o lado,...
Simplesmente indiscritível!!!!!!

É um terreno grande, provisório (a câmara deu-lhes outro mas não permite construções :roll: ), em terra batida e com algumas ervas, bastantes canis mas sem locais de abrigo adequados e com áreas grandes não subdivididas (os cães acabam por se amontoar...). Umas barracas (a cair...) servem de cozinha, de armazém; Os medicamentos estão ao sol, ...

Peço perdão por dizer tal coisa mas... até que ponto a bondade justifica a falta de qualidade de vida destes animais? Qual o limite permitido para a dignidade?
realmente esta e a simples a pura verdade por vezes eu e os meus pais passamos por la pois moramos bem perto alhandra para levar uns saquitos de ração e uns desparazitantes e é akela tristeza cada vez que vamos la ah pelos menos uns 6/7 cães novos.
fikem bem e toka a ajudar o canil de VFX ;)
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

segunda jul 25, 2005 9:12 am

È claro que todas as associações vivem com dificuldades.
Não têm apoios nem oficiais nem oficiosos e eu sinceramente nem sei como ainda vão conseguindo manter os animais.

Agora a pergunta sacramental. E nós o que fazemos? Temos pena, mais nada. Quando foi a última vez que contribuimos?

Existe uma campanha patrocinada por um outro forum " A campanha do Euro" em que todos os meses é eleita uma associação e são canalizadas doações, no minimo um Euro, para essa associação.

Tem tido grande adesão, felizmente.

Panaceias, não resolve o problema de fundo??? Tudo verdades mas não custa ajudar quem se dedica com prejuizo da saude e vida particular aos nossos amigos de quatro patas de forma tão incondicional.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda jul 25, 2005 9:18 am

dougat Escreveu:
Agora a pergunta sacramental. E nós o que fazemos? Temos pena, mais nada. Quando foi a última vez que contribuimos?
Alguns (bastantes) ajudam, por vezes até bem acima das suas capacidades e não só financeiramente.

A dimensão deste problema é que é tão grande que já todas as ajudas são poucas.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 25, 2005 10:17 am

Tomi Escreveu: Não se podemos ficar á espera que o governo invente leis como a do micro-chip (que na minha opinião não vai resolver nada, temo que a partir dai quem quiser abandonar o cão, vai abandona-lo no meio de uma serra onde certamente não vai ser encontrado por ninguem), leis para evitar o abando não vão dar resultado abslutamente nenhum, tb existe uma lei que obriga os donos a passear os cães com a trela e no entanto é o que se vê, tambem existe uma lei que proibe que se maltratem os animais e é que se se vê, por isso não vamos pensar que estas leis do chip e outras do genero vão mudar alguma coisa.
Claro que tudo o que eu referi era se vivessemos num país onde as leis realmente importantes fossem aplicadas, não nesta vergonha de país...

Mas a questão de melhorar os canis tb não sei se é assim tão boa ideia, por um lado é óbvio que sim, mas por outro não se resolvia o principal problema, o ABANDONO INDISCRIMINADO de animais. Isto para mudar tem de começar pelo civismo das pessoas, não é oferecer o cãozinho no Natal porque é "pitititi fofinho" e abandonar nas férias porque no Natal ninguém se lembrou que em Agosto é tempo de férias... E pior, no Natal a seguir oferecer outro e outro... :x

É mais ou menos como as ninhadas indesejadas, as esterlizações não estão ao alcance de todos devido ao seu preço, e não só, há pessoas que não têm capacidade para entender que isso é melhor para todos, para a cadela e para os donos, outras porque têm a cadela porque dá jeito ela ladrar quando alguém se aproxima da casa, e outros simplesmente porque sim :evil:

Isto é um problema a meu ver sem uma solução a curto prazo, por muito que estejamos aqui a teclar, de nada vale, hão-de haver sempre pessoas que abandonam os animais e que se burrifam para as nossas opiniões e conselhos.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 25, 2005 10:41 am

Na minha opinião a solução parte sem dúvida por uma legislação eficaz e uma fiscalização eficaz e era nesta base que todos deveriamos unir esforços. Quando olho para as fotografias elas chocam-me, como me choca ainda mais quando vejo na primeira pessoa. Mas não deixo de pensar, que mal por mal, sempre estão melhor no sitio aonde estão, mas também não posso opinar muito, porque não sou cão e não faço a menor ideia do que ele sente quer na rua, quer num abrigo. Sei que ali dentro pelo menos não há carros, não há veneno, não há pessoas maldosas a inventar mil e uma maneiras de torturar um animal.
Deveremos lutar, isso sim, por uma legislação e aplicabilidade da mesma. Neste País de treta, ainda há muito caminho para andar, mas sem dúvida que o início tem de partir pela existência de uma legislação e pela fiscalização da mesma, pelo menos, sempre que se apresenta uma queixa, não sei se alguém por aqui já se sentiu a falar chinês ao apresentar uma queixa sob maus tratos a uma entidade supostamente competente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda jul 25, 2005 11:05 am

Há associações a mais. Sinceramente, por mim existiam algumas grandes e boas. Mas não... Há um grupo de amigos muito caridosos que tem de fazer uma associação com albergue (porque sem albergue não dá, né?) em Alguidares de Baixo porque os cães abandonados de Alguidares de Baixo são cruelmente apanhados pelos funcionários da câmara.

Por mim essas associações, que nem associações são, formadas por grupecos que, por doença mental ou vontade inusitada de ser bem visto, se "juntam" para fazer "algo de bom"... Deviam ir todas para o limbo. Porque parecendo que não só acabam por trazer problemas às associações que ainda fazem algo que se veja.

Os "amigos" que querem ajudar, ajudem associações grandes. Assim as pequeninas desaparecerão.

(e já agora, muitas vezes a rua é melhor que um albergue. Porque há alguns em que os cães estão presos, a nascer e a morrer, cheios de doenças e de sarna para grande gáudio de um grupo de maluquinhos. Porque, adivinhem... Há muitos que o são.)
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

segunda jul 25, 2005 11:17 am

Costuma-se dizer que cada maluco tem a sua mania.

Tenho dúvidas se cães com fome, sede, vitimas de atropelamento...o tal estado de liberdade, são mais felizes....

Dos que estão em cativeiro, um ou outro é adoptado um ou outro tem uma festa de vez em quando......para esses "a tal gente maluca" faz a diferença.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 25, 2005 11:38 am

Sem dúvida que há canis e associações a mais. Sem dúvida que os apoios e todo o trabalho logistico deveria ser pertença de uma unica associação e canalizada pelas diversas associadas. Haveria mais apoios, maior fiscalização e acabava-se com os supostos "amigos" dos animais. Porque na realidade andam aí uns quantos "malucos", que ao invés de ajudar, criam verdadeiros campos de horror. E tudo em nome da amizade aos 4 patas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”