Será que só os "criadores" devem fazer criação?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
[quote]
E há pessoas que sabem o que querem e são capazes de ficar 1 ano á espera de um cachorro daquele determinado cruzamento...é como tudo na vida. Há que fazer opções.
[/quote]
Exacto, eu, por exemplo, esperei quase 10 meses para ter o meu cão.
Joana
E há pessoas que sabem o que querem e são capazes de ficar 1 ano á espera de um cachorro daquele determinado cruzamento...é como tudo na vida. Há que fazer opções.
[/quote]
Exacto, eu, por exemplo, esperei quase 10 meses para ter o meu cão.
Joana
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
-
- Membro
- Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
- Contacto:
É normal, eu esperei até finais do ano passado para conseguir, mediante as minhas exigências, adoptar uma cadela de criação própria para este ano começar a participar em expos.
É verdade que a crítica nas expos, aos nossos olhos, nem sempre nos parece a melhor(e eu nunca participei) mas na minha maneira de ver as coisas, é com criticas desfavoraveis que devemos aprender e compreender o que está menos bem ou o que pode ser melhorado.
Eu tenho grandes planos para a minha Bjanka, no entanto estes podem sair furados e ela não ser tão boa como me parece a mim, mas nessa altura cabe-me a mim aceitar e perceber onde falhei, ou melhor onde tenho que melhorar
É verdade que a crítica nas expos, aos nossos olhos, nem sempre nos parece a melhor(e eu nunca participei) mas na minha maneira de ver as coisas, é com criticas desfavoraveis que devemos aprender e compreender o que está menos bem ou o que pode ser melhorado.
Eu tenho grandes planos para a minha Bjanka, no entanto estes podem sair furados e ela não ser tão boa como me parece a mim, mas nessa altura cabe-me a mim aceitar e perceber onde falhei, ou melhor onde tenho que melhorar

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
É com criticas construtivas que aprendemos alguma coisa, não com ofensas constantes de alguns foristas
Eu aqui não sou nenhuma expert, aliás, estou muuuuuito longe disso
, e posso-vos dizer que sim, aprendi mais qualquer coisa neste meu tópico, apesar das ironias e das críticas destrutivas aqui feitas quanto à minha questão. Eu sou de opinião que o saber não ocupa lugar, e quanto mais eu souber e quanto mais informação eu recolher mais me completo e mais realizada me sinto...
Portanto, senhores e senhoras que fervem em pouca água, tenham calma que a vida é bela demais para ser desperdiçada com ofensas, e façam como eu tento fazer, ajudem partilhando aquilo que sabem com os outros em vez de lhes atirarem pedras.
Eu não vim aqui dizer que VOU cruzar a minha cadela ou que tenho uma ninhada para oferecer porque a cadela fugiu e engravidou de um rafeirão que passou, ou que procuro namorado para a minha cadela jeitoso e bem formado, eu só vim esclarecer dúvidas e pedir opiniões. A quem perdeu o seu tempo a explicar o que sabia, o meu obrigado, valeu a pena pois li coisas que sabia apenas de "ouvir dizer", pois nunca me tinha empenhado a fundo em certos assuntos, apenas sobre outros relativos ao dia-a-dia dos meus cães, saúde e bem estar dos mesmos.
Um obrigado a todos,
Xuga

Eu aqui não sou nenhuma expert, aliás, estou muuuuuito longe disso

Portanto, senhores e senhoras que fervem em pouca água, tenham calma que a vida é bela demais para ser desperdiçada com ofensas, e façam como eu tento fazer, ajudem partilhando aquilo que sabem com os outros em vez de lhes atirarem pedras.
Eu não vim aqui dizer que VOU cruzar a minha cadela ou que tenho uma ninhada para oferecer porque a cadela fugiu e engravidou de um rafeirão que passou, ou que procuro namorado para a minha cadela jeitoso e bem formado, eu só vim esclarecer dúvidas e pedir opiniões. A quem perdeu o seu tempo a explicar o que sabia, o meu obrigado, valeu a pena pois li coisas que sabia apenas de "ouvir dizer", pois nunca me tinha empenhado a fundo em certos assuntos, apenas sobre outros relativos ao dia-a-dia dos meus cães, saúde e bem estar dos mesmos.
Um obrigado a todos,
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Eu sou dono de um exemplar de Dogue Alemão...pretendo no final do ano começar a criar...optei por isso de fazer uma viagem à Russia onde vou procurar aquilo que sempre quiz para o Dogue Alemão e que será o futuro espelho da minha linhagem...se encontrar..trago 1 ou dois exemplares...mas já lá vão alguns tempos de contactos quase diarios com vários canis e Criadores da Russia...até vos digo mais...o meu cão já teve algumas possibilidades (muitas) de cruzar...uma falhou (e dou graças a isso..pois vendo as coisas como as vejo agora só iria sair mer**) as outras optei por não o cruzar pelo menos até o fazer campeão...(espero um dia) e reparem sou um simples proprietario de um Dogue...até despistes à displasia fiz ao cão...Criar é uma arte....fazendo aqui uma analogia...se vos puserem um pincel na mão e uma tela...isso não faz de vós um artista, existem várias tecnicas...varias maneiras de pintar..varios estilos ou seja n variaveis que se precisam dominar antes de sermos considerados artistas...ora ser Criador de Cães...é isto e muito mais...pois uma pintura é normalmente estatica...um cão não...o proprio estalão pode mudar...e mais outras n variaveis.
Quanto aos que falam de pessoas que criam simplesmente para vender...peço imensas desculpas mas eles não criam...reproduzem..e isso vê-se nos preços...até vos digo mais...existem Criadores que preferem dar os cães a bons donos (conheço um caso mmmuuitto proximo hehehe) ...do que a vendelos a maus...e se virem preços baixos...desconfiem..nem tudo o luz é ouro!
Arcanjo
Eu sou dono de um exemplar de Dogue Alemão...pretendo no final do ano começar a criar...optei por isso de fazer uma viagem à Russia onde vou procurar aquilo que sempre quiz para o Dogue Alemão e que será o futuro espelho da minha linhagem...se encontrar..trago 1 ou dois exemplares...mas já lá vão alguns tempos de contactos quase diarios com vários canis e Criadores da Russia...até vos digo mais...o meu cão já teve algumas possibilidades (muitas) de cruzar...uma falhou (e dou graças a isso..pois vendo as coisas como as vejo agora só iria sair mer**) as outras optei por não o cruzar pelo menos até o fazer campeão...(espero um dia) e reparem sou um simples proprietario de um Dogue...até despistes à displasia fiz ao cão...Criar é uma arte....fazendo aqui uma analogia...se vos puserem um pincel na mão e uma tela...isso não faz de vós um artista, existem várias tecnicas...varias maneiras de pintar..varios estilos ou seja n variaveis que se precisam dominar antes de sermos considerados artistas...ora ser Criador de Cães...é isto e muito mais...pois uma pintura é normalmente estatica...um cão não...o proprio estalão pode mudar...e mais outras n variaveis.
Quanto aos que falam de pessoas que criam simplesmente para vender...peço imensas desculpas mas eles não criam...reproduzem..e isso vê-se nos preços...até vos digo mais...existem Criadores que preferem dar os cães a bons donos (conheço um caso mmmuuitto proximo hehehe) ...do que a vendelos a maus...e se virem preços baixos...desconfiem..nem tudo o luz é ouro!
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Texuga, um conselho...leia tudo o que encontrar sobre a sua raça, pequise e estude as linhas de sangue, fale com os bons criadores, inscreva a sua cadela numa expo, se tiver oportuniddae assista a um parto de um SB, lide de perto com o dia a dia de quem tem uma ninhada de 10 cachorros, estude, estude e estude. Se no fim chegar á conclusão que realmente pode trazer alguma mais valia á sua raça...então comece a arregaçar as mangas e a preparar a bolsa, porque vai ter muito trabalho pela frente e muita despesa também.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Sim, eu tenho estado a estudar e a pesquisar sobre esses assuntos.nynf Escreveu: Texuga, um conselho...leia tudo o que encontrar sobre a sua raça, pequise e estude as linhas de sangue, fale com os bons criadores, inscreva a sua cadela numa expo, se tiver oportuniddae assista a um parto de um SB, lide de perto com o dia a dia de quem tem uma ninhada de 10 cachorros, estude, estude e estude. Se no fim chegar á conclusão que realmente pode trazer alguma mais valia á sua raça...então comece a arregaçar as mangas e a preparar a bolsa, porque vai ter muito trabalho pela frente e muita despesa também.
Quanto ao assistir ao nascimento de uma ninhada, tive o prazer de assistir a quase tudo da minha cadela, na altura eu trabalhava no vet e a dona da mãe da minha cadela era lá cliente. Muito antes de ela ter crias eu já lhe tinha dito que ficava com uma, e depois assisti a todo o acompanhamento veterinário dela, o pós nascimento dos bebés, não assisti ao nascimento em si porque eles nasceram na noite de 31/12/2000 para 1/01/2001, foi uma noite de Santo António

Em suma, assisti a 1 parto que correu bem, bem sei que não faz disso uma regra

Obrigado pelos conselhos!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Para uma primeira ninhada eu aconselhava um acompanhamento mais intenso do veterinário... estamos a falar de uma cadela com quase 5 anos e de uma raça em que as ninhadas grandes são frequentes.texuga Escreveu: assisti ao nascimento em si porque eles nasceram na noite de 31/12/2000 para 1/01/2001, foi uma noite de Santo António, mas fui lá vê-los no dia a seguir e nos outros quase todos, tornei-me amiga dos donos, e adorei a experiência...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
Pois, eu sei, mas depois de ler o que tanta gente disse aqui, não sei se estou minimamente preparada para tal situação. Por um lado porque o sítio onde ela está, e onde eu vivo, não é meu, é de familiares, e no dia que isso acontecer eu não quero ter ninguém "à perna" com a desculpa que isto não é meu e que não podia ter feito o que fiz, mesmo proporcionando todos os cuidados a nível de condições tipo a cama própria para ela os ter, com aquelas seguranças todas necessárias a um cão de grande porte, etc. E depois, como muita gente aqui referiu aqui e bem, eu ainda não avaliei a minha cadela para saber se, apesar de ter avós e pais X e Y, se é uma cadela "digna" da sua raça e se deve deixar descendência, para fazer as coisas mal feitas prefiro não fazer!casadiscaes Escreveu:Para uma primeira ninhada eu aconselhava um acompanhamento mais intenso do veterinário... estamos a falar de uma cadela com quase 5 anos e de uma raça em que as ninhadas grandes são frequentes.texuga Escreveu: assisti ao nascimento em si porque eles nasceram na noite de 31/12/2000 para 1/01/2001, foi uma noite de Santo António, mas fui lá vê-los no dia a seguir e nos outros quase todos, tornei-me amiga dos donos, e adorei a experiência...

É por isso que eu agradeço as informações aqui prestadas e como sou orgulhosa mas não tanto, afirmo mais uma vez que as opiniões aqui dadas serviram para alguma coisa

Obrigado
Xuga
-
- Membro Veterano
Só por curiosidade, está ests anúncio nos classificados:
São Bernardo procura namorado
do Membro Nelsonneka de 2005-07-20 15:33:38
--------------------------------------------------------------------------------
Texto:
Procuro cães da raça São Bernardo para cruzar, nao tenho lop, mas a cadela é de raça, pois o pai é puro, contacto para ************************** (Nelson Filipe)
Não, não sou eu
Nem nunca seria porque EU tenho lop, a minha mãe é pura e o meu pai também
Pura raça ariana!!!!!
Xuga
--------------------------------------------------------------------------------
Texto:
Procuro cães da raça São Bernardo para cruzar, nao tenho lop, mas a cadela é de raça, pois o pai é puro, contacto para ************************** (Nelson Filipe)
Não, não sou eu

Nem nunca seria porque EU tenho lop, a minha mãe é pura e o meu pai também

Xuga
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bem...o que entendo é que ELEtexuga Escreveu: Só por curiosidade, está ests anúncio nos classificados:
Texto:
Não, não sou eu![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nem nunca seria porque EU tenho lop, a minha mãe é pura e o meu pai também![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pura raça ariana!!!!!
Xuga

A nossa língua é mesmo traiçoeira...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
eu estou indo para o 9º ano que espero.JoanaElectra Escreveu:Exacto, eu, por exemplo, esperei quase 10 meses para ter o meu cão.E há pessoas que sabem o que querem e são capazes de ficar 1 ano á espera de um cachorro daquele determinado cruzamento...é como tudo na vida. Há que fazer opções.
Joana
acredito que em 2006 venha.
enquanto isso só estudo a raça, falo com criadores e leio sobre ela.
paciencia é uma virtude....

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Nebulosa, posso saber a que raça se está a referir?
Joana
Joana
J.A.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
- Contacto:
...como seria maravilhoso o mundo canino se todos os criadores (bons e sapateiros) agissem como todos vós...mas vocês, meus amigos, não são a generalidade!
Caíram todos em cima de mim só por ter dito que a maior parte dos criadores (sapateiros) não ligam aos principais critérios aqui mencionados por vocês e que só querem é vender.
Prontos, não se fala mais nisso.
Eu pouco percebo disto, mas tenho olhos (2) na cara!
E Texuga, tenho a certeza que quando pensar em fazer criação, vai ser uma boa criadora!
Por isso, força!
Caíram todos em cima de mim só por ter dito que a maior parte dos criadores (sapateiros) não ligam aos principais critérios aqui mencionados por vocês e que só querem é vender.
Prontos, não se fala mais nisso.
Eu pouco percebo disto, mas tenho olhos (2) na cara!

E Texuga, tenho a certeza que quando pensar em fazer criação, vai ser uma boa criadora!
Por isso, força!

-
- Membro Veterano
Nebulosa, desculpa o meu atrevimento, mas eu respondo por ti!JoanaElectra Escreveu: Nebulosa, posso saber a que raça se está a referir?
Joana

Cão Lobo Checoslovaco

Certo Nebulosa?

Xuga