Desde há uns tempos para cá, tenho-me confrontado com uma situação que me tem vindo a preocupar cada vez mais.
O Oscaar quando vai comigo à rua tem-se revelado extremamente ciúmento. Se alguém se aproxima que ele vê que eu não começo a falar e que não conheço, eriça logo o pelo começando a rosnar e a bufar, pondo-se todo direito com o peito para fora.
Com o meu marido esta situação não se passa.
O mais intrigante é que quando há muita gente com ou sem cães ele já não tem esta atitude, mas apenas com casos isolados.
Começo a ficar preocupada, pois até à data ele tem-se mostrado obediente, eu mando-o parar falo com ele e ele acalma-se, mas tenho receio que esta situação se possa agravar.
Já falei com uma pessoa amiga que é treinador de cães e ele disse-me que esta atitude é normal devido ao instinto de protecção que ele tem para comigo (pois considera-me a fêmea lá de casa) e que desde que eu o domine não há problema.
De qualquer forma é uma situação que me tem vindo a preocupar.
Com voçês também se passa o mesmo?
Como é que procedem nestas situações?
Ciúmes
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Olá Pakika
Eu também já cheguei a preocupar-me com esse tipo de situações com o Tommy que faz um pouco o mesmo que o Oscaar.
O que me deixou sempre menos preocupada foi o facto de tal como o Oscaar ele não fazer isso quando está muita gente e muitos cães, aí limita-se a olhar desconfiado mas continua a andar.
O que reparei desde cedo é que ele apresenta um comportamento mais defensivo em locais que lhe são familiares: na rua onde moro e campos em volta e na praia (sempre que tenha pouco movimento). Em locais muito movimentados não acontece. A conclusão que tirei é que o faz também por territorialidade e por ter mais confiança, uma vez que essa não é de todo uma característica dele
Ou seja, quando há mais gente ele inibe-se mais. Já quando é perto dos seus domínios tende a impôr-se.
Penso que é normal, mas já por isso é que, principalmente à noite, quando o passeio perto de casa, o levo sempre à trela, porque é certo que se passar alguém (o que é raro) ele pára imediatamente e olha para as pessoas fixamente a "bufar" com o peito para fora também, o que diga-se de passagem, assusta qualquer um! Mas também é mais bluff que outra coisa...
Eu também já cheguei a preocupar-me com esse tipo de situações com o Tommy que faz um pouco o mesmo que o Oscaar.
O que me deixou sempre menos preocupada foi o facto de tal como o Oscaar ele não fazer isso quando está muita gente e muitos cães, aí limita-se a olhar desconfiado mas continua a andar.
O que reparei desde cedo é que ele apresenta um comportamento mais defensivo em locais que lhe são familiares: na rua onde moro e campos em volta e na praia (sempre que tenha pouco movimento). Em locais muito movimentados não acontece. A conclusão que tirei é que o faz também por territorialidade e por ter mais confiança, uma vez que essa não é de todo uma característica dele

Penso que é normal, mas já por isso é que, principalmente à noite, quando o passeio perto de casa, o levo sempre à trela, porque é certo que se passar alguém (o que é raro) ele pára imediatamente e olha para as pessoas fixamente a "bufar" com o peito para fora também, o que diga-se de passagem, assusta qualquer um! Mas também é mais bluff que outra coisa...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
<p>Susana Martins</p>
-
- Membro
- Registado: segunda mar 18, 2002 1:25 pm
Até agora tenho tomado sempre como natural... A Puppy é ciumenta.
Mas apenas com humanos desconhecidos ( se vir alguém que não
conhece, cumprimentar-me com um beijo, não rosna mas mete-se
no meio) e com outros cães...
É muito brincalhona e uma maria vai com todos os da sua espécie
(com cadelas não é sempre), mas se me vir fazer festas a outro
cão, vem logo para ao pé de mim. Sem atitude agressiva, mas
para chamar a atenção.
Com as pessaos que conhece, não tem atitudes de ciumes: tenta
é receber o máximo de festas de todos ou que brinquem com ela.
No entanto, se eu estiver em grupo e me afastar, mal dê conta
vem atrás de mim (este é já um comportamento que eu própria
desenvolvi por questões de segurança).
Foi sempre assim e acho que vai continuar.
Mas apenas com humanos desconhecidos ( se vir alguém que não
conhece, cumprimentar-me com um beijo, não rosna mas mete-se
no meio) e com outros cães...
É muito brincalhona e uma maria vai com todos os da sua espécie
(com cadelas não é sempre), mas se me vir fazer festas a outro
cão, vem logo para ao pé de mim. Sem atitude agressiva, mas
para chamar a atenção.
Com as pessaos que conhece, não tem atitudes de ciumes: tenta
é receber o máximo de festas de todos ou que brinquem com ela.
No entanto, se eu estiver em grupo e me afastar, mal dê conta
vem atrás de mim (este é já um comportamento que eu própria
desenvolvi por questões de segurança).
Foi sempre assim e acho que vai continuar.