doença leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
loiracroft
Registado: segunda abr 01, 2002 12:29 pm

segunda abr 01, 2002 5:41 pm

tenho uma husky, com 4 meses, que tem leishmaniose, fez um teste que deu positivo. Comecei a desconfiar de alguma doença pois comia muito e não engordava e estava a perder bastante pêlo. O teste que ela fez, foi feito cá em Portugal e deram-me a resposta no dia seguinte, mas já me disseram que em Espanha esses testes são mais " certos", e que para darem a resposta precisam de 1 semana. Não sei se será assim, mas tentarei averiguar. Corri alguns veterinários que me explicaram a doença e me aconselharam a abatê-la, mas não parei até que encontrei um que me ajudou a combater a doença. Ela fez então um tratamento intensivo de 2 semanas, a levar muitas injecções, mas como ainda é muito bébé, o veterinário diz que talvez se safe, pois o tratamento parece ter sido feito a tempo. Ela é muito activa, muito brincalhona, e já começou a engordar, a unica coisa que estranho é que continua com a falta de pêlo, apesar do vet. dizer que está a nascer o outro,pois este ainda é o pêlo da mama, eu vejo que nas patinhas já tá a ficar mesmo sem pêlo e continua com muita comichão. Agradecia que quem me pudesse ajudar, caso tenha passado por situações idênticas, dando conselhos, etc. Ela está a ser acompanhada pelo vet. mas nunca é demais tentarmos dar o melhor aos nossos amigos. Gostaria também que me dissessem, quem já viveu esta doença de perto, se há problema de juntar outro cachorro com esta cadelinha, pois querem oferecer-me um caozinho e eu nao sei se posso aceitar, pois nao quero prejudicar o cachorrinho que vier. Outra coisa que gostaria de saber era se quem ja teve cachorros com esta doença também tinham assim tanta comichão, ou se será outro problema, e se sentiram também comichão os próprios donos, pois eu não tenho nada, mas o meu irmão de 18 anos tem sentido também muita comichão. obrigada e as melhoras para todos os nossos amiguinhos!
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 02, 2002 8:08 am

olá,

A sua cadelinha, talvez tenha sarna nas patas além da leishmaniose. O melhor é que o seu irmão seja visto por um médico e analise as lesões que têm na pele, pois pode ter sido contagiado.

Em relação a ter outro cachorro, as probabilidades de ele vir também a ter leishmaniose são as mesmas que levou a sua cadela a contrair essa doença. De momento têm mais haver com a zona onde mora, que pelos vistos têm muitos mosquitos infectados. A probabilidade dele vir a contrair leishmaniose irá aumentar muito se a sua cadela piorar, se apresentar chagas na pele e portanto sinais de descontrolo da doença, pois como sabe é uma doença sem cura e os medicamentos apenas retardam o inevitável. De momento, se ela estiver a ser medicada, não apresenta perigo para os outros cães, pois não têm leishmanias activas para infectar mais mosquitos e estes por sua vez não irão infectar mais cães.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça abr 02, 2002 11:34 am

Olá!

O teste para detectar a Leishmaniose convem ser feito com que frequência? 6 em 6 meses? Anual?...

Suadações caninas 8)
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

terça abr 02, 2002 11:52 am

É um teste que só se faz quando existem dúvidas quanto à presença ou não da doença no organismo do animal...se fôr positivo, faz-se o tratamento e passados 15 dias repete-se. Depois cabe ao vet decidir se é necessário mais 15 dias, se não...repete-se de 6 em 6 mese...para controlo da doença, uma vez que não existe cura definitiva.

Um abraço

Magui ;)
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça abr 02, 2002 11:54 am

Obrigado! ;)

Saudações caninas! 8)
Responder

Voltar para “Cães”