Cão em apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 02, 2005 6:37 pm

Não tem hipóteses de deixar a porta de acesso à varanda aberta ?

Se fôr a da cozinha já podia deixar um pouco mais de espaço...
A Zorra no cio fica fechada em casa (temos jardim, mas não arriscamos nestas alturas...).
Fica com a cozinha, o corredor, o hall de entrada e a casa de banho para se mover.
Nessa altura também fica com brinquedos e ossos grandes para roer.

Claro que já é adulta...

Sendo a sua menina ainda um bébé, faça um esforço - vá a casa na hora de almoço se lhe fôr possível e leve-a a passear.
Canse-a o mais que puder.
Assim ela vai dormir na sua ausência.

Boa sorte para si e para a Violeta.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 02, 2005 6:50 pm

Obrigada!
É, vou deixar a porta da varanda aberta, que dá acesso à cozinha e à lavandaria. Já são mais uns metros consideráveis. :roll:
Estou a ponderar liberar também o hall... Tenho medo é que ela vá para a porta da entrada chorar, o que pode incomodar os vizinhos. :oops: É uma questão de fazer o teste a um fim-de-semana.
Quanto à hora de almoço: receio que não vá ter tempo de a passear. :( Mas vou a casa de certeza.
E bonecada não vai faltar! :p
Mais uma vez, obrigada pelas sugestões.
Saudações caninas e felinas!
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça ago 02, 2005 9:26 pm

Oi.
Sei que, por vezes, é complicado ter um cão num apartamento, mas não é por isso que uma pessoa tem que abdicar de um "sonho". Eu tenho um Dobermann num apartamento e posso dizer que ele é muito feliz! Não estou muitas horas sem estar em casa, é verdade, mas algumas vezes ele tem que estar sozinho. As pessoas que têm jardim também trabalham, em princípio, e não é por um cão estar sozinho num jardim que se vai sentir muito menos triste. Há muitas pessoas que pensam que ter um jardim é crucial para um animal ser feliz, mas eu conheço algumas pessoas que ignoram totalmente os seus animais: deixam-nos no jardim o dia todo e nunca estão com eles! Há, com certeza, animais em apartamentos muito mais felizes que outros que têm algum terreno.
Também não concordo com o facto de um cão passar imensas horas sozinho...até porque deve ser extremamente difícil ensiná-lo nessas circunstâncias. Não sei, tem que se arranjar alguma solução ou compensar o animal de outras maneiras.
Boa sorte com a sua cadela!
Joana Andersen
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

terça ago 02, 2005 11:40 pm

Boa noite,

O problema que eu vejo, até se mudar para uma vivenda, não é o tempo que ela vai estar sozinha, mas sim como vai estar. Imagine-se fechada das 9h às 18h30 num espaço com uma área que apenas dá para esticar as pernas, se calhar ao sol e à chuva, ao calor e ao frio, não acredito que gostasse de estar assim! Pelo menos na cozinha e varanda, mas nunca numa divisória de 3m2!
Claro que se me diz que ela é abandonada, eu fico a pensar, qual era a melhor situação o abandono ou o isolamento? Pense bem se não consegue arranjar mais uma divisãozita para a pequena. Eu tenho duas cadelas grandes num apartamento com cerca de 100m2, a Storm, já tem 7 anos, de início fazia alguma asneiras, agora pode ficar com a casa toda para ela, pois porta-se muito bem. A Dharma é que é pior, arranja sempre alguma coisa para destruir, aos 3 anos já devia ter juízo. A sorte é que elas raramente estão sozinhas, e quando estão é por períodos pequenos. Passeios na rua, pelo menos 2 por dia.
balinho
Membro

terça ago 02, 2005 11:57 pm

Sim, já está decidido: a Violeta vai ficar com a varanda, a cozinha e a lavandaria (e talvez o hall) à disposição.
De qualquer forma, estaria sempre abrigada, pois mesmo a varanda é coberta. E vai dormir na lavandaria.
Quanto aos passeios: pelo menos um à tardinha está garantido. Vou ver o que posso fazer quanto aum segundo passeio...
Obrigada!
Acacia
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm

quarta ago 03, 2005 8:40 am

Eu tenho o meu cão num apartamento e ele é feliz. Tem montes de brinquedos e ossos para roer.

Se deixar a cadelinha nessas divisões acho que ela vai ficar bem.

Eu levo o meu cão três vezes à rua aos dias de semana e ele não faz nada em casa. Levo-o à rua de manhã antes de ir para o trabalho, à tarde quando venho do trabalho e à noite. Comecei por habituá-lo a fazer as necessidades na varanda e depois ele deixou de fazer mesmo aí, agora só faz na rua.

Acho que faz bem em adoptar essa cadelinha, dê-lhe um futuro melhor do que o passado que ela teve.

Felicidades para si e para a sua menina.
balinho
Membro

quarta ago 03, 2005 9:37 am

Hoje, em princípio, a Violeta vai conhecer a sua nova casa: a minha! Ontem à noitinha, a senhora que cuidou dela deixou-a em casa da minha mãe.
É claro que a pequenita chorou um bocadito, mas quando toda a gente foi dormir, sossegou e dormiu a noite toda. De manhã, não tinha "presente" nenhum. Não sei se foi por ela ter andado a viver "à solta" estes meses, mas o certo é que ela só fez as suas necessidades quando a minha mãe a levou lá fora.
Dá-se muito bem pelo nome (Violeta é o nome pelo qual a senhora que a recolheu a chamava), por isso calculo que não seja tão bebé assim...
Ontem ela não fez asneiras, mas também estava assustada com a casa nova da minha mãe, mas é certo que as traquinices vão começar. Lá em casa, está tudo controlado: vou guardar tudo o que possa ser alvo de destruição (tapetes, sapatos e afins). O pior vão ser os pés das cadeiras e da mesa. Alguém conhece alguma mezinha para passar pelos pés, para que a Violeta não lhes tome o gosto? Já ouvi falar em especiarias, mas também lhes pode fazer mal... Desejem-me sorte!
Obrigada por todos os conselhos!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 03, 2005 9:56 am

Pincele os objectos proibidos com algum molho picante. Se não for idiota como a minha vai detestar o sabor e deixa de lá ir. Deixe-lhe também brinquedos próprios e ossos de roer... E esperamos que ela capte a mensagem. Deixe-lhe muita água, porque enquanto tiver a lingua a picar, vai precisar dela ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 03, 2005 10:02 am

[quote=LuMaria]
Pincele os objectos proibidos com algum molho picante. Se não for idiota como a minha vai detestar o sabor e deixa de lá ir. Deixe-lhe também brinquedos próprios e ossos de roer... E esperamos que ela capte a mensagem. Deixe-lhe muita água, porque enquanto tiver a lingua a picar, vai precisar dela ;)
[/quote]

:lol: :lol: :lol: :lol: pois não vai haver àgua que chegue...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quarta ago 03, 2005 10:42 am

LuMaria Escreveu:
iog Escreveu: mesmo ficando sózinho das 9.00 ás 18.30 num jardim ele certamente vai encontrar alguma traquinices para fazer.
Dificilmente um animal que vive sózinho é feliz. Principalmente um cão que é um animal de matilha e precisa de viver com os seus congéneres para ser equilibrado. E da solidão resultam as traquinices, quanto mais aborrecido mais disparates ou mais melancolia.
Isso é evidente mas certamente um cão num jardim com espaço para brincar não vai ser infeliz se os donos o compensarem devidamente no tempo que estão em casa, além de que com jardim haverá sempre a hipotese de adquirirem outro animal como por exemplo um gato.

Grande parte das pessoas trabalha dai que os animais passem horas sem a nossa companhia, os meus ficavam sózinhos 5 a 6 horas 4 vezes por semana, agora fechado numa varanda é que já é outra história.
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 03, 2005 10:46 am

iog Escreveu: agora fechado numa varanda é que já é outra história.
Era a isso que me referia. Até que, por aquilo que entendi, a casa com jardim é um objectivo a médio/longo prazo e não para já. Portanto aqui o importante é não deixar o animal fechado numa varanda.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

quarta ago 03, 2005 10:52 am

O Kiko e o tintin ficam sozinhos 3 horas de manha e 3 a tarde todos os dias menos ao fim de semana, tem a marquise, e a cozinha para eles estarem. O kiko nunca me roeu nada em casa, agora o tintin temos sempre que andar atras dele (ainda bem que as minhas cadeiras na cozinha são de ferro se não nem quero imaginar). Tem montes de brinquedos para roer e para brincarem, quando chego a casa podem andar a vontade por todo o lado.
Boa sorte com a cadelinha, vai correr tudo bem com alguma paciencia em certos dias
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 03, 2005 11:06 am

É tudo uma questão de adaptação. No príncipio vai ser um pouco dificil , têm que se habituar um ao outro e o canito tem que se ambientar ao espaço, pois é diferente.
Depois disso entrando no ritmo, o que eles querem é companhia, e muita atenção, o ideal seria ir mais vezes com ele à rua, e brincar com outros canitos, mas é tudo uma questão de adaptação, vai ver que vai correr tudo bem.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
balinho
Membro

quarta ago 03, 2005 11:24 am

Realmente a inexperiência de ter um cão num apartamento fez-me supor que a Violeta poderia dar-se bem se ficasse na varanda durante o dia. Na dúvida, quis pedir opiniões. Agora, até estou envergonhada por ter pensado nisso... :oops:
Apesar de andarem à solta pela casa, cada um dos 3 cães da minha mãe passa muito tempo num cantinho que eles próprios escolheram. Cada um tem o seu. Pensei que a Violeta pudesse adoptar a varanda como o seu cantinho... Nada mais errado, vejo agora.
Como já disse, é ponto assente que a Violeta vai ter acesso a mais divisões, pelo menos à cozinha, à lavandaria e ao hall. Quando estiver acompanhada, vamos deixá-la circular livremente por toda a casa.
Gostaria de agradecer as vossas dicas e opiniões sensatas, pois quero muito que a minha cadelinha seja feliz, mesmo que as condições que tenha para lhe oferecer no momento não sejam as ideais.
De facto, prevejo que a mudança para a casa ainda leve uns 2-3 anos...
Obrigada!
P.S.: Os pés da mesa e cadeiras são em madeira! Ai, ai, ai...
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 03, 2005 11:47 am

balinho Escreveu: P.S.: Os pés da mesa e cadeiras são em madeira! Ai, ai, ai...
Treine os seus dotes artisticos com pimenta. Mas só depois de ver se ela roi. A minha loira por exemplo, nunca roeu qualquer espécie de móvel ;)
Responder

Voltar para “Cães”