Se esse for o caso da Violeta, regue delicadamente os móveis com pimenta.

Moderador: mcerqueira
E não esquecer de mudar as pilhas quando se gastaremisab Escreveu: Tenho estado a ler os vossos posts e sinceramente nao concordo com o bicho de 7 cabeças que estao a fazer pelo facto do caozinho estar numa marquise ou varanda, nao seo bem.
Penso que acima de tudo o animal tem que estar em boas condicoes de higiene, ter brinquedos pra brincar e ter algum espaço para andar.
É claro que nao sou apologista de deixar um anuimal muitas horas sozinho, mas pelo que me é dito pelos vets que conheço os animais quando estao sozinhos entram numa especia de hibernacao psicologica, ficam deitados e muuito quietos, por isso aguentam tantas horas sem fazer xi-xi por exemplo. Pode-se optar por deixar um radio aceso com musica mais ou menos baixa. O animal vai-se sentir acompanhado.
Há que aprender aperceber que os animais sao de facto os nosso melhores amigos, mas eles nao sao como nós em muitas coisas e por isso nao devemos humaniza-los.
Para já não falar que colocá-los dentro de uma casa é humanizar um animal que de todo foi feito para estar em casa. Daí a necessidade de lhe proporcionar todo o exercicio fisico que precisa, entre outras coisas. Mas enfim, cão hiberna psicológicamente, que atentado à inteligência...angie_bcl Escreveu: Oh LuMaria, então não entende que um malamute do alaska é muito parecido com um urso polar que hiberna durante longos períodos de tempo e não tem necessidades fisiológicas....![]()
Humanizar os cães é completamente o oposto do que a Isab pensa. É pensar que eles ficam satisfeitos só por esperar por um festa do dono e não respeitar que eles precisam de espaço e de ser "Cães". Agora dar-lhes música![]()
E mai nadaaisd Escreveu: Vamos lá a ver - humanizar um cão é pressumir que o cão tem as mesmas necessidades e reacções psicológicas que um ser humano.
Por exemplo, vestir um cão, pôr-lhe laçarotes e vestidinhos, deitá-lo numa cama de pessoa, dizer que o cão se angustiou quando viu outro cão a ser morto, etc.
Agora, daí a pressumir que um cão não tem necessidades e que está feliz fechado numa varanda mínima ou num apartamento 14 horas por dia, vai uma grande distância.
A verdade é que as pessoas gostam muito de defender que as suas conviniências (das pessoas) são exactamente o que convém ao cão.
Aposto que aqueles donos que tem o seu cão preso com meio metro de corrente e um bidon a servir de casota, também acham que o cão é feliz assim.
Dar um território onde o cão possa andar ou mesmo trotar um bocadinho, fazer um esforço para fazer mais companhia ao bicho, dar-lhe uns mimos e festas, dar-lhe objectos próprios para brincar e roer, passeá-lo, não é humanizar um cão.
É saber o que é um cão e tentar proporcionar-lhe o que ele precisa para ser feliz.
O que todos devíamos fazer.