Cão em apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta ago 03, 2005 11:48 am

Embeba as mesas e cadeiras em tabasco ou molho picante. Atenção, que há cães que gostam de picante!
Se esse for o caso da Violeta, regue delicadamente os móveis com pimenta. ;)
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

quarta ago 03, 2005 1:09 pm

Tenho estado a ler os vossos posts e sinceramente nao concordo com o bicho de 7 cabeças que estao a fazer pelo facto do caozinho estar numa marquise ou varanda, nao seo bem.
Penso que acima de tudo o animal tem que estar em boas condicoes de higiene, ter brinquedos pra brincar e ter algum espaço para andar.
É claro que nao sou apologista de deixar um anuimal muitas horas sozinho, mas pelo que me é dito pelos vets que conheço os animais quando estao sozinhos entram numa especia de hibernacao psicologica, ficam deitados e muuito quietos, por isso aguentam tantas horas sem fazer xi-xi por exemplo. Pode-se optar por deixar um radio aceso com musica mais ou menos baixa. O animal vai-se sentir acompanhado.
Há que aprender aperceber que os animais sao de facto os nosso melhores amigos, mas eles nao sao como nós em muitas coisas e por isso nao devemos humaniza-los.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 03, 2005 1:49 pm

isab Escreveu: Tenho estado a ler os vossos posts e sinceramente nao concordo com o bicho de 7 cabeças que estao a fazer pelo facto do caozinho estar numa marquise ou varanda, nao seo bem.
Penso que acima de tudo o animal tem que estar em boas condicoes de higiene, ter brinquedos pra brincar e ter algum espaço para andar.
É claro que nao sou apologista de deixar um anuimal muitas horas sozinho, mas pelo que me é dito pelos vets que conheço os animais quando estao sozinhos entram numa especia de hibernacao psicologica, ficam deitados e muuito quietos, por isso aguentam tantas horas sem fazer xi-xi por exemplo. Pode-se optar por deixar um radio aceso com musica mais ou menos baixa. O animal vai-se sentir acompanhado.
Há que aprender aperceber que os animais sao de facto os nosso melhores amigos, mas eles nao sao como nós em muitas coisas e por isso nao devemos humaniza-los.
E não esquecer de mudar as pilhas quando se gastarem :roll:

Então uma criatura que nasceu para correr, andar, chafurdar na liberdade e que adora e precisa de companhia, vai adorar "hibernar psicológicamente" numa varanda... Aprendo com cada uma aqui!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta ago 03, 2005 2:01 pm

Não sei se o meu hiberna psicologicamente ou não! :lol:
Só sei que deve passar o santo dia a ressonar no sofá, porque quando chegamos a casa o sofá está quente e ele tem o focinho todo "amarrotado"... :D

Nós deixamos-lhe a casa à disposição, excepto cozinha (não vá ele roer alguma faca ou fazer uma parvoíce do género), casa de banho e escritório (por causa dos fios dos computadores). De resto, fica com a sala, varanda e quarto... E não estraga nada...
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quarta ago 03, 2005 2:05 pm

Oh LuMaria, então não entende que um malamute do alaska é muito parecido com um urso polar que hiberna durante longos períodos de tempo e não tem necessidades fisiológicas.... :o

Humanizar os cães é completamente o oposto do que a Isab pensa. É pensar que eles ficam satisfeitos só por esperar por um festa do dono e não respeitar que eles precisam de espaço e de ser "Cães". Agora dar-lhes música :roll:
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta ago 03, 2005 2:11 pm

"Isab", espero bem que daqui a uns tempos pense mesmo que fiz um "bicho de sete cabeças" com a chegada da Violeta! É sinal que tudo correu bem! Vou dando notícias...
Estou a ver que este é um assunto pouco consensual. Eu vou tentar encontrar um equilíbrio entre concessões e privações. É impossível eu estar à beira da Violeta 24 horas por dia!
Se calhar, há várias formas de fazer uma coisa bem, o que não quer dizer que uma dessas formas esteja mais certa ou errada que as outras...
De qualquer forma, estou MUITO AGRADECIDA por TODAS as dicas! E a Violeta também!
Saudações caninas e felinas!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 03, 2005 2:13 pm

Ainda bem que a LuMaria respondeu antes de mim.
O que está aqui em causa é que a forista que pôs a questão não quer um cão só por ter.
Quer que a cadelinha seja feliz na sua companhia e quer ser feliz com ela.
É a grande diferença entre ser Dono com letra grande e ser dono com letra pequena.
E depois digam que é humanizar...fazer feliz o nosso animal...pois
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 03, 2005 2:16 pm

angie_bcl Escreveu: Oh LuMaria, então não entende que um malamute do alaska é muito parecido com um urso polar que hiberna durante longos períodos de tempo e não tem necessidades fisiológicas.... :o

Humanizar os cães é completamente o oposto do que a Isab pensa. É pensar que eles ficam satisfeitos só por esperar por um festa do dono e não respeitar que eles precisam de espaço e de ser "Cães". Agora dar-lhes música :roll:
Para já não falar que colocá-los dentro de uma casa é humanizar um animal que de todo foi feito para estar em casa. Daí a necessidade de lhe proporcionar todo o exercicio fisico que precisa, entre outras coisas. Mas enfim, cão hiberna psicológicamente, que atentado à inteligência... :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

quarta ago 03, 2005 2:30 pm

[quote=isab]
mas eles nao sao como nós em muitas coisas e por isso nao devemos humaniza-los.
[/quote]

Concordo consigo não se deve humanizar os animais.... Mas os cães não são ursos polares ou jaguares que são animais solitários, os cães são animais naturalmente de MATILHA!!! Ou seja não devemos humanizar,mas também não se deve "descanizar". O cão é um animal social e portanto não gosta muito de solidão! Tem é que existir um equilibrio e penso que a Balinho vai proporcionar issso à violeta ;)
Última edição por Taito em quarta ago 03, 2005 2:34 pm, editado 3 vezes no total.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 03, 2005 2:31 pm

Hibernar psicologicamente.. nunca tinha ouvido falar....

Mas se calhar chama-se a isso o Amor ilimitado que eles têm pelos donos, em que ''vivem'' para quando o dono chega a casa aí passam-lhes a hibernação ou lá o que queiram chamar-lhe. eu chamo-lhe ''saudades dos donos''
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 03, 2005 2:36 pm

À resposta da Isab eu chamo falta de conhecimento. Só posso concluir que não sabe o que é um cão. Por estas e por outras é que existem milhares de animais fechados numa varanda a levar uma vida triste e miserável que nada tem a ver com humanização mas sim violência sobre uma criatura que não nasceu para ser fechada numa varanda. Assim já não me admira nada que os animais estejam numa varanda. São os verdadeiros sapientes que conhecem e sabem bem o que é um cão. Haja paciência!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 03, 2005 2:53 pm

Vamos lá a ver - humanizar um cão é pressumir que o cão tem as mesmas necessidades e reacções psicológicas que um ser humano.

Por exemplo, vestir um cão, pôr-lhe laçarotes e vestidinhos, deitá-lo numa cama de pessoa, dizer que o cão se angustiou quando viu outro cão a ser morto, etc.

Agora, daí a pressumir que um cão não tem necessidades e que está feliz fechado numa varanda mínima ou num apartamento 14 horas por dia, vai uma grande distância.

A verdade é que as pessoas gostam muito de defender que as suas conviniências (das pessoas) são exactamente o que convém ao cão.
Aposto que aqueles donos que tem o seu cão preso com meio metro de corrente e um bidon a servir de casota, também acham que o cão é feliz assim.

Dar um território onde o cão possa andar ou mesmo trotar um bocadinho, fazer um esforço para fazer mais companhia ao bicho, dar-lhe uns mimos e festas, dar-lhe objectos próprios para brincar e roer, passeá-lo, não é humanizar um cão.

É saber o que é um cão e tentar proporcionar-lhe o que ele precisa para ser feliz.
O que todos devíamos fazer.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta ago 03, 2005 3:07 pm

aisd Escreveu: Vamos lá a ver - humanizar um cão é pressumir que o cão tem as mesmas necessidades e reacções psicológicas que um ser humano.

Por exemplo, vestir um cão, pôr-lhe laçarotes e vestidinhos, deitá-lo numa cama de pessoa, dizer que o cão se angustiou quando viu outro cão a ser morto, etc.

Agora, daí a pressumir que um cão não tem necessidades e que está feliz fechado numa varanda mínima ou num apartamento 14 horas por dia, vai uma grande distância.

A verdade é que as pessoas gostam muito de defender que as suas conviniências (das pessoas) são exactamente o que convém ao cão.
Aposto que aqueles donos que tem o seu cão preso com meio metro de corrente e um bidon a servir de casota, também acham que o cão é feliz assim.

Dar um território onde o cão possa andar ou mesmo trotar um bocadinho, fazer um esforço para fazer mais companhia ao bicho, dar-lhe uns mimos e festas, dar-lhe objectos próprios para brincar e roer, passeá-lo, não é humanizar um cão.

É saber o que é um cão e tentar proporcionar-lhe o que ele precisa para ser feliz.
O que todos devíamos fazer.
E mai nada ;)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta ago 03, 2005 3:16 pm

[quote=isab]
Tenho estado a ler os vossos posts e sinceramente nao concordo com o bicho de 7 cabeças que estao a fazer pelo facto do caozinho estar numa marquise ou varanda, nao seo bem.
[/quote]

Bem, penso que vocês "caíram" todas em cima da Isab. Penso que o que a Isab quis dizer é que uma pessoa não consegue estar 24/7 com um animal (isso do rádio já ouvi dizer que ajuda, assim como a tv).
"Não devemos humanizá-los" no sentido em que não podemos fazer a nossa vida em função dos animais, só isso. Há que admitir que sofrem, precisam de carinho etc mas, de facto, não são seres humanos. Há que os respeitar e ter muita consideração por eles, mas cada um no seu lugar. Não podemos deixar as nossas obrigações, infelizmente, assim como surgem imprevistos que não podemos controlar.
Vá, venham daí as críticas...
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 03, 2005 3:22 pm

Reacções psicologicas Humanas?

Sabia que eles sentem angústia, depressão, medo, solidão...?
Está muito enganado se pensa que são sentimentos apenas humanos.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”