Comportamento (in)desejado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fatima_St
Membro
Mensagens: 113
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

quarta ago 03, 2005 8:25 pm

Olá...Há muito que se defende a teoria de que o comportamento dos animais é uma consequência directa da sua educação....Pois eu concordo plenamente!Embora existam cães cuja sua genética tende para uma maior agressividade,esta somente é despertada se assim o dono quiser...
Deste modo decidi contar a minha história(Desculpem se me vou alongar):
Era eu muito pequena(teria perto dos 9aninhos),quando certa noite...O meu pai apresentou-nos o Dick...Era um lindo Pastor Alemão!Eu estava radiante,tinha uns olhos tão meigos e assustados,queria ser a melhor amiga dele....brincar,pular sempre na sua companhia...Mas meu pai maguou-me ao dizer:Este cão tem que estar num canil e ninguem fique perto dele...Ele é muito mau...O pai salvou-o da morte certa...

(Onde meu pai trabalha abrigam muitos cães abandonados...onde teem um veterenario que os acompanha....Certo dia uma senhora surge com o Dick,queria mata-lo...havia-se tornado feroz!O veterenario sem argumentos preparou tudo...ja de ançaime,ele ganiaaa,ganiaaa...e meu pai já não suportando a situação...pediu que ela o desse,evitando assim a sua morte!Assumiu assim a responsabilidade de cuidar dele e a segurança de todos,na certeza que se tivesse problemas abateria de imediato o pobre animal...)

De manha mal acordava ia para minha janela e de longe contemplava aquele pobre animal...parecia triste...as manhas sucederam-se,e as noites fizeram-se chegar...ele era muito meigo com meu pai,negando a presença de qualquer outra pessoa!
Em meus pensamentos me perdia,sonhando com as nossas brincadeiras,as nossas corridas juntos...lindo era o sonho que me embalava...
Havia passado um ano...e desobedecendo aos meus pais dirigi-me ao canil...sentei-me e disse-lhe:"queria tanto ser tua amiga...porque rosnas...não te faço mal..."E derrepente ele aproxima-se da rede e da uma lambidela...Nem imaginam como fiquei feliz....corri para casa a gritar"Ele quer ser meu amigo"Meus pais deram logo sermão por ter ido para lá....Mas na altura nem liguei...
Todos os dias lá ia eu conversar com meu novo amigo...sem ninguém ver até lhe dava festinhas...e ele não mordia...Pensava eu "Ele não é mau!"
Certo dia fui despejar o lixo,que estava um pouco longe da minha casa...quando derrepente oiço dois cães a ladrar em minha direcção...apavorada subi a um muro...e comecei a gritar:"Dick Ajuda-me!!"Meu Deus quantas vezes gritei...minha mae na altura muito doente sem quase poder andar...corria em meu socorro...Eu já estava sem forças...Quando meu cão surge e começa a morder aos dois cães...pensei que o iam matar....mas ele foi forte...e entre muitas dentadas os dois cães fugiram...ele estava com muito sangue!Mas sobreviveu...Como o abracei...Minha mãe nem queria acreditar no que via...coitada foi um susto valente!
Depois disso eu passeava sempre com meu cãozinho,brincava com ele...sentia-me protegida...Os anos tinham feito dele o animal mais docil que até então conhecera!Quando faleceu de velhice,foi um dos maiores desgostos da minha vida!
Posteriormente vim a saber que o meu Dick havia sido ensinado p atacar perante a entrada de pessoas que não fossem os donos...E ainda dizem que o comportamento não se reflecte na educação!

Desculpem se me alonguei :oops:
bjs
Fatima_St
Membro
Mensagens: 113
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

quarta ago 03, 2005 8:31 pm

Há esqueci-me de um promenor que podera criar algumas duvidas...O meu Dick arrebentou com a porta do canil...Não sei como...mas teve uma força brutal...
Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

quarta ago 03, 2005 9:12 pm

Muito bonita sua história Fatima, parabéns!
Também concordo que o cão é o reflexo da educação que lhe dão. Por isso sou contra estigmatizarem determinadas raças, por um número x de mordidas e incidentes.
Não sei se estarei a falar bobagens, mas o Bulldog já foi um Cão feroz e perigoso, e hoje em dia é uma raça calma e excelente para termos com crianças. E isso não se deu a longos anos de trabalhas? De boa educação, de ótimos cruzamentos?
Vejo pessoas criando poodle como se fosse uma criança de 1 ano, depois quando este quiduxo se reconhece como líder e morde o nariz de uma criança, os donos dizem: que lindo, tem ciúme da mamãe!
Todos devemos criar nossos cães com responsabilidade, e consciente de que a maneira com que o cão vê o mundo é diferente da nossa.
Mais uma vez Fátima, parabéns pela história, que possa servir de exemplo para muitos donos que pensam em abater seus animais porque estes de alguma forma se tornaram "loucos".
carlaJR
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: quinta jun 23, 2005 10:40 pm
Localização: american pitt bull terrier

quarta ago 03, 2005 9:32 pm

Mto linda a sua história...deveras emocionante. Os animais sao como as crianças, uns inocentes. São o melhor do mundo... :D
Fatima_St
Membro
Mensagens: 113
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

quarta ago 03, 2005 10:10 pm

Foi um grande amigo...que conquistei com o passar do tempo...
E embora fisicamente nao apresenta-se qualquer indicio de maus tratos,nós acreditamos que a realidade não seria bem essa....Isto porque sempre que meu pai agarrava numa vassoura ou algo k se assemelha-se ele refugiava-se de imediato na casota....e se fosse outra pessoa a ter a mesma atitude ele atirava-se ferozmente...Depois com o passar de dois anos mais ou menos ele já não tinha essa reacção...Aliás ele tomou um grande vicioooo....Mal me via com a vassoura la se punha ele sentado á espera que o penteasse...Acabava por não pentear nada :D Mas ele adorava esse gesto!Criei grandes laços com ele....e acreditem que ele era do pior mesmo....com amor e carinho nada é impossivel!!!
Brgd pelas respostas tão amaveis***
pauline
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça nov 02, 2004 12:02 pm
Localização: 1 cão

quarta ago 03, 2005 11:20 pm

;) Adorei a história, o cão é um amigo para a vida e continuo a achar que prefiro a amizade do meu cão a muita *** de gente que conheço! Eles são fantásticos, que pena que muitas pessoas não lhes saibam dar valor :(
<p><u>Pauline</u></p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 04, 2005 8:47 am

Adorei a história. Comoveu-me! Acho que no fundo o importante é não desistir. E estou em crer que quem faz mal aos outros dificilmente tem uma vida tranquila, pelo menos espero que assim seja ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zuca_05
Membro Veterano
Mensagens: 1550
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Localização: cinco gatos
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta ago 04, 2005 9:22 am

:lol: :lol: Adoro os partores alemães!!!!
nao acredito que sejam cães perigosos nem acredito em cães perigosos!
:p
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quinta ago 04, 2005 9:56 am

Não há nada que o carinho, o amor e a dedicação não possam fazer, e quando eles sentem isso tornam-se os nossos maiores defensores, nem que para isso tenham que perder a vida,não foi o caso felizmente.

Que dizer mais?
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
iog
Membro Veterano
Mensagens: 502
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quinta ago 04, 2005 10:29 am

Muito bonita a sua história ;)
Responder

Voltar para “Cães”