Cadel Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

alvm
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm

sexta ago 19, 2005 2:30 pm

Olá :)
Tenho uma cadela Labrador com 10 meses.
Ela veio para minha casa com dois meses e no ínico destruiu-me a cozinha toda. Não a podíamos deixar ficar sozinha em casa por um instante que fosse, que ela destruía tudo o que lhe aparecia à frente. Era uma autentica roedora!
Depois decidimos, sempre que precisamos de sair para ir trabalhar, deixá-la fechada numa casa de banho de serviço. Retiramos tudo o que lá tinha e deixámos apenas a sanita e o lavatório (pois é as únicas coisas que não conseguia roer ;) ). Ficava apenas com uma manta para se deitar os os brinquedos dela para se entreter.
Assim tem sido até hoje.
Agora já tem 10 meses mas continuamos sem a deixar à solta quando saímos de casa pois temos medo que a destruição volte. É normal este espirito roedor? É que ela só roi coisas se estiver sozinha. Quando está gente em casa ela não mexe em nada, só brinca com os brinquedos dela ou fica deitada ao nosso lado.
A partir que que idade os Labradores são considerados adultos? Será que quando for adulta ela ficará mais calma e já a poderemos deixar à vontade em casa sozinha?

Eu adoro a minha cadela, ela é muito meiga, só quer que lhe demos muitos mimos e brincadeira e é uma grande amiga :D . Por isto mesmo tenho pena de a deixar fechada quando saio de casa, apesar de ela ficar deitada a dormir sossegada, sem chorar quando saímos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 19, 2005 2:35 pm

:D Companhia. 2 é melhor que 1. Pobre cachorra fechada numa casa de banho, não me parece o método ideal. Imagine o que é passar o dia à conversa com um lavatório, uma sanita e uma data de azulejos silenciosos. Deprimente! Treino, muito treino, aqui pode roer, aqui não pode, ou seja, muitos brinquedos, muita dedicação, treino, mas nunca uma casa de banho. Pelo menos, na minha opinião ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

sexta ago 19, 2005 2:42 pm

Fechada numa casa de banho durante quantas horas? qual o tamanho da casa de banho? :o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 19, 2005 2:45 pm

Penso que o melhor sítio para pôr as suas questões é no fórum dos labradores :

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewforum.php?f=107

De qualquer forma - sim os labs tem uma enorme necessidade de roer.

Convêm deixar sempre brinquedos e ossos de búfalo (ou verdadeiros, dos grandes) para ela roer.

Também têm muita necessidade de exercício.
Convém dar grandes passeatas com ela ou brincar a "ir buscar a bolinha" durante bastante tempo.
Se de manhã, antes de saírem, fizerem isto, ela vai dormir na vossa ausência e já não faz tanta destruição.

Experimente no FDS - canse-a com um grande passeio, muita brincadeira, etc . - depois experimente deixá-la em casa sózinha num espaço controlado.
Eu usava a cozinha, corredor,WC e hall.
Fechava o acesso aos quartos e salas.
Logo vai ver como ela se porta...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
alvm
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm

sexta ago 19, 2005 2:48 pm

Eu tento ensiná-la. mas é muito dificil quando ela não me leva a sério, leva sempre tudo para a brincadeira. Ela sabe que não pode roer as coisas e eu ralho-lhe quando faz isso, mas mesmo assim não aprende.
É fácil falar de treino mas é dificil fazer com que funcione.
Ela fica fechada mas nunca foi mal tratada, e o espaço onde fica não é assim muito pequeno, a paisagem é que não é a melhor.
Quando vamos sair ela já sabe, nós dizemos-lhe e quase que vai sozinha para o ninho dela, deita-se lá e não fica a chorar. Olha para nós como que a dizer " até logo, já sei que agora tenho de ficar sossegadinha porque vais sair", ela sabe que não pode ficar solta pela casa.

Fica com uns biscoitos ou ossos de cão para roer, uns brinquedos, uma manta quentinha para se deitar.

Apenas gostaria de saber que este espirito roedor que ela tem é só agora que ainda é nova ou quando for adulta vai continuar com a essa vontade de roer que agora tem.
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

sexta ago 19, 2005 2:49 pm

alvm Escreveu: É fácil falar de treino mas é dificil fazer com que funcione.
Com paciência consegue ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 19, 2005 2:55 pm

Bianah Escreveu:
alvm Escreveu: É fácil falar de treino mas é dificil fazer com que funcione.
Com paciência consegue ;)
Chave do treino: Coerência. O que hoje é válido, é válido sempre! Não vale, hoje ralho, amanhã não ralho. Hoje podes, amanhá não podes. Há sempre a escola, ideal para cão e dono e há sempre livros que ajudam muito. Casa de banho não é sistema. Corrigir o acto afastando das coisas, não é solução. Muito empenho, é a unica maneira. Para mim é gratificante aprender e proporcionar uma vida cada vez melhor aos meus animais, mas isso exige um tempo disponivel da minha parte muito grande. Mas é gratificante ver os resultados. Fico babada comigo e com eles. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta ago 19, 2005 2:57 pm

Penso k se nao a ensinar agora.. não vai ser de grande k vai aprender apesar dos 10 meses ser uma altura critica devido ao nascimento de alguns dentes finais. Agora isto nao quer dizer k quando for adulta va deixar de roer se não levar o correcto ensinamento e o devido exercicio diario, pois os labradores sao caes k teem de ter pelo menos um passeio diario, preferivelmente onde ele possa correr e gastar todas as suas energias. Caso contrario o cao entra em stress o k provoca o tal acto de roer tudo. E penso k o facto de o prender numa casa de banho ainda piora as coisas, pois ele ai entra mais facilmente em stress por estar fechado e nao poder passear livremente, pois por maior k o wc seja, nunca e o suficiente para um labrador passar umas valentes horas! Acho k deve começar a ensina-lo o mais rapido possivel, se nao quiser lidar com esta situação para sempre, e certamente k o animal tambem nao gostaria la muito de ficar grande parte do seu dia fechado num wc. Diga um firme "NÃO" quando ele esteja a roer algo k nao deva e de-lhe uma sapatada no lombo, e de-lhe mimos e elogios quando tiver a roer algum brinquedo. Ele mais tarde ou mais cedo ira perceber o k podera ou nao roer...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 19, 2005 3:05 pm

iog Escreveu: Fechada numa casa de banho durante quantas horas? qual o tamanho da casa de banho? o

E eu pergunto tambem se a casa de banho tem janela.se não tem e fica fechada, fica com a luz acesa? :(
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta ago 19, 2005 3:09 pm

Comprendo o que está a passar, com um dos meus cães foi a mesma coisa. Sempre que ficava sozinho destruia tudo: sapatos, mobílias, até o meu passaporte. Pensávamos que era por retaliação :p .
Mas nunca o deixémos preso numa divisão. A coisa vai, com paciência e alguma resignação face aos objectos estragados.
Existem alguns produtos (como o Bitter Apple) que ajudam a evitar roedelas nos móveis, por exemplo. Basta aplicá-los nos locais que desejamos protejer, e quando o cão lá vai, desiste - aquilo sabe muito mal.
Não sei se resultaria com um "roedor tenacioso" como a sua Lab, eu comprei como ajuda para o treino dos meus furões (para não me morderem) e deu bons resultados.
lezinho
Membro Júnior
Registado: sábado ago 06, 2005 9:32 pm

sexta ago 19, 2005 8:42 pm

Fechá-la no WC não é solução e se a cozinha já tem estragos ...
Penso que quando sai podia deixar o rádio ligado num canal de música calma. O meu labrador já tem 14 meses e não há dia que não faça uma diabrura.Melhores dias virão, vai ver que sim.
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

sexta ago 19, 2005 9:37 pm

Pois... Ao ler este relato lembrei-me da minha Dharma (filha da Storm -rafeira - e do Gaspar - Labrador). Ela tem tudo de Labrador, até a destruição. Eu sei o que está a passar, pois eu já passo por isso há 3 anos. Acredito que também tenho muita culpa, se calhar não a soube educar. Mas a Storm (que é a mãe) não faz asneiras nenhumas, é sempre a Dharma, e ela nunca fica sozinha, tem sempre a mãe. Mas não adianta. O passeio também não resulta, ela cansa-se descansa 10 minutos e está pronta para as diabruras. Conclusão e moral da história: Quando ficam sozinhas, ficam no hall, no corredor, na cozinha e na varanda. Claro que na cozinha não fica nada à vista, se não já sabemos o que acontece. As últimas coisas a desaparecer na cozinha foram as especiarias, ela nunca lhes ligou. Até a passada 5.ª Feira, que cheguei a casa e ela tinha a caixa de colorau enfiada na parte inferior do focinho (a abertura da lata era de 4,3 cm, não compreendo como ela enfiou lá o focinho, eu demorei 5 minutos para conseguir tirar a lata. Ou seja, agora não há nada na cozinha!!! Elas só estiveram sozinhas 20 minutos, mas foi o suficiente para a Dharma saltar para cima da banca e chegar às especiarias que estavam na prateleira por cima da banca.
Não cometa o mesmo erro que eu, perca o tempo que for necessário para a ensinar, mas não a restrinja a uma única divisão da casa, isso só lhe pode fazer pior.
Boa Sorte!
Amon-Ra
Membro Júnior
Registado: segunda ago 15, 2005 10:12 pm

sexta ago 19, 2005 11:27 pm

Os golden também têm esse instinto roedor?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado ago 20, 2005 2:24 am

Amon-Ra Escreveu:Os golden também têm esse instinto roedor?
Pelo k sei os Golden sao um pouco mais calmos k os labradores, mesmo assim não dexa de pertencer a familia retriever, que sao conhecidos pela sua "hiper-actividade" :D
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

sábado ago 20, 2005 9:09 am

O essencial já foi dito.

O segredo é a coerencia e a paciencia.

O meu Lab só tem 5 meses e meio. Sozinho só roe os brinquedos. Isto deve-se a quase 1 mes a ensinar o que pode e o que não pode mexer. Eles aprendem, temos é de ser preserverantes.

Há um produtos que se metem nos locais onde ele não pode mexer que os inibe a roer lá. Costuma resultar também.

Outra coisa, se o apanhar a roer uma coisa sua e quando for para lha tirar ele começar a correr a fugir de si, não vá atraz dele, isso para ele é uma brincadeira. Se entrar nela está a jogar com as regras do cão. Espero pelo momento oportuno e leve algo que ele pode brincar. Depois basta chegar ao pé dele e dizer um valente não e tirar o objecto que não pode roer e depois oferecer o que pode. Se ele começar a roer o que pode faça um elogio ao cão.

Isto é apenas uma maneira, haverá certamente outras.

Boa sorte e veja lá se tira o canito do WC
Responder

Voltar para “Cães”