Quando eles são bebés...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Hendra
Registado: terça ago 23, 2005 4:38 pm

segunda ago 29, 2005 9:21 am

Olá! Há uns dias coloquei aqui um anúncio acerca de uma adopção, pois queria adoptar um cachorrinho macho. Tenho novidades, já adoptei! Não é macho, mas sim femea e adoptá-mo-la porque o dono queria afogá-la na banheira... não pudemos ficar parados ao saber disto! É a Sacha, uma rafeira com uma mistura talvez de boxer e tem 2 meses e meio.
Agora surge um pequeno (grande) problema! A Sacha, como todos os bebés, ainda não se controla e faz muitas vezes as necessidades em casa. Fica montes de tempo na rua sem fazer nada, brinca, corre, senta-se e nada de fazer chichi e no momento que chega a casa.. pumba! A minha mãe passa-se! E há outra coisa, que para nós ainda é pior! À noite farta-se de chorar! Ainda hoje fui buscá-la ao quintal eram 4h da manhã e levei-a para o meu quarto e assim calou-se, mas os meus pais não querem que ela se habitue a dormir em casa. O outro nosso cão dormia sempre no quintal/garagem. O que hei-de fazer para ela não chorar? Será que ainda vai levar muito tempo até se habituar? Estou farta de ouvir a minha mãe a chatear-me por causa da Sacha...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda ago 29, 2005 9:33 am

Olá,

Antes de mais parabéns pela cachorrinha :D Só tenho pena é que não tenha afogado o ex-"dono" da cadelinha, mas no rio com uns sapatinhos de cimento :evil: :evil:

Quanto ao chorar de noite, a sua mãe tem razão, se não é para ela dormir no seu quarto não a deve habituar a isso. Agora a questão é outra, ela tem sítio quentinho para dormir? Não passará frio? Arranje-lhe uns cobertores e uma peça de roupa sua, com o seu cheiro, isso ajudá-la-á a acalmar, costuma resultar! ;) De qualquer modo tem de haver um bocadinho de paciência da parte da sua mãe, isto costuma durar uns diazitos, depende do cão!

Quanto às necessidades, deve repreendê-la quando ela faz as necessidades em casa, um jornal enrolado costuma funcionar e não os aleija, é só uma dor psicológica! Ou seja, quando ela se agachar para fazer o seu xixi, agarre-a pelo cachaço, vá dizendo "NÃO" e leve-a para o sítio onde quer que ela faça as necessidades; aí não brinque, rejeite todo o tipo de "provocações" até ela fazer as suas necessidades. Depois disso e assim que ela acabar de fazer o seu xixi ou cocó, faça-lhe muitas festas e muita brincadeira, assim ela vai perceber que se fizer as necessidades é recompensada, até lá não há qualquer tipo de recompensa! :D

Boa sorte e espero ter ajudado ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 29, 2005 9:42 am

Bom dia,

Amiga nova... É sempre bom! Para além do que já foi dito, escolha também a hora certa de ir à rua, ou seja, quando acorda (acordam sempre aflitinhos) e imediatamente a seguir às refeições. Quando ela fizer uma necessidade na rua, cumprimente-a efusivamente, diga que é linda e faça-lhe muitas festinhas, se a recompensar com um miminho comestivel, ainda melhor. Se tiver a possibilidade de ir à rua acompanhada por um vizinho que tenha cão, melhor ainda, não tarda nada está a imitá-lo! Boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 29, 2005 10:46 am

Todos os cachorrinhos dão esses problemas - chorar à noite e "baldarem-se" nos xixis e cócós.

Há vários conselhos que pode tentar seguir - para o choro : além da peça de roupa com o seu cheiro, pode deixar um despertador que faça tic-tac (ele pensa que é o coração de outro animal), um saco de água morna (imita o corpo).
Durante os primeiros dias eles sentem muito a falta da mãe e dos irmãos, por isso é que se usam estes truques (para simular a sua presença).

- xixis e cócós : todo o cachorrinho não tem capacidade para suster as suas necessidades, tal como os bébés não têm.
Pode tentar usar a técnica dos jornais - põem-se jornais embebidos no xixi dela num lugar - varanda ou cozinha, etc. - e é aí que ela deve fazer em casa.
Ou passeia a cadelinha de 3hrs em 3 hrs na rua.

Em todo o caso haverá sempre acidentes.
Quando éramos pequeninos também tínhamos "acidentes"...

Com o tempo vai lá.
Sempre "NÃO" quando faz fora do sítio e festas e biscoitos quando faz bem.

E diga á sua mãe que "Roma e Pavia não se fizeram num dia...".
É preciso ter paciência...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça ago 30, 2005 2:59 am

os meus caes sao uns santos comparados com os que insistem que nao ha nada melhor que a casa para fazer necessidades.tenho um yorkshire terrier com 2 anos e um west highland white terrier com 3 meses.O york foi mais dificil de habituá-lo a fazer as necessidades no sitio correto.eu utilizo queles salva camas para pessoas incontinente no chao onde os ensino a fazer o xixi e o coco. o york foi um pouco dificil pq so ao fim de um ou dois meses la atinou a fazer as necessidade no lucal correcto mas sempre com repreenção qd fora do local e mt importante nao deixar escapar uma unica vez uma repreenção pq senão eles pensam ._"va lá nao me bateu" e voltam a fazer a mesma asneira, desde que que começou a ir á rua (ou seja depois da 3ª vacina) nunca mais fez nada dentro de casa e qd quer ir á rua pede.
O west ao fim de dois dias ja fazias as coizitas dele no local escolhido apesar de uma ou outra distração quando anda na euforia da brincadeira agora que esta semana ja vai levar a 3ªvacina ja pode ir á rua vamos la a ver como é
Hendra
Registado: terça ago 23, 2005 4:38 pm

terça ago 30, 2005 8:54 am

Obrigado por terem dado a vossa opinião e alguns conselhos!
Esta noite a Sacha dormiu na cozinha, porque haviam mts mosquitos na rua. Quando a fomos deitar não chorou uma unica vez (devia estar cansadita), depois acordei eram 6h da manha a ouvi-la chorar, mas passado pouco tempo parou e ninguém se levantou da cama para ir ter com ela. Fiquei contente porque penso que são alguns progressos.
Em relação aos chichis... continua na mesma! Mas pronto, eu sei que é normal até se habituar. Temos evitado é deixá-la ir para a sala e para os quartos (sitios onde estão tapetes e carpetes), deixando-a andar mais à vontade na cozinha, quintal, garagem...
Ela é muito querida! Fora os chichis, cócós e choradeiras é um espectáculo! É uma brincalhona e muito meiga! Parece que os animais abandonados são muito mais agradecidos quando alguém os adopta! A Sacha é uma filha que tenho aqui! :p Só está bem coladinha a mim!
Hoje vai pela primeira vez ao veterinário... vamos lá ver como se comporta! Eheh
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

terça ago 30, 2005 9:16 am

parabens pelos progressos e paciência que faz muita falta para ajudar a cuidar dela.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 30, 2005 10:22 am

Olá Parabéns pela Sasha!

Qt a dormir a sua mãe tem razão, não a habitue a dormir no quarto caso contrário terá chatices até mais não, com a cadela e seus pais! :roll:
Siga o conselho e arranje-lhe um cantinho sossegado e abrigado, ponha uma peça de roupa sua para ela sentir-se aconchegada; tb pode lhe arranjar um brinquedo (peluche) que não faça barulho ;) para ela dormir junto na caminha.

As necessidades, só ralhar não adiantará se não lhe mostrar o sítio onde o deverá fazer! Arranje jornais velhos e ponha mesmo junto ao portão da casa (dentro) assim que entrarem com ela aguentem-na ali por perto e qd ela se abaixar, peguem-na e a coloquem sobre as folhas de jornal abertas. Se não forem a tempo dêem-lhe um ralhete e ponham-na á mesma no jornal bem como aos cocós e qd a colocam no jornal deixam o ralhete e mostrem que ficam satisfeitos por ela estar a fazer no jornal! :D "Menina bonita! Aqui!"

Durante o tempo em que está no quintal deixem sempre folhas de jornal abertas no mesmo sítio, com o tempo ela irá habituar-se a procurar o jornal e a fazer lá o xixi e cocó, qd ela já o fizer sozinha, começam a deslocar as folhas do jornal, cada vez mais para a porta/portão de saída, com o tempo ela irá habituar-se a fazer qd for á rua!
Se bem que em minha opinião, se têm algum quintal, não vejo necessidade de a bichinha ter de se aguentar muito tempo, podendo em casos de aflição fazer em algum cantinho do quintal, uma vez por outra. ;) Sendo apartamento é mesmo desagradável andar com "prendas" espalhadas, nesse caso terá mesmo de se habituar/aguentar sempre até chegar á rua.

Geralmente os pais implicam menos se nós nos responsabilizarmos pela limpeza e asseio, se você limpar prontamente os dejectos e lavar o local, eles não reclamam tanto pq reconhecem que está a levar á sério a sua responsabilidade!

ah! qd for com ela á rua, não se esqueça de levar uns saquinhos e apanhar os cocós, a vizinhança tb lhe ficará grata! ;)

Bem, com tantas dicas, já tem muito por onde começar! Boa sorte, vá dando notícias dos seus progressos!

8)
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

quarta ago 31, 2005 4:31 pm

upa
Responder

Voltar para “Cães”