CADELA A LATIR TODA A NOITE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

sexta ago 26, 2005 4:22 pm

Para apresentar queixa pode-se dirigir a um Posto da GNR ou esquadra da PSP local.

Se eles presenciarem a situação tanto melhor, se não presenciarem, pode sempre e apresentar dita queixa, tem é que ser inserido na queixa como testemunha. Para se certificar que foi dado cumprimento ao dever das autoridades, dê alguns dias e depois averigue junto das autoridades administrativas com competência para aplicação das coimas (aquelas que estão na legislação que lhe forneci, no artigo das contra-ordenações, no caso da direcção-geral de veterinária, os autos são enviados para a delegação regional da agricultura) no sentido de apurar se já receberam o auto por parte das autoridades policiais.

Apesar de as autoridades em algumas zonas do país ainda não estarem sensibilizadas para este tipo de situações, não aceite um não ou uma desculpa. Pois é dever das autoridades fiscalizarem estas situações, inclusivé, se as vacinas e licenciamentos estão regularizados.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta ago 26, 2005 8:09 pm

Não é preciso um cão estar esfomeado para ter uma atitude destas... se não forem habituados a conviver com elas, correr atras e comê-las é uma atitude perfeitamente normal. Está no instinto do cão!
a carlota não pode ver aves. vai logo atrás e não as mata se não puder. nunca a vi comer nenhuma.
durante 2 meses, vivi uma situação idêntica. tinha um vizinho com 3 cães a viverem miseravelmente. na 1ª noite, não dormi nada por causa do cão ladrar muito. no dia seguinte, pus-lhe comida umas 3 vezes. se tivesse posto 30, ele tb. comia. ao fim de poucos dias e porque vi o estado lastimável dos cães, apresentei queixa à gnr. limitaram-se a falar com o homem, obrigaram-no a tratar da ferida de uma orelha de um cão e a alargar a coleira a outro. passaram-lhe uma multa por não ter os cães registados. quanto a não lhes dar comida em condições, água e abrigo..népias.
passados uns tempos, aparece outro cão. às 4 da matina, estava a ligar de novo para a gnr. não sei o que aconteceu, porque logo de manhã, o homem levou esse cão. mais tarde, a gnr ligou-me por causa da queixa. disse que ia voltar a falar com o homem. não sei o que se passou, porque mudei de casa.
para conseguir dormir, dava de comer a um dos cães. era o que mais ladrava e que mais perto ficava do caminho.
anjjazul
apmao
Membro
Contacto:

sexta ago 26, 2005 9:02 pm

O grande problema a nível das autoridades, é que ainda não estão sensibilizados para as leis actuais relativas aos animais de companhia. Eu não falo só da GNR e PSP, falo também da maioria das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

É que as autoridades ainda não se aperceberam que esta questão é cada vez mais importante e não se lhe pode voltar as costas. Antigamente as pessoas tinham animais com a finalidade de colaborar nas tarefas domésticas. Na minha infância, os cães serviam para guardar as casas, para a caça, os gatos para apanhar ratos, para já não falar em outros animais de maior porte. Agora não, toda a gente tem animais de companhia, pura e simplesmente, pelo prazer da sua companhia, e cada vez mais as pessoas procuram a companhia dos animais. Como tal, têm que ser impostas algumas regras e as autoridades têm que ser as primeiras a ter noção dessas regras, o que, a maior parte das vezes não se passa.

Passou-se uma situação em que foi levantado um auto de contra-ordenação pela GNR, cuja competência para dar seguimento ao processo era da junta de freguesia. O Sr Presidente da dita junta dirigiu-se ao Posto muito admirado a perguntar porque lhe tinha sido enviado aquilo. Isto é só um exemplo de como asa coisas ainda não funcionam.
alepac
Membro Júnior
Registado: domingo mai 08, 2005 12:14 pm

sábado ago 27, 2005 9:24 am

Bom dia!
Eu tenho o mesmo problema com a minha cadela ela ladra muuuuuito de noite e eu tenho consciência de que isso pode perturbar os meus vizinhos :oops:, pois eu própria sou acordada por ela (apesar de em minha casa algumas pessoas não acordarem, depende da sensibilidade de cada um...).
A razão pela qual ela ladra não é fome mas sim os gatos :evil: e outros cães que ela ouve...
Por vezes o meu irmão farto de a ouvir vai lá fora, ralha-lhe e bate-lhe com o jornal... mas esse método por vezes é apenas temporário já que passados uns minutos ela volta a ladrar.
O meu método é mais simples: vou à casa de banho encho um copo de água e atiro-a pela janela...

Já agora,(no caso da cadela em questão viver fora de casa) : no inverno (com a chuva) nota o mesmo comportamento na cadela?
A minha é mais sossegada quando sente umas pingolas... :lol:

Seja qual for o método7medida que tomar tenha paciência ... ;)
Gypsy
Membro
Registado: sábado ago 17, 2002 6:26 pm

segunda ago 29, 2005 8:19 am

alepac Escreveu:
Já agora,(no caso da cadela em questão viver fora de casa) no inverno (com a chuva) nota o mesmo comportamento na cadela?
A minha é mais sossegada quando sente umas pingolas... lol

Seja qual for o método7medida que tomar tenha paciência ... ;)
Bom dia!

De Inverno esta situação não me incomoda tanto. Por um lado, porque ela não ladra tanto (penso que devido à chuva, ela tenta abrigar-se); por outro, porque durmo com as janelas fechadas e o barulho não se ouve tanto. Neste fim-de-semana, por exemplo, ela também esteve bem mais calma. Mas há dias, ou melhor noites...

Agradeço ao senhor que me deu a conhecer um pouco da legislação. E concordo plenamente consigo: uma coisa é a lei, outra é a sua aplicação. Para ter uma ideia, eu já trabalhei na Câmara Muncipal, chegando a expor lá esta situação. E o que me disseram, foi que tomar medidas neste caso não era da competência da Câmara, mas sim da polícia.

Ainda por cima vivo num meio pequeno, onde as pessoas não têm a mínima sensibilidade para com os animais. Mais do que sensibilidade, não encaram a "posse" de um animal como uma responsabilidade. Vacinas, cuidados veterinários, abrigo, não interessam nada. Para ter um animal, basta ter uns restos para lhe dar de vez em quando. É triste, mas é a realidade.

Ainda hoje de manhã vi um cão na rua (que supostamente tem dono, uma vez que usa coleira), muito magro (nota-se que passa fome), cheio de peladas pelo corpo, olhos tristes... Um no meio de tantos, infelizmente.

E esta questão é muito complexa. Porque muitas vezes da queixa à polícia, resulta a recolha de um animal para um canil municipal (porque a lei não faz mudar mentalidades, pelo menos de uma forma imediata). E eu conheço um pouco da realidade dos canis municipais (pelo menos o do meu município) e sei que apesar de tudo, animais como estes estão melhor com os donos do que no canil.

Vou estando atenta ao tratamento que é dado à cadela, vou tendo paciência (e algumas insónias) e vou ponderar a queixa às autoridades policiais.

P.S.: Obrigada pelos esclarecimentos acerca das galinhas, porque desconhecia este comportamento nos cães. E na altura foi algo que me chocou.
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

terça ago 30, 2005 12:44 pm

Aconse-lhe o dono a comprar uma coleira anti ladrido para por na cadela durante a noite.

e olhe que resulta porque a cadela cada vez que tentar ganir,.......vai-se corrigir a ela própria.

boa sorte
apmao
Membro
Contacto:

terça ago 30, 2005 12:51 pm

Aconse-lhe o dono a comprar uma coleira anti ladrido para por na cadela durante a noite.
Que tipo de coleiras são essas? Desconheço. Já agora se me puder explicar, agradeço.

Obrigado. :D ;)
Gypsy
Membro
Registado: sábado ago 17, 2002 6:26 pm

quarta ago 31, 2005 9:55 am

Também eu desconheço. Mas se existirem e derem resultado, eu própria lhe compro uma!!! :)
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

quarta ago 31, 2005 4:43 pm

upa
Responder

Voltar para “Cães”