PRAGANA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

sexta set 02, 2005 11:42 am

OI, tudo bem?

Queria colocar-vos uma questão, que é a seguinte:

A Pragana fura a pele do cão?

Esta pergunta é porque a minha Sharel na semana passada começou a lamber muito a patita e eu fui logo ver o que ela tinha e deparei-me com um pequenino orificio entre os dedos que deitava sangue e pus, peguei e fui no dia seguinte para o Vet.
E o que me disseram é que ela tinha uma pragana espetada na pata e que teriamos que esperar que ela saísse, e desde aí que dia sim, dia não lá estamos no vet. a espremer a pata, a abrir o buraco e a levar injecções.
Quando ela anda pelo meio da vegetação quase sempre traz destas sementes agarradas ao pelo mas nunca se lhe espetou nenhuma, porque o pelo dela é muito denso, inclusivamente entre os dedos.
Falei á vet. na hipotese de ter sido um arame ou prego, pois ela é completamente doida por água e quando vamos ao P. das Nações, ela gosta de ir para o Rio, e ao passar pelas rochas, poderia-se ter aleijado, mas no meio da euforia, não se queixou. Mas a vet, inssistiu que era uma pragana :? .
Entretanto a vet. foi de férias e a Sharel está a ser tratada pela substituta, que é uma doçura com os animais, ao contrário da outra :x , que a minha cadela tem pânico dela.
Com esta vet eu coloquei-lhe a mesma questão e ela já aceita ser outra coisa, apesar de continuarmos o tratamento até 2ª feira, e caso a Sharel continuar a ter infecção, vai-se tirar um RX, para ver se existe algum bocado de metal ou vidro dentro da carne, pois ela diz que o Rx, não detecta a pragana
vjudite
Membro
Registado: sexta jan 03, 2003 3:54 pm

sexta set 02, 2005 12:02 pm

Olá boa tarde,

Da experiência que tenho tido, infelizmente, com praganas, posso dizer que elas fazem feridas e criam infecções, a minha cocker já teve 2 nos ouvidos e uma no nariz. Todavia depois de serem retiradas, a cadela toma um anti-inflamatório e fica bem.
Normalmente, dou pela pragana, em poucas horas, a minha cadela é muito expressiva :p , mas já ouvi falar de casos mais complicados devido à demora da remoção.
Claro, que se a sua cadela não melhora, não deve afastrar outras hipóteses, como disse, um vidro ou coisa do género.

Vanessa
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta set 02, 2005 12:18 pm

Olá boa tarde

Pois a história que tenho d euma pragana com a minha cadela, foi tb no ouvido e notei logo no caminho para casa, foi em pouco minutos e fui logo ao vet, ele tirou-lha e desinfectou logo, mas ele estava com medo que ela tivesse furado o tímpano, graças a deus que isso não aconteceu.
Agora sei de um caso de um canito que foi encontrado na rua com cerca de um ano por uma vizinha minha e que já lá tinha a pragana há uma série de tempo tb na pata e teve que ser operado, pq como era nadava na rua ninguém, via e a actual dona só se apercebeu mais tarde, quando aquilo começou a inchar, pq o bichano não se queixava, resultado fez uma infecção de tal ordem que teve de ser removido circurgicamente.
Mas não vamos pensar o pior, afinal o caso é um pouco diferente ;)
Beijocas e as melhoras da piquena.
MFR
Membro Veterano

sexta set 02, 2005 1:59 pm

:x malditas praganas, nunca pensei que a pragana perfurasse a pele ao ponto de entrar para dentro da carne, porque o que acontece mais frequentemente é elas entrarem por orificios já existente, porque a semente ainda é grande

aqui está a patita dela a zona vermelha é onde tem o minusculo buraquinho, ela teve que ser rapada nesta zona, porque o pelo é muito grande que nem se consegue ver as unhas.

Imagem

Imagem
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

sexta set 02, 2005 2:02 pm

Boa tarde,
desculpem a ignorância, mas o k é uma Pragana?
Nunca ouvi falar de tal coisa...
Membro Veterano

sexta set 02, 2005 2:18 pm

Quando passeia no campo entre Maio e Agosto não costuma ver umas plantas parecidas com as plantas das searas de trigo?, até a côr quando já estão na fase da seca é igual (côr da palha), essas sementes parecem setas, a criançada costuma atirá-las contra as roupas e os cabelos uns dos outros e elas ficam espetadas (eu brincava imenso com elas, ainda hoje eu o o meu filho fazemos isso). A Pragana é essa semente.

Imagem
Imagem
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta set 02, 2005 2:45 pm

Como comentou que passeia no Parque das Nações apenas queria dizer que suspeito que as águas do rio Tejo / Trancão e as suas lamas estejam completamente infectadas com algo.

A minha cadela está à um mês a tratar as patas em 4 zonas (incluindo dentro dos dedos penso que devido a um passeio perto do rio onde ela pôs as patas na lama. 3 dias depois estava com essas bolha/feridas com pus e sangue.

O tratamento continua mas já está quase boa, até teve que tomar antibiotico!!!
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta set 02, 2005 2:45 pm

Olá é a primeira vez que eu participo no forum dos cães :D !

Eu ODEIO praganas!!! A resposta à pergunta se elas entram pela pele é SIM. A primeira vez que ouvi falar em praganas, foi à uns anos atrás quanto de subito a minha cadela começou a deitar um pouco de sangue e eu sabendo que não era altura do cio fui a correr ao vet e ele depois de a observar me respondeu que tinha sido uma pragana que se tinha introduzido pela pele e estaria a causar infecção, não acreditei até que ele durante a mini-cirurgia retirou a malvada da pragana de dentro da minha menina. Com os antidióticos ela ficou bem mas não se livrou do sofrimento e dos pontos da cirurgia. Ainda este ano, um dia cheguei a casa e a minha outra cadela gritava literalmente e cosava o ouvido, fomos a tempo e a vet lá retirou a pragana; quando foram à tosquia lá encontrámos outra malvada meia espetada no dorso da cadela e outra precisamente entre as unhas, as vezes não damos por elas, nem com a escovagem É um pesadelo!!! Por vezes até eu as trago agarradas à roupa. Com animais de pêlo comprido não se tem descanço, no verão os vets aqui da zona fazem sempre o dinheirão à custa das praganas. Há sempre uma chuva de telefonemas para a Câmara Municipal vir limpar os terrenos para haver algum descanço.

Sei de casos em que entraram pelos olhos e até pelos orgãos sexuais principalmente em cães. Pelo que me explicaram as praganas quando se alojam são como uma seta, nunca param nem mesmo dentro do corpo do animal, se possivel é sempre melhor retirá-la mas tb creio se desfaz com os antidióticos. Mas é sempre melhor depistar outras situações.

Que a Sharel se recomponha depressa!!!
MFR
Membro Veterano

sexta set 02, 2005 3:00 pm

mcbb Escreveu: Como comentou que passeia no Parque das Nações apenas queria dizer que suspeito que as águas do rio Tejo / Trancão e as suas lamas estejam completamente infectadas com algo.

A minha cadela está à um mês a tratar as patas em 4 zonas (incluindo dentro dos dedos penso que devido a um passeio perto do rio onde ela pôs as patas na lama. 3 dias depois estava com essas bolha/feridas com pus e sangue.

O tratamento continua mas já está quase boa, até teve que tomar antibiotico!!!

Vamos imenso até lá, logo pela manhã, quando andam a regar os relvados, pois ela brinca imenso com a água, mas, quando nos aproximamos do rio tejo por baixo da ponte Vasco da Gama, é a loucura total, e quando a maré está baixa, é só lodo e ela já por 2x se enfiou até á barriga no lodo, estávamos a ver que tinhamos que a ir buscar.

Mas na semana passada 2ª feira, ela ganiu quando estava a brincar com os sistemas de rega da relva, mas como ela por vezes queixa-se com dores, na anca, pensei que fosse da brincadeira, só na 4ª feira é que ela começou a lamber a pata dianteira, muito aflita e a cochear, portanto não sei se foi lá que ela se aleijou, se foi aqui ao pé de casa que existe zonas de muito mato seco e com muitas praganas (até parece que estou no campo). Esperemos que não seja necessário nenhuma cirurgia.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 02, 2005 5:30 pm

há tempos entrou uma pargana para o ouvido da carlota. ela começou a abanar e esfregar a cabeça muito aflita. não se podia tocar no ouvido. até parece que andava de lado. fui logo ao vet. ele não conseguia tirar-lhe. teve de a anestesiar. a pargana está muito no fundo do ouvido. felizmente que não houve lesões. eu é que desisti de a ensinar a deitar. vai para o campo e pode acontecer-lhe outra vez.
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”