raça Cane Corsos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
andregameiro
Membro Júnior
Registado: domingo mar 06, 2005 5:53 pm

terça set 13, 2005 7:44 pm

Boa noite,

Gostaria de saber mais da raça Cane Corsos. Alguém me pode informar?

obrigado,

André
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça set 13, 2005 7:52 pm

Boa noite,

"Citado nos antigos textos, representado em obras de arte e destinado a um crescente sucesso, em breve será uma nova raça italiana. É um cão rápido, descendente do molosso dos romanos utilizado para caça grande e para conduzir os rebanhos. Rústico e potente é um ótimo companheiro e guardião".

"Erasmo da Valvasone, no seu livro "Da caça", descreve o Cane Corso já em 1591(...). mas se a descrição morfológica ainda se adpta depois de 3 séculos ao Cane Corso atual, os criadores da raça dizem que ao contrário o atual tem extraordinária características psíquicas".

"Dotado de uma coragem sem limite é um ótimo guardião. Consciente da própria força dificilmente se deixa levar por manifestações de nervosismo e igualmente demonstra o seu equilíbrio controlando a desconfiança que sente na frente de estranhos até quando percebe que o patrão os aceita .Quando uma propriedade lhe é confiada é também o temperamento equilibrado que lhe permite controlar de longe o movimento eventual de intrusos e atacar somente em casos de verdadeira necessidade. O Cane Corso mantêm até a maturidade a alegria de um filhote e até a idade adulta a vontade de correr e brincar não passa." , assim descreve o caráter Claudio Bonassi, sócio de Luigi Corini do canil degli Olmi di Leno, próximo a Brescia. Giancarlo Malavasi criador desde os 21anos da raça Cane Corso com o nome Cerberus de S.G di Mantova, destaca também: "A docilidade e a extrema afetuosidade com as pessoas com quem vive e ama e particularmente as crianças, entre os quais se demonstra extremamente benévolo e disposto a defendê-las com coragem".O Corso assim como ele é, junto a nós através de séculos de seleção na lida do campo italiano, é um cão de temperamento vigilante e reativo extremamente equilibrado e em grau de resistir experiências e condições ambientais difíceis sem que seu sólido equilíbrio psíquico se modifique. Essa característica , unida a um justo grau de territorialidade e agressividade fazem dele um bom auxiliar do homem na guarda e na defesa pessoal".

"Fisicamente a conformação do Cane Corso é a de um molosso de porte médio-grande com uma ossatura robusta e uma estrutura muscular bem desenvolvida que lhe conferem um aspecto sólido e compacto, unido a agilidade e presteza".

"A presença do Cane Corso na região centro meridional da Itália é amplamente testemunhada na literatura e representado a partir da época pós-medieval.Além do já citado poema de Erasmo da Valvasone em 1591, Teofilo Folengo o nomeia no "Maccheroniadi" em 1500. O achamos depois em Nápoles onde 2 exemplares figuram nos relevos de mármore do Arco de Triunfo, o monumental ingresso ao Castelo Novo, criado para lembrar a chegada a Nápoles de Alfonso I de Aragão em 1443. Philipp Heackert que foi pintor da corte de Fernando IV de Bourbon e conheceu o Reino das 2 Sicilias no fim do sec.XVIII retrata numa paisagem do Palácio Real de Persano os corsos no momento de lançarem-se contra um javali. Finalmente citamos o artista romano Bartolomeo Pinelli (1781-1835) que se auto-retrata em companhia do seu Cane Corso".

in http://colossoitaliano.ubbihp.com.br/caracteristica.htm

Tambem aconselho para mais informações o site www.canecorso.com.br
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça set 13, 2005 8:12 pm

Pense nesta possíbilidade de adopção,... ;)

http://www.oficinadosanimais.com/sub/fo ... php?t=3416
andregameiro
Membro Júnior

quarta set 14, 2005 10:11 am

Boas,

Desde já agradeço a informação prestada.

Vou tentar falar com a pessoa do fórum, mas com o post é de novembro de 2004 acho difícil a pessoa ainda ter o cão. O meu problema é que tenho um huskie macho e talvez para conseguir introduzir outro cão o melhor fosse através de um ainda bastante novo. Alguém conhece criadores desta raça/preços?

obrigado,
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta set 14, 2005 11:37 am

andregameiro Escreveu: Boas,

Desde já agradeço a informação prestada.

Vou tentar falar com a pessoa do fórum, mas com o post é de novembro de 2004 acho difícil a pessoa ainda ter o cão. O meu problema é que tenho um huskie macho e talvez para conseguir introduzir outro cão o melhor fosse através de um ainda bastante novo. Alguém conhece criadores desta raça/preços?

obrigado,
:o :o :o :o de 2004??????

Não é de 12 de Setembro de 2005 ;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta set 14, 2005 12:53 pm

O post é mesmo desta semana e o assunto continua por resolver, mande uma pm á miau ou se quizer, eu mando-lhe uma pm com o contacto de telemóvel dela. ;)
andregameiro
Membro Júnior

quinta set 15, 2005 11:38 am

tenho 3 gatos, 1 cão e 16 aves....estou a tentar convencer a família a adoptar mais um animal, embora tenha receio que um cão adulto e talvez intolerante seja complicado o processo de sociabilização com que já possuo...

Ps- se possível envie-me o nº de tel, embora n prometa estou a fazer esforços para a restante família ficar um pouco mais tolerante!!!...

abraços
Drakocanario
Membro Júnior
Registado: sábado set 03, 2005 6:16 pm

quinta set 15, 2005 3:19 pm

olá.
já tive em contacto com um cane corso,pois o criador onde comprei o meu dogo canario tambem faz criação de cane corsos,assim como borboels,mastiff,dogos argentinos.
Se tiver interesse posso facultar-lhe o contacto embora ele não tenha nenhum para venda de momento sempre pode ficar a conhecer melhor a raça.

cumprimentos.
P.S aproveito para dizer que ontem desesperei para fazer o log in e acabei por desistir.
Mais de 115 tentativas(sem exagero) e nunca consegui responder a este mesmo topico,ou direcionava-me para o forum de novo ou para a minha area pessoal etc..
andregameiro
Membro Júnior

quinta set 15, 2005 3:24 pm

infelizmente passei pelo mesmo e desisti...tentei tentei e não conseguia colocar nenhum post...
Responder

Voltar para “Cães”