"adoptar um animal - missão impossivel na União Zoofila - mais alguêm teve esta experiência?"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ruiwahnon
Registado: quarta jul 27, 2005 8:45 pm

sábado set 17, 2005 10:31 pm

Caros Amigos:

Segue-se cópia da carta que escrevi à Senhora Dona Margarida Namora - Directora da UZ - e que porei no correio na próxima segunda-feira.

Cara Senhora Dona Margarida Namora:

Junto remeto cópia da carta que publiquei no site da Arca de Noé na NET.

Tive o cuidado de sublinhar - em carta posterior de resposta a vários cidadãos que reagiram à minha descrição - que fiquei muito bem impressionado com a higiene e a organização do canil/gatil da UZ, com a simpatia e o empenhamento dos voluntários que me receberam e encaminharam para o gatil.

No entanto e após troca de correspondência electrónica com a Lessa - uma das pessoa que reagiu à minha carta na Arca de Noé - percebi que de facto, é política da UZ não entregar gatos a pessoas que os deixem sair à rua. Não sei se em relação aos cães se passa o mesmo. Acho essa atitude injusta, prejudicial para os animais e até para a Uz que, em última análise, existe para não ter cães e gatos presos, mas colocados em lares que os desejem, pese embora com regras, é claro. Quem diz a UZ diz outras instituições e grupos que, vim a descobrir, têm a mesma postura. É que uma coisa é dar um gato a uma pessoa que vive numa casa com porta para a Avenida da Liberdade em Lisboa, ou num prédio de aldeia que dê para estrada que a atravessa, cheia de automóveis; e outra é dá-lo a quem vive em sítios onde o facto de o animal sair não põe em risco a sua vida. E se eu tivesse dito que morava num apartamento? Do mesmo modo que a UZ - pela voz da pessoa que me atendeu e a representou - nem pôs a hipótese de vir à quinta onde moro, para ver se um gato cá vive bem e seguro - também não vai ver se quem afirma que vive em casa murada ou num apartamento, assim vive de facto? Se assim for, como é que a UZ tem a certeza de que anda a dar animais a quem deve? Ou a quem, de facto, preenche os seus requisitos? Se eu tivesse mentido, teria trazido o gato?

Com os meus melhores cumprimentos e votos de que, discutindo com serenidade e nunca com agressividade nem má criação, possamos todos fazer o melhor pelos animais abandonados,

Rui Wahnon
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 18, 2005 8:22 am

ruiwahnon Escreveu: Caros Amigos

Segue-se cópia da carta que escrevi à Senhora Dona Margarida Namora - Directora da UZ - e que porei no correio na próxima segunda-feira.

Cara Senhora Dona Margarida Namora

Junto remeto cópia da carta que publiquei no site da Arca de Noé na NET.
Está-se a perceber que o que o move é uma vendetta e não algo de positivo, pela simples fase que sublinho a bold.

Pois qualquer pessoa com uma raciocinio lógico falaria com os responsáveis na altura e mandaria a carta e só se isso falhasse é que viria a público.

Até agora note-se que só sabemos UM LADO da história e não se deve tirar conclusões sobre um ponto de vista. NUNCA, mas NUNCA as coisas são como nos é dito as pessoas mudam sempre o que dizem na reconstrução do acontecimento e muitas vezes o tom de voz ou uma virgula fazem uma diferença abissal.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo set 18, 2005 6:39 pm

Ola VascoV,
Por acaso discordo de si, acho que o Rui fez muito bem ao ter informado a direcção da UZ, que tornou publico o que aconteceu, assim dá a oportunidade á UZ, se quiser e achar por bem vir aqui dar o seu ponto de vista e dizer as medidas tomadas em relação á dita senhora.
Concordo que o Rui meteu um pouco os pes pelas mãos, como ja o disse atras, mas grave seria não comunicar á UZ que o tornou publico.
Cumps
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 18, 2005 7:01 pm

Pois, são opiniões, a minha é que antes de andar bla bla bla deve esclarecer-se as coisas. Não estou a querer atacar o forista mas o caso é que existe muita gente com interesses ocultos a querer atacar a actual direcção que tem feito maravilhas ( haviam de ver a UZ há 10 anos).

Acho que um grande problema do português é só se queixar depois e a terceiros do que acontece quando muitas vezes são mal entendidos e que se poderiam deixar em pratos limpos.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda set 19, 2005 8:15 am

Olá bom dia a todos

Bem a minha experiência com a UZ foi à 4 anos e na secção de cães, na dos gatos nunca entrei, mas não sei se foi por ir com a indicação de uma rapariga que fazia lá voluntariado o que é certo é que não me fizeram questionário nenhum, eu ía com a ideia de ir buscar um menino bebé, na altura disseram-me que tinham bebés mas como estavam com diarreia e a vomitar que não davam os bichanos naquelas condições e eu concordei, depois mostraram-me outros, mas como não eram bebés, estava a falar com o meu marido e já estavamos a dizer à Dr. Margarida que ficasse com o nosso n.º e quando tivesse bebés que nos telefonasse que a gente íamos lá buscar um, até que apareceu a minha luna, tinha chegado naquele momento aparentemente estava bem, tinha 1 mês e meio, não tinha vacinas nem estava desparazitada, a senhora que a trazia disse-me que ela tinha nascido na rua e que tinha ido para o canil da câmara para ser abatida, mas a senhora teve pena dela e levou-a para ali.
Meteu-ma no colo e nunca mais saiu, é certo que queríamos um menino, mas como não havia e ela era tão bonita (e e ainda hoje é, claro), ficamo com ela.
O que nos disseram, foi para assinar o papel que adopção o que fizemos logo e que se não pudessemos ficar com ela, tínhamos que a devolver à UZ ou então não a podíamos dar a ninguém sem avisar a UZ, disseram-me tb que podiam aparecer na minha casa para ver como é que ela estava a ser tratada e que podiam tb ligar.
Acontece que nunca ligaram, nem nunca apareceram para saber como estava a minha filhota.
O que é certo é que ela como é obvio continua com a gente e só sai de ao pé da gente quando infelizmente tiver que partir, mas espero que seja daqui a mtos anos que que seja bem velhinha.
Beijocas a todos e corram já a ir buscar uma coisinha fofinha destas, eles agradecem e as instituições tb. ;)
Acacia
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm

segunda set 19, 2005 8:49 am

VascoV Escreveu: Pois, são opiniões, a minha é que antes de andar bla bla bla deve esclarecer-se as coisas. Não estou a querer atacar o forista mas o caso é que existe muita gente com interesses ocultos a querer atacar a actual direcção que tem feito maravilhas ( haviam de ver a UZ há 10 anos).

Acho que um grande problema do português é só se queixar depois e a terceiros do que acontece quando muitas vezes são mal entendidos e que se poderiam deixar em pratos limpos.
Concordo consigo. As pessoas não percebem que ao colocar posts deste género estão a dar uma imagem má da UZ. Não é só a voluntária que atendeu o forista que está em causa é a UZ.

Aquando da adopção do meu cão eu falei com a Dra. Margarida Namora e fiquei com uma boa impressão dela.

Com posts destes aparecem logo outros foristas a dizer mal da UZ.

As pessoa deveriam esclarecer as situações bem antes de falar e muita gente deveria ir à UZ antes de falar mal dela.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 19, 2005 9:35 am

Ninguém falou mal da UZ.
Onde foi buscar essa ideia?
De qualquer das formas este tópico não devería estar aqui.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 19, 2005 10:08 am

Eu estou em desacordo.

Irrita-me imenso o silenciar de situações para se poupar a entidade - normalmente este fenómeno dá-se quando há porcaria a sério para esconder.
Não é o caso da UZ, provávelmente a melhor associação do país.

Ninguém aqui criticou a UZ, que vai muito bem debaixo da orientação da dra.Margarida Namora.
Chamou-se a atenção para uma voluntária que devia estar a fazer outras coisas que não a atender o público.

Era bonito, era, se se vai confundir casos com instituições.
Fechávamos já a Casa Pia, a Casa do Gaiato e, já agora, o país.

Não há mal nenhum em denunciar situações, sobretudo se há intenção de corrigir esta ou aquela deficiência.

Silenciar é que é perigoso.
Alimentar a impunidade é que é grave.
É por causa destes vícios que este país está como está -digo eu.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda set 19, 2005 1:41 pm

Pelo que se está a ler aqui, todas as pessoas entenderam que a critica foi para uma pessoa que trabalha na UZ. Talvez o VASCO não tenha entendido bem mas TODOS sabemos que o mal estava numa pessoa e não na associação.
Quanto á UZ compreendo o motivo de não dar animais a pessoas que os deixem sair á rua. Como é óbvio, nem todos regressam a casa depois de irem dar umas voltas por aí. Por vezes perdem-se, ou são atropelados e quem sabe não regressam pelas mãos de alguém à UZ dizendo que encontrou um animal abandonado quando este talvez estivesse perdido.
Eu não deixo sair a minha gata á rua a não ser ao meu colo ou presa com a coleira porque sei que no dia em que a deixasse sair, ela não voltava mais porque é muito brincalhona e depressa ia atrás de um cão para brincar. Sim ela adora brincar com cães e talvez ainda a encontrasse desfeita na estrada ou toda mordida e, gosto demais dela para a deixar sair. Em casa está segura e é muito bem tratada. Como o páteo tem muro até ao primeiro andar, é onde anda muitas vezes mas passar o portão para fora, só acompanhada.
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

terça set 20, 2005 5:17 pm

Olá,

Este fim de semana, no Sábado mais precisamente, fui à UZ adoptar uma gatinho. Vi imensos cães para serem adoptados todos muito bem tratados, e que naquele momento estavam a petiscar uma almondegazita ;) .

Uma rapariga indicou-me o caminho, vi muitos gatos adultos também em boas condições, brincalhões e bonitos.

Esperei um pouco porque estava lá uma senhora que tinha perdido uma gatinha, senti muito, porque a senhora saiu a chorar a menina dela não estava lá, é desesperante :cry: . Entretanto entrei e falei com a senhora que atendeu o Rui, uma Senhora forte e com cabelos loiros, fui muito simpática, fez-me as perguntas normais, e apresentou-me os gatinhos, acabei por levar a mais pequenina e a primeira que me foi apresentada isto porque quando a senhora abriu a gaiola ela caiu, ela disse-me que tinha-se atirado para ver se "caia" no meu lar, também achei ;) . Trouxe-a e lá está ela muito feliz e linda.

Obrigada
Paula
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

terça set 20, 2005 5:18 pm

Olá,

Este fim de semana, no Sábado mais precisamente, fui à UZ adoptar uma gatinho. Vi imensos cães para serem adoptados todos muito bem tratados, e que naquele momento estavam a petiscar uma almondegazita ;) .

Uma rapariga indicou-me o caminho, vi muitos gatos adultos também em boas condições, brincalhões e bonitos.

Esperei um pouco porque estava lá uma senhora que tinha perdido uma gatinha, senti muito, porque a senhora saiu a chorar a menina dela não estava lá, é desesperante :cry: . Entretanto entrei e falei com a senhora que atendeu o Rui, uma Senhora forte e com cabelos loiros, fui muito simpática, fez-me as perguntas normais, e apresentou-me os gatinhos, acabei por levar a mais pequenina e a primeira que me foi apresentada isto porque quando a senhora abriu a gaiola ela caiu, ela disse-me que tinha-se atirado para ver se "caia" no meu lar, também achei ;) . Trouxe-a e lá está ela muito feliz e linda.

Obrigada
Paula
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta set 21, 2005 10:16 am

Bem depois do relato do membro the so me resta pemnsar que das duas uma: ou o forista apanhou a senhora num mau dia, ou entao nao nos foi contada toda a versao.. ou a correcta.. Isso so o forista e a voluntaria em questao e k sabem...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta set 21, 2005 10:33 am

Tenho a dizer que se me tivesse acontecido o que foi relado no inicio deste tópico, eu não saia da UZ sem falar com alguém responsável. e esclarecer essa situação, isto se estivesse empenhada em levar o gato que pretendia.

Pelo que conheço da UZ, custa-me a crer uma situação destas, mas dou o beneficio da dúvida.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta set 21, 2005 10:53 am

isto se estivesse empenhada em levar o gato que pretendia.
Porque havia de estar empenhada ?
Não digo que não aconteça uma "paixão" súbita, mas há tantos gatinhos para adoptar...

Basta vir aqui.
Basta ver no adopta-me ou no felinus ou, mesmo, perguntar aos vizinhos...

Nas actuais condições o esforço de adopção parte mais das associações que dos potenciais adoptantes.Porque se tem de viver com a realidade.

A propósito - mas não vêm muito a propósito - alguém me sabe dizer uma pílula para gatos ?
É que há uma vadia no cio ao pé de mim - ouvia-a ontem à noite - e eu queria evitar mais ninhadas...
atlantic
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 21, 2005 6:26 pm

[quote="imarcelo"]Tenho a dizer que se me tivesse acontecido o que foi relado no inicio deste tópico, eu não saia da UZ sem falar com alguém responsável. e esclarecer essa situação, isto se estivesse empenhada em levar o gato que pretendia.
Pelo que conheço da UZ, custa-me a crer uma situação destas, mas dou o beneficio da dúvida.[/quote]
Aproveito para informar que a presidente da U.Z., a Dra. Margarida Namora, estava lá quando o Rui lá foi - ela está lá sempre aos sábados e domingos e por isso aconselho todas as pessoas que tenham algo a perguntar, sugerir ou criticar, que peçam para falar com esta senhora. Teria assim evitado toda esta questão e sem dúvida levado o gatinho que queria.

Concordo com tudo o que diz Peleve também eu penso que a maioria dos gatos corre perigo, quando o deixam "dar voltinhas"...

Para um quintal ou jardim, e muito melhor para uma quinta como a do Rui, uma forista do Felinus inventou um Espaço exterior vedado para gatos onde até existem troncos de árvores para eles se exercitarem... Vejam-no, com fotos e tudo, em
http//www.felinus.org/index.php?area=artigo&a ... how&id=762
Última edição por atlantic em quinta set 22, 2005 3:27 pm, editado 3 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”