Um bébé em casa!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

segunda set 26, 2005 1:53 pm

Olá a todos: estou grávida e vou ter o meu Bernardo em dezembro. Em casa tenho a Becas uma yorkhire terrier de 2 anos e a bibi uma gata de 5 anos. A Bibi é muito agarrada a mim (até que nem se dá bem com a becas) a Becas é uma brincalhona que adora toda a gente mas enfim tb super agarrada aos donos. Que conselhos me dão para quando eu chegar com o meu bébé a casa? Ah e ambas dormem conosco na cama :D
Luna_Java
Membro Júnior
Registado: segunda set 19, 2005 9:09 am

segunda set 26, 2005 2:00 pm

[quote=biboquinhas]
Olá a todos: estou grávida e vou ter o meu Bernardo em dezembro. Em casa tenho a Becas uma yorkhire terrier de 2 anos e a bibi uma gata de 5 anos. A Bibi é muito agarrada a mim (até que nem se dá bem com a becas) a Becas é uma brincalhona que adora toda a gente mas enfim tb super agarrada aos donos. Que conselhos me dão para quando eu chegar com o meu bébé a casa? Ah e ambas dormem conosco na cama :D
[/quote]

Antes de mais aconselho a começarem já a habituar as meninas a não dormir no quarto (pelo menos enquanto a criança estiver a dormir no quarto), pois os pêlos de ambos podem causar probelmas respiratórios no bébé e no caso dos gatos ainda existe o perigo de contacto por causa da toxoplasmose (mas isso deve ser verificado ainda durante a gravidez).

Muita limpeza, diária da casa pela mesma causa dos pêlos e evitar se possivel logo nos primeiros tempos o contacto directo entre o bébe e os animais. Se bem que esta parte possa ser mais dificil :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 26, 2005 2:05 pm

Parabéns pelo Bernardo! ;)

A preparação começa logo que possivel. Deixar eles verem as coisas do bébé, cheirarem. Assistirem calmamente e participarem em todas as coisas novas que vão surgir. Eles gostam de cheirar a barriga e sentir o bébé, é bom saberem já, que aquele é o Bernardo. Antes de o bébé ir para casa dê-lhes roupinha com o cheiro do bébé, vão reconhecê-lo logo quando ele chegar a casa. Acima de tudo, controladamente, deixe-os participarem das actividades diárias. Qualquer mudança que precise fazer na vossa rotina, faça-a agora, antes do bébé chegar. Por exemplo, se vai deixar de dormir com eles é bom que isso aconteça já e não depois. Se neste momento eles são o centro das atenções é bom começarem já a deixar de ser, mais tarde não o vão associar ao bébé.
Acima de tudo, não lhes altere a rotina na hora H.

Tudo de bom.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Luna_Java
Membro Júnior
Registado: segunda set 19, 2005 9:09 am

segunda set 26, 2005 2:13 pm

[quote=LuMaria]
Antes de o bébé ir para casa dê-lhes roupinha com o cheiro do bébé, vão reconhecê-lo logo quando ele chegar a casa. Acima de tudo, controladamente, deixe-os participarem das actividades diárias. Qualquer mudança que precise fazer na vossa rotina, faça-a agora, antes do bébé chegar. Por exemplo, se vai deixar de dormir com eles é bom que isso aconteça já e não depois. Se neste momento eles são o centro das atenções é bom começarem já a deixar de ser, mais tarde não o vão associar ao bébé.
Acima de tudo, não lhes altere a rotina na hora H.
[/quote]

Sim, no meu caso com a chegada do Francisco, eu trazia as roupas dele da maternidade e deixava as minhas canitas cheirarem, fiz isto durante todo o tempo que o Francisco e a mãe ficaram no hospital, quando o Francisco chegou as canitas tinham uma grande curiosidade sobre quem era aquele novo amigo ;)

A envolvencia entre o bébé e as canitas foi feita gradualmente, hoje em dia (Francisco com 11 meses) sempre que estão juntos temos que ter atenção porque a cadela Golden encho o Francisco de lambidelas e ele adora, chega até a chama-la para ela ir ter com ele.

Não sei de quanto tempo está, mas o que a LuMaria diz está correcto é melhor habituar os animais às novas rotinas o quanto antes, para nõa associarem essas novas rotinas à chegada do bébé.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta set 28, 2005 1:49 pm

Antes de mais aconselho a começarem já a habituar as meninas a não dormir no quarto (pelo menos enquanto a criança estiver a dormir no quarto), pois os pêlos de ambos podem causar probelmas respiratórios no bébé e no caso dos gatos ainda existe o perigo de contacto por causa da toxoplasmose (mas isso deve ser verificado ainda durante a gravidez).

A toxoplasmose transmite-se a mãe durante a gravidez caso esta não seja imune através do contacto com as fezes, eu durante a minha gravidez apenas tinha o cuidado de mudar a areia sempre de luvas calçadas, nunca deixei de ter contacto com os meus gatos.

Em relação a reacção dos animais ao bébe acho que varia muito de animal para animal, nós os que fizemos foi um contacto gradual até porque o Bruno nasceu prematuro o que fazia dele um pouco mais fragil, mas aos poucos elas ( cadelas ) cheiravam-no, logo no primeiro dia perceberam que existia algo em casa que elas não conheciam, e sempre que ele chorava elas corriam para a porta do quarto como se o quisessem auxiliar. Não discure na atenção quer ao cão quer ao gato pois eles irão sentir muito essa falta de atenção. Vai ver que com o passar dos meses eles serão os melhores amigos.

Ahh e nunca por favor nunca pondere a hipotese de dar o seu cão e o seu gato, apenas porque existe um bebe em casa.
Responder

Voltar para “Cães”