Lavar os dentes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 30, 2002 2:32 pm

Nunca dei ossos naturais aos meus cães.
Dou-lhes os da rask e dou-lhes a pasta de dentes Orozyme, que acho que funciona.
Os meus cães teem os dentes normais, o Rafa é que tinha falta de esmalte nos dentes e dentes partidos, devido a roer pedras. Resolvi levá-lo ao hospital para lhe fazerem uma vistoria aos dentes, limparam-lhe a boca ( não tinha nada de especial) trataram os dentes com falta de esmalte,e, quanto aos dentes partidos nada a fazer...
Continuo dando-lhes os ossos e a pasta de dentes e estão bem.
Acreditam que em questão de umas semanas consegui tirar-lhe a pancada das pedras coisa que nunca consegui em quase 4 anos????? ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado nov 30, 2002 3:06 pm

Olá Angel

Essa dos dentes partidos preocupa-me. A sério. Os meus cães têm a mania de brincar com sixos na praia. Nunca liguei muita importância a isso, mas vou passar a ter mais cuidado. :oops: :oops: :oops:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 30, 2002 4:44 pm

Convem verificar os dentes, porque com o tempo é capaz de lhes trazer problemas.
Eu apanhei um tremendo susto com um dos dentes caninos, pensava que ele o tinha partido por causa das pedras, tinha era saído o esmalte, mas, tudo por causa das pedras :x
Mas, agora garanto-lhe que não voltou a roer pedras, ai dele....
Os dentes dele os da frente de baixo estão por metade, está a vêr a situação?
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

domingo dez 01, 2002 7:00 pm

Nel, sósei o que esccrevi ali, a veterinária também não se alongou no assunto mas explicou-me que o tártaro vai descendo, aloja-se no coração e é como se entupisse as artérias do cão, acabando este por morrer. Muitas vezes pensa-se que morrem de ataque de coração mas a insuficiência cardíaca está estreitamente relacionada com o tártaro, segundo ela me explicou. Se os seus têm o «calcanhar de Aquiles» no coração é de ter mesmo cuidado mas decerto que o tem, o Nel é muito bem informado e gosto sempre de ler as suas mensagens. Eu tive um cão, o Rossi, que morreu com 12 anos, a roer um osso, felizmente não sofreu, foi coração pois ele tinha taquicardia. Nem sempre está relacionado com o tártaro mas este é um problema ao qual se tem que prestar muita atenção, é mais perigoso do que pensamos. Vou voltar à veterinária este mês e vou-lhe pedir mas dados sobre o assunto e depois envio-vos.

Beijocas,

Carla
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 01, 2002 7:46 pm

Olá Carla

Obrigado pela explicação do tártaro. Já agora, se tiveres mais informações da veterinária agradecia.
O meu veterinário tem uma whippet que é irmã dos meus (da mesma ninhada do Guga e do Fozzy). Quando lá vou falamos muito dos whippets em geral, mas nunca me falou disso especificamente, o que aliás é natural.
Da próxima vez que lá for (espero que não seja tão cedo), vou falar-lhe disso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

domingo dez 01, 2002 11:03 pm

Nel, prometo que essa questão não fica esquecida na próxima ida ao vet, que é ainda este mês. Já agora, parabéns pelo site dos whippets (peço desculpa, não tenho a certeza se se escreve asim).

Lambidelas da Maria Papoila (eu sei que sou uma dona babada, mas digam lá se não merece ser animal da semana!),

Carla
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo dez 01, 2002 11:49 pm

Pakika Escreveu: O Oscaar, mais ou menos, de quinze em quinze dias dou-lhe um osso prensado (dos grandes roll roll ) que ele adora.
Em relação a lavar os dentes, pois......., só se for com uma esfregona roll roll roll lol lol

Pakika, se ele for como a Margot dura 2 dias...
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda dez 02, 2002 8:15 am

Pois é Rosinha,
Se está a falar do osso, não dura dois dias não......
Dura apenas um dia :o :o :o
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

terça dez 03, 2002 6:26 pm

A experiência com o nosso golden, tem se resumido à ração, a biscoitos secos (prémios) e a ossos grandes de couro.

Duas a três vezes por semana, a minha mulher escova os dentes do Gaspar com uma escova mas sem qualquer pasta (indicação do vet).

Os dentes dele são ainda os de leite e vão cair, mas para já estão branquinhos. Um deles está partido pelo meio e os dois caninos de baixo estão ligeiramente gastos porque o pestinha gosta de roer a porta de aluminio.

Na praia adora as conchas, mas estamos a tomar cuidado, pois temos receio que possa parti-las e engolir as lascas que poderiam provocar cortes no sistema digestivo.

Segundo o nosso vet, a ração seca é já uma boa ajuda na prevenção do tártaro assim como os ossos para roer. As escovagens acabam por não serem muito dificeis, pois basta meter a escova na boca dele e deixar que ele faço o mais dificil.... enquanto a vai roendo nós mexemos a escova.... :D

Não tem mau hálito e os dentes estão branquinhos...
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quinta dez 05, 2002 9:50 am

O Nubi por enquanto tem uns dentes branquíssimos.

Eu costumava dar-lhe ossos naturais, quer comprados no talho e depois cozidos, que nas petshops.

acontece que cada vez que lhe dava um osso, notava que ele ficava com diarreia.

Como tal ultimamento tenho preferido dar-lhe ossos prensados, ao menos não fica com diarreia.

Acham isso normal? Acontece o mesmo com os vossos cães?
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta dez 05, 2002 11:40 pm

Olá

Ossos, ossos e mais ossos... para ajudar a eliminar o tártaro dos dentes.

Ossos prensados com o meu cão, duram poucos minutos, por isso, dou-lhe rótulas de vaca, cozidas a vapor, entre 15 e 20 minutos e, ai está ele, entretido o resto do dia.

Nunca usei pasta, nunca achei necessário, visto ele ter uns dentes fortes e limpos.

Tb há que ter em conta que, certas rações secas ou memo húmidas, derivado à sua composição insuficiente, podem acelarar o seu aparecimento.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 06, 2002 9:02 am

mindbullet Escreveu:
acontece que cada vez que lhe dava um osso, notava que ele ficava com diarreia.
É estranho acontecer isto. Nos meus não noto qualquer alteração, talvez pelo facto de já estarem habituados a comer ossos com alguma regularidade.
Quando consultei o veterinário sobre isto ele disse-me exactamente o contrário, que comer ossos lhes pode causar prisão de ventre.... :roll:
bibocas Escreveu:Ossos, ossos e mais ossos... para ajudar a eliminar o tártaro dos dentes.
Esta também é a minha receita. Junta-se o útil ao agradável. Limpa-lhes os dentes e eles adoram.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”