Como registar o microchip no SIRA/SICAFE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 27, 2005 1:30 pm

Xuga, se bem percebi, compete às juntas actualizar dados mas não criar novos registos (SICAFE) bem entendido...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça set 27, 2005 1:36 pm

LuMaria Escreveu: Xuga, se bem percebi, compete às juntas actualizar dados mas não criar novos registos (SICAFE) bem entendido...
Claro, não é criar os registos, mas passa pelas Juntas a Actualização da base de dados. Exactamente ;)
É aqui que entra a entrega dos papéis, em lado algum refere se é fulano A ou B que deve agarrar no papelinho e pôr no envelope, mas isso é do total interesse do dono fazê-lo ;) Aliás, refere que o vet só tem de preencher a papelada, ficar com UM exemplar, e dar o original mais uma cópia ao dono...
Mas é obrigado a informar a junta de freguesia, não percebi se local ou da área de residencia do dono, que o cão X tem o chip Y e o dono é K, para que a Junta presione o dono para registar o seu canídeo. (informação do SICAFE).

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Kufi
Registado: terça set 27, 2005 1:30 pm

terça set 27, 2005 2:04 pm

Mto boa tarde caros foristas.
Ainda agora me registei e já reparei que este tópico está um bocado "azedo", não vale a pena exaltarem-se por pequenas coisas.
Mas já agora Texuga diga-me lá uma coisa, então um individuo vai a uma
clinica chipar o cão e este mora numa freguesia qualquer que o vet nem conhece(nem todos as pessoas que vão chipar os cães são da area de residência onde o vet está localizado,certo?), ora pois bem é da responsabilidade do vet ir procurar onde fica a dita freguesia para os informar do cão que foi chipado na sua clinica? em meu ver não faz grande sentido, mas gostava que me esclarecesse se é mesmo assim como diz.Também lhe digo que não tenho qualquer conhecimento que isto aconteca na prática, mas estamos sempre a aprender...
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

terça set 27, 2005 2:07 pm

Olá boa tarde

Então desculpem e se me puderem ajudar na minha questão ficarei mto agradecida.
É o seguinte, eu fui buscar a minha luna à uz no inicio de agosto do ano 2001, ela tinha 1 mês e meio, sem vacinas e sem desparatização, fui logo ao vet fazer aquilo que era necessário, passado um mês, telefonei para a junta de freguesia para saber o que tinha que fazer para a registar a minha luna, e além dos papéis que me disseram (que agora já não me lembro) disseram-me que só podia registar no mês de junho, como já tinha passado esse ano e os horários deles não são dos melhores e eu não tinha férias nesse mês, acabei por não registar até agora ela ainda não está registada na junta.
Agora ela já tem o chip do sira desde novembro de 2004, o vet só me deu o original (papel branco) e por isso acho que foi ele que enviou os dados.
Agora eu pergunto se a minha bijoca se perder mesmo não estando registada na junta, conseguem-me encontrá-la, ou n?
Desde já agradeço as vossas respostas
Beijocas a todos
Kufi
Registado: terça set 27, 2005 1:30 pm

terça set 27, 2005 2:37 pm

Olá

Se o Vet enviou realmente o duplicado para o SIRA,os dados da sua cadelinha estão todos lá. Então, se ela desaparecer(esperemos que isto nunca aconteça) informa o SIRA e já agora o seu vet que sempre pode esclarecer algumas dúvidas.

Espero ter ajudado
Beijinhos
havana
Membro Veterano

terça set 27, 2005 2:48 pm

Olá boa tarde

Mto obrigada pela informação, mas eu tb poderei telefonar para o sira para saber se os dados estão lá memso, certo?
Mto obrigada pela resposta, assim estou mais descansada, tenho é que telefonar para a junta outra vez, pode ser que tenha mudado e que eu já possa registá-la num dia qq sem ser em Junho que eu tenha férias.
Beijocas
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 27, 2005 2:52 pm

Penso que o ideal é telefonar para o SIRA ou SICAFE e perguntar se os dados da cadelinha constam. Depois disso, é bom registar. Primeiro porque é obrigatório, segundo porque em caso de problemas com o animal, acidente, perca, queixa é sempre bom ter tudo o que é necessário à mão (1 ponto a favor do dono). Em primeira análise, quem se deve preocupar e averiguar se está tudo bem com a identificação do seu animal é o dono. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

terça set 27, 2005 2:59 pm

Olá Xuga,

Isso funcionava se todas as juntas de freguesia estivessem ligadas á base de dados, mas na prática, mesmo as juntas que já têm computador, umas nem net têm, e existe muitas que ainda fazem o registo a escrever á mão. Esta é mais uma Lei que não funciona na prática, infelizmente.
O chip que eu coloquei , foi numa cadela, o da SICAFE, e ainda hoje, pois telefonei depois de responder a este tópico, nem está introduzido no computador da junta de freguesia da cadela, estão atrasados a introduzir os dados, porque têm tido muito trabalho com a abertura da caça, e muito menos no SICAFE. Dois dias depois coloquei num cão, um chip do SIRA, e já está na base de dados, o do SIRA foi pelo correio, e o outro foi entregue em mão.

Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça set 27, 2005 4:04 pm

Kufi Escreveu:
Mas já agora Texuga diga-me lá uma coisa, então um individuo vai a uma
clinica chipar o cão e este mora numa freguesia qualquer que o vet nem conhece(nem todos as pessoas que vão chipar os cães são da area de residência onde o vet está localizado,certo?), ora pois bem é da responsabilidade do vet ir procurar onde fica a dita freguesia para os informar do cão que foi chipado na sua clinica? em meu ver não faz grande sentido, mas gostava que me esclarecesse se é mesmo assim como diz.
Pois, esta foi a parte que eu não entendi bem, mas como diz a Ludovina:
Ludovina Escreveu:
Isso funcionava se todas as juntas de freguesia estivessem ligadas á base de dados, mas na prática, mesmo as juntas que já têm computador, umas nem net têm, e existe muitas que ainda fazem o registo a escrever á mão.
Portanto, acho que mais uma vez a Lei foi feita sem pensar na situação real das coisas... :?

A justificação que me deram foi que este procedimento era para obrigar a Junta a notificar os donos de cães que não estivessem registados, para o fazerem, como forma de controlo... Mas como sempre neste país nada funciona :? .

Por isso mesmo é que eu aconselho as pessoas a serem elas a enviar a documentação toda para a entidade competente e posteriormente fazer um telefonemazinho para saber se o registo está ou não na base de dados. Eu fiz com o da minha cadela e o registo existe. (Pudera, eu trabalhava no vet na altura em que lhe pus o chip e fui eu mesma que preenchi os papéis e envie para o SIRA ;) ).
Havana Escreveu:
disseram-me que só podia registar no mês de junho, como já tinha passado esse ano e os horários deles não são dos melhores e eu não tinha férias nesse mês, acabei por não registar até agora ela ainda não está registada na junta.
Isto já não é assim, agora não tem datas para registar o cão, pode fazê-lo em qualquer altura do ano ;) .

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça set 27, 2005 5:38 pm

texuga Escreveu:
Havana Escreveu:
disseram-me que só podia registar no mês de junho, como já tinha passado esse ano e os horários deles não são dos melhores e eu não tinha férias nesse mês, acabei por não registar até agora ela ainda não está registada na junta.
Isto já não é assim, agora não tem datas para registar o cão, pode fazê-lo em qualquer altura do ano ;) .

Xuga
Não é bem assim. Aplica-se para quando é tirada pela primeira vez, devendo ser renovada passado um ano, ou seja na mesma altura.
O que deixou de haver foi um periodo especifico que era entre Junho e Julho.

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
havana
Membro Veterano

quarta set 28, 2005 7:58 am

Olá bopm dia

Muito obrigada a todos, e se assim é, quando tiver um dia de férias vou lá logo registar as fedorentas. ;)
Beijocas
texuga
Membro Veterano

quarta set 28, 2005 8:11 am

FAbarm Escreveu:
Não é bem assim. Aplica-se para quando é tirada pela primeira vez, devendo ser renovada passado um ano, ou seja na mesma altura.
O que deixou de haver foi um periodo especifico que era entre Junho e Julho.

Tiago
Sim, tem toda a razão, esqueci-me de referir que isto aplica-se ao 1º registo...
treze
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 11:31 am
Localização: Bull Terrier,Serrad'Aires,Dogue Argentino,p alemao,c labor.terrier brasileiro,d.alemao,weimar,Gatos

quarta set 28, 2005 12:03 pm

...
Última edição por treze em segunda abr 09, 2007 5:06 pm, editado 1 vez no total.
treze
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 11:31 am
Localização: Bull Terrier,Serrad'Aires,Dogue Argentino,p alemao,c labor.terrier brasileiro,d.alemao,weimar,Gatos

quarta set 28, 2005 12:04 pm

..
Última edição por treze em segunda abr 09, 2007 5:06 pm, editado 1 vez no total.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta set 28, 2005 1:17 pm

treze Escreveu: Quem ja colocou chips nos animais a algum tempo nao se admire porque antes so existiam 3 copias, nao existia nenhuma copia para a junta... mas esses animais estao na base de dados na mesma.
Ah... bem me parecia.. Ja me tava a perguntar porque e k o meu tinha 4 folhas onde toda a gente falava em 3... Obrigado treze pelo esclarecimento :D
Responder

Voltar para “Cães”