Idades dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ninjamotard
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm
Localização: Cadela caniche: Niki/6 peixinhos

quinta dez 05, 2002 10:54 pm

Eu não sei se este tema já foi abordado... ao menos nas minhas "visitas" aos tópicos anteriores não vi, no entanto não vi todos. O que acontece é que as pessoas dizem sempre: "que idade tem a Niki??" 5 ai não!! Tem 5 vezes 7 que é 35 anos sinceramente,não gosto muito de pensar na idade da minha menina,mas mesmo assim, nunca concordei com o "vezes 7", e numa das minhas navegações vi isto: http://netfeminina.sapo.pt/JJ7/329349.html
Eu acho que esta é a realidade, no entanto, o que voçes acham?
Aby
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm
Localização: Gatos abissínios, Domésticos e 1 Boxer

quinta dez 05, 2002 11:06 pm

Não concordo com a tabela comparativa com a idade do homem porque o desenvolvimento do cão está directamente ligado á sua estatura.
Ou seja, um cão pequeno, digamos até 6 Kgs. procria mais cedo e tem uma longevidade muito maior do que um cão de 40Kg. ou mais.
Contudo o que vive menos (o cão grande ou gigante) procria mais tarde do que o pequeno.
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta dez 06, 2002 9:39 am

No boletim de vacinas do Igor também vem lá uma tabela, na qual os 8 meses correspondem a 18 anos humanos, enquanto nessa correspondem a 13 :roll: , portanto não sei qual a veracidade da mesma...

Agora vamos a ver se eu me consigo explicar, e se não vou aqui dizer uma grande asneirada....

Eu acho que a maior parte de nós confundimos maturidade física com maturidade psicológica, ou seja, o Igor tem 8 meses, e segundo a tabela veterinária "terá" 18 anos em termos humanos, mas isto fisicamente, não psicologicamente.Ou não?!
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta dez 06, 2002 10:48 am

Olá

Penso que essas tabelas poderão dar-nos uma estimativa, embora que falível, da idade deles tomando como referência a nossa. Já tenho visto outras tabelas com valores ligeiramente diferentes. De qualquer modo, mesmo que não passe de mera curiosidade, é interessante sabermos essa correspondência.
Mas esta correspondência nunca pode ser rigorosa. Há pessoas com 50 anos que são mais jovens, fisica e psicologicamente, do que outras com 40 e vice-versa.

Julgo que a observação da Aby é pertinente. Para o efeito deveria existir (às tantas até há, não sei) uma tabela destas para cada raça. Assim, através de estatísticas, talvez não seja difícil chegar a resultados mais fiáveis.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

sexta dez 06, 2002 11:05 am

Pois é, infelizmente os Dogues Alemães têm uma esperança de vida em média de 8 anos, precisamente por serem uma raça gigante.
É por serem de raça gigante que a idade deles avança mais em proporção à dos humanos.
Não sei se me fiz entender.....

Em termos de crescimento, têm um crescimento galopante até ao ano de idade ( apesar de crescerem até aos 2), mas amadurecem muito mais tarde que os outros ( estão a ver o meu bébé a fazer as suas diabruras com aquele tamanhinho).

Para mim é o único defeito que têm é durarem menos anos que os outros.......
ninjamotard
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm
Localização: Cadela caniche: Niki/6 peixinhos

sexta dez 06, 2002 10:18 pm

Obrigado pelas explicações!eu acho que voçes tém razão. Ha cães que, embora mais velhos, tém um espirito mais jovem, e vice-versa. E também sou a favor da tabela para cada raça. Ha umas que crescem até mais tarde, outras que amadurecem mais tarde, etc.A única coisa que não gosto mesmo é quando as pessoas começam a fazer a conta do vezes 7... :o
Responder

Voltar para “Cães”