Prevenir a Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fmpm
Registado: domingo jun 26, 2005 12:14 pm

terça out 04, 2005 4:35 pm

Boas a todos.

Gostaria de saber qual é o melhor método de prevenir a leishmaniose, que pelos vitos actua bastante na zona do vale do tejo.

Tenho uma cadela golden, e sei que existe a coleira Scalibor, e o Pulvex, gostaria de saber pois as vossas opiniões que de certeza interessam a todos os donos de cãoes.

Ouvi falar de algo que se aplica por baixo da pele (não, não é o chip), mas nunca vi nada disso.

Ouvi tambem que na Espanha ja comercializam uma vacina para a cura.

Agradecia se possível a opinião e comentários de quem soubesse algo.

Obrigado a todos

Machado
Kuala
Membro Júnior
Registado: quinta abr 18, 2002 12:27 pm

terça out 04, 2005 6:10 pm

Eu tenho no local onde trabalho um cão que tem leihsmaniose... quando o adoptámos já estava infectado, pelo que foi um susto a primeira vez que lhe deu um ataque hemorrágico, mas com os tratamentos que está a fazer, nunca mais teve outro. A vet onde vou com ele diz que o melhor é o ADVANTIX (pipetas), que além de protegerem os cães contra carraças e pulgas, também os protegem contra o mosquito que transmite esta doença.
Meelkart
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 8:40 pm

terça out 04, 2005 6:42 pm

Olá!
Infeliamente o meu cão tb tem Leismaniose e ainda está a fazer o tratamento e devo dizer que a doença é horrível os cães nunca recuperam totalmente. Por isso deve mesmo ter cuidado e prevenir.

Por enquanto ainda não há vacina em Portugal e desconheço que já haja em Espanha.
A única coisa que ajuda a prevenir é Pulvex, Advantix e tb a coleira Scalibur.
Evite passear o cão nas horas de mais calor junto a riachos ou lagos onde haja vejetação pois é nessas zonas que o mosquito mais anda.
Penso que no inverno não deve haver problemas pois o mosquito não sobrevive a temperaturas inferiores a 16 graus.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quarta out 05, 2005 4:49 pm

Olá boa tarde

Pois essa doença é tramada, tenho tanto medo desse raio desse mosquito que nem sei.
O que eu uso na minha cadela para prevenir é a scoleira scalibor juntamente com o advantix, isto disse-me uma professora minha que eu tive, que é vet e que faz investigação sobre esta doença e é o que ela usa nos cães dela, disse-me tb para não passear a minha menina junto a águas paradas e nas horas em que o dia começa a nascer e quando começa a escurecer.
De resto vacina ainda não há, era para haver uma faz agora um ano mais ou menos, mas era uma granda treta, em espanha tb já ouvi dizer que existe mas não sei se é verdade ou não.
Depois não há mto mais a fazer, é rezar para que o madito mosquito não se lembre dos nossos filhotes (sim pq para mim é isso que são).
Beijocas e boa sorte
ogiM
Membro
Registado: terça jul 19, 2005 12:25 pm

segunda out 10, 2005 9:19 am

Bom dia!
Felizmente, não tenho nenhum cão com leshmaniose, mas é uma doença terrivel. Em Portugal, como já foi dito, só temos o pulvex, a scalibor e o advantix, mas nenhum nos da uma protecção a 100%, tive um cão que morreu exactamente á uma semana por ter sido picado por um mosquito, não era o da leshmania nem o da Dirofilariose, era um que transmiitia um parasita que andava na corrente sanguinea e que o fazia perder sangue e enfraquecer, não me lembro o nome, mas ele usava o advantix e nem sequer estava numa zona de risco, mas mesmo assim foi picado. Sei que no Brasil, ja existe vacina, mas não dá para Portugal porque o mosquito que provoca a doeça lá, não é o mesmo de cá, isto foi me dito pelo vet dos meus cães, mas não sei até que ponto a vacina é eficaz, porque ainda esta semna eu li um artigo que dizia que no Brasil, os cães que aparecem com leshmania, são imediatamente abatidos, por serem considerados um perigo para a saude publica. Quanto a existir vacina em Espanha ainda não tinha ouvido falar, foi neste topico que ouvi pela 1a vez. O que era bom, era que encontrassem uma para cá.
Bjs
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

segunda out 10, 2005 9:26 am

Eu utilizo as ampolas da Advantix, São muito eficases na prevenção tanto de caraças como pulgas e mosquito

Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda out 10, 2005 12:50 pm

Há tempos li noutro "sitio" qualquer coisa sobre uma planta denominada citronela, que tem um odor que afasta esse malvado mosquito....

Não posso adiantar muito mais sobre oassunto, mas sempre é uma dica para pesquisa!!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 10, 2005 1:14 pm

patbarbosa Escreveu: Há tempos li noutro "sitio" qualquer coisa sobre uma planta denominada citronela, que tem um odor que afasta esse malvado mosquito....
Afasta os mosquitos e afasta os cães. Os animais odeiam o odor da citronela. Convém ter cuidado onde se coloca, por exemplo, nunca nas camas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça out 11, 2005 11:10 am

Afasta os mosquitos e afasta os cães. Os animais odeiam o odor da citronela. Convém ter cuidado onde se coloca, por exemplo, nunca nas camas.
[/quote]

8) Eu estava a pensar mais no canteiro das flores, por exemplo :D ...

Agora a sério, estava a pensar plantar perto dos locais de passagem, o que fica afastado das casotas e das caminhas.

Sempre é mais uma forma de prevenir...é aqui bem perto há um rio...quer dizer, uma ribeirinha de águas estagnadas....e já houve alguns casos de ataque do "bichinho".... Um dos casos foi o PA da minha tia...

Por isso, mais vale prevenir e com uns pezinhos plantados, mesmo que os cães não gostem muito do cheiro, sempre me deixam mais descansada!!! ;)
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça out 11, 2005 3:58 pm

Li várias ideias erradas neste tópico.

Vou tentar explicar as diferenças entre Leismaniose e Dirofilariose, pois acho que ainda existem algumas dúvidas.

1º Leismaniose é uma doença causada por um parasita chamado Leishmania e que é transmitido aos cães e pessoas, através da picada de uma pequena mosca (a que os ingleses chamam de "sandflie"). Este insecto, faz as suas posturas de ovos (ao contrário dos mosquitos que o fazem em água) em substratos com alguma humidade, mas principalmente, ricos em matéria orgânica (ex: coelheiras, galinheiros, etc). Daí o não ser preciso rio, colecções de água, etc, por perto.

Actualmente, para as espécies de Leishmania existentes cá, na Peninsula Ibérica, não existe vacina eficaz.

A única medida que se pode tomar, é a prevençaõ, que como foi dito anteriormente, não é 100% eficaz. Mas pode ser feita pelos processos falados anteriormente (scalibor, pulvex, advantix, citronela, bem como tudo o que afaste insectos e que não faça mal aos cães), bem como evitar a exposição dos cães ao ar livre às horas de maior taxa de alimentação da dita mosca (ao amanhecer e ao entardecer) principalmente durante os meses de Tª superior aos tais 16 º C, como tambem já foi aqui falado.

2ª Dirofilariose Doença causada por um nemátode (lombriga) sanguineo (filária) e que é transmitida por um mosquito. Estes sim, precisam da água para fazerem as posturas de ovos. Estas filárias são "injectadas" como larvas na corrente sanguinea, durante a "picada" do mosquito no cão, onde vão crescer, multiplicar-se até poderem causar "trombos", ou alojarem-se no coração do cão, já como adultos, podendo causar a morte deste.

Para esta doença, tambem há prevenção (comprimidos ou injectável), e se não estiver muito adiantada, também existe cura.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta out 12, 2005 12:31 pm

boas,
um dos meus cães tem leish, fez o tratamento e está 5 estrelas.

cada vez mais me convenço que uma grande percentagem d~e canitos está infectada, e que devemos aprender a viver com isso.

prevenção, abate se indispensável, e sobretudo tratamento para os infectados, claro que aqui a realização periódica dos testes teria de ser por nós cumprida com o mesmo zelo que temos pelos planos de vacinação.
JUMP
Membro Veterano

quarta out 12, 2005 12:39 pm

mosquito01 Escreveu: Li várias ideias erradas neste tópico.

Vou tentar explicar as diferenças entre Leismaniose e Dirofilariose, pois acho que ainda existem algumas dúvidas.

1º Leismaniose é uma doença causada por um parasita chamado Leishmania e que é transmitido aos cães e pessoas, através da picada de uma pequena mosca (a que os ingleses chamam de "sandflie"). Este insecto, faz as suas posturas de ovos (ao contrário dos mosquitos que o fazem em água) em substratos com alguma humidade, mas principalmente, ricos em matéria orgânica (ex: coelheiras, galinheiros, etc). Daí o não ser preciso rio, colecções de água, etc, por perto.

.....2ª Dirofilariose Doença causada por um nemátode (lombriga) sanguineo (filária) e que é transmitida por um mosquito. Estes sim, precisam da água para fazerem as posturas de ovos. Estas filárias são "injectadas" como larvas na corrente sanguinea, durante a "picada" do mosquito no cão, onde vão crescer, multiplicar-se até poderem causar "trombos", ou alojarem-se no coração do cão, já como adultos, podendo causar a morte deste.

Para esta doença, tambem há prevenção (comprimidos ou injectável), e se não estiver muito adiantada, também existe cura.

conhecida por cá como melga...

quanto á dilo, existe vacina.
mosquito01
Membro Veterano

quarta out 12, 2005 12:40 pm

ogiM Escreveu: , tive um cão que morreu exactamente á uma semana por ter sido picado por um mosquito, não era o da leshmania nem o da Dirofilariose, era um que transmiitia um parasita que andava na corrente sanguinea e que o fazia perder sangue e enfraquecer, não me lembro o nome, mas ele usava o advantix e nem sequer estava numa zona de risco, mas mesmo assim foi picado.
Por trabalhar em parasitologia, gostaria de saber com que parasitose morreu o seu cão.

E atenção com o advantix, pois este só funciona durante 15 dias a 3 semanas e sai com a água.

E depois, o que considera zona de risco?
mosquito01
Membro Veterano

quarta out 12, 2005 12:44 pm

JUMP Escreveu:
mosquito01 Escreveu: Li várias ideias erradas neste tópico.

.....2ª Dirofilariose Doença causada por um nemátode (lombriga) sanguineo (filária) e que é transmitida por um mosquito. Estes sim, precisam da água para fazerem as posturas de ovos. Estas filárias são "injectadas" como larvas na corrente sanguinea, durante a "picada" do mosquito no cão, onde vão crescer, multiplicar-se até poderem causar "trombos", ou alojarem-se no coração do cão, já como adultos, podendo causar a morte deste.

conhecida por cá como melga...

quanto á dilo, existe vacina.
Não, melga é o vulgar mosquito fêmea.

A "sandflie" é o flebótomo que transmite a Leishmaniose.

Quanro à dirofilariose, existe prevenção e não vacina (são coisas diferentes).
JUMP
Membro Veterano

quarta out 12, 2005 1:07 pm

mosquito01 Escreveu: Não, melga é o vulgar mosquito fêmea.

A "sandflie" é o flebótomo que transmite a Leishmaniose.

Quanro à dirofilariose, existe prevenção e não vacina (são coisas diferentes).
ok, flebótomo, ok, mas fiquemos por melga, sempre nos trás a imagem do dito.....o que é bem mais que conhecido, para que não se fique a pensar algum mosquito especialmente raro.

quanto á dilo, ok o termo vacina não se aplicará, mas também é uma verdade que se o associarmos ao quadro de vacinação normal, esta prevenção n nos passará ao lado.
Responder

Voltar para “Cães”