Boas. Venho aqui pedir-vos a vossa opiniao sobre um assunto que me anda a incomodar. Tenho 3 caes, um cao e cadela adultos(Noli e Tita) e uma cadela com 6 meses (Akira), todos SRD.
Os 2 adultos sao pequenos enquanto que a Akira é grande apesar da sua idade.
O que se passa é que quando a Akira veio para cá para casa a Tita nao a suportava e estava sempre a morde-la, porem as coisas mudaram e quando tudo parecia bem agora é a Akira que ataca a Tita, hoje tive uns 5min. para as conseguir separar.
Por outro lado a Akira e o Noli por vezes tambem se pegam mas descobri que era por causa do comer e entao comecei a controla-los enquanto comem.
Estou sempre presente quando comem e tiro a taça do Noli quando acaba, problema resolvido.
Mas em relação ás cadelas ainda nao percebi muito bem o que as faz atacarem-se, da primeira vez pareceu-me ser ciumes entao comecei a comportar-me como se a Akira tivesse uma posição hierarquica superior á dos outros dois. Contudo hoje pareceu-me que elas se pegaram p+or causa do comer e vou passar a prioceder da mesma maneira que ja procedia para com o Noli.
A questão é que a Akira esta a deitar sangue no que considero que seja o seu primeiro cio. Será que o cio poderá estar ligado com estes ataques?
O que acham?
Nelson Pereira
cadelas
Moderador: mcerqueira
nao tenho muita experiencia com 2 cadelas,mas sim o cio pode influenciar!!!
alem do mais nao concordo muito com a maneira como tratou de por a Akira numa posição hierarquica superior,pois isso é uma coisa que elas é que devem decidir e nos nao nos devemos meter, a nao ser numa situaçao muito grave como a que aconteceu agora!!!
p.s.: eu nao estou a culpa-lo por nada, apenas nao concordo com a reacção que teve no principio!!!!
alem do mais nao concordo muito com a maneira como tratou de por a Akira numa posição hierarquica superior,pois isso é uma coisa que elas é que devem decidir e nos nao nos devemos meter, a nao ser numa situaçao muito grave como a que aconteceu agora!!!
p.s.: eu nao estou a culpa-lo por nada, apenas nao concordo com a reacção que teve no principio!!!!
Quando uma cadela está com o cio ela tende a ser mais submissa com um macho, mas muito mais dominante com uma fêmea pois encara-a como uma possivel "concorrente".
Penso que deve deixar que as suas cadelas estabeleçam a hierarquia entre elas, uma vez que são fêmeas as duas pelo que terão sempre o mesmo factor hormonal.
Mas o dono é o lider, é o alfa.
No entanto o dono só deve intervir quando há o risco de as cadelas se magoarem seriamente. Aí deve separa-las e repreende-las às duas.
Mas se não houver risco de se magoarem deixe-as rosnarem e mordiscarem-se. Ao fim de um tempo uma delas vai ceder e entregar o pescoço à outra.
Intervir nestas situações só faz com que o proximo confronto seja ainda mais violento.
Só uma pergunta: não poderá esterilizar as suas cadelas? é que com os cios a irem a a virem irão sempre existir pequenos confrontos, sobretudo se tem um macho em casa.
Penso que deve deixar que as suas cadelas estabeleçam a hierarquia entre elas, uma vez que são fêmeas as duas pelo que terão sempre o mesmo factor hormonal.
Mas o dono é o lider, é o alfa.
No entanto o dono só deve intervir quando há o risco de as cadelas se magoarem seriamente. Aí deve separa-las e repreende-las às duas.
Mas se não houver risco de se magoarem deixe-as rosnarem e mordiscarem-se. Ao fim de um tempo uma delas vai ceder e entregar o pescoço à outra.
Intervir nestas situações só faz com que o proximo confronto seja ainda mais violento.
Só uma pergunta: não poderá esterilizar as suas cadelas? é que com os cios a irem a a virem irão sempre existir pequenos confrontos, sobretudo se tem um macho em casa.
Eu tambem acho que nao devia intervir na hierarquia delas , contudo existe o perigo real delas se machucarem bastante. Ontem ficaram magoadas, nada de muito grave porque intervi a tempo. O meu principal medo é que a Akira magoe bastante a Tita, pois é o dobro do tamanho desta.
Em relação á esterilização vou estudar o assunto. Obrigado pelas vossas opinioes.
A solução que encontrei foi prender as duas. Coisa que nao me agradou muito.
Nelson Pereira
Em relação á esterilização vou estudar o assunto. Obrigado pelas vossas opinioes.
A solução que encontrei foi prender as duas. Coisa que nao me agradou muito.
Nelson Pereira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Pode ter a certeza que 2 cadelas a brigar podem, e o mais certo é isso vir a acontecer, magoar-se sériamente.
Quanto ao cio, não sei se terá alguma influência ou não, eu tenho 3 cadelas e nunca as vi brigar por causa do cio, o que deve estar a acontecer é que elas estão a estabelecer as posições hierarquicas e como devem ter as duas tendências dominantes ...
Quanto ao cio, não sei se terá alguma influência ou não, eu tenho 3 cadelas e nunca as vi brigar por causa do cio, o que deve estar a acontecer é que elas estão a estabelecer as posições hierarquicas e como devem ter as duas tendências dominantes ...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
Pois Kitten e o que poderei fazer para evitar que elas se magoem enquanto lutam pela dominancia. É que hoja estava com as duas soltas e eu a vegia-las, bastou a Tita cheirar a Akira e esta já se ia para atirar, nao fosse eu segura-la a tempo.
Nelson Pereira
Nelson Pereira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Sinceramente eu o que faria era esterelizar as duas ou pelo menos a mais agressiva e enquanto o não fizesse teria que as manter separadas. De qualquer modo acha que elas se mordem mesmo? É que no caso das minhas não passa de barulho, muitas rosnadelas uma à outra e só isso.
Mas volto a frisar cuidado se elas efectivamente brigam e se se mordem, cadelas a brigar são terríveis muito piores que os machos.
Mas volto a frisar cuidado se elas efectivamente brigam e se se mordem, cadelas a brigar são terríveis muito piores que os machos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
- Contacto:
Eu tenho 2 cadelas e já tive inclusiver 3 cadelas juntas.
Realmente entre elas existe confrontos enquanto uma hierarquia não é definida. Ás vezes mesmo depois desta estar definida, a dominante procura exercer continuamente a sua superioridade.
Pode separa-las, mas o resultado vai ser uma agressividade crescente quando as soltar.
Deixá-las juntas também é perigoso, pois se uma teimar não submeter à outra, a luta pode gerar consequencias bastante graves.
Castrar, não penso que vai resolver a situação, pois o instinto mantem-se.
Os meus pais tiveram uma situação semelhante, mas neste caso entre machos (onde havia 3 machos e uma fêmea) e a unica solução possivel foi mante-los separados até ao fim dos dias deles.
Se calhar é aquilo que tem de considerar como solução ...
Realmente entre elas existe confrontos enquanto uma hierarquia não é definida. Ás vezes mesmo depois desta estar definida, a dominante procura exercer continuamente a sua superioridade.
Pode separa-las, mas o resultado vai ser uma agressividade crescente quando as soltar.
Deixá-las juntas também é perigoso, pois se uma teimar não submeter à outra, a luta pode gerar consequencias bastante graves.
Castrar, não penso que vai resolver a situação, pois o instinto mantem-se.
Os meus pais tiveram uma situação semelhante, mas neste caso entre machos (onde havia 3 machos e uma fêmea) e a unica solução possivel foi mante-los separados até ao fim dos dias deles.
Se calhar é aquilo que tem de considerar como solução ...
A todos o meu obrigado pelos vossos concelhos.
As cadelas mordem-se mesmo, do ultimo ataque que ocorreu ficaram ambas feridas, nada de muito grave, mas deitavam sangue as duas. Os mais velhos estao habituados a estarem presos pois só começaram a andar soltos quando vim morar para a casa do meu avô que tem um quintal optimo para eles correrem. A mais nova é a primeira vez que está presa. O problema é que nao quero que eles fiquem presos o resto da vida. Mas esta situação tambem levou a que o meu avô me preciona-se a prende-los até por uma questao de segurança para nós.
Nelson Pereira
As cadelas mordem-se mesmo, do ultimo ataque que ocorreu ficaram ambas feridas, nada de muito grave, mas deitavam sangue as duas. Os mais velhos estao habituados a estarem presos pois só começaram a andar soltos quando vim morar para a casa do meu avô que tem um quintal optimo para eles correrem. A mais nova é a primeira vez que está presa. O problema é que nao quero que eles fiquem presos o resto da vida. Mas esta situação tambem levou a que o meu avô me preciona-se a prende-los até por uma questao de segurança para nós.
Nelson Pereira
E quanto á esterilização delas já tinha pensado no caso para nao ter que as prender quando estao com o cio. Mas de momento tenho hipoteses para as esterilizar, vou ter de esperar até ao proximo ano. Mas uma delas ja tem cerca de 10 anos ainda será viavel esteriliza-la.
Nelson Pereira
Nelson Pereira
Sei bem o que são lutas entre cadelas.
Tenho 3 cadelas de médio e grande porte e neste momento tenho que as manter permanentemente separadas (2 de um lado e 1 de outro).
Inicialmente brigararam por questões de comida, seguidamente por questõres de hierarquia. As brigas trouxeram consequências desagradáveis (eu no hospital a levar pontos numa perna, pois tentei separa-las, e uma das cadelas no vet para cozer a orelha que ficou bastante rasgada - fora as outras 2 com furos nas patas e orelhas - enfim), optei então por as manter afastadas, estão à vez 2 na cozinha e quintal e outra em casa, e viceversa, o que dá uma grande trabalheira.
Cuidado com as lutas entre cadelas, se se pegam a sério, é muito complicado.
Espero que tudo corra bem
Tenho 3 cadelas de médio e grande porte e neste momento tenho que as manter permanentemente separadas (2 de um lado e 1 de outro).
Inicialmente brigararam por questões de comida, seguidamente por questõres de hierarquia. As brigas trouxeram consequências desagradáveis (eu no hospital a levar pontos numa perna, pois tentei separa-las, e uma das cadelas no vet para cozer a orelha que ficou bastante rasgada - fora as outras 2 com furos nas patas e orelhas - enfim), optei então por as manter afastadas, estão à vez 2 na cozinha e quintal e outra em casa, e viceversa, o que dá uma grande trabalheira.
Cuidado com as lutas entre cadelas, se se pegam a sério, é muito complicado.
Espero que tudo corra bem