Etica Vs Consciencia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

quinta out 13, 2005 7:40 pm

Pois é... Normalmente a consciencia e a ética andam sempre de mãos dadas, mas neste caso, parece-me que não...
Acontece que na minha rua há uma fábrica que tem dois cães. Um deles, o mais novo (com apenas uns 4/5 mesinhos) fica na vadiagem o dia todo, arriscando-se a ser atropelado a qualquer momento... Este cachorro até está gordinho, porque uma vizinha minha lhe dá de comer, mas o outro, que está na maior parte do tempo para dentro dos portões das instalações exteriores, sempre me pareceu muito fraco e magro (há épocas que parece mesmo esquelético).
Conheci entretanto uma rapariga que quer ter um cão que seja bebe e macho, acham que devo tirar umas fotografias ao cão para lhe mostrar? Ou não me devo meter nisso?

Gostava que me dessem a vossa opinião... É um dilema que me está a preocupar muito porque, tudo bem que o cão "pertence-lhes", mas ele anda todo o dia sozinho na rua, e parece-me que algumas noites tambem... Até pode apanhar uma, com este mau tempo, e não conseguir resistir, porque tem poucas defesas!

Obrigada... Mas ve-lo atraz de mim quando passeio o meu cão, tá-me a deixar o coração pesado...

Obrigada ;)
Acacia
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm

quinta out 13, 2005 8:55 pm

Eu acho que deve tirar fotos e mostrar à sua amiga. Por agora ainda não aconteceu nada a esse menino, mas qualquer dia pode ser atropelado, ou até pior. Parece-me que esse cão não tem dono, uma pessoa alimenta-o, mas isso não significa que seja a dona. Acho que ele merece uma oportunidade de ter uma casa.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta out 13, 2005 9:09 pm

Acacia Escreveu: Acho que ele merece uma oportunidade de ter uma casa.
Por vezes não é bem assim.

Já conheci casos de animais que andavam em fábricas, é verdade que andavam um pouco à sua sorte, mas tinham um local para dormir e alimento garantido, mas foram retirados desses locais com o objectivo de serem dados para adopção e.... mais tarde vieram a aparecer ao abandono e a vaguear pelas ruas, com fome e à chuva.

Sinceramente, com tantos outros animais a necessitarem de ajuda mais urgente, penso que estes não sejam uma prioridade.... mas enfim, é apenas a minha opinião.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta out 13, 2005 9:19 pm

Eu também acho que deveria mostrar o cão à sua amiga e depois a decisão é dela, claro.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quinta out 13, 2005 10:05 pm

Olá,

Desculpem, mas para mim isso não faz sentido. O cão tem dono, e lá por acharem que ele não é bem tratado não acho que seja motivo para dar uma coisa que não é vossa. A não ser que este fosse maltratado, coisa que vejo que não é bem assim.

Concordo com o Paulo, tanto cão a precisar de ajuda e foram ver logo este... :roll:

Os gatos também andam um bocado a sua sorte e depois? vamos também por-nos a dar os gatos dos outros?

Abraço
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta out 14, 2005 8:31 am

Pois, isto é uma situação algo delicada...

Realmente o cão tem dono(s), andando a vaguear ou não, ele tem dono... Acho eu :roll: !

Mas estou de acordo com o Paulo Santos, com tantos cães em associações e em canis no corredor da morte, porque não sugerir um nessas condições??

Veja estes por exemplo:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=28609

A Panterinha que tanto me tem custado ver que não arranja um dono à maneira :cry: , é tão linda...:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=28574

Estes e muitos mais :cry:
Se for ao fórum das adopções encontrará certamente muitas mais "ofertas"...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 14, 2005 8:36 am

Olá,

Tirar fotografias e surripiar o cão definitivamente não é boa ideia. Se estão com vontade de tirar o cão dali, então vão falar com o respectivo dono e perguntem se está interessado em dar o animal. E concordo com o Vitor e com o Paulo, comida e abrigo já é um luxo que milhares não têm.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

sexta out 14, 2005 9:15 am

Também acho que primeiro devia falar com o dono. Conheço vários cães nessas condições, com donos a part-time, como lhes chamo, mas pelo menos têm um sitio para dormir e têm comidinha. Há cães que são mesmo assim, habituam-se a viver na rua e só vão a "casa" jantar e tirar uma soneca.

Dou um exemplo: na minha rua há um cão (tamanho de Labrador!) que desde cachorrinho andava na rua, porque os donos iam trabalhar e ele saía pelas grades do portão. Quantas vezes fui abrir o portão feita parva e quando olhava para trás já ele vinha trás de mim outra vez :? Ele saía mas andava sempre ali na rua, não se afastava muito. Um dia, os donos divorciaram-se e venderam a casa. O dono levou-o, de Oeiras para o Cacém e o cão passava dias e noites a uivar...até que um dia, o filho do dono distraiu-se e ele fugiu... andaram dias à procura dele...mas não se lembraram (ou não quiseram) ir à antiga casa... é que ele voltou! Hoje é o cão lá da rua, o guarda nocturno, o amigo de todos os bobys...
Uma vizinha acolheu-o mas ele amuou. Por estar fechado, não comia nem bebia e estava constantemente a tentar fugir...

Actualmente, tem uma casota e os seus pratinhos da comida e água no quintal de uma velhota. Entra e sai quando quer, vai dormir, vai comer... e até já arranjou uma namorada (foi abandonada lá perto)...mas quando fomos agarrar a cadela para esterilizar... percebemos que também é um cão...

Agora diga-me: acha que devíamos dar este cão para adopção?! Com tantos em risco de abate?!

Desculpem lá o testamento :oops:
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

sexta out 14, 2005 9:49 am

Como muitos têm dito e é bem verdade não seria melhor, primeiro falar com o dono?! Afinal existe um dono. Pode não ser dos melhores, mas existem.

E depois se pretendem um cão pequenino e nem têm preferência por raças, acho preferível recorrer a um canil. Existem tantos cães para dar.

Mal por mal, esse cão de que fala, tem uma vida mais ou menos "digna". Existem tantos cães no canil cujo a sua vida será tão incerta. Pense nisso.
Speaker
Membro Veterano

sexta out 14, 2005 4:27 pm

Obrigada a todos!
Já tomei uma decisão, vou seguir o conselho que a maioria dos foristas me deu e vou procurar outros...
É verdade que andam por aí muitos em piores condições... Mas preocupa-me ve-lo na rua por ser tão novinho (ainda tem dentinhos de leite! Já agora... Com que idade começam-lhes a cair os dentes?)
Só desejo não ir passear o Polly um dia e me deparar com uma mancha no meio da estrada... É daquelas coisas que marcam para resto da vida... pensar "tive a oportunidade de te salvar, tive tudo ali, e não o fiz.."
Muitos de voces devem compreender este sentimento de que vos fálo... o sentimento de culpa.

Obrigadissimo a todos mesmo, ajudaram-me imenso nesta decisão.
E afinal de contas, haverá outro sortudo que neste momento pode setar em muitos maus lençóis...
Eu já tinha combinado com ela irmos á UZ, mas nem sempre há lá bebes... Por isso vou começar a fazer uma pesquisa e procurar em outros canis :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 14, 2005 4:33 pm

<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

sexta out 14, 2005 7:17 pm

Respondendo à sua pergunta sobre os dentes de leite, a minha cadela é uma cocker com 4 meses e os dentes começaram-lhe a cair há 2 semanas atrás. Acho que a partir dos 3 meses e meio os dentes podem começar a cair.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta out 14, 2005 7:45 pm

Yola_Kandinsky Escreveu: Respondendo à sua pergunta sobre os dentes de leite, a minha cadela é uma cocker com 4 meses e os dentes começaram-lhe a cair há 2 semanas atrás. Acho que a partir dos 3 meses e meio os dentes podem começar a cair.
Dos 4 aos 6 meses ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Tonico
Registado: sábado set 10, 2005 12:31 pm

sábado out 15, 2005 10:57 am

Olá!Concordo com a LuMaria.Acho que devia perguntar aos responsáveis da tal fábrica se querem que o cão seja adoptado por alguém que lhe vai dar casa e um abrigo melhor assim como algum carinho.Dar o cão sem autorização dos donos...Não acho muito correcto.Mas parte tudo da sua consciência.Boa sorte! :D
Speaker
Membro Veterano

sábado out 15, 2005 9:15 pm

Ola Tonico, eu não sei quem é o responsavel pelos cães, nem nunca o vi sequer... :? Mas realmente era a coisa a fazer mais acertada. Não faria mal nenhum em perguntar.
Pode ser que amanha na UZ, vou lá com a rapariga, ela adopte lá um. Tive conhecimento por uma voluntaria que hoje estao lá 3 bebes... Só é preciso perguntar à Drª se já foram adoptados.
Amanha dou noticias ;)
Responder

Voltar para “Cães”