Medo ou respeito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça dez 10, 2002 5:12 pm

Olá

Às vezes entre as pessoas não é fácil distinguir entre medo e respeito. Entre um sentimento e o outro a fronteira é muito diluída. Muitas vezes só em circunstâncias limite ou críticas é que se percebe o que é uma e outra coisa. De facto, muitas vezes tem-se medo e não se tem respeito absolutamente nenhum.
E nos cães? O que é que funciona? Medo ou respeito?

Quando se educa um cão, quantas vezes se tem que usar uma voz firme, um gesto que o intimide ou mesmo uma palmada forte ou suave, com a mão ou com o jornal.
Ele fica com medo do dono ou com respeito pelo dono?

Há quem castigue de outra forma. Ele fez asneira na rua e, chegado a casa, fica de castigo no quarto escuro. Ganha medo, respeito ou não percebeu porque raio foi para o escuro?

Penso que isto tudo tem a ver com problemas de hierarquia. Bom, mas não digo mais nada se não lá estou eu a deitar os foguetes e a apanhar as canas. Vou limitar-me apenas a fazer a festa.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça dez 10, 2002 5:30 pm

Posso estar a simplificar, mas....

Quando eu levanto a mão ao meu cão e ele se encolhe, isso é medo.

Quando eu o mando largar algo da boca (que ele estava a gostar de roer) e ele larga e fica a olhar para mim, isso é respeito.

Quando eu o chamo para mim e ele vem sem hesitar e me dá uma lambidela, isso é amizade!
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

terça dez 10, 2002 5:39 pm

Por mais que eu gostasse de dizer que se trata de respeito julgo que na maioria dos casos se trata de medo puro. Já cheguei a essa conclusão mesmo com a minha própria cadela. Posso dizer que foram raras as vezes em que tive realmente de lhe bater, normalmente um CAMINHA JÁ funciona na perfeição e ela corre para a sua caminha e pronto. Mas quando estou muito chateada (como, por exemplo, quando uma vez cheguei a casa e todas, sim todas as minhas almofadas do sofá estavam sem enchimento e o mesmo se encontrava espalhado pela sala toda) e o tal sonoro CAMINHA foi proferido fui de seguida ter com ela e levantei a mão, qual não foi o meu espanto quando ela se encolheu toda e fechou os olhinhos como se eu fosse espancá-la. Ora o meu coração partiu-se em mil pedaços e antes que estragasse o castigo virei costas de lágrima no canto do olho a achar que devia ser um verdadeiro monstro para a minha cadela ter tanto medo mesmo com a minha mão a 50 cm dela... :(

Nos últimos tempos uso mais a técnica do ignorar e noto que ela fica realmente triste e tenta pedir desculpa, lambendo-me as mãos e andando sempre de volta de mim, não descansando enquanto não a perdoo e lhe dou umas beijocas e um abraço cheio de amor ;) (como eu costumo dizer).

Ana
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça dez 10, 2002 5:44 pm

Aragao Escreveu: Quando eu o chamo para mim e ele vem sem hesitar e me dá uma lambidela, isso é amizade!
Olá Aragao

Pois, essa da amizade não me ocorreu. Mas penso que está ligada ao respeito.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

terça dez 10, 2002 7:05 pm

Com a minha cadela é assim: eu levanto a mão, e ela não se importa muito, mas se eu começo a repreende-la, aí é que fica mesmo triste! Deita-se de barriga para cima, se não lhe ligo, vem a correr, salta, lambe-me, para chamar a atenção, se mesmo assim a ignorar... ela simplesmente ignora-me também... a sério! vai para um canto, senta-se, e posso chama-la, gritar, etc. que só vai se for ter com ela e darlhe umas meiguices... enfim... já com a minha mãe, mal ela levanta a mão, encolhe-se, principalmente quando está perto de mim... acho que ela me tem respeito, e tem medo da minha mãe. Amizade também acho que é muito importante, e gosto muito quando ela chega ao pé de mim e me dá um toque com o focinho ( pelo que sei, esse é um sinal de que gostam de nós, é o verdadeiro beijinho, e não o lamber)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça dez 10, 2002 9:49 pm

Continuando com o pensamento do Aragão, sempre que se bate num cão e ele obedece, não o faz por querer ou gostar do dono, faz por medo. Quando um cão obedece só porque damos um comando verbal ou um gesto positivo, faz por respeito.
É de evitar todas as situações de obediência por medo, pois neste caso o cão não respeita o dono embora obedeça. Pelas costas ele poderá desobedecer e bem.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta dez 11, 2002 12:49 am

O meu "Bono" é completamente diferente... Quando lhe levanto a mão, encolhe-se ligeiramente, mas a realidade é que ele não se importa nada... Mesmo ignorando-o ele salta, ele ladra de contente à minha volta, ele corre quintal acima, quintal abaixo e vai buscar um brinquedo. É um cão que enquanto o escovo, tem uma enorme dificuldade em estar sossegado, pois está sempre a querer lamber-me as mãos, sempre euforico. É claro, que por mais que eu tente, há sempre dias em que não há tanta paciência e tenho mesmo de me zangar com ele, pois ele não PÁRA. Por outro lado, se eu ralhar com ele dentro de casa, na cama dele, já acata melhor as ordens. Nas ordens básicas obedece-me prontamente e sempre alegre, mas quando o mando calar no quintal e lhe digo para estar quieto já não cumpre tão bem. Com a minha avó, é engraçado, que por ela por vezes estar chateada com qualquer coisa e lhe falar num tom mais áspero, cala-se logo, mas neste caso nota-se que é por medo. Se ela estiver bem disposta ele também percebe logo e tenta pisar o "risco".
É assim....é um maluco, mas é também muito curtido! :lol: :lol: :lol:
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta dez 11, 2002 8:19 am

Quando dou ordens verbalmente ao Oscaar e ele obedece, isso é respeito.
Quando se encolhe porque sabe que fez algum disparate ou quando leva uma palmada e fica sentido, é medo.
Quando se põe de pé e me dá aqueles abraços fantásticos :o :o que só se vê as minha pernas, isso é uma grande dose de amor e carinho....
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quarta dez 11, 2002 3:49 pm

Mais uma vez, excelente tópico introduzido pelo Nel.

Esta é também uma questão em que eu tenho dúvidas. Quer dizer, há situações em que se pode ver claramente que ele tem medo de nós (quando está a fazer alguma asneira e eu lhe levanto a mão ele deita-se no chão e encolhe-se todo- o q me faz virar costas e esquecer, q não será mt bom p o educar), mas como consequência do medo, não serão as outras ocasiões nem mais nem menos do que um reflexo deste? Por exemplo quando vamos ao pé dele (eu costumo fazer isso) quando ele está a comer e lhe faço festinhas, não será por medo que eu lhe possa bater que ele me deixa fazê-lo? (porque só a mim e ao meu pai deixa tocar nele enquanto come, a qualquer outra pessoa, incluindo a minha irmã, rosna ameaçadoramente. E eu penso, eu e o meu pai, somos as únicas pessoas que o repreendem quando ele faz asneiras.

Mas por outro lado, noutro caso, acho que é respeito. O meu cão, como já disse algumas vezes, só anda entre a garagem e o jardim, nunca vem cá para cima. Mas às vezes, apanha a porta aberta e, sem ninguém ver, vai explorando as escadas e dirige-se SEMPRE para a cozinha (porque será?). Quando a minha mãe repara (porque normalmente é a única pessoa que vai lá para baixo e não anda sempre de roda dele, nem ele a segue para todo o lado) vai atrás dele chamando-o "Ouro!" sem ser muito agressiva no tom de voz e ele vendo e ouvindo, desce as escadas por sua própria iniciativa. Acho que é por respeito. Até porque quando isto se passa comigo e eu vou atrás dele, quando vê ele deita-se no chão em vez de ir para baixo. Aí eu acho que ele tem medo de mim, embora eu nunca o tenha repreendido por ele ter subido as escadas (até porque acho bastante engraçado, depois fica toda a gente maluca atrás dele...- além disso o que eu mais gostaria era que lhe fosse permitido andar pela casa toda, mas enfim, quando eu tiver uma casa minha...).

Quando à amizade, também não tenho dúvidas. Ele não brinca comigo por ter medo, nem sequer por me respeitar. Assim como também não me lambe pelas mesmas razões.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quarta dez 11, 2002 9:53 pm

Olá a todos,

No meu caso com o Thor consigo descernir perfeitamente quando ele está com medo e quando ele mostra respeito. O Thor tem medo normalmente quando lhe levanto a mão, baixa a cabeça e as orelhas e tenta se esconder (normalmente deita-se) como que envergonhado. Eu denoto respeito quando basta-me levantar a voz para ele ficar muito atento com as orelhas baixas como que a tentar analisar o meu grau de insatisfação e pára de fazer aquilo que eu não aprovo (daí a razão do tom de voz zangado).

MEDO e RESPEITO - acho que ambos são importantes na relação cão <> dono, embora ache que o cão deve temer a mão do dono, principalmente cães muito dominantes.

Abraços,
Nokio.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quarta dez 11, 2002 10:03 pm

Correcção:

Embora ache que o cão deve temer a mão do dono não deve ser exagerado, pois esse medo excessivo pode gerar outros instintos que se podem transformar em auto-defesa por medo.

Obrigado,
Nokio.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta dez 11, 2002 10:22 pm

Olá

Acho que o sentimento "medo", só por si é terrivel. Sinceramente, acho que o meu cão não tem medo de nenhumde os membros da minha família, tem medo ou assusta-se dos relêmpagos...

Respeito, quando baixa as orelhas ou mesmo desviar o olhar, sinal ao mesmo tempo de submissão perante o dono (alfa).

O medo, acho que também se pode associar à cobardia. Há cães que, devido aos maus tratos, tornam-se cobardes podendo ser ao mesmo tempo agressivos e violentos, face ao temor que criaram ao homem.

Como se costuma dizer, "...respeitinho é muito bonito!"
Responder

Voltar para “Cães”