segunda dez 09, 2002 11:44 am
Olá. Infelizmente conheço muito bem a epilepsia.
Cura, não tem, o que se pode é tentar controlar através da administração de fenobarbital.
A epilepsia pode ser manifestação de disturbios que o aimal tenha, tais como tumores cerebrais, mas pode ser também pela insuficiência, ou inexistência de fenobarbital no organismo.
Um cão tem que ter entre 15 a 45 mg. de fenobarbital por litro de sangue, quando os valores são baixos, são repostos pela administração de Luminal 0,1, que será administrado em função do grau de epilepsia (que pode ir desde o mais pequeno sinal, p/ex. um "tique" frequente , até às grandes convulsões, acompanhadas de movimentos descoordenados dos membros, e em que o cão se morde, se baba e se suja todo, com perda ou não dos sentidos).
O primeiro cão que tive tinha um grau de epilepsia muito elevado, fazia ataques frequentes e longos.
Na altura, o cão tomava luminal, 1 pastilha por dia, durante duas semanas, e depois ia reduzindo (dia sim dia não, depois de 2 em 2 dias, etc.) até suprimir por completo. O tratamento era feito assim para evitar sobrecarga hepática. Com o acordo da veterinária decidi procurar um laboratório onde pudesse fazer uma análise para medir o nível de barbituricos no sangue, simplesmente, para fazer essa análise o cão tinha que estar "limpo", vai daí suspendi o medicamento por completo. Como foi dificil encontrar o dito laboratório - demorei +/- dois meses a descobrir um em Inglaterra-, o animal, por carência, entrou numa situação descrita por "status epilepticus", que é um ataque em que se entra e não se sai mais e morreu-me nos braços.
O cão que tenho actualmente - 10 anos passados - se bem que num grau muito menor, também tem epilepsia. Para sorte dele - aprendi à custa do outro o que não se deve fazer-, e porque actualmente a medição de barbituricos no sangue já se faz em Barcelona na clinica Dr. Echevarz (não sei se é assim que se escreve, mas se precisar de informações pode pedir à vontade, que eu dou) fiz-lhe e dita analise, antes de lhe ter começado a dar qualquer medicação, e acusou um valor inferior a 1. Neste momento toma todos os dias e para o resto da vida -não se pode deixar de dar nunca - 1/4 de comprimido de manhã e outro 1/4 à noite. De mês a mês toma uma caixa de legalon por causa do figado, e faz análises ao sangue, para controlo do figado e da dosagem do medicamento a cada 6 meses. Já vai fazer dois anos que teve o último ataque.
Não deixe de ir ao Vet., mas fale-lhe na análise de medição de barbituricos no sangue, e se por acaso lhe for aconselhado dar ao cão "vallium" ou outra coisa qualquer parecida, posso-lhe dizer que não resulta.
Felicidades e as melhoras do cão.