Epilepsia - O que é e o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

segunda dez 09, 2002 11:09 am

Olá amigos,

Lembram-se do Labrador que eu adoptei já com 1 anito,por andar perdido? Pois parece-me que já sei o que se passou... Foi abandonado de certeza :evil: :evil: :evil:

Este fim de semana pregou-me dois sustos enormes. Uma vez, tinha ido com ele passear à rua, e de repente sem mais nada, deitou-se no chão e começou a revirar os olhos e a tremer todo. Por mais festas que lhe fizesse e falasse com ele ele não se mexia. Tentava puxá-lo para ir para casa e ele n se levantava, arrastava-se para o pé de mim e só passado um pouco consegui que ele se mexesse. Não sabia o que era e até pensei que ele tivesse pressentido alguma coisa ou tivesse ficado assustado com algo na rua que eu não percebi. No dia seguinte, fui dar com ele na mesma situação em casa na sua cama, a tremer e com os olhos revirados e esta situação prolongou-se durante alguns minutos. Não sabia o que havia de fazer, mas aí já pensei que talvez fosse um ataque de epilepsia, pois tinha todos os sintomas. Hoje vou ligar ao veterinário para falar com ele, no entanto gostava de saber se sabem o que é a epilepsia nos cães, como se trata e que consequências pode ter. Conhecem alguns casos destes??? :( :( :( :(

Obrigado.

Rita
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda dez 09, 2002 11:33 am

Rita,

tente dar uma vista de olhos no seguinte artigo.

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=258

Não posso ajudar muito mais pois nunca lidei com um caso assim, de qualquer modo desejo-lhes tudo de bom. ;)
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda dez 09, 2002 11:43 am

olá riscardoso, tenho 4 cães,3 cadelas e e um cão, um dia estava a ver televisão e os 4 estavam a dormir comigo todos no sofá,de repente a gigi acorda olha para mim e começou aos esticoes e toda esticada e tesa espastica mesmo parecia umcacalhau e o corpinho dela aos pulos no chão e ela sem dominar a situação nem eu .sentei-me com ela no chão falei-lhe muito e muitas festas ,mas de repente agarrei nela mesmo assim e fui de urgencia para o vet.qd lá cheguei ela estava como morta,só olhava para mim,o vet deu-lhe umainjeção e começou a melhorar a partir dai toda 1 comp todos os dias,e desdeessaaltura para cá só teve mais dois ataques,isto já lá vão uns 5anos.mas qd têm esses ataques o médico disse q só os podemos tentar acalmar
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

segunda dez 09, 2002 11:44 am

Olá. Infelizmente conheço muito bem a epilepsia.
Cura, não tem, o que se pode é tentar controlar através da administração de fenobarbital.
A epilepsia pode ser manifestação de disturbios que o aimal tenha, tais como tumores cerebrais, mas pode ser também pela insuficiência, ou inexistência de fenobarbital no organismo.
Um cão tem que ter entre 15 a 45 mg. de fenobarbital por litro de sangue, quando os valores são baixos, são repostos pela administração de Luminal 0,1, que será administrado em função do grau de epilepsia (que pode ir desde o mais pequeno sinal, p/ex. um "tique" frequente , até às grandes convulsões, acompanhadas de movimentos descoordenados dos membros, e em que o cão se morde, se baba e se suja todo, com perda ou não dos sentidos).
O primeiro cão que tive tinha um grau de epilepsia muito elevado, fazia ataques frequentes e longos.
Na altura, o cão tomava luminal, 1 pastilha por dia, durante duas semanas, e depois ia reduzindo (dia sim dia não, depois de 2 em 2 dias, etc.) até suprimir por completo. O tratamento era feito assim para evitar sobrecarga hepática. Com o acordo da veterinária decidi procurar um laboratório onde pudesse fazer uma análise para medir o nível de barbituricos no sangue, simplesmente, para fazer essa análise o cão tinha que estar "limpo", vai daí suspendi o medicamento por completo. Como foi dificil encontrar o dito laboratório - demorei +/- dois meses a descobrir um em Inglaterra-, o animal, por carência, entrou numa situação descrita por "status epilepticus", que é um ataque em que se entra e não se sai mais e morreu-me nos braços.
O cão que tenho actualmente - 10 anos passados - se bem que num grau muito menor, também tem epilepsia. Para sorte dele - aprendi à custa do outro o que não se deve fazer-, e porque actualmente a medição de barbituricos no sangue já se faz em Barcelona na clinica Dr. Echevarz (não sei se é assim que se escreve, mas se precisar de informações pode pedir à vontade, que eu dou) fiz-lhe e dita analise, antes de lhe ter começado a dar qualquer medicação, e acusou um valor inferior a 1. Neste momento toma todos os dias e para o resto da vida -não se pode deixar de dar nunca - 1/4 de comprimido de manhã e outro 1/4 à noite. De mês a mês toma uma caixa de legalon por causa do figado, e faz análises ao sangue, para controlo do figado e da dosagem do medicamento a cada 6 meses. Já vai fazer dois anos que teve o último ataque.
Não deixe de ir ao Vet., mas fale-lhe na análise de medição de barbituricos no sangue, e se por acaso lhe for aconselhado dar ao cão "vallium" ou outra coisa qualquer parecida, posso-lhe dizer que não resulta.
Felicidades e as melhoras do cão.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda dez 09, 2002 12:05 pm

Relativamente aos cães não sei nada, mas tive uma gata que tinha essa doença, e os ataques ( embora bastante espaçados ) não eram bonitos de se ver, o meu pai chegava a fugir porta fora :o porque fazia-lhe impressão. Sempre que ele começava a gritar por mim, era sinal que ela tava deitada no sofá, e ía começar algum ataque. Limitava-me a leva-la para a casa de banho, porque ela urinava-se toda, e depois de passado o ataque e ela ter descansado, dava-lhe banho, e passada 1/2 hora já não era nada com ela, mas que era horrivel era.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda dez 09, 2002 12:06 pm

Rita,
Felizmente nunca nenhum dos meus teve esse problema.
Só me resta desejar-lhe as melhoras e quando souber de alguma coisa dê novidades.
Tudo de bom para o seu menino ;) ;) ;)
rlscardoso
Membro

segunda dez 09, 2002 1:09 pm

Obrigado pelas mensagens e pelas informações. Vou continuar a tentar informar-me sobre as possiveis causas dos ataques. Nunca lidei com semelhante situação e estou deveras preocupada. Já me disseram várias coisas, algumas que ainda me deixaram mais preocupada, tais como ser um tumor cerebral ou esgana nervosa. Sei que nada como ir ao vet, de modo que vou já hoje.

Não sei se terá alguma coisa a ver, mas o Zorba está muito mais atinadinho quando vai à rua desde que teve o primeiro ataque. Já não puxa muito. Anda quase sempre do meu lado e ao meu passo. Está a dar gosto passear com ele. Só espero que não seja por causa da doença e que ele esteja mesmo a atinar. :roll: :roll: :roll:. Há outra coisa que me preocupa. Acho que ele não anda a comer muito. Aliás desde que está comigo que acho que ele não come muito. Só come uma tigela de ração por dia. Já mudei de ração, inclusivé. Ele ao principio parece gostar mas depressa se farta. E está mais magro. Não sei se terá alguma coisa a ver com os ataques...

Rita
rlscardoso
Membro

terça dez 10, 2002 10:20 am

Olá,

Era só para vos informar que já fui ao veterinário com o Zorba e de facto é epilepsia. Deu-lhe umas ampolas para tomar em caso de SOS enquanto não sabemos qual a frequencia doas ataques.

Mais uma vez obrigado pelo apoio.

Rita
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça dez 10, 2002 10:41 am

As melhoras para o Zorbinha e muitas lambidoscas do Oscaar ;) ;)
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

terça dez 10, 2002 10:48 am

Vai ver que irá tudo correr bem.

Uma festinha do tamanho do Mundo para o Zorba! ;)
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça dez 10, 2002 11:17 am

Olá Rita. Da epilepsia em animais nada sei, a que tive mais próximo foi com pessoas e não é nada agradável, mas se tiver cuidado com a medicação, tanto em quantidade como no horário tudo corre bem. Só é lamentável que se chegue à triste conclusão que devem de ter deitado "fora" o pobre do Zorbinha por ele ter esse problema. Eu gostava de saber se essas pessoas também deitavam fora um filho que apresentasse problemas (no meu caso foi a minha filha, mas agora está bem, graças a Deus, era muito leve e passou-lhe com toda a medicação e 1 mês de internamento)!

Gente estúpida! :evil:

Só me resta desejar tudo de bom para o seu Zorbinha e não desanime, porque ele vai ficar bem...vai ver! :)

Beijinhos

Isabel
rlscardoso
Membro

terça dez 10, 2002 11:44 am

Olá Isabel,

Ainda bem que a sua filha melhorou. Deve ter sido muito dificil. Imagino. Se eu já fiquei como fiquei quando soube do Zorba... :o :o :o

Mas de certeza que ele tb vai ficar bom... pelo menos tudo vou fazer para isso.

Obrigado.

Rita
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça dez 10, 2002 11:56 am

Sabe Rita, nestas coisas há que não desanimar e ter, sobretudo, muita calma! Quando foi com a minha filhota foi do pior que se pode imaginar. O que eu tive de ouvir da boca do médico foi como se me espetassem uma faca, mas a minha única resposta para ele foi "Eu amo a minha filha acima de tudo e aceito-a tenha ela o que tiver!". Não consegui dizer mais nada naquele momento, apenas lavar-me em lágrimas (já está aqui uma no cantinho do olho...xô!). Há que ter muita força, acima de tudo! Nunca desistir porque tudo é possível. O mais importante é que, dentro do "problema" do Zorbinha, lhe seja proporcionado tudo para que ele tenha uma vida normal, e dentro dos possíveis, saudável. Tenha sempre força para ir em frente. Quando ele tiver convulções faça-lhe festinhas e fale-lhe meigamente, porque é muito importante que ele sinta que não está só, como alguém um dia o deixou, e que ele é amado como qualquer outro! Muita força Rita e com os cuidados necessários vai ver que ele não terá problemas. Hoje sou a mãe mais feliz do mundo (já lá vão mais de cinco anos que a minha filhota teve o problema), só lhe desejo que seja a dona mais feliz do mundo também, com o seu Zorba! Pode ter a certeza que aqui todos torcemos por isso.

Muitos beijinhos para si e muitos miminhos para o Zorba.

Isabel
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça dez 10, 2002 3:02 pm

olá Rita vai correr tudo bem de certeza,siga a medicação,a minha gigi é epileptica h´a +/- 5 anos e está linda, com o mau feitio de sempre mas linda,como dizia a (?) não melembro o nome quando ele tiver uma crise faça-lhe muitas festas e fale-lhe de mansinho diga-lhe as coisas que gosta mais de ouvir,é o que faço com a minha
muitas felicidades
tiabela
andreia126
Membro Júnior
Registado: sexta out 25, 2002 9:18 pm

quinta dez 12, 2002 2:55 pm

olá a todos, inflismente tambem tenho um caso em comum a menina dos meus olhos a bianca uma golden teve o seu 1º ataque com dois meses de idade e imaginem voçes que só tem ataques de madrugada ou seja o meu sono deixou de ser relaxado e durmo sempre com atenção aos seus movimentos, bom até aqui tudo bem agora imaginem só que ela ressona e ninguem dorme lá em casa .
Quanto á cura já perdi todas as esperanças pois ela tem um ano feito nos mes passado e já teve o seu ultimo ataque em novembro.
portanto a unica coisa que á a fazer e nós termos calma
Responder

Voltar para “Cães”