Afinal - Serra da Estrela Agressivo, como ficou ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta out 21, 2005 10:28 am

SDPMG_ Escreveu: texuga

Código: Selecionar todos

[code:1]Umas boas "treladas" na fronha com uma trela de cabedal
[/code:1]
... com a própria trela :!: ... o que leva o cão à rua :o :o :o :o :o

sim senhora D.Texuga ...sim senhora :o

mil vezes um ferro :!: :p
Passou-se ou é só para me chatear??? :roll:

Então dê aos seus com um ferro que eu aos meus posso dar com uma trela, afinal nem preciso de lha tirar, tenho 3 cães e 6 trelas... para todos os gostos e feitios...
:roll: :roll: :roll:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta out 21, 2005 10:33 am

MDogster Escreveu:
Na minha modesta opinião, este cão, já passou a fase dos "paninhos quentes". Ou há ali uma mão muito firme para tentar alterar esse comportamento ou, a alternativa, é o abate.
A sugestão da Nanci, dos três dias sem comer e só come se vier com a bolinha baixa, não me choca minimamente. Pelo contrário, tendo em conta a última parte do texto que transcrevi, parece-me muito adequada e nem acho que seja um sofrimento atroz para o cão. Se pensarmos que há crianças em África que são obrigadas a suportar períodos bem mais longos do que esse, três dias de jejum não passam de uma dieta mais rigorosa.
Já na parte do castigo corporal e embora o mesmo me pareça incontornável (e quando a Nanci fala num ferro, com certeza que não é no sentido de fracturar a coluna ao animal...), a minha dúvida reside na capacidade da dona para a sua aplicação e atitude face à possível reacção inicial do cão. Se o cão se “virar” será que ela se aguenta?...
De qualquer modo, neste caso e, mais uma vez, na minha opinião, os fins (evitar o abate) justificam os meios.
Claro MDogster, concordo de certa forma consigo, mas pelo que sei o cão não é uma fera indomável... Ele morde apenas quando os donos entram ou saiem de casa... :roll: O morder à dona por comida, aconteceu 1 vez... Não é por sistema... Felizmente para eles...

Agora o porquê de morder apenas quando chegam ou entram em casa??? Não faço a mínima, e o facto de ser à dona apenas, isso já me leva a pensar que tem apenas a ver com a pirâmide hierarquica estabelecida no seio daquela família; ou seja, 1º o dono, 2º o cão e por fim em 3º a dona e o resto das pessoas... Isto é que está errado... :roll:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 21, 2005 10:37 am

texuga Escreveu: Agora o porquê de morder apenas quando chegam ou entram em casa??? Não faço a mínima, e o facto de ser à dona apenas, isso já me leva a pensar que tem apenas a ver com a pirâmide hierarquica estabelecida no seio daquela família; ou seja, 1º o dono, 2º o cão e por fim em 3º a dona e o resto das pessoas... Isto é que está errado... :roll:

Xuga
Dominância? Estão a invadir o território dele. Pelos vistos faz o mesmo com comida e provávelmente quando for contrariado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

sexta out 21, 2005 10:56 am

Se calhar o que vou dizer é um tremendo disparate mas.... aqui vai!

Se o cão só morde à dona e encara o dono como o "alpha", isto não terá a ver com ciúmes da relação entre o dono e a dona. Ou seja, se ela tem uma relação mais póxima com o alpha, ele "luta" para conseguir o lugar dela na hierarquia??

Se calhar já falaram disto, mas confesso que não li tudo.... :oops:

Agora dois exemplos concretos:

Os meus tios tinham uma "salsicha".Foi praticamente criada pela minha tia, porque a mãe morreu afogada quando ela era muito bebe...A tia trabalha em casa e passavam o dia inteiro juntas...quando o meu tio chegava a casa e ela ficava com menos atenção...passava-se. Nunca lhe mordeu, mas rosnava e deixava de obedecer, quer a ele quer à minha tia.
O tio começou a impor-se e a mostrar que era ele que mandava. Ela só obedecia à terceira vez, muito contrariada e resultado: atacava-me a mim e ao meu primo, que éramos pequenos, como se estivesse a vingar-se. Se os meus tios se chateassem, ela sabia que a atenção ia continuar a ser dela e era um "anjinho" super obediente! Mas, mesmo neste caso, se eu e o meu primo estivéssemos lá, ela tornava-se agressiva para nós, porque tinha ciúmes.

Agora o meu Lord: quando o Rui começou a frequentar a minha casa, já lá vão 6 anos...o Lord entrava para a casota e não saía enquanto ele não fosse embora. Depois de eu ficar sozinha, o Lord parecia um cachorrinho a querer brincar. Eu ía trancar o portão e o Lord ía comigo. Só depois de ouvir o carro a afastar-se, ficava contente e agarrava-me o braço para me puxar para casa. Só tentava morder se, enquanto o Rui lá estivesse, fôssemos chateá-lo à casota.
Neste caso, não se tratava de agressividade, mas prova que os ciúmes alteram o comportamento.

Mas nestes dois casos, conseguimos ter pulso firme e dominá-los. Mas a diferença é que a cadela era pequena e o Lord, apesar dos seus 40 e poucos kgs, não é do tamanho de um serra da estrela!!! Ou seja, o medo que tínhamos não era assim tanto que impedisse de lhes dar umas palmadas quando era caso disso!! Não se pode é deixar a situação arrastar, porque quando mais tarde, pior!
texuga
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 11:01 am

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu: Agora o porquê de morder apenas quando chegam ou entram em casa??? Não faço a mínima, e o facto de ser à dona apenas, isso já me leva a pensar que tem apenas a ver com a pirâmide hierarquica estabelecida no seio daquela família; ou seja, 1º o dono, 2º o cão e por fim em 3º a dona e o resto das pessoas... Isto é que está errado... :roll:

Xuga
Dominância? Estão a invadir o território dele. Pelos vistos faz o mesmo com comida e provávelmente quando for contrariado.
Mas Lu, quando os donos saiem de casa, o território já não está a ser "invadido" :? ...

Patbarbosa,

És capaz de ter razão, isso tb já me ocorreu... :roll:

Xuga
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 21, 2005 11:16 am

Vocês faziam o que a CindelP sugeriu? E depois, quando o cão se virásse a vocês, o que é que faziam? Abatiam? Ou acham que isso nunca acontece? Já vi, infelizmente, alguns casos desses, em que o feitiço se vira contra o feiticeiro...
´

Não consigo imaginar um cão meu com este caracter, e muito dificilmente me veria a ter de usar de atitudes extremas. Isto muito simplesmente porque cão meu que me mordesse, ou a alguém de casa, nas mesmas circunstãncias relatadas para este Serra,só o fazia uma primeira vez porque era abatido logo se seguida, e ponto final!
texuga
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 11:23 am

PauloC Escreveu:
Vocês faziam o que a CindelP sugeriu? E depois, quando o cão se virásse a vocês, o que é que faziam? Abatiam? Ou acham que isso nunca acontece? Já vi, infelizmente, alguns casos desses, em que o feitiço se vira contra o feiticeiro...
´

Não consigo imaginar um cão meu com este caracter, e muito dificilmente me veria a ter de usar de atitudes extremas. Isto muito simplesmente porque cão meu que me mordesse, ou a alguém de casa, nas mesmas circunstãncias relatadas para este Serra,só o fazia uma primeira vez porque era abatido logo se seguida, e ponto final!
Ok Paulo, respeito a sua opinião, mas um cão SEU ter este comportamento, era porque tinha MESMO problemas de saúde que o impediam de ser um cão "normal", aí concordo com o abate, sofrimento não. O mesmo falo por mim, se um cão MEU tivesse este comportamento, penso que ponderasse essa hipótese. Mas tanto no seu caso como no meu e no de muitos foristas, se houvesse um problema idêntico, certamente não se deveria a "falta de educação" ou falta de "mão" ;) .

Espero que desta vez me tenha explicado claramente!

Xuga
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta out 21, 2005 11:29 am

Na minha opinião:

Medo gera violência, violência gera medo.
Muitos cães têm comportamentos agressivos por :
-excesso de mimo e aí eles é que mandam lá em casa
- doença mental grave e aí terão que ser abatidos
- ansiedade e medo que terão que ser medicadas pelo vet para diminuir a agressividade e ansiedade
- cães abandonados desenvolvem stress da chegada do dono em que pulam, ladram enfim um drama e que o dono deve unica e exclusivamente fazer quando chega a casa , não llhe ligar nenhuma e mais tarde então chamá-lo e brincar ou fazer festas, para não associar a chegada do dono com todos os mimos festas e mais mimos e festas e assim acalmar.

Enfim há tanta coisa que se passa com eles, é preciso é saber compreende-los e ajudá-los...............
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 21, 2005 12:05 pm

LuMaria Escreveu: Sugerir o abate de um animal que não se conhece também me parece irresponsável, mesmo vindo de uma pessoa que me merece todo o respeito.
E porque é que é irresponsável? Está visto que os donos não sabem lidar com o cão. Vão ficar à espera que o cão não erre a pontaria da próxima vez que se atirar à cara da dona? Quem é que é irresponsável? :roll:
LuMaria
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 12:10 pm

SeaLords Escreveu:
LuMaria Escreveu: Sugerir o abate de um animal que não se conhece também me parece irresponsável, mesmo vindo de uma pessoa que me merece todo o respeito.
E porque é que é irresponsável? Está visto que os donos não sabem lidar com o cão. Vão ficar à espera que o cão não erre a pontaria da próxima vez que se atirar à cara da dona? Quem é que é irresponsável? :roll:
:D A dona! Abate-se a dona! Credo, desculpe Xuga! :(
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 21, 2005 12:15 pm

Neste tipo de tópicos há sempre um extremar de posições...

Convêm estarmos cientes de que um estrela adulto é um cão grande e potente, donde que eu não me admirava nada se os donos tivessem medo dele.
É tão vulgar...até com cães bem mais pequenos.

As causas do comportamento - a não ser loucura - não me parecem tão importantes como modificar esse comportamento.
E a modificação passa, parece-me a mim, com o restablecer da hierárquia.

No mundo natural as alterações de hierárquia passam muitas vezes pelas lutas.
Há uma medição de forças e o vencedor leva a taça.

O cão ainda se rege por estas normas.
Daí que não deva chocar um embate de forças entre cão e dono.

O cão compreende o que está em causa.
Uma simples posição na hierárquia.

Não se trata de nos vingarmos no cão de frustações ou mordidelas passadas.
Trata-se de lhe dizer - de uma maneira que ele compreenda - "aqui quem manda sou eu".

Tudo isto pode - e deve - ser evitado pela imposição, desde cachorro, da hierárquia correcta.
Assim nunca se têm de chegar a este ponto.
Mas, se já há vícios, se a hierárquia já foi mal establecida, então o choque de personalidades é inevitável.

Texuga,

é bem possível que o cão - que não conhecemos - possa ser levado a perceber a hierárquia correcta sem recurso à violência física.
Tente os métodos aconselhados pela Jan Fennell - fingir comer da ração dele antes dele, ignorá-lo à chegada e à saída de casa, não lhe dar festas sem razão (pe, chamá-lo, ele vem, festas, mandar sentar, ele senta, festas), usar algum distanciamento e frieza ao lidar com ele.
Não custa tentar - com o apontamento de há que insistir bastante tempo, sem falhas.

Se houver que recorrer ao confronto físico - tudo o resto tendo falhado - certifiquem-se de que ganham.
Não podem ter medo, nem dúvidas.
SDPMG_
Membro
Registado: sábado jul 16, 2005 8:17 am

sexta out 21, 2005 12:19 pm

texuga
SDPMG_ escreveu
texuga

Umas boas "treladas" na fronha com uma trela de cabedal

... com a própria trela :!: ... o que leva o cão à rua :o :o :o :o :o

sim senhora D.Texuga ...sim senhora

mil vezes um ferro :!: :p

Passou-se ou é só para me chatear???

Então dê aos seus com um ferro que eu aos meus posso dar com uma trela, afinal nem preciso de lha tirar, tenho 3 cães e 6 trelas... para todos os gostos e feitios...

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

conclusão a tirar deste tópico:

"Perolas a Porcos"
texuga
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 12:51 pm

SDPMG_ Escreveu:

"Perolas a Porcos"
Mas qual é o seu objectivo???
Ainda só o vi mandar bocas, dar uma opinião tá quieto oh mau...
texuga
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 12:54 pm

E sim, tb dou de vez em quando aos meus... Ainda ontem a SB levou uma trelada na fronha, comer lixo eu não autorizo :evil: E sim, ía solta... Que diferença é que isso pode fazer às 2h da manhã num jardim como o de belém?????
LuMaria
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 1:35 pm

texuga Escreveu:
SDPMG_ Escreveu:

"Perolas a Porcos"
Mas qual é o seu objectivo???
Ainda só o vi mandar bocas, dar uma opinião tá quieto oh mau...
:roll: Não quer dar "pérolas a porcos"...
Responder

Voltar para “Cães”