Se calhar o que vou dizer é um tremendo disparate mas.... aqui vai!
Se o cão só morde à dona e encara o dono como o "alpha", isto não terá a ver com ciúmes da relação entre o dono e a dona. Ou seja, se ela tem uma relação mais póxima com o alpha, ele "luta" para conseguir o lugar dela na hierarquia??
Se calhar já falaram disto, mas confesso que não li tudo....
Agora dois exemplos concretos:
Os meus tios tinham uma "salsicha".Foi praticamente criada pela minha tia, porque a mãe morreu afogada quando ela era muito bebe...A tia trabalha em casa e passavam o dia inteiro juntas...quando o meu tio chegava a casa e ela ficava com menos atenção...passava-se. Nunca lhe mordeu, mas rosnava e deixava de obedecer, quer a ele quer à minha tia.
O tio começou a impor-se e a mostrar que era ele que mandava. Ela só obedecia à terceira vez, muito contrariada e resultado: atacava-me a mim e ao meu primo, que éramos pequenos, como se estivesse a vingar-se. Se os meus tios se chateassem, ela sabia que a atenção ia continuar a ser dela e era um "anjinho" super obediente! Mas, mesmo neste caso, se eu e o meu primo estivéssemos lá, ela tornava-se agressiva para nós, porque tinha ciúmes.
Agora o meu Lord: quando o Rui começou a frequentar a minha casa, já lá vão 6 anos...o Lord entrava para a casota e não saía enquanto ele não fosse embora. Depois de eu ficar sozinha, o Lord parecia um cachorrinho a querer brincar. Eu ía trancar o portão e o Lord ía comigo. Só depois de ouvir o carro a afastar-se, ficava contente e agarrava-me o braço para me puxar para casa. Só tentava morder se, enquanto o Rui lá estivesse, fôssemos chateá-lo à casota.
Neste caso, não se tratava de agressividade, mas prova que os ciúmes alteram o comportamento.
Mas nestes dois casos, conseguimos ter pulso firme e dominá-los. Mas a diferença é que a cadela era pequena e o Lord, apesar dos seus 40 e poucos kgs, não é do tamanho de um serra da estrela!!! Ou seja, o medo que tínhamos não era assim tanto que impedisse de lhes dar umas palmadas quando era caso disso!! Não se pode é deixar a situação arrastar, porque quando mais tarde, pior!