Reparei na 6ª de manhã, quando quando fui saudar o meu bebé, que ele tinha qualquer coisa... Além de estar menos activo do que é costume, estava a salivar (coisa q não é comum nele) e mal abria a boca (e ele tá sempre a trincar os brinquedos...).

Mesmo assim, por precaução, levei-o ao veterinário.

Como a inspecção à boca (quando finalmente se conseguiu ver um bocadinho por entre os dentes) não deu em nada e depois de o apalparem e verem que realmente ele reagia quando se tocava no fundo da boca do lado esquerdo, desconfiaram do que se pudesse tratar e fizeram-lhe um raio-x (com anestesia porque ele estava tão farto dos chatos de bata que não parava quieto) que veio confirmar o que eles desconfiavam: "o Ouro tem a mandíbula deslocada"...

Acalmaram-me e explicaram que iam aproveitar a anestesia que lhe deram para o raio-x para lhe pôr a mandíbula no sítio.
Estive o dia todo no vet, saí a meio da tarde porque me disseram que a anestesia era muito forte e ele só ia acordar perto da noite e eu não ficava lá a fazer nada. Como não moro muito longe, fui a casa, comi qualquer coisa e fiquei colada ao telf. à espera que ele acordasse.
De facto, eram já 7.30 quando me ligaram a dizer que ele tinha acordado e fui logo para lá.
Encontrei-o irreconhecível: tremia por todos os lados, não se aguentava nas pernas, recusava-se a andar... Assustei-me tanto... Pensei "isto correu mal".

Mas parece que é normal eles ficarem assim quando acordam da anestesia e o vet avisou-me que ele ia ficar assim, "todo pedrado", o resto do dia. O pior veio depois.
O vet explicou-me que, para além de ser necessário muito cuidado nos próximos 5 dias, não lhe dar nada duro, desfazer a ração em água, dar-lhe papas de bebé, muita água e retirar do pé dele tudo o que ele possa morder, incluindo os brinquedos (tadinho... está cheio de saudades deles... De vez em quando corre tudo à procura... Cheira todos os cantinhos e debaixo dos móveis...) e dar-lhe os anti-inflamatórios e para as dores de manhã e à noite, tenho que ter cuidado sempre com os brinquedos que lhe comprar (não podem ser demasiado grandes nem com formas estranhas que possam dar a volta dentro da boca e ficar presas) e com o que deixo ao alcance dele (lá vou eu podar as árvores todas e fazer uma limpeza geral ao jardim- o pior são as pedras que ele descobre) porque, tal como nas pessoas, depois de acontecer uma primeira vez, é normal acontecer mais vezes...

Agora até tenho medo de brincar com ele... Estava eu descontraída a jogar à bola com ele quando me lembrei q a bola é grande demais para a boca dele... Lá fui eu esconder mais outra coisa... Ele é que deve andar a ficar maluco, já não tem nada com que brincar... Se não fosse eu estar quase sempre ao pé dele...
Bem, é isto... Gostava que alguém me pudesse tranquilizar um bocadinho... Isto não deve ser assim tão grave, pois não? (Digam que não...) O vet disse que era algo comum...
Algum amiguito vosso já passou pelo mesmo?
Obrigada por toda a atenção que me possam dispensar.