Mandíbula deslocada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
HelenaXXI
Membro
Mensagens: 68
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

sábado dez 07, 2002 10:19 pm

Boas! Aliás, não são muito boas...
Reparei na 6ª de manhã, quando quando fui saudar o meu bebé, que ele tinha qualquer coisa... Além de estar menos activo do que é costume, estava a salivar (coisa q não é comum nele) e mal abria a boca (e ele tá sempre a trincar os brinquedos...).

:o Quis investigar e tentei por várias vezes abrir-lhe a boca, mas quando abria até determinado ponto ele gania e fechava-a logo. Obviamente fiquei intrigada com o que ele teria e apalpei o focinho à procura de reacções. Descobri que quando lhe mexia no fundo da boca (por baixo do olho +/-) do lado esquerdo ele gania e ficava aflitíssimo. Pensei que tivesse espetado uma lasca de madeira na boca (porque ele anda sempre a apanhar paus do jardim e a desfazê-los todos) ou até que tivesse uma afta (não sei se os cães tb as ganham, mas suponho que sim- se não, perdoem a minha ignorância) ou qualquer outra coisa coisa com pouca importância, talvez até um dente que estivesse a custar a nascer (tem 6 meses, está a mudar os dentes)...
Mesmo assim, por precaução, levei-o ao veterinário.

:roll: De início, também pensaram (atenderam-me dois) que fosse uma ferida qualquer na boca e estiveram a investigar. Ao ver que ele se recusava por completo a abrir a boca estranharam e até comentaram depois de inúmeras tentativas "ainda dizem que são os boxers e os rots que têm mais força de dentes..." (é que eles puxaram tanto... um a puxar por cima, outro por baixo), enfim, saltemos estes pormenores.

Como a inspecção à boca (quando finalmente se conseguiu ver um bocadinho por entre os dentes) não deu em nada e depois de o apalparem e verem que realmente ele reagia quando se tocava no fundo da boca do lado esquerdo, desconfiaram do que se pudesse tratar e fizeram-lhe um raio-x (com anestesia porque ele estava tão farto dos chatos de bata que não parava quieto) que veio confirmar o que eles desconfiavam: "o Ouro tem a mandíbula deslocada"...

:o :o Como qualquer dona pouco experiente (e se calhar os experientes tb) entrei em pânico... O que é que aquilo queria dizer? O que é que vai acontecer ao meu pequenino? Ele vai ficar bem? Há solução?
Acalmaram-me e explicaram que iam aproveitar a anestesia que lhe deram para o raio-x para lhe pôr a mandíbula no sítio.

Estive o dia todo no vet, saí a meio da tarde porque me disseram que a anestesia era muito forte e ele só ia acordar perto da noite e eu não ficava lá a fazer nada. Como não moro muito longe, fui a casa, comi qualquer coisa e fiquei colada ao telf. à espera que ele acordasse.

De facto, eram já 7.30 quando me ligaram a dizer que ele tinha acordado e fui logo para lá.

Encontrei-o irreconhecível: tremia por todos os lados, não se aguentava nas pernas, recusava-se a andar... Assustei-me tanto... Pensei "isto correu mal". :cry:
Mas parece que é normal eles ficarem assim quando acordam da anestesia e o vet avisou-me que ele ia ficar assim, "todo pedrado", o resto do dia. O pior veio depois.

O vet explicou-me que, para além de ser necessário muito cuidado nos próximos 5 dias, não lhe dar nada duro, desfazer a ração em água, dar-lhe papas de bebé, muita água e retirar do pé dele tudo o que ele possa morder, incluindo os brinquedos (tadinho... está cheio de saudades deles... De vez em quando corre tudo à procura... Cheira todos os cantinhos e debaixo dos móveis...) e dar-lhe os anti-inflamatórios e para as dores de manhã e à noite, tenho que ter cuidado sempre com os brinquedos que lhe comprar (não podem ser demasiado grandes nem com formas estranhas que possam dar a volta dentro da boca e ficar presas) e com o que deixo ao alcance dele (lá vou eu podar as árvores todas e fazer uma limpeza geral ao jardim- o pior são as pedras que ele descobre) porque, tal como nas pessoas, depois de acontecer uma primeira vez, é normal acontecer mais vezes...
:cry:
:cry: :cry:

Agora até tenho medo de brincar com ele... Estava eu descontraída a jogar à bola com ele quando me lembrei q a bola é grande demais para a boca dele... Lá fui eu esconder mais outra coisa... Ele é que deve andar a ficar maluco, já não tem nada com que brincar... Se não fosse eu estar quase sempre ao pé dele...

Bem, é isto... Gostava que alguém me pudesse tranquilizar um bocadinho... Isto não deve ser assim tão grave, pois não? (Digam que não...) O vet disse que era algo comum...

Algum amiguito vosso já passou pelo mesmo?


Obrigada por toda a atenção que me possam dispensar.
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

domingo dez 08, 2002 2:07 am

Olá Helena:

De facto nunca passei por uma situação dessas, mas o seu testemunho serviu para conhecer mais um problema que pode surgir e do qual eu não tinha qualquer conhecimento. Penso que não tem necessidade de dramatizar a situação, porque ele vai continuar a brincar e explorar o Mundo com a boca. Relativamente ao tamanho da bola, tenha também atenção para não lhe dar uma bola que depois venha a tornar-se pequena demais, pois ao tentar evitar um problema pode involuntariamente estar a contribuir para outro. Agora é dar tempo ao tempo e esperar que a Natureza e também os medicamentos o recomponham. As melhoras para o Ouro.
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

segunda dez 09, 2002 9:46 am

Nunca passei por isso ( ainda bem....).
Desejo-lhe as melhoras para o seu menino.
Que tudo corra pelo melhor :) :)
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda dez 09, 2002 9:55 am

Também eu nunca passei pelo mesmo, daí também não ser grande ajuda :|

De qualquer modo, desejo-lhe as melhoras para o seu menino, e vai ver que tudo irá correr pelo melhor. ;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

terça dez 10, 2002 8:21 am

Olá Helena!

Nunca passei pessoalmente por essa experiência, mas o cão de um amigo também é dado a esses deslocamentos nos maxilares. Ao principio o meu amigo também entrou (naturalmente) em pânico, mas depois, foram-se ambos habituando a esses pequenos cuidados e tudo voltou ao normal. :)

Boa sorte e as melhoras do seu menino!

Bjkas ;)

Rute
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

terça dez 10, 2002 10:37 am

Olá

Eu também nunca passei por isso e ainda bem... era só o que mais me faltava.... os meus cães já tiveram tanta coisa!.. :roll: :roll: :roll:

Mas de certeza que com o tempo ele vai ganhar resistencia e vai começar a habituar-se ele próprio a ter cuidado.

Pena não a poder ajudar mais. :(

As melhoras do seu canito.

Rita
HelenaXXI
Membro
Mensagens: 68
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quinta dez 12, 2002 3:49 pm

Obrigada pelas mensagens de solidariedade. O Ouro também agradece.

Acabaram hoje de manhã os medicamentos (tomou a última dose) e, até agora não se queixou. Acho que é bom sinal.
Ainda assim, ontem dei-lhe um dentarask (q não lhe dava há uma semana) a medo, mas ele comeu-o tão depressa e soube-lhe tão bem que estou +/- sossegada.

Não quero parecer hipocondríaca, mas a partir de agora vou andar sempre com muito cuidado naquilo que lhe dou. Tenho andado a ver brinquedos para lhe dar no Natal, mas estou sempre com medo que sejam demasiado duros ou grandes. Mas hei-de-me habituar.

Quanto à comida, já estou a dar a ração sózinha e também já voltei aos joguinhos de goluseimas :D

Mais uma vez obrigada por tudo.
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quinta dez 12, 2002 4:32 pm

Olá Helena,

Que tal comprar-lhe aquelas tranças de pano (linhas) de tamanho médio??
São macias, fléxiveis e pelo menos os meus cães adoram brincar com elas.
É que com brinquedos de borracha, os meus cães imediatamente querem roê-los e destrui-los. Com as tranças, apesar de as mordiscarem, brincam mais sem as estragar.

Fica a sugestão ;)


Saudações,
Filipa.
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta dez 12, 2002 4:48 pm

Pois é Helena,

a Filipa é capaz de ter razão. Como são macias não devem de magoar o Ouro. O meu também tem uma, e tem durado muito mais do que eu esperava. Tirando um ou outro fiozito, está inteiro. Temos é que ter cuidado quando eles se lembram de atirar aquilo (pelo menos eu tenho), pois como tem três nós, torna-se uma boa arma de arremesso :lol:

Também estive a dar uma vista de olho pelo seu site, os meus parabéns. Estou quase tentada a aventurar-me a fazer um acerca dos meus "amigos".

As melhoras para o Ouro! Vai tudo correr bem, concerteza. ;)
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

quinta dez 12, 2002 4:59 pm

[quote=Ladybird]

a Filipa é capaz de ter razão. Como são macias não devem de magoar o Ouro. O meu também tem uma, e tem durado muito mais do que eu esperava. Tirando um ou outro fiozito, está inteiro. Temos é que ter cuidado quando eles se lembram de atirar aquilo (pelo menos eu tenho), pois como tem três nós, torna-se uma boa arma de arremesso :lol:

[/quote]

Pois, pois, o Oscaar teve uma que só durou aí uns 15 dias....

Joana,
Em relação à arma de arremesso nem lhe conto o que aconteceu ao olho do meu marido uma vez que o Oscaar atirou aquilo com toda a força ao ar.Ficou tipo estes, tá a ver :o :o :o :o :o
O que lhe vale é que tudo (quase) lhe é perdoado :lol: :lol: :lol: :lol:
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quinta dez 12, 2002 5:15 pm

Olá Pakika,

Olhe que não é precisa uma trança para servir de arma de arremesso...o meu Berg é uma arma de arremesso :o :o .
Já me deu uma cabeçada que fiquei com um olho completamente negro... agora imagine, estava eu no emprego novo apenas há 3 dias. Faz ideia dos olhares dos colegas?? Devem ter pensado - ai que tareia que esta levou?!!?
O que é certo é que nunca ninguém teve a coragem de me perguntar o que se tinha passado.

Quanto às tranças, refiro-me às de tamanho médio (cerca de 25 cm).

Saudações,
Filipa.
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta dez 12, 2002 5:41 pm

Ora por falar em armas de arremesso....

Estão a ver aquelas galinhas de borracha, muito engraçadas por sinal?

Essas é que o Igor adora atirar. São de borracha maciça e são mesmo boas para fazer vergões. Ainda ontem estava eu na cozinha a jantar quando ela me "rocou os queixos" disparada...

Por falar em vergonha, os meus braços são uma lástima (pareço uma "droguinhas"), pois é o papagaio a subir e descer e o cão a morder... aliás no Verão raras não são as vezes que as pessoas me olham "relativamente" de lado quando reparam nos meus braços :roll:
Banjy
Membro
Mensagens: 112
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am
Localização: 1 Rotweiller; 13 SRD, Canarios e Porcos da India

quinta dez 12, 2002 6:41 pm

Olá HelenaXXI,

Felizmente nunca aconteceu nada disso aos meus meninos, desejo sinceramente as melhoras do Ouro.
Vai que com o tempo tudo se resolve, tenha calma (sei que tem), muita paciência e vai ver que daqui a uns tempinhos já nem a Helena nem o Ouro se lembram desse incidente :lol: :lol:

Cumpts.,

Olga
Responder

Voltar para “Cães”