Husky Siberiano/Malamute do Alasca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sabss
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

quinta abr 04, 2002 1:44 pm

Obrigada a todos pela vossa colaboração! :D

A vossa ajuda foi preciosa e graças a ela já me sinto capaz de distinguir as duas raças. As fotos foram muito importantes pois assim consegui verificar algumas das características que as diferenciam, como a posição da cauda, a inserção das orelhas, etc..

Já agora aproveito para colocar uma dúvida/curiosidade que se prende com o facto de existirem huskys com um olho de cada cor. Sempre pensei que a origem seria genética a nível da pigmentação da íris, mas será que tem algum fundamento? E porque é que existem umas raças com mais probabilidade de desenvolverem esta característica que outras?

Obrigada novamente a todos! :D

Fiquem bem e muitas festinhas aos amigos de quatro patas.
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

quinta abr 04, 2002 1:59 pm

olá,

Os huskys não só podem ter um olho de cada cor como também pode ter no mesmo olho as duas cores ( parecem olhos malhados).

Isso acontece por um erro genético, em que durante a fase fetal, um dos genes para a cor castanha, sofre mutação e passa a codificar a cor azul. Se acontecer durante a migração para os olhos das células pigmentares, algumas serão castanhas e outras azuis. A disposição pode ser a mais variada, desde um olho de cada cor, até a olhos particolores. Isto acontece muito nos huskys que genéticamente deveriam ter olhos castanhos.

Outra razão para os olhos de cores diferentes, acontece noutras raças, que têm uma pelagem "azul" ou " merle".
Isso acontece porque as células pigmentares ao migrar fixam-se nos olhos e depois de lá estarem o gene "merle" dilui a cor para azul. Mas como não dilui de forma uniforme o cão fica com malhas azuis e malhas pretas normais. Se apanhar o olho, este deixa de ser castanho e passa a ser azul. O outro pode ficar intacto e não sofrer diluição e por isso mantém-se castanho.

Ainda outra razão situa-se nos cães muito malhados de branco, em que por vezes só têm as orelhas e a cauda com cor. Nestes casos acontece outro fenómeno, que é a não migração das células pigmentares. Elas partem da zona da cabeça e da cauda mas não chegam mais longe. Podemos dizer que o cão é "albino" nas partes brancas, visto que não têm qualquer tipo de pigmento aí. Ás vezes algumas células ainda conseguem pigmentar um dos olhos mas já não chegam ao outro, daí que o cão apresente um olho de cada cor.
mindbullet
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Localização: Nubi (Golden Retriever)

quinta abr 04, 2002 2:57 pm

Olá a todos!

Quanto ao pêlo dos cães, no verão eu acho que, como foi dito anteriormente, eles não devem sofrer tanto como o mito popular faz crer.

Obviamente que isto deve diferir muito de cão para cão.

Mas pensem só no seguinte:

As tribos nómadas nos desertos do norte de África(por ex: os Tuaregues) andam carregados de roupa, apenas vislumbrando-se a face.

Pela lógica popular, deveriam andar nus não era? :)

E olhem que aquilo lá é bem mais quente do que aqui! ;)

Acho que desde que haja sombra e abundância de água, os nossos pequenos amigos não devem ter grandes problemas.
Responder

Voltar para “Cães”