Alergias a coleiras insecticidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

segunda dez 16, 2002 3:41 pm

Olá a todos!

O problema de pele do Nubi parece estar a regressar.

Notei contudo algo, o reaparecimento do problema coincidiu com o novo uso da coleira Scalibor.

Acontece que veio-me à memória que quando o problema começou há uns meses, ele tinha começado a usar a Scalibor havia pouco tempo. Entretanto há uns meses a coleira partiu-se (e como usava frontline) só agora comprei outra.

Coincidência!?!?

Não sei...

Vocês sabem de algum caso semelhante, ou de informação relevante para esta situação?
Breve história do problema do Nubi

O problema de pele do Nubi são uns fungos "dermotécitos?" (ou uma palavra parecida com esta ) que tem como sintomas borbulhas (mais tipo caroços pequenos) feridas circulares resultantes do rebentamento dessas borbulhas, pele com coloração alterada (era preta fica rosada), e pelagem seca e áspera que tende a cair muito.

O Nubi, para além de estar com coceira, está normal. Brinca, pula, etc. nem parece assim muito incomodado.

A situação melhorou quando há uns tempos, depois de um rodopio de vets, que não sabiam/diziam o que é que o Nubi tinha. Comecei a aplicar-lhe uma solução chamada Benzosarnol.
Foi quase remédio santo. Começou a melhorar a olhos vistos.

Entretanto continuei a ir a vets e lá achei um que se dignou a fazer análises e deram os tais fungos com positivos.

Este vet receitou Orafungil. E tem sido o que ele tem tomado desde então.

O problema parecia estar estabilizado até começar a usar a coleira Scalibor...coincidência?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda dez 16, 2002 6:30 pm

Porque não deixa de usar a coleira? É muito raro eu ver cães com coleiras dessas hoje em dia. Os produtos do mercado são mais eficazes que a coleira. E se usa também um desses produtos, não vejo necessidade de usar a coleira, ainda mais se pensa que a mesma causa algum tipo de alergia ao cão.
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

segunda dez 16, 2002 6:46 pm

oi!

De facto, existem alguns cães que desenvolvem alergias às coleiras insecticidas, especialmente aqueles que têm mais tendência p desenvolver problemas dérmicos. No entanto, uma vez que o problema estava relacionado com uns fungos quaisquer, não sei se estará directamente relacionado. O q poderá ter acontecido (e isto é só um raciocínio meu, uma x que ainda estou no 2º ano de med vet e portanto ainda não tenho muitas certezas de nada), é que com a coleira a pele terá ficado mais sensível, baixando um pouco as defesas o que levou a esses problemas. No entanto, isto é só uma hipótese de alguém que gosta da matéria mas ainda não estudou muito bem a lição! ;)
As alergias dão-se mais com akelas coleiras dos supermercados, por x um bocado más. Penso q a que usa é boa, mas a única vantagem em usá-la deve-se a que esta protege o cão dos vermes do coração, transmitidos por mosquitos enquanto que os produtos como o frontline (já com algumas resistências a pulgas) e o advantage (hoje em dia um bocado melhor) não protegem destes parasitas, (mais uma x não tenho a certeza absoluta do q tou a dizer, mas tou quase 100% convicta) . No entanto, se a zona onde mora não tem uma grande população de mosquitos, essa coleira não é assim tão essencial, e um desparasitante como os referidos anteriormente protegem o seu cão eficazmente contra as pulgas e carraças.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça dez 17, 2002 10:29 am

Antes de mais obrigado por terem respondido :)

Kroz: Pois, é o que vou fazer. Quero tirar isso a limpo. Assim como assim, esta semana levo-o ao vet pq o tratamento que receitou acabou e quero saber o que fazer de aqui em diante.

Kika_kat: É uma hipótese. Eu até gostava que fosse mesmo isso, ao menos o Nubi tinha o problema resolvido.
A minha zona, Lagos, que eu saiba não é infestada por mosquitos.
Optei por esta coleira porque toda a gente me falou bem dela (vets, pessoal do forum, etc) e como mais vale prevenir do que remediar, comprei-a.
Se calhar foi pior a cura que a doença...
joanaguterres
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm

quarta dez 18, 2002 2:32 pm

A Alberta nunca usou essas coleiras porque o 1º Vet dela sempre disse que não aconselhava o seu uso sobretudo porque tratava-se de um produto tóxico e é colocado muito perto da boca.
No entanto, conheço cães que sempre as usaram. Claro que cada caso é um caso. Talvez seja melhor deixar mesmo de usar a coleira...
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 18, 2002 2:48 pm

Como sabemos, nenhum caso é igual a outro.
Os meus cães já usam a coleira Scalybor á 2 anos, e, até hoje não tiveram qualquer problema.
Como costumo dizer, o que é bom para uns, pode não ser para os outros.
Responder

Voltar para “Cães”