Pantera

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

libre
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 1:46 pm

quinta nov 10, 2005 3:04 pm

;)

A falar é nos entedemos! ;) ;)

L.A.
libre
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 1:46 pm

quinta nov 10, 2005 3:06 pm

Antes que alguém diga que não sei escrever...

repetida:
"A falar é que nos entendemos"!! ;)

L.A.
Licinia
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 6:03 pm

quinta nov 10, 2005 11:59 pm

Boa noite a todos e um olá particular para a Tucha!

Pois Tucha, em princípio só terei de ir à SPAD com a Pantera novamente em Dezembro quando for o dia da cirurgia. Isto, claro, se o despiste da filária der negativo e se as feridas continuarem a cicatrizar convenientemente.

Mas infelizmente ainda hoje de manhã regressei à SPAD e por motivos muito perturbadores. Ia eu muito rabugenta às 8h40 da manhã para o meu emprego (que é no Porto Moniz), quando, uns metros mais à frente da saída do túnel da Encumeada, no Rosário, em São Vicente, me deparo com um cão deitado na estrada, a tentar desesperadamente por-se de pé. Comecei a pedir a Deus em voz alta para parar com esta história de só por no meu caminho animais em maus lençóis :| e paro um pouco mais à frente. Aproximei-me dele. Era adulto, mas de pequena estatura. Estava em completo estado de choque, todo molhado e a tremer imenso, sempre a tentar por-se de pé. Meia atarantada, decidi pegar nele e levá-lo ao quartel dos bombeiros municipais de São Vicente e pedir-lhes que o levassem à SPAD (como já vi os bombeiros do Funchal fazerem), pois eu tinha que estar no trabalho às 9h00. Infelizmente e quase com um ar de gozo, o chefe dos bombeiro de serviço recusou-se a fazer o que eu pedi, argumentando a falta de uma viatura própria para essas situações. Caramba! Não era preciso levar o animal numa ambulância, um simples carro onde fosse bem acondicionado bastaria... Mas faltava a boa vontade, que pelos vistos deve dormir até tarde... Enfim, aquilo estava a deixar-me nervosa e nada bem disposta. Acabei por decidir ser eu própria a levá-lo lá. Costuma-se dizer que quando se quer uma coisa bem feita é melhor sermos nós próprios a fazê-la... Telefonei a avisar que iria chegar tarde e qual o motivo e lá regressei ao Funchal desde São Vicente (para quem não conhece a Madeira, fica a sensivelmente 35 minutos do Funchal).

Assim que lá cheguei, depositei o cãozinho que se fartou de babar durante todo o percurso, assinei todos os papéis que se assinam nestas situações deixei o meu contacto telefónico, para o caso de ser preciso, e regressei ao Porto Moniz, pois sabia que ele estava bem entregue. Apesar de a senhora que ajuda nas consultas me dizer logo que ele não estava nada bem...

Mais tarde, por volta das 15h00, liguei para a SPAD a querer saber como estaria. A rapariga da recepção reconheceu a história (o que é notável, pois todos os dias devem aparecer n+1 casos parecidos) e disse-me que o cão não tinha sido atropelado, ao contrário do que eu pensava! Surpreendeu-me bastante! "Foi envenenado?", perguntei eu, pois infelizmente é um mau hábito muito enraízado na Madeira (já perdi duas cadelas dessa maneira, uma delas quando eu tinha 6 anos - que desgosto!). Mas não tinha sido envenenado não. Fiquei sem alternativas. Afinal de contas, o débil animal já se encontrava num estado muito avançado de esgana. Segundo a moça, a recuperação era muito pouco provável e para evitar o contágio com os outros cães internados em tratamento, foi abatido.

É pena. Espero amanhã encontrar pelo caminho um céu azul e um arco-íris carregado no céu. Depois disto, bem preciso de começar o dia com beleza e coisas boas, para não ter que me zangar com o mundo.

Fiquem bem.
Licínia

P.S. - Quanto aos gatões da SPAD, ainda não tive oportunidade de os visitar, mas ficam o Tico e o Teco a matutar na ideia... pode ser que da próxima vez que lá vá a Pantera me queira ajudar a escolher um deles!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 11, 2005 9:30 am

Há que pensar nesta história que o animal não morreu em sofrimento. Na altura em que precisou apareceu alguém que o fez partir em paz. E partir em paz devía ser para todos. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta nov 11, 2005 9:31 am

Bem Licínia, mas que história... :roll: :(

A sua Panterinha teve muita sorte :D

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Licinia
Membro

segunda nov 14, 2005 10:15 pm

Olá, boa noite a todos!

Ando muito intrigada com o comportamento da Pantera quando está só em casa: não faço a mínima ideia do que ela fará para se entreter 11 horas sozinha!
Quando saio, deixo o rádio ou a TV ligada, se bem que me parece que ela não lhes deve ligar muito. E comprei-lhe ossinhos e sticks para ela roer, mas ela simplesmente nunca lhes pegou. Nunca encontrei nenhum desses osso com uma única dentada!:? E a bolinha amarela dela está exactamente no mesmo sítio onde eu a deixei quando saí... No entanto, à excepção de um ou outro lenço de papel rasgado, nunca encontrei nada destruído ao chegar a casa.

Acho isto muito esquisito! Será que ela não gosta de brincar? Pelo menos comigo nunca demonstrou estar muito virada para a brincadeira, prefere que eu lhe faça festinhas e lhe dê miminhos. O que acham?

Fiquem bem,
Licínia
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

terça nov 15, 2005 9:22 am

Bom dia

Penso que seja por ela ainda não estar habituada a ter um novo lar, eu com a Boneca (a SB que adoptei) sinto exactamente o mesmo, brincar com ela não adianta e mesmo nos passeios que dou com ela a posição dela é de baixar o focinho o tempo todo, penso que esteja também ligado ao passado delas e como a sua Pantera também a minha Boneca foi abandonada.

Tem de dar tempo ao tempo foi o que adoptei com a Boneca.

Rita
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 15, 2005 9:38 am

ailsa Escreveu: Bom dia

Penso que seja por ela ainda não estar habituada a ter um novo lar, eu com a Boneca (a SB que adoptei) sinto exactamente o mesmo, brincar com ela não adianta e mesmo nos passeios que dou com ela a posição dela é de baixar o focinho o tempo todo, penso que esteja também ligado ao passado delas e como a sua Pantera também a minha Boneca foi abandonada.

Tem de dar tempo ao tempo foi o que adoptei com a Boneca.

Rita
Ora nem mais ;)

Eu adoptei o meu Noddy em Setembro, no inicio de Setembro, e só agora é que ele tem à vontade suficiente para, muito de vez em quando, ladrar :o :o :roll: ... É verdade, houve alturas em que pensei que ele não sabia ladrar... :roll: :oops: Mas não, era mesmo dar tempo ao tempo 8) :p

Tenham calma, os animais abandonados muitas vezes já sofreram horrores, não podemos pedir milagres ;) ...

Off Topic: E a "nossa" boneca? Já engordou mais um cadito?? ;)

Bjs

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

terça nov 15, 2005 9:49 am

Sim já engordou embora ontem não tivesse comido de igual forma mas esta ligado a um jeito muscular que ela deu na pata direita dianteira, mas já esta medicada e o vet diz que voltará tudo ao normal, foi um jeito que ela deu, porque escorrega na tioleira que tenho nas escadas, tenho de colocar la tapetes anti-escorregadios (não sei se é assim o nome) ;)

Agora Licinia dê tempo ao tempo e vai ver que daqui a nada ela só vai querer brincadeira..... e a minha Boneca tem a Ailsa para brincar mas mesmo assim nada. Nunca notou que certas reações suas desencadeassem nela um sentimento de medo??? Eu uma vez para fazê-la descer as escadas fiz-lhe pressão no pescoço e a reacção dela foi chorar e aninhar-se (e foi muito dificil fazê-la levantar-se) nunca mais voltei a fazer o mesmo........... oa antigos donos deviam ter-lhe feito das boas :evil:

Depois vá dando noticias Licinia

Rita
LuMaria
Membro Veterano

terça nov 15, 2005 9:58 am

Eles nem precisam sofrer maus tratos para ficarem traumatizados. O processo de abandono, só por si é muito doloroso e stressante e o processo de adaptação também é muito confuso e cheio de stress. Para já não falar que a Pantera vindo da rua, tem de colocar o descanso em dia. Eles na rua estão sempre alerta e em defesa, descansam com um olho fechado e outro aberto. Tem muito sono para colocar em dia. Um passo de cada vez e dar tempo ao tempo, que pode ser curto ou não, dpende dela e da dona ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 15, 2005 11:57 am

Diz-se que as crianças adoptadas só ao fim de um ano é que se sentem parte integrante da nova família...

Levam esse tempo todo a interiorizarem os pais, os irmãos, a nova casa, os novos amigos, enfim...o novo mundo a que passaram a pertencer.
Isto apesar de perceberem o que se diz, mesmo assim lá dentro, no coração, as palavras não são suficientes.

Agora - penso eu - um cão - que não fala - que foi abandonado e, se calhar, maltratado...
Não é fácil.

Muita paciência, além do amor que lhes estão a dar, é precisa.

Os coitados devem viver no terror de errarem e serem corridos - outra vez.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 15, 2005 11:57 am

Diz-se que as crianças adoptadas só ao fim de um ano é que se sentem parte integrante da nova família...

Levam esse tempo todo a interiorizarem os pais, os irmãos, a nova casa, os novos amigos, enfim...o novo mundo a que passaram a pertencer.
Isto apesar de perceberem o que se diz, mesmo assim lá dentro, no coração, as palavras não são suficientes.

Agora - penso eu - um cão - que não fala - que foi abandonado e, se calhar, maltratado...
Não é fácil.

Muita paciência, além do amor que lhes estão a dar, é precisa.

Os coitados devem viver no terror de errarem e serem corridos - outra vez.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Licinia
Membro

terça nov 15, 2005 12:54 pm

Boa tarde a todos!

Hoje estou de folga e estou a fazer companhia à Pantera. Ela acordou-me às 8h30 da manhã de uma forma muito carinhosa, saltando para cima da cama, aninhando-se ao meu lado e dando-me pequenas lambidelas na cara, sempre com muito cuidadinho... Foi muito engraçado, devia esta com medo que eu me zangasse!:)

Fomos tomar o pequeno-almoço antes do passeio matinal. Já agora uma pergunta relacionada com a comida: quando a trouxe do vet depois de lá ter estado internada, recomendaram-me que lhe desse comida húmida, pois ela podia ter estado com gastroenterite e essa seria supostamente mais fácil de digerir. Foi o que fiz, mas agora gostava que ela passasse a comer ração seca. Contudo, estou a ter grande dificuldade em fazê-la comer! Tentei já duas técnicas: misturar meia lata com um pouco de ração seca até ficar uma papa com grumos muito grandes :D e deixar apenas ração seca na malga dela. Nenhuma tem funcionado muito bem... Com a primeira, ela lambe a comida húmida, escolhe tudo deixa lá ficar na malga os croquetes; com a segunda técnica, nota-se perfeitamente que ela adia a refeição até ter mesmo muita fome, mas mesmo assim, come muito poucochinho, comparando com o que comia quando lhe dava apenas latas. Se já passaram por isto, demorou-vos assim tanto tempo até conseguirem a transição completa? É que, como não quero que ela fique sem comer, pois ainda está a recuperar das feridas e, havendo a possibilidade de estar grávida, isso é muito desgastante para ela, penso que vou continuar a lhe dar latas de ração húmida, pois pelos menos, come-as com gosto.

Durante o passeio, encontramos o caniche do ginásio que é um amor de animal, extremamente simpático, mas infelizmente a Pantera não vai lá muito à bola com ele. Tentei aproximá-los devagarinho, com o Neco a ser curioso e a cheirar a Pantera por todos os lados, e ela a não gostar muito daquela história... Pelo menos não rosnou tanto como das primeiras vezes, pode ser que já se esteja a habituar a vê-lo. Para tentar estimular a brincadeira nela, pus-me a fazer umas corridas com o Neco, que prontamente reagiu respondeu positivamente. Pensei que a Pantera fosse entrar no jogo, mas não, permaneceu sentada na relva, a olhar para o Neco como se ele fosse doido e só se levantou quando ele se foi embora para dentro do ginásio.

Mas vamos lá ver como é que isto corre nos próximos dias.
O que acham daqueles bonecos de borracha para cães que fazem barulho? Qual é a tendência dos cães perante isso: gostam ou ficam stressados com a chiadeira? Estou a perguntar isto, porque já me disseram que não se deve colocar guizos nas coleiras dos gatos, pois o tilintar constante pode deixá-los nervosos e com tiques. Gostava de saber se isto tem algum fundamento e se o mesmo se pode passar com os cães quando expostos a um ruído repetitivo que possa induzir algum stress.

Fiquem bem.
Licínia
LuMaria
Membro Veterano

terça nov 15, 2005 1:03 pm

Licinia,

Pessoalmente irrita-me ver passar um animal a badalar e a tilintar. Se eu tivesse um guizo ao pescoço dava em doida e parto do principio que ninguém, mesmo ninguém, gosta de andar a tilintar por onde passa. Se é stressante não sei, a mim stressa-me, logo, não há guizos para ninguém.
Quanto à comida, não concordo muito com as latas, não é do mais saudável que há. Era preferivel cozer carne de frango e desfiar um pouco por cima da ração e juntar bastante caldo de cozer a carne. Também é bom se juntar arroz cozido. Faz muito bem ao pelo e eles adoram. Com o tempo vai-se habituando à ração. Nesta altura, fazê-la passar fome, não é bom.

Bonecos chiadores... SOCORRO. Mesmo que eles achem graça, passados uns minutos de chiadeira e a nossa vontade é atirar o boneco mais o cão pela janela abaixo. Prefiro instrutivos bonecos silenciosos ;)
Licinia
Membro

terça nov 15, 2005 8:11 pm

Olá, boa noite a todos!

Uma boa notícia: recebi hoje por volta das 18H00, um telefonema da vet. da SPAD que viu a Pantera da última vez, a informar-me que o despiste da dirofilariose deu negativo! Muito bom! De qualquer forma, e porque a Madeira tem uma incidência muito grande de dirofilariose, assim que a Panterinha estiver melhor das feridas (que estão em processo de cicatrização), vai novamente visitar o vet. para ser (novamente ou não) vacinada e tratarmos de lhe ser prescrito o medicamento que ajuda a prevenir a infecção pela Dirofilaria immitis.

Um abraço.
Fiquem bem,
Licínia
Responder

Voltar para “Cães”