Cadela rejeita cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quinta nov 10, 2005 4:36 pm

Mais uma vez passo a explicar! Quando cheguei de manhã ao trabalho a minha colega d enome Margarida contou-me que tinham nascido os cãezinhos e que a mãe não os deixava mamar pois rosnava e recusava assim os cães! Eu como tenho uma cadela e uma gata e há anos que venho aqui ao forum a primeira coisa que fiz foi colocar aqui uma mesagem para saber se já passaram o mesmo e qual a justificação! simples curiosidade e vontade de saber mais de aprender! Mas podem ter a certeza de que a minha colega tem boca sim! Como vos disse o vet já foi lá a casa e está tudo bem, só queria a vossa opinião sobre o proquê da cadela rejeitar os cãezinhos, mas enfim voces continuam sem entender!
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta nov 10, 2005 4:37 pm

repetida
Última edição por VitorN em quinta nov 10, 2005 4:44 pm, editado 2 vezes no total.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta nov 10, 2005 4:39 pm

Lemon Escreveu: Se o caso aconteceu com a sua amiga, não sei porque é vc que veio contar a história, por acaso a sua amiga não tem língua?
Para nos expressarmos aqui, não precisamos de língua e sim de dedos ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 10, 2005 4:41 pm

Biboquinhas, não sei se percebi bem o seu quote.

Sim. Conheci os pais e avôs das minhas cadelas. Sim, estudei os seus pedigrees e verifiquei principalmente que tipo de descendência esses cães deram (o bom progenitor não é o campeão, é o cão que já deu origem a vários campeões). A última fui buscá-la á Belgica. Conheci pessoalmente a mãe, o pai, os avôs, os tios, os primos, os irmãos de ninhadas diferentes :p
Eu não compro um cão porque é quiduxo. Entendo quem o faça, mas acho que as pessoas deviam ter cuidado e informar-se bem antes de comprarem.
Por outro lado quando vou comprar digo o que pretendo (companhia, criação, trabalho), e pago de acordo com isso. Não vou comprar ao mais barato porque "são todos cães e iguais". E posso estar 1 ano á espera do cachorro (como de facto estive).
Tive muita sorte com a minha primeira cadela, todas as outras a sorte já nada teve a ver com o assunto.

Os donos queixam-se que os criadores são isto e aquilo e é tudo uma cambada de máfia a enriquecer com os cães e que foram enganados e blablabla...

Acordem para a real! Há bons e maus criadores, há criadeiros e há Criadores...como em todos os sectores da sociedade. Há boas pessoas e há más pessoas, e há bons donos e há maus donos.

Acima de tudo o que eu vejo é que a maioria de candidatos a donos ou até já donos, nada sabem sobre cães, não se deram ao trabalho de estudar, pesquisar, ler ou até, perguntar. Acham que tratam os seus cães muito bem e só lhes estão a fazer mal...o que mais temos hoje em dia em termos de problemas comportamentais são cães que não sabem que são cães nem sabem ser cães.

caricato, não?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 10, 2005 4:41 pm

repetida
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 10, 2005 4:54 pm

texuga Escreveu:
imarcelo Escreveu: Ok então que venham os criadores credenciados para dar mais explicações!
Esses não explicam... criticam...
Xuga desculpa lá mas esta nem parece tua :roll:
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta nov 10, 2005 4:57 pm

Ola mais uma vez eobrigada por esta lição que me tem vindo a dar ( e alguns que se dizem muito entendidos também devem estar a aprender muito, mas adiante) em tudo o que escreveu ha uma coisa que me desperta curiosidade.
Como é que é possivél que um bom progenitor não seja um campeão mas sim um que deu origem a varios campeoes?
Essa teoria deita por terra, aquilo que muitos criadores tentam vender ao dizer que o cão é bom porque é filho de campeão.
Se estas questões lhe parecem disparatadas, peço desculpa, mas não tenhp cães, não faço nem nunca tencionei fazer criação, mas é um assunto que me interessa.
Mais uma vez grata pela sua paciencia e boa vontade.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 10, 2005 4:59 pm

nynf Escreveu:
texuga Escreveu:
imarcelo Escreveu: Ok então que venham os criadores credenciados para dar mais explicações!
Esses não explicam... criticam...
Xuga desculpa lá mas esta nem parece tua :roll:
Desculpa Cristina, não era definitivamente para ti, era sim para os mais assíduos que tanto criticam, mas explicar como tu o fizeste, e muito bem tiro-te o meu chapéu, isso não sabem fazer... Só sabem mesmo é fazer quotes dos outros foristas e pôr uns rolling eyes...

Gostei muito de ler o que escreveste!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Lemon
Membro Júnior
Registado: domingo ago 28, 2005 6:34 pm

quinta nov 10, 2005 5:02 pm

Tou completamente de acordo com CindelP, nem sabem o que é o cio, o que é o acasalamento e depois querem ter crias para oferecer.
bita322
Membro Veterano

quinta nov 10, 2005 5:07 pm

Lemon Escreveu: Tou completamente de acordo com CindelP, nem sabem o que é o cio, o que é o acasalamento e depois querem ter crias para oferecer.
Vai-me desculpar a franqueza , mas também não era nem com a sua ajuda nem com a da Cindelp que se aprendia neste topico alguma coisa.
Cumps
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 10, 2005 5:09 pm

Lemon Escreveu: Tou completamente de acordo com CindelP, nem sabem o que é o cio, o que é o acasalamento e depois querem ter crias para oferecer.
Depois nascem aberrações :roll: :roll: :roll:
Acontece aos melhores...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 10, 2005 5:20 pm

bita322 Escreveu: Ola mais uma vez eobrigada por esta lição que me tem vindo a dar ( e alguns que se dizem muito entendidos também devem estar a aprender muito, mas adiante) em tudo o que escreveu ha uma coisa que me desperta curiosidade.
Como é que é possivél que um bom progenitor não seja um campeão mas sim um que deu origem a varios campeoes?
Essa teoria deita por terra, aquilo que muitos criadores tentam vender ao dizer que o cão é bom porque é filho de campeão.
Se estas questões lhe parecem disparatadas, peço desculpa, mas não tenhp cães, não faço nem nunca tencionei fazer criação, mas é um assunto que me interessa.
Mais uma vez grata pela sua paciencia e boa vontade.
Um campeão pode ser um bom progenitor, mas se o cão tiver sido campeão aos 3 anos, os quais completou no ano passado, como é que você pode verificar a qualidade da sua descendência?
Eu antes de comprar um cão preciso de ver que tipode cães aquele cão e cadela já produziram separadamente, para melhor ter ideia do que esperar daquela cruza.
Há campeões que foram excelentes padreadores sim, mas se eu puder vou buscar o Pedigree o mais directo possível, isto é, um filho do pai do campeão (ou da mãe) , e assim irmão ou meio irmão (de ninhada diferente) do actual campeão.

O ser-se filho de CH apenas atesta que tem possibilidades de ser um bom exemplar da raça, correcto morfologicamente. Há muitos bons cães e muitos CH, mas CH e bons reprodutores há poucos.

Um cão que tenha muitos CH no seu Pedigree tem mais hipóteses do que um que seja apenas filho de um CH.

Mas mais importante ainda, e as provas de trabalho?? Estas são fundamentais para garantir o correcto caracter e aptidão dos cães. O problema é que a maioria dos donos querem um cão de trabalho por todas as razões excepto a do trabalho.

Fazer desporto com os cães? Treinar? Hoje em dia treina-se para que o cão seja educado e deixe de chatear o dono :lol: Mas o treino é muito mais além disso, é dar ao cão algo que ele precisa para ser um ser equilibrado, é dar-lhe função, é exercitar-lhe o corpo e o cerbero...

Por isso eu mais depressa cruzava uma cadela com o CH de trabalho do que com o CH de Beleza.
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 10, 2005 5:26 pm

Pois é, mas quem quiser cruzar o béu béu lá de casa vai cruzá-lo na mesma, pelo menos que o façam com consciência dos riscos e das precauções e gasto envolvidos.
E talvez até se decidam por não o fazer.
Vão continuar a comprar-se cães por impulso, mas se uma pessoa que está a pensar em comprar e devido ao que leu aqui, decide primeiro informar-se bem, então já valeu a pena.

Não é todos os dias, hoje apanharam-me com tempo e com paciência ;)
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

quinta nov 10, 2005 5:36 pm

Mais uma vez obrigada nynf ;-)
Valeu mesmo esta sua disponibilidade.
Há de facto muita coisa por tras da criação que leigos na materia como eu desconhecem completamente.
Grata pela sua pachorra em aturar-me ;-)
Se me surgir mais alguma coisita tomo a liberdade de a massacrar mais um cadito :-)
Cumps
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta nov 10, 2005 5:36 pm

Nynf Escreveu:Por isso recebeu respostas que não lhe agradaram. É que fazer uma ninhada não é só juntar uma cadela com um cão e prontes. Mas por muito que uma pessoa explique e exponha os porquês, parece que caiem sempre em saco roto, e vezes sem conta a mesma situação repete-se.

-cruzar uma cadela cuja mãe foi má mãe está fora de questão
Aqui entra um factor que é as directivas de selecção pessoais de cada um. Não necessáriamente melhores ou piores. Mas parece-me a mim que esta será um pouco radical.

Uma cadela é má mãe porque a sua progenitora também o foi? Não me parece que uma coisa implique necessariamente a outra. Uma cadela com bom potencial mas cuja a mãe foi uma má mãe ficaria à partida logo "eliminada" para reprodução para ti? Para mim não. Faria a primeira ninhada e, posteriormente, faria ou não outras, consoante a mãe que ela se mostrasse. Não penso que esse factor seja assim tão "certo" de passar de geração para geração, nem tão pouco que seja "herdado" sequer.
bita322 Escreveu:Como é que é possivél que um bom progenitor não seja um campeão mas sim um que deu origem a varios campeoes?
Considera-se um bom progenitor aquele cão (ou cadela) cuja prole demonstra (no caso em exposição) uma qualidade acima da média. A genética é uma grande incógnita da qual só conhecemos (ainda) uma infíma parte.

O património genético de um cão é constituído pelo fenotipo e pelo genotipo. O fenotipo são todas as caracteristicas e particularidades exteriormente visíveis no cão. O genotipo é a outra "metade" do património genético do animal que não é visivel e que não se sabe o que contém. Numa ninhada, todos os cães herdam 50% do património genético de cada um dos progenitores. Podem tanto herdar genes visíveis (fenotipo) como obscuros (genotipo) e o gene não visivel num progenitor pode-se revelar nas crias.

Um Ch. é avaliado em ringue. E o que é avaliado é, obviamente o fenotipo, que é o que é visível para o juíz. Mas e o genotipo? Quam pode garantir que o património genético que esse animal, Campeão, possuí, não é de pior qualidade que o fenotipo? Ninguém... É daí que vem a importância de se estudarem convenientemente pedigrees antes de uma cruza. Não nos dá garantias mas dá-nos probabilidades se saber se uma determinada caracterista escondida está ou não presente naquela linha de sangue.

É por isso que, por exemplo, há casos de grandes campeões que nunca deram uma prole de relevante importância, ao passo que irmãos de ninhada desse mesmo campeão, deram filhos excepcionais. O Ch. passava características não tão boas que possuia no seu genotipo quanto as que mostrava (fenotipo) e que eram muito boas. Ao passo que o inverso se passava com um irmão de ninhada, por exemplo.

Isto não é uma explicação cabal, mas antes uma explicação simplista de modo a tentar responder à sua pergunta.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”