Cadela rejeita cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Mais uma vez passo a explicar! Quando cheguei de manhã ao trabalho a minha colega d enome Margarida contou-me que tinham nascido os cãezinhos e que a mãe não os deixava mamar pois rosnava e recusava assim os cães! Eu como tenho uma cadela e uma gata e há anos que venho aqui ao forum a primeira coisa que fiz foi colocar aqui uma mesagem para saber se já passaram o mesmo e qual a justificação! simples curiosidade e vontade de saber mais de aprender! Mas podem ter a certeza de que a minha colega tem boca sim! Como vos disse o vet já foi lá a casa e está tudo bem, só queria a vossa opinião sobre o proquê da cadela rejeitar os cãezinhos, mas enfim voces continuam sem entender!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
Para nos expressarmos aqui, não precisamos de língua e sim de dedosLemon Escreveu: Se o caso aconteceu com a sua amiga, não sei porque é vc que veio contar a história, por acaso a sua amiga não tem língua?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Biboquinhas, não sei se percebi bem o seu quote.
Sim. Conheci os pais e avôs das minhas cadelas. Sim, estudei os seus pedigrees e verifiquei principalmente que tipo de descendência esses cães deram (o bom progenitor não é o campeão, é o cão que já deu origem a vários campeões). A última fui buscá-la á Belgica. Conheci pessoalmente a mãe, o pai, os avôs, os tios, os primos, os irmãos de ninhadas diferentes :p
Eu não compro um cão porque é quiduxo. Entendo quem o faça, mas acho que as pessoas deviam ter cuidado e informar-se bem antes de comprarem.
Por outro lado quando vou comprar digo o que pretendo (companhia, criação, trabalho), e pago de acordo com isso. Não vou comprar ao mais barato porque "são todos cães e iguais". E posso estar 1 ano á espera do cachorro (como de facto estive).
Tive muita sorte com a minha primeira cadela, todas as outras a sorte já nada teve a ver com o assunto.
Os donos queixam-se que os criadores são isto e aquilo e é tudo uma cambada de máfia a enriquecer com os cães e que foram enganados e blablabla...
Acordem para a real! Há bons e maus criadores, há criadeiros e há Criadores...como em todos os sectores da sociedade. Há boas pessoas e há más pessoas, e há bons donos e há maus donos.
Acima de tudo o que eu vejo é que a maioria de candidatos a donos ou até já donos, nada sabem sobre cães, não se deram ao trabalho de estudar, pesquisar, ler ou até, perguntar. Acham que tratam os seus cães muito bem e só lhes estão a fazer mal...o que mais temos hoje em dia em termos de problemas comportamentais são cães que não sabem que são cães nem sabem ser cães.
caricato, não?
Sim. Conheci os pais e avôs das minhas cadelas. Sim, estudei os seus pedigrees e verifiquei principalmente que tipo de descendência esses cães deram (o bom progenitor não é o campeão, é o cão que já deu origem a vários campeões). A última fui buscá-la á Belgica. Conheci pessoalmente a mãe, o pai, os avôs, os tios, os primos, os irmãos de ninhadas diferentes :p
Eu não compro um cão porque é quiduxo. Entendo quem o faça, mas acho que as pessoas deviam ter cuidado e informar-se bem antes de comprarem.
Por outro lado quando vou comprar digo o que pretendo (companhia, criação, trabalho), e pago de acordo com isso. Não vou comprar ao mais barato porque "são todos cães e iguais". E posso estar 1 ano á espera do cachorro (como de facto estive).
Tive muita sorte com a minha primeira cadela, todas as outras a sorte já nada teve a ver com o assunto.
Os donos queixam-se que os criadores são isto e aquilo e é tudo uma cambada de máfia a enriquecer com os cães e que foram enganados e blablabla...
Acordem para a real! Há bons e maus criadores, há criadeiros e há Criadores...como em todos os sectores da sociedade. Há boas pessoas e há más pessoas, e há bons donos e há maus donos.
Acima de tudo o que eu vejo é que a maioria de candidatos a donos ou até já donos, nada sabem sobre cães, não se deram ao trabalho de estudar, pesquisar, ler ou até, perguntar. Acham que tratam os seus cães muito bem e só lhes estão a fazer mal...o que mais temos hoje em dia em termos de problemas comportamentais são cães que não sabem que são cães nem sabem ser cães.
caricato, não?
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Xuga desculpa lá mas esta nem parece tuatexuga Escreveu:Esses não explicam... criticam...imarcelo Escreveu: Ok então que venham os criadores credenciados para dar mais explicações!

<p> </p>
<p> </p>
Ola mais uma vez eobrigada por esta lição que me tem vindo a dar ( e alguns que se dizem muito entendidos também devem estar a aprender muito, mas adiante) em tudo o que escreveu ha uma coisa que me desperta curiosidade.
Como é que é possivél que um bom progenitor não seja um campeão mas sim um que deu origem a varios campeoes?
Essa teoria deita por terra, aquilo que muitos criadores tentam vender ao dizer que o cão é bom porque é filho de campeão.
Se estas questões lhe parecem disparatadas, peço desculpa, mas não tenhp cães, não faço nem nunca tencionei fazer criação, mas é um assunto que me interessa.
Mais uma vez grata pela sua paciencia e boa vontade.
Como é que é possivél que um bom progenitor não seja um campeão mas sim um que deu origem a varios campeoes?
Essa teoria deita por terra, aquilo que muitos criadores tentam vender ao dizer que o cão é bom porque é filho de campeão.
Se estas questões lhe parecem disparatadas, peço desculpa, mas não tenhp cães, não faço nem nunca tencionei fazer criação, mas é um assunto que me interessa.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Desculpa Cristina, não era definitivamente para ti, era sim para os mais assíduos que tanto criticam, mas explicar como tu o fizeste, e muito bem tiro-te o meu chapéu, isso não sabem fazer... Só sabem mesmo é fazer quotes dos outros foristas e pôr uns rolling eyes...nynf Escreveu:Xuga desculpa lá mas esta nem parece tuatexuga Escreveu:Esses não explicam... criticam...imarcelo Escreveu: Ok então que venham os criadores credenciados para dar mais explicações!![]()
Gostei muito de ler o que escreveste!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Vai-me desculpar a franqueza , mas também não era nem com a sua ajuda nem com a da Cindelp que se aprendia neste topico alguma coisa.Lemon Escreveu: Tou completamente de acordo com CindelP, nem sabem o que é o cio, o que é o acasalamento e depois querem ter crias para oferecer.
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Depois nascem aberraçõesLemon Escreveu: Tou completamente de acordo com CindelP, nem sabem o que é o cio, o que é o acasalamento e depois querem ter crias para oferecer.

Acontece aos melhores...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Um campeão pode ser um bom progenitor, mas se o cão tiver sido campeão aos 3 anos, os quais completou no ano passado, como é que você pode verificar a qualidade da sua descendência?bita322 Escreveu: Ola mais uma vez eobrigada por esta lição que me tem vindo a dar ( e alguns que se dizem muito entendidos também devem estar a aprender muito, mas adiante) em tudo o que escreveu ha uma coisa que me desperta curiosidade.
Eu antes de comprar um cão preciso de ver que tipode cães aquele cão e cadela já produziram separadamente, para melhor ter ideia do que esperar daquela cruza.
Há campeões que foram excelentes padreadores sim, mas se eu puder vou buscar o Pedigree o mais directo possível, isto é, um filho do pai do campeão (ou da mãe) , e assim irmão ou meio irmão (de ninhada diferente) do actual campeão.
O ser-se filho de CH apenas atesta que tem possibilidades de ser um bom exemplar da raça, correcto morfologicamente. Há muitos bons cães e muitos CH, mas CH e bons reprodutores há poucos.
Um cão que tenha muitos CH no seu Pedigree tem mais hipóteses do que um que seja apenas filho de um CH.
Mas mais importante ainda, e as provas de trabalho?? Estas são fundamentais para garantir o correcto caracter e aptidão dos cães. O problema é que a maioria dos donos querem um cão de trabalho por todas as razões excepto a do trabalho.
Fazer desporto com os cães? Treinar? Hoje em dia treina-se para que o cão seja educado e deixe de chatear o dono

Por isso eu mais depressa cruzava uma cadela com o CH de trabalho do que com o CH de Beleza.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois é, mas quem quiser cruzar o béu béu lá de casa vai cruzá-lo na mesma, pelo menos que o façam com consciência dos riscos e das precauções e gasto envolvidos.Lemon Escreveu: Tou completamente de acordo com CindelP, nem sabem o que é o cio, o que é o acasalamento e depois querem ter crias para oferecer.
E talvez até se decidam por não o fazer.
Vão continuar a comprar-se cães por impulso, mas se uma pessoa que está a pensar em comprar e devido ao que leu aqui, decide primeiro informar-se bem, então já valeu a pena.
Não é todos os dias, hoje apanharam-me com tempo e com paciência

<p> </p>
<p> </p>
Mais uma vez obrigada nynf 
Valeu mesmo esta sua disponibilidade.
Há de facto muita coisa por tras da criação que leigos na materia como eu desconhecem completamente.
Grata pela sua pachorra em aturar-me
Se me surgir mais alguma coisita tomo a liberdade de a massacrar mais um cadito
Cumps

Valeu mesmo esta sua disponibilidade.
Há de facto muita coisa por tras da criação que leigos na materia como eu desconhecem completamente.
Grata pela sua pachorra em aturar-me

Se me surgir mais alguma coisita tomo a liberdade de a massacrar mais um cadito

Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
Aqui entra um factor que é as directivas de selecção pessoais de cada um. Não necessáriamente melhores ou piores. Mas parece-me a mim que esta será um pouco radical.Nynf Escreveu:Por isso recebeu respostas que não lhe agradaram. É que fazer uma ninhada não é só juntar uma cadela com um cão e prontes. Mas por muito que uma pessoa explique e exponha os porquês, parece que caiem sempre em saco roto, e vezes sem conta a mesma situação repete-se.
-cruzar uma cadela cuja mãe foi má mãe está fora de questão
Uma cadela é má mãe porque a sua progenitora também o foi? Não me parece que uma coisa implique necessariamente a outra. Uma cadela com bom potencial mas cuja a mãe foi uma má mãe ficaria à partida logo "eliminada" para reprodução para ti? Para mim não. Faria a primeira ninhada e, posteriormente, faria ou não outras, consoante a mãe que ela se mostrasse. Não penso que esse factor seja assim tão "certo" de passar de geração para geração, nem tão pouco que seja "herdado" sequer.
Considera-se um bom progenitor aquele cão (ou cadela) cuja prole demonstra (no caso em exposição) uma qualidade acima da média. A genética é uma grande incógnita da qual só conhecemos (ainda) uma infíma parte.bita322 Escreveu:Como é que é possivél que um bom progenitor não seja um campeão mas sim um que deu origem a varios campeoes?
O património genético de um cão é constituído pelo fenotipo e pelo genotipo. O fenotipo são todas as caracteristicas e particularidades exteriormente visíveis no cão. O genotipo é a outra "metade" do património genético do animal que não é visivel e que não se sabe o que contém. Numa ninhada, todos os cães herdam 50% do património genético de cada um dos progenitores. Podem tanto herdar genes visíveis (fenotipo) como obscuros (genotipo) e o gene não visivel num progenitor pode-se revelar nas crias.
Um Ch. é avaliado em ringue. E o que é avaliado é, obviamente o fenotipo, que é o que é visível para o juíz. Mas e o genotipo? Quam pode garantir que o património genético que esse animal, Campeão, possuí, não é de pior qualidade que o fenotipo? Ninguém... É daí que vem a importância de se estudarem convenientemente pedigrees antes de uma cruza. Não nos dá garantias mas dá-nos probabilidades se saber se uma determinada caracterista escondida está ou não presente naquela linha de sangue.
É por isso que, por exemplo, há casos de grandes campeões que nunca deram uma prole de relevante importância, ao passo que irmãos de ninhada desse mesmo campeão, deram filhos excepcionais. O Ch. passava características não tão boas que possuia no seu genotipo quanto as que mostrava (fenotipo) e que eram muito boas. Ao passo que o inverso se passava com um irmão de ninhada, por exemplo.
Isto não é uma explicação cabal, mas antes uma explicação simplista de modo a tentar responder à sua pergunta.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>