Para mim simBullie Escreveu:Aqui entra um factor que é as directivas de selecção pessoais de cada um. Não necessáriamente melhores ou piores. Mas parece-me a mim que esta será um pouco radical.Nynf Escreveu: -cruzar uma cadela cuja mãe foi má mãe está fora de questão
Uma cadela é má mãe porque a sua progenitora também o foi? Não me parece que uma coisa implique necessariamente a outra. Uma cadela com bom potencial mas cuja a mãe foi uma má mãe ficaria à partida logo "eliminada" para reprodução para ti? Para mim não. "
Cadela rejeita cães
Moderador: mcerqueira
-
nynf
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Então vamos la a mais umas questões que esta coisa do fenotipo e genotipo levantou-me mais algumas duvidas.
Qualquer pessoa que tenha um cachorro pode leva-lo a uma expo para ser avaliado certo? Imaginemos então que esse cachorro tem um excelente fenotipo e é campeao, mas cujo genotipo é fraco.
Há o risco por exemplo desse cão poder passar doenças ás crias?
O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas?
Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca!
Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo?
(se as questões forem parvas não me deem nas orelhas)
Qualquer pessoa que tenha um cachorro pode leva-lo a uma expo para ser avaliado certo? Imaginemos então que esse cachorro tem um excelente fenotipo e é campeao, mas cujo genotipo é fraco.
O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas?
Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca!
Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo?
-
MDogster
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
bita322 Escreveu: Há o risco por exemplo desse cão poder passar doenças ás crias? Há
O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas? Não
Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca! Garantia, não é nenhuma
Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo? Não sei, mas mesmo que sejam, pode não manifestar e ter o gene
-
Bullie
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
Sim. Desde que esse cão esteja inscrito num Livro de Origens reconhecidobita322 Escreveu: Então vamos la a mais umas questões que esta coisa do fenotipo e genotipo levantou-me mais algumas duvidas.
Qualquer pessoa que tenha um cachorro pode leva-lo a uma expo para ser avaliado certo?
Se as tiver herdado dos seus pais (doenças genéticas), mesmo que estes não padecessem delas mas fossem apenas portadores (estivesse no genotipo).bita322 Escreveu:Imaginemos então que esse cachorro tem um excelente fenotipo e é campeao, mas cujo genotipo é fraco.
Na sequência da resposta anterior... se houver historial dessa mesma doença nas gerações antecedentes mais próximas do cão, não. A não ser que se trate de alguma doença para a qual se possa fazer um despiste. Por exemplo, há muitos anos, no Bull Terrier havia o problema da surdez hereditária, e que tinha uma maior preponderância em exemplares completamente brancos. Sendo relativamente fácil detectar se um exemplar é ou não surdo, esses indíviduos foram afastados da reprodução. Hoje, ainda que muito raramente, por vezes podem surgir individuos surdos, mas a ausência de surdez ao longo de várias gerações dá-lhe garantias relativamente elevadas de que os descendentes dessa linhagem não sofrerão da mesma, uma vez que, imaginemos, ao fim de 10 gerações, a probabilidade estatistica de esses cães serem portadores do gene causador da surdez e ela nunca se manifestar (permanecer sempre escondida no genotipo é muito remota)bita322 Escreveu:O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas?
Qualquer criador que ao vender-lhe um cachorro lhe diga que "este vai ser um campeão", mente! Conforme a nynf explicou, a probabilidade de vir a ser um bom exemplar de exposição pode ser maior se este possuir várias gerações de ascendentes cujo valor tenha sido reconhecido. Mas nada é garantido. O que um bom criador lhe pode garantir é que adquire um cão típico, mas nunca um cão com as qualidades suficientes para ser um campeão. Se assim fosse, esses ficariam sempre em casa do criador não acha?bita322 Escreveu:Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca!
Não. Pegando no caso da displasia, por exemplo, é algo que se revela no próprio cão (fenotipo), e pode se apresentar em diferentes graus de gravidade. Um cão com um elevado grau de displasia, muito dificilmente viria a ser campeão, uma vez que os andamentos são afectados e esses também são avaliados.bita322 Escreveu:Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
-
ElMariachi
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Agora sim.. pode-se chamar um forum.. Tudo com interesse de aprender e pessoas com experiencia com a paciencia de explicar.. Nada de
ou criticas.. Obrigado Nynf e Bullie.. Muitas dessas coisas não sabia.. 
Obrigada Bullie.
Acho que por hoje não me surge mais nenhuma duvida ( e voces ja fartinhos de me aturar
Não estou a pensar em adquirir um cachorro tão cedo, mas estas coisas tem que se ir aprendendo com o tempo e não adquirir a informação na vespera de comprar o canito.
Cumps
Acho que por hoje não me surge mais nenhuma duvida ( e voces ja fartinhos de me aturar
Não estou a pensar em adquirir um cachorro tão cedo, mas estas coisas tem que se ir aprendendo com o tempo e não adquirir a informação na vespera de comprar o canito.
Cumps
"Agora sim.. pode-se chamar um forum.. "
pq? este forum tem categoria ou grau?
"Tudo com interesse de aprender e pessoas com experiencia..."
aqui tudo tem interesse, principalmente as resposta às perguntas expostas! Sem criticas!
" Nada de ou criticas.. "
Se tiver cuidado com isto:"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
aqui tudo tem interesse, principalmente as resposta às perguntas expostas! Sem criticas!
Se tiver cuidado com isto:"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
-
nynf
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Falta-me aqui o smilye a bater palmas a esta sem dúvida muito enriquecedora participaçãobarzov Escreveu: "Agora sim.. pode-se chamar um forum.. "
Se tiver cuidado com isto"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
nynf Escreveu:Falta-me aqui o smilye a bater palmas a esta sem dúvida muito enriquecedora participaçãobarzov Escreveu: "Agora sim.. pode-se chamar um forum.. "
Se tiver cuidado com isto"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!Parabéns!
Voilá!http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
ElMariachi
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Ahhhhhhh....barzov Escreveu: "Agora sim.. pode-se chamar um forum.. "
Se tiver cuidado com isto"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
Nao me digam que isto vai pegar moda outra vez Foi o Lemon e agora é este... Chega de Dr. Patux ..
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Intervenções do Bullie e da Nynf - sucintas, informativas, excelentes...
Aproveito para puxar para cima.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
E para partilhar conhecimentos não é preciso "pachorra" apenas boa vontade.aisd Escreveu: Intervenções do Bullie e da Nynf - sucintas, informativas, excelentes...
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
Bullie
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
Especialmente pachorra de quem ouve as explicações e poder de encaixe para, por vezes, certas "verdades estabelecidas" caírem por terra.LuMaria Escreveu:E para partilhar conhecimentos não é preciso "pachorra" apenas boa vontade.aisd Escreveu: Intervenções do Bullie e da Nynf - sucintas, informativas, excelentes...
Aproveito para puxar para cima.![]()
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Ola biboquinhas,biboquinhas Escreveu: Mais uma vez passo a explicar! Quando cheguei de manhã ao trabalho a minha colega d enome Margarida contou-me que tinham nascido os cãezinhos e que a mãe não os deixava mamar pois rosnava e recusava assim os cães! Eu como tenho uma cadela e uma gata e há anos que venho aqui ao forum a primeira coisa que fiz foi colocar aqui uma mesagem para saber se já passaram o mesmo e qual a justificação! simples curiosidade e vontade de saber mais de aprender! Mas podem ter a certeza de que a minha colega tem boca sim! Como vos disse o vet já foi lá a casa e está tudo bem, só queria a vossa opinião sobre o proquê da cadela rejeitar os cãezinhos, mas enfim voces continuam sem entender!
Certamente aquando da visita do vet a sua colega obviamente que lhe perguntou qual a opinião dele para isto estar acontecer.
Gostaria muito de saber o que é que o veterinario lhe disse.
Provavelmente esse veterinario fez todo o acompanhamento da gravidez da cadela, certamente que tendo algum historico da cadela terá alguma opinião sobre o assunto.
Sendo que já por aqui foram dadas varias hipoteses seria interessante que se soubesse agora afinal qual é a opinião do vet.
Cumps
elmariachi, nem vou comentar o " ...agora é este..." enfim!...
Concordo que a minha participaçao nao ter sido mt enriquecedora pelo facto de nao ter respondido a pergunta da biboquinhas mas, para ela mesma, as primeiras respostas dadas, tirando o mdofster até a lumaria, foram enriquecedoras para a pergunta dela????
Nao vale a pena alimentar este assunto pois nao vim para criar disturbios. Apenas penso que as coisas podiam ser simplificadas. Este forum é de todos, e todos podem expor suas duvidas, informaçoes...ridiculo ou nao, interessante ou nao, quem quer ajudar ou opinar, responde! quem nao quer ajudar, opinar mas sim criticar , censurar...abstem se!
Peço desculpa biboquinhas pois este assunto nada tem a ver como o TEU topico
Concordo que a minha participaçao nao ter sido mt enriquecedora pelo facto de nao ter respondido a pergunta da biboquinhas mas, para ela mesma, as primeiras respostas dadas, tirando o mdofster até a lumaria, foram enriquecedoras para a pergunta dela????
Nao vale a pena alimentar este assunto pois nao vim para criar disturbios. Apenas penso que as coisas podiam ser simplificadas. Este forum é de todos, e todos podem expor suas duvidas, informaçoes...ridiculo ou nao, interessante ou nao, quem quer ajudar ou opinar, responde! quem nao quer ajudar, opinar mas sim criticar , censurar...abstem se!
Peço desculpa biboquinhas pois este assunto nada tem a ver como o TEU topico