Cão em EXTREMO mau estado em Braga - o que faço?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

segunda dez 12, 2005 2:11 pm

Ois,

Ao pé da escola secundária Carlos Amarantes, em Braga, anda já há muito tempo um cão(ou javali, como alguns lhe chamam, embora pessoalmente ache que ele parece mais um saco de batatas bem cheio) de tal modo gordo que mal consegue andar - só o vi mecher-se uns metros de cada vez de vez em quando, cada passo parece um esforço enorme e parece que vai cair, para fazer as necessidades ou mudar de sitio. Tem feridas enormes nos cotovelos devido a estar sempre deitado com o peso todo.

Não sei como ainda não morreu de problemas de coração, circulação ou seja o que for. As fezes, nem se fala - sempre diarreia, tenho de ter cuidado sempre que passo pelos passeios. Afinal, ele está sempre por ali - mesmo que quisesse, provavelmente não conseguia ir até muito longe.

Tem alguem que lhe dá de comer, obviamente(como é que um cão assim ia arranjar comida sozinho?). A suposta dona é um daqueles casos - vive num apartamento com demasiados cães e pouca higiene. Este já não deve conseguir entrar na casa. Não quero apontar demasiado o dedo pois não conheço realmente a senhora, mas é bastante conhecida na região por vários motivos, sendo os que mencionei uns deles.

Eu vejo isto há muito tempo quase todos os dias pois estou no 12º da Carlos Amarantes, mas ou só este ano é que o caso piorou(nunca tinha reparado nas feridas, por exemplo, e acho que dantes andava mais de pé), ou só este ano é que me apercebi da real gravidade da situação.

Se o cão acaba por morrer na rua, nem quero pensar como o vão mover dali para fora.

Não sei que organização ou instituição devo contactar, e falar com a "dona" está fora de questão. Qee devo fazer?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda dez 12, 2005 2:35 pm

É um caso muito complicado, ainda para mais tendo ele "dona" :roll:
Por aquilo que descreve, o problema desse cão não deve ser só comida a mais :roll: Devem de certeza haver aí mais problemas... :(

Tente contactar a ABRA, não sei os contactos, mas aqui ao lado no fórum das adopções certamente encontrará membros da mesma que o poderão ajuadar...

Boa sorte,

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 12, 2005 3:04 pm

Contactos da ABRA :

vice-presidente 914 527 529
Rita 938 616 153
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 12, 2005 4:33 pm

Contacte a Camara Municipal da àrea em causa.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda dez 12, 2005 4:39 pm

Paulo,

Câmara Municipal é canil na certa :roll:
Já não sei o que diga... :(

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça dez 13, 2005 2:29 pm

texuga Escreveu: Paulo,

Câmara Municipal é canil na certa :roll:
Já não sei o que diga... :(

Xuga
Se sontactar a ABRA tb é canil na certa eles tratam dos cães que estão no canil não têm instalações próprias. :?
texuga
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 2:40 pm

Pois...

Quando eu falei em Canil lembrei-me do abate... :(
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

terça dez 13, 2005 5:43 pm

Bem, neste caso o abate era capaz de não ser má ideia :( Mas mesmo assim preferia contactar com a ABRA. Se algum membro ler este post, que diga se podem fazer alguma coisa. Penso que já vi um membro aqui no forum, podem dar-me o nome para poder contactar por pm?

O pessoal de Braga da arca é capaz de já ter visto o cão(se viram provavelmente não esqueceram).

Se alguem for buscar o cão para o levar para o canil(tarefa que não deve ser nada fácil, por falar nisso) irão fazer alguma coisa no sentido de avisar a "dona"? Por vezes vejo-a a passar por ali, com outro cão atrás. Não sei o que faria se de repente o cão em questão desaparecesse, uma vez que ele não pode fugir ou perder-se e ela deve saber disso.
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quinta dez 15, 2005 9:28 am

Pensando bem acho que já vi esse cão uma vez.
Costumo ir andar de bicicleta ao domingo e às vezes no regresso passo pelo Carlos Amarante e lembro-me de ver um cão todo preto muito gordo, deitado no passeio perto do café que tem na esquina do cruzamento :?
O membro daki que é da ABRA é o vitorc, http://arcadenoe.clix.pt/forum/profile. ... le&u=52233

Abraço
vitorc
Membro Veterano
Registado: sábado nov 05, 2005 1:35 am

sexta dez 16, 2005 1:41 am

Olá,
Kles, só vi a sua pm agora... as minhas desculpas.
então é assim; o cão juridicamente tem o mesmo peso que um objecto.
Se o cão tem dono nada poderá ser feito... no entanto, se fôr um caso de saúde pública as autoridades sanitárias podem intervir.
Se ele andar sempre no mesmo sitio o vet municipal pode ser contactado por nós para fazer uma inspecção informal... se o caso fôr mesmo esse então pode-se actuar.
Mas se diz que o pobre animal está assim tão mal, deve estar a sofrer imenso! Por isso a ida dele para o canil para ser abatido é uma hipótese a não se pôr posta de parte.
Mas há sempre a ressalva que falei no inicio...
Vou expôr este caso amanhã ao resto da estrutura da Abra e depois daremos noticias.
Cumprimentos.
Vitor
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta dez 16, 2005 1:57 pm

Ola Vitor,
Eu tentei passar na zona, mas esta semana tem sido complicada e aínda não tive disponibilidade.
Entretanto liguei a uma amiga minha que trabalha la muito perto, que me confirmou o mau estado do animal, parece que deve estar realmente muito doente e de facto esta muito gordo.
Por aquilo que ela me disse ha realmente uma senhora que lhe dá de comer, mas ela não tem a certeza que seja dona dele ou não.
Segundo a opinião dessa minha amiga o animal já é bastante velhinho, ou então pelo menos aparenta ser, ela não me soube dizer se o animal era recolhido pela dita senhora durante a noite ou se esta efectivamente sempre na rua.
Se entretanto conseguir saber de mais alguma coisa eu posto aqui.
Cumps
vitorc
Membro Veterano
Registado: sábado nov 05, 2005 1:35 am

domingo dez 18, 2005 1:46 am

Olá,
Estive-me a informar junto dos elementos da ABRA e de facto esse cão tem dono.
É aquela Sra que falava a Kles.
A Sra de facto é peculiar no seu comportamento... mas adora todos os animais que tem. Em relação a esse cão em particular confirmei que ele está velhinho e não nas melhores condições... mas confirmei também que a Sra não tem a coragem de se separar dele visto que é um bicho muito especial para ela! Parece que á muitos anos ele salvou a dona! Deu o alarme devido a um problema na sua casa e a partir daí foi tratado sempre com um carinho especial...
Para os residentes da rua também é um cão muito conhecido e toda a gente o tolera. Kles, tú que passas lá não deves notar isso, mas de facto nenhum residente se importa... ele está a sofrer? Parece que sim... mas a dona é que tem a palavra e a decisão!
É um caso de saúde pública? Não parece visto que o canideo é bem tolerado no meio, e não põe em perigo o meio em si... está é velhinho e maltratado, devido á sua constituição fisica...

E há outros casos muito mais gritantes!
Ainda esta 5ª-feira fomos com a policia e os bombeiros resgatar uma cadela que estava presa num pátio, em que os donos foram em Agosto para França e deixaram a bicha lá!!!!! Estava a ser alimentada por uns vizinhos que lhe atiravam comida e conseguiam pôr tb um pouco de água...
Agora está bem, é uma rafeira lindissima e está no canil para adopção.
Cumprimentos,
Vitor
Responder

Voltar para “Cães”