dois cães, dois donos, como conciliar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gralhamikas
Registado: terça dez 13, 2005 3:00 pm

terça dez 13, 2005 3:25 pm

Boa tarde a todos,
Vou em breve viver com o meu namorado, que tem um labrador de 2 anos. Eu tenho um beagle de 5. Os cães já se conhecem apesar de não terem passado, até aqui, muito tempo juntos. A minha questão é a seguinte: será que a partir de aqui cada cão deve continuar a reconhecer o respectivo dono como o "alfa da matilha"? será que deve passar a haver um só alfa (por exemplo o meu namorado, sendo que assim o meu cão me via "despromovida")? Alguém já passou por alguma situação semelhante e pode dar algumas dicas? Gostava de evitar uma grande confusão (já basta a provocada pela mudança) e que os cães já não saibam bem o seu papel no meio de tudo - o meu, sobretudo, tende a esticar-se um bocadinho se lhe dermos trela.
Obrigada e cumprimentos.
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

terça dez 13, 2005 3:50 pm

:lol: não entendi nada, mas onde está o problema?
afinal os cães já se conhecem e se nunca houve problema ou será que o problema é vosso em assumir um compromisso e começam a questionar o relacionamento dos cães.
:roll: primeiro terá que se juntar com o namorado para ver se está tudo bem e mantendo o carinho aos cães como sempre fizeram os animais não inconveniente para um bom relacionamento,quando ambas as partes gostam.
:roll: já não basta quando casais se separam e quem paga são os canitos que têm que arranjar novo dono
Desculpe mas é a minha opinião porque ás vezes é mais dificil as pessoas relacionarem-se que os animais........ :roll:
Lambidelas do chico e do massai
gralhamikas

terça dez 13, 2005 4:38 pm

Não me parece que alguém lhe tenha perguntado alguma coisa sobre a minha vida pessoal. Se alguém aqui tivesse problemas em assumir compromissos não tentava fazer o melhor para que todos se sintam bem numa mudança de vida. Se não tem nada para dizer - e a avaliar por outro post seu, não aparenta perceber muito da educação de cães - pode ser boa ideia ter pelo menos a elegância de ficar calada.
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça dez 13, 2005 4:49 pm

Bem, tal como voçês vão adaptar-se a uma nova rotina assim será com os cães que terão de se adaptar a uma nova situação.

Penso que haverá, pelo menos é o normal, uma rivalidade entre os dois cães até um ser mais dominante que o outro.

Concelhos que eu seguiria: Refeições em simultaneo para os 2 cães, mas bem separados um do outro.
Muito cuidado com os biscoitos, ossos ... sempre para os dois e bem separados.

Rotinas de higiéne, como estavam habituados ? como será, vão levar em simultaneo à rua ?

Dormir ? Estavam ambos habituados a dormir nos quartos dos donos, tinham local próprio, como será ...

Durante o dia, ficam juntos ? separados ? periodo de adaptação ?

Em relação ao novo "dono". Bem não penso que haverá grandes problemas, pois já são ambos cães com uma certa idade.

Mas se por alguma razão houver algo a repreender, penso que à partida deve ser o próprio dono a faze-lo por maneira a não haver conflitos de aceitação.

É normal que um cão adulto não aceite repreensão de um estranho da mesma forma que aceita de um dono.

Se pensar bem, ainda bem que assim é !
nevess
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 3:41 pm
Localização: Anuk, Nikita, Inka e Luna ( boxer e Pastor alemão )

terça dez 13, 2005 4:53 pm

Faço minhas as palavras da Mariabogas :lol:
gralhamikas

terça dez 13, 2005 4:59 pm

Falou em muitas coisas que eu ainda não tinha pensado, obrigada Mariaborgas :)
Realmente parece-me muito importante esclarecer bem a questão das refeições e dos biscoitos, sobretudo porque ambos comem como se não houvesse amanhã. Quanto às dormidas e aos passeios, vão juntos. Felizmente têm-se dado bem, com uma ou outra rosnadela do meu quando o labrador lhe começa a dar lambidelas a mais para o gosto dele ;)
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

terça dez 13, 2005 10:32 pm

:roll: Boa noite
você pediu umas dicas e eu dei a minha opinião, sem querer ofender ninguém, no entanto quem falou em 2 donos e 2 cães e em pensar viver com o namorado foi você e no problema da adaptação dos animais e da mudança, acho que não ofendi ninguém e quando me refiro a separação é no forum que existem, e dão os animais para adopção,não me quiz referir a si.
8) no que diz respeito ao meu conhecimento de cães é relativo porque cada caso é um caso, posso dizer-lhe que tive muitos cães todos diferentes,cheguei a ter no quintal 6 cães onde estavam rafeiros e puros e com idades diferentes,todos adoptados .
quando um cão meu se torna junior vou adoptar outro e cheguei a ter cães com diferenças de idade entre 1 ano até aos 12 anos e nunca se deram mal.
Relativamente ao tópico que abri não se trata de total ignorância, só porque agora tenho um labrador e faz coisas que os outros nunca fizeram é o único que rejeita o quintal e a casota, destroi tudo o que apanha e os outros nunca destruiram nada, enfim as diferenças que noto estão no tópico por alguma maneira o coloquei que não sendo só para mim servirá também para outros.
Desejo-lhe muito boa sorte e mais uma vez peço desculpa se a ofendi, não era intenção.
Mais uma coisa, penso que o objectivo deste forum e por muito conhecedores que sejamos dos animais é clarificar e alterar algo que estejamos a fazer mal
Lambidelas do chico e do massai
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta dez 14, 2005 10:28 am

Quando me casei tinha um macho Rottweiler de cerca de 6 anos e uma Fêmea de 5, a minha mulher tinha duas cadelas (uma Pinscher e uma mestiça de Pinscher com Chihuahua). Confesso que também coloquei a possibilidade de poderem haver conflitos entre fêmeas e tive algum receio. De facto, as cadelas nunca se tinham visto (sempre viveram fora de Portugal) e o dia em que se juntaram eu estava apreensivo. No entanto, ditou a sorte que todos se deram bem e, apesar do mau feitio das pinschers, nunca houve qualquer problema. Hoje em dia o Macho Rottweiler já morreu, mas as cadelas lá estão todas e continuam felizes e de saúde.
Penso que se eles se derem bem, e estabelecerem entre eles uma liderança, não terá problemas. Continue a fazer tudo como fazia até aqui, mas respeitando o espaço de cada um na hora da comida ou das festas. Quanto aos 'Alfas', não vejo qualquer problema em que existam dois Alfas!! Então não é assim numa matilha de lobos? Existe sempre um CASAL Alfa, e os outros membros da matilha têm de respeitá-lo como tal. Mesmo entre os que não são Alfa, existe uma hierarquia que todos devem respeitar! Não sendo assim, como seria com os cães que vivem com familias com Pai, Mãe e vários filhos? Todos são superiores aos cães, e estes são sempre o membro mais baixo da hierarquia.

Boa sorte e Felicidades
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”