Qual a maneira correcta de proceder quando de vir um animal abandonado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 21, 2002 7:19 pm

:? Pois é...eu tenho feito isso e ao longo dos anos,cada vêz o faço menos.Isto é: antes,cada animal q eu visse na rua e em sofrimento,eu trazia-o para casa,ia ao vet.para depois lhe arranjar um dôno.Só q os apoios,tanto da parte de associações como dos próprios vets,ñ é nenhum e cada vêz as consultas e medicamentos ñ comparticipados,são mais caros.
Fi-lo até poder e não me arrependi.Só q tudo na vida tem um limite...
Talvêz seja o caso de mta.gente...
Ainda por cima levo com "roda" de maluca (pela vizinhança)prq ajudo os animais.O q francamente ñ foi isso q me afectou...
Continuo a tentar ajudar os animais q posso,mas de outras formas,como por exemplo:
divulgação na net de animais q precisam de um dôno,ajudo com ração, alguem com espaço,q tenha recolhido um animal da rua,até lhe ser encontrado um dôno,faço mts.contactos com amigos para se alojar esse animal,etc...
Acho q se os vets.(claro q ñ são todos) se quizessem ganhar menos dinheiro,e refiro-me aos q são proprietários de clínicas,haveria mais gente disposta a adoptar e ajudar animais...
:x :x :x
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado dez 21, 2002 7:21 pm

:? Pois é...eu tenho feito isso e ao longo dos anos,cada vêz o faço menos.Isto é: antes,cada animal q eu visse na rua e em sofrimento,eu trazia-o para casa,ia ao vet.para depois lhe arranjar um dôno.Só q os apoios,tanto da parte de associações como dos próprios vets,ñ é nenhum e cada vêz as consultas e medicamentos ñ comparticipados,são mais caros.
Ainda por cima levo com "roda" de maluca (pela vizinhança)prq ajudo os animais.O q francamente ñ foi isso q me afectou...
Continuo a tentar ajudar os animais q posso,mas de outras formas,como por exemplo:
divulgação na net de animais q precisam de um dôno,ajudo com ração, alguem com espaço,q tenha recolhido um animal da rua,até lhe ser encontrado um dôno,faço mts.contactos com amigos para se alojar esse animal,etc...
Acho q se os vets.(claro q ñ são todos) se quizessem ganhar menos dinheiro,e refiro-me aos q são proprietários de clínicas,haveria mais gente disposta a adoptar e ajudar animais...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado dez 21, 2002 7:22 pm

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado dez 21, 2002 9:09 pm

leonildecarvalho Escreveu:
x x x
Claro, e se eu quissesse um movel novo o malandro do carpinteiro pode cortar nos custos para mo dar baratinho, não é ?

Ora bem, Tiabela, nem de propósito, aqui temos nesta ideia um optimo exemplo de ajudar á custa dos outros.

Afinal quem deve ser responsabilizado é o vet e não o animal que o abandonou. AH, esta beneficiência á custa alheia...
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

sábado dez 21, 2002 9:09 pm

Eu volto ao tópico inicial. Porque é uma questão que eu coloco a mim própria constantemente.

Não tenho dinheiro (sou estudante), não tenho espaço (vivo com os meus pais) e simplesmente não posso levar um animal para casa (estive quase 20 anos a convencer os meus pais para ter um, enquanto estivesse a convencer que seria bom recolher outro, este morreria de certeza). A minha mãe não gosta de animais (especialmente de cães, foi mordida por 1 qnd era criança) e o meu pai defende que só os deve ter quem tem condições para o criar devidamente- e ele acha que nós não temos. Eu sou completamente dependende deles, já que são eles que me sustentam por inteiro.

Por mais que eu queira ajudar, não sei o que fazer. O que acabo por fazer é dar algum carinho, comida (quando posso) e pouco mais. Sou mais uma das que vai ver se "empurra" o "fardo" para outro pura e simplesmente porque é a única coisa que eu posso fazer. Não estou a querer descartar-me nem fazer-me de coitadinha e sei perfeitamente que toda a gente tem vida própria, nunca obrigo os outros a fazer nada (mas é mesmo das poucas coisas que posso fazer: ver se alguém se disponibiliza). Parece que tenho alguma sorte com a minha vizinhança (também não posso falar muito, foi a 1ª vez que apareceu por aqui um animal abandonado).

Perguntem-me se não gostaria de agir. É claro que sim! Mas o que posso eu fazer?
Acusem-me de ser egoísta e de querer descartar-me das responsabilidades. Eu sei que não é verdade, tenho a minha consciência...

Bem, acho que este tópico vai ficar eternamente sem resposta.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 9:23 pm

Pois

Bem, de facto o que se passa é que infelizmente as pessoas gostam de passar responsabiliidades.

Veja acim a Leonilde que já mandou a chazada a dizer que os veterinarios deviam fazer mais baratinho. Claro que a Leonilde tem um clinica e sabe perfeitamente o panorama animal deste país e os custos que os veterinarios têm.

As pessoas devem ajudar nas SUAS possibilidades e não mandar bitaites do que os outros podem fazer

HelenaXXI Escreveu: Eu volto ao tópico inicial. Porque é uma questão que eu coloco a mim própria constantemente.

Não tenho dinheiro (sou estudante), não tenho espaço (vivo com os meus pais) e simplesmente não posso levar um animal para casa (estive quase 20 anos a convencer os meus pais para ter um, enquanto estivesse a convencer que seria bom recolher outro, este morreria de certeza). A minha mãe não gosta de animais (especialmente de cães, foi mordida por 1 qnd era criança) e o meu pai defende que só os deve ter quem tem condições para o criar devidamente- e ele acha que nós não temos. Eu sou completamente dependende deles, já que são eles que me sustentam por inteiro.

Por mais que eu queira ajudar, não sei o que fazer. O que acabo por fazer é dar algum carinho, comida (quando posso) e pouco mais. Sou mais uma das que vai ver se "empurra" o "fardo" para outro pura e simplesmente porque é a única coisa que eu posso fazer. Não estou a querer descartar-me nem fazer-me de coitadinha e sei perfeitamente que toda a gente tem vida própria, nunca obrigo os outros a fazer nada (mas é mesmo das poucas coisas que posso fazer: ver se alguém se disponibiliza). Parece que tenho alguma sorte com a minha vizinhança (também não posso falar muito, foi a 1ª vez que apareceu por aqui um animal abandonado).

Perguntem-me se não gostaria de agir. É claro que sim! Mas o que posso eu fazer?
Acusem-me de ser egoísta e de querer descartar-me das responsabilidades. Eu sei que não é verdade, tenho a minha consciência...

Bem, acho que este tópico vai ficar eternamente sem resposta.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sábado dez 21, 2002 11:40 pm

Olá a todos

Nada de importante tenho a acrescentar, aquilo que aqui foi dito, sendo que, só peço o seguinte: fala-se aqui de animais abandonados, animais que vivem em condições precárias, animais atropelados, pessoas que tratam destes mesmos animais e zelam pela sua saúde,etc, mas, é importante salientar, que importante será também, consciêncializar todos aqueles que, não os têm e pretendem adquirir, de que, caso não tenham condições para os ter, não os tenham, porque animais abandonados já existem muitos.

Eu digo isto um bocado revoltada porque, nos meus anos de vida, nunca vi tantos animais na rua, c/ ou s/ raça. É um descalabre e é claro que não podemos salvar o Mundo. Eu, pessoalmente, já salvei um mas, se não salvo mais, é por que a minha vida não permite. E ninguém me pode criticar por isso. Podiam-me criticar, isso sim, se me vissem abandonar um animal.

Infelizmente é uma tristeza aquilo que aqui digo e, podem não acreditar, mas custa-me tanto a mim como certos forenses ou outros por aí fora andam, mas como já aqui já referi, como não posso salvar o mundo, pelos menos não o prejudico ainda mais do que ele está.

A criação desenfreada de cães e gatos, sem qualquer critério de condições, vai permitir que esta situação continue a acontecer, anos e anos a fio.

Enquanto mantivermos a n/ mentalidade, não existirão AA, canis, etc, que resistirão. É lutar contra a maré.

Eu sou sócia da UZ à anos e, como tb já fui vol., digo, é doloroso aquilo que vemos diariamente. Sai-se de coração partido, cada vez que lá vamos. Mas sabem o que eu acho pior, são as Campanhas de Natal, de venda de Animais... mais um(s) a acrescentar ao próximo ano, na listas dessas mesmas Instituições!!

Boas Festas para todos!

PUXAR
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 11:42 pm

Lidia

Parabens pela dissertação. Brilhante

Falo a sério
Bibocas Escreveu: Olá a todos

Nada de importante tenho a acrescentar, aquilo que aqui foi dito, sendo que, só peço o seguinte: fala-se aqui de animais abandonados, animais que vivem em condições precárias, animais atropelados, pessoas que tratam destes mesmos animais e zelam pela sua saúde,etc, mas, é importante salientar, que importante será também, consciêncializar todos aqueles que, não os têm e pretendem adquirir, de que, caso não tenham condições para os ter, não os tenham, porque animais abandonados já existem muitos.

Eu digo isto um bocado revoltada porque, nos meus anos de vida, nunca vi tantos animais na rua, c/ ou s/ raça. É um descalabre e é claro que não podemos salvar o Mundo. Eu, pessoalmente, já salvei um mas, se não salvo mais, é por que a minha vida não permite. E ninguém me pode criticar por isso. Podiam-me criticar, isso sim, se me vissem abandonar um animal.

Infelizmente é uma tristeza aquilo que aqui digo e, podem não acreditar, mas custa-me tanto a mim como certos forenses ou outros por aí fora andam, mas como já aqui já referi, como não posso salvar o mundo, pelos menos não o prejudico ainda mais do que ele está.

A criação desenfreada de cães e gatos, sem qualquer critério de condições, vai permitir que esta situação continue a acontecer, anos e anos a fio.

Enquanto mantivermos a n/ mentalidade, não existirão AA, canis, etc, que resistirão. É lutar contra a maré.

Eu sou sócia da UZ à anos e, como tb já fui vol., digo, é doloroso aquilo que vemos diariamente. Sai-se de coração partido, cada vez que lá vamos. Mas sabem o que eu acho pior, são as Campanhas de Natal, de venda de Animais... mais um(s) a acrescentar ao próximo ano, na listas dessas mesmas Instituições!!

Boas Festas para todos!

PUXAR
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo dez 22, 2002 2:16 am

O mundo não é perfeito mas não culpe as associações, porque pelo menos na minha fazemos tudo o que podemos por aqueles animais e julgo que será assim também nas outras!
eu nunca fui a muitos canis. fui a um e chegou. fui lá porque me pediram para levar uma cadela que já estava de corda ao pescoço para ser abatida.
no dia em que a levei, fiquei estarrecida, não só pela sobrelotação, mas também pela falta de "caco" de algumas pessoas que ao juntaram cães de diversos tamanhos, deram azo a que os grandes matassem a mais pequena à dentada. sei que isso já aconteceu mais vezes. portanto, a mónica voltou para casa e ali esteve até encontrar um dono, enfim... razoável. mas nessa altura, eu pude tomar essa decisão, o que nem sempre é possível.

quando falo nas "escolhas" que as aa fazem, estou-me a referir a certa arbitrariedade com que me tenho deparado. parece que quem pede ajuda, está a querer despachar um animal a qualquer preço (já me ameaçaram abater uma gata se a deixasse numa determinada "aa"). em contrapartida, os responsáveis pelas ditas aa são as únicas almas "sérias" e "sensíveis" e por isso podem acolher os animais que lhes convêm. é isso que me irrita por vezes. e ainda me irrita mais, quando algumas aa me mandam dirigir à câmara municipal para resolver a situação dos abandonados. já insultei uma senhora que me veio com essa conversa.
felizmente que nunca precisei de deixar nenhum animal num canil.

anjaazul
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

domingo dez 22, 2002 4:08 am

Bibocas,
Concordo inteiramente. E também ando preocupada com as «prendas» vivas de Natal, será que são histórias que vão acabar bem? Um amigo meu que trabalha no programa «A Vida é Bela» (TVI) disse-me que esta semana foram mostrar uma associação de ajuda aos animais que há em Cascais (penso que não me estou a enganar) e que o casal de actores Raposo apelou para que se adoptassem as dezenas de cães e gatos que lá estão. Ora acontece que este meu amigo disse que receberam tantos telefonemas na TVI a pedir o contacto da associação por quererem adoptar os animais que no dia seguinet o apresentador Carlos Ribeiro teve que dar em directo o número de telefone da referida associação. De repente há um programa na TV e todos querem animaizinhos? Gostava de ter ficado feliz mas não sei... Decerto haverá uns quantos muito bem entregues, mas será que vai haver um defecho feliz para todos? Será que muitos não vão ter apenas uns dias felizes e depois são recambiados? (Talvez no próximo Verão...). Acho que estes animais deveriam sair dali todos com chip, para as pessoas serem responsabilizadas. Acho também que quem quer oferecer um animal de estimação a uma criança não se pode esquecer de a responsabilizar igualmente.Há crianças que fazem dos animais verdadeiros «gato-sapato», tornando-os nuns traumatizados. Enfim, há muito por onde pegar, mas eu só espero do fundo do coração que todos aqueles animais que vão de repente arranjar dono sejam felizes e tenham condições dignas para viver. É o mínimo.

Beijos e Lambidelas,
Carla e Maria Papoila
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 22, 2002 7:10 am

Realmente, e tendo em conta o que li no tópico da Bloody e no tópico da Grécia penso que todos (eu em 1º lugar) devemos refletir sériamente sobre se não será necessário usar de medidas mais radicais em relação a esta gente.
Refiro-me às pessoas irresponsáveis e inconscientes para quem um cão é o brinquedo que se dá aos filhos no Natal, que usam os cães como método de autopromoção social ou mesmo que levadas pelo bom coração ou por um sonho infantil assumem uma responsabilidade para a qual não estã preparadas.
Só vejo uma solução com efeitos a longo prazo : educar, educar, educar.

Mas sabemos que esta é uma solução "da treta".(é a verdadeira solução mas certamente não vai ser implementada em dias da minha vida - tomaramos nós que o nível mínimo deeducação cívica fosse).

Dá vontade de fazer como na Grécia (os tais 300 €) ou como na Inglaterra (onde as associações tem o direito de entrar em casa de cada um para verem como em que condições estão os animais, etc) mas depois olho à minha volta - a maioria dos meus vizinhos são de posses modestas (vivo numa zona onde há de tudo, ricos, remediados e médios) e, no entanto, com bom coração.
Pe, a tal vizinha de poucas posses que gastou > 100 contos com o seu cão, tinha-o recolhido na rua em mísero estado - tinha sido atropelado, tinha uma fractura exposta, estava coberto de feridas, de carraças e pulgas.
Outro vizinho tem um cão arraçado de Castro Laboreiro (acho eu) que encontrou com poucos dias de vida no contentor do lixo.
Outro tem agora 3 cães (2 dos quais levou para casa porque "andavam por aí", que se há-de fazer", etc.

É verdade - a maioria não vai ao vet (a não ser que estejam realmente mal), não comem ração (as pessoas dão frango cozido com arroz), não estão, sequer, registados.

No outro extremo do espectro há quem tenha cães de exposição (alguns premiados), cães que nunca se veêm (estão recolhidos dentro dos jardins), a quem nada falta que o dinheiro possa pagar.
(uma, pe, gastou, não estou certa, mais de uma centena de contos em análises - a cadela tinha sangue nas fezes - parece que as análises foram feitas em Espanha por não haver cá os necessários instrumentos), outra está a ração "light" - está gorda na opinião do vet, etc.
No primeiro grupo há pessoas que deixam os cães procriar à balda - montes de ideias falsas ("toda a cadela deve ter uma ninhada pelo menos para "limpar" cá em baixo").
No segundo há aqueles que nunca estão com o cão (a minha profissão... a empregada cuida..., etc).
No meio está a classe mais perigosa na minha opinião : a classe média - são estes que compram cães de presente e depois "não há paciência" ou - pior ainda - as habituais desculpas esfarrapadas (alergia, etc)
que servem para disfarçar o verdadeiros motivos - "perdeu a graça", "é caro", "prende-me", "é uma maçada", "o miúdo cresceu e agora já não se interessa")
Que fazer para evitar injustiças e proteger os animais ?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 22, 2002 8:30 am

aisd Escreveu: Que fazer para evitar injustiças e proteger os animais ?
Bem, sempre que vou aos EUA respeito traços continuos, os limites de velocidade, tenho um cuidadinho que me pelo. Quando volto a Portugal é uma alegria...

A única forma seria existirem leis repressivas para quem faz mal aos animais, as associações zoofilas em vez de andarem à porrada, a dizer eu sou mais importante que tu unirem-se para terem alguma força de lóbi e ajudarem a cumprir estas leis.

Ah, tendo em vista o que disse e a maneira de ser tuga estou á espera do Pai Natal chegar. Nessa altura é que tudo isto se vai verificar...
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

domingo dez 22, 2002 12:33 pm

Olá Vasco,

Esperar pelo Natal não, vamos é esperar apartir de Janeiro em diante, os post que aqui irão ser colocados a dizerem que se dá determinado animal, pelas situação mais incriveis e que são insustentáveis..."...ofereço são Bernardo, porque, o danado cresceu demasiado e eu vivo no T0...", e dai por diante!

Pode ser, que o Pai Natal este Ano faça milagres e, este Ano até poucos sejam abandonados!

Boas Festas
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 22, 2002 12:57 pm

Essas pessoas não têm classificação.

Não há um maluco que aparece no chat a pedir que lhe dêm São Bernardos ?
Bibocas Escreveu: Olá Vasco,

Esperar pelo Natal não, vamos é esperar apartir de Janeiro em diante, os post que aqui irão ser colocados a dizerem que se dá determinado animal, pelas situação mais incriveis e que são insustentáveis..."...ofereço são Bernardo, porque, o danado cresceu demasiado e eu vivo no T0...", e dai por diante!

Pode ser, que o Pai Natal este Ano faça milagres e, este Ano até poucos sejam abandonados!

Boas Festas
Responder

Voltar para “Cães”